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Inbound Recruiting: encontre os melhores talentos para sua empresa!
Por Zendesk
Última atualização em 13 Abril 2023
Inbound Recruiting, uma palavra que vem ganhando força na área de recursos humanos, faz menção a uma estratégia que foca em atrair, engajar e encantar candidatos para que eles tenham interesse em trabalhar em sua empresa.
De maneira prática e didática, vamos esmiuçar todas as etapas desta metodologia que constrói uma experiência incrível para candidatos e gestores.
Parece interessante?
Continue a leitura e aprenda como otimizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa.
Antes de mais nada, o que é inbound recruiting?
O Inbound Recruiting é uma estratégia de recursos humanos que visa captar a atenção de candidatos para as vagas disponíveis na empresa.
Ela usa a mesma ideia do Inbound Marketing, que busca atrair novos clientes e educá-los sobre o produto ou serviço da empresa.
Esta nova forma de processo de recrutamento e seleção traz vários benefícios para o seu negócio, como trazer talentos que já tem um relacionamento mais próximo com ela.
Quer saber mais? Assista:
Qual é a diferença do Outbound Recruiting e Inbound Recruiting?
Resumidamente:
- Outbound Recruiting: a empresa busca e entra em contato com profissionais quando precisa ocupar uma certa posição na companhia;
- Inbound Recruiting: é a evolução do outbound, ou seja, foca em despertar o desejo do candidato para que ele escolha a sua empresa para trabalhar.
Para completar o conteúdo, selecionamos este vídeo do Infojobs, que explica com mais detalhes as diferenças de Outbound Recruiting e Inbound Recruiting:
Vale a pena o investimento no Inbound Recruiting?
Sim! A propósito, profissionais que advêm do Inbound Recruiting são mais engajados e alinhados graças ao conhecimento que eles adquiriram sobre a sua empresa e setor durante o processo seletivo.
Empresas que aplicam a metodologia constrói valor de forma sutil e mais intensa.
Dito de outra maneira, elas estão ajudando a formar opinião e alcançando ainda mais talentos do que as teriam contato direto em suas dinâmicas tradicionais, como testes e entrevistas.
Aqui, a sua cultura é o seu principal atrativo. Portanto, seja transparente com o público e tenha certeza de que a escolha de um candidato para participar de todas as etapas do processo foi uma escolha informada.
Isso resulta em participantes mais satisfeitos e processos seletivos mais ágeis, alinhados e com uma taxa de turnover mais baixa.
Quais as etapas do Inbound Recruiting?
Uma vez entendido o que é Inbound Recruiting e quais são os seus principais benefícios, chegou a hora de conhecer como implementar esta metodologia em sua empresa.
Basicamente, ela passa por quatro etapas:
- Atração;
- Conversão;
- Fechamento;
- Encantamento.
Abaixo, você confere detalhes de cada uma, quais são os impactos para a sua organização e como executá-las de maneira didática e prática!
1- Atração
É o primeiro contato dos profissionais com sua empresa, seja visitando o seu site e redes sociais ou conversando com colaboradores em eventos focados em atração.
Aliás, este momento também indica que as pessoas já conhecem sobre o seu produto ou serviço e enxergam a experiência de colaborador como uma possibilidade.
Como fazer?
Para ter sucesso nessa primeira etapa, é preciso cativar os candidatos por meio da sua página de Trabalhe Conosco ou em plataformas como Indeed, Love Mondays ou Glassdoor.
Dedique algumas horas para desenvolver a sua página de carreiras, com depoimentos, fotos e textos sobre a sua rotina de trabalho.
Ademais, inclua os projetos e conquistas da sua equipe durante a trajetória da empresa.
Talvez seja necessário recorrer ao time de Comunicação ou Marketing para que ele faça conteúdos incríveis e copys envolventes.
2- Conversão
Conquistada a confiança dos visitantes, eles se transformam em leads, indivíduos que passaram a considerar fazer parte da sua equipe.
Neste grupo, são incluídas pessoas que fazem visitas regulares em suas páginas ou que assinaram uma newsletter para saber mais informações sobre o seu negócio.
Dessa maneira, elas são impactadas com um conteúdo recorrente até que estejam seguras de quem querem fazer parte da sua empresa e se inscreva, de fato, em uma vaga.
Como fazer?
Tenha em mente que é vital “dizer oi” aos seus leads em vários momentos e, talvez, até por diversos meios.
Em grande parte dos casos, o timing é o elemento principal para declínio de uma proposta, pois o candidato em que tem interesse pode estar finalizando um projeto importante ou estar prestes a sair de férias.
Uma comunicação futura pode indicar a ele ou ela que você tem um interesse mais claro em sua experiência.
São ótimas maneiras de interagir com um lead em sua empresa:
- Live com os atuais colaboradores;
- Sessão de perguntas e respostas sobre a rotina do seu negócio em sua página de carreiras;
- Série de entrevistas com ex-estagiários.
Todas essas ações passam uma ideia de transparência em relação ao clima interno, às oportunidades de carreira e fazem com que o lead tome uma decisão mais assertiva.
3- Fechamento
Chegamos à metade da estratégia de Inbound Recruiting com um alerta: grande parte dos negócios focam nesta etapa, contudo, como vimos acima, é preciso outras ações para ter candidatos incríveis.
Podemos concluir, portanto, que descrições frias e incompletas já não são mais suficientes em um processo seletivo.
Como fazer?
Implemente ações ou tecnologias que causem menos atrito na experiência do candidato. Para tal propósito, escolha ferramentas que o candidato faça o cadastro de maneira simplificada, inclusive, pelo próprio celular.
4- Encantamento
Esta última etapa pode trazer dois cenários para a sua empresa:
- a experiência do candidato pode ser tão positiva que ele indica a sua companhia para amigos e parentes ou mesmo considerá participar de outros processos no futuro;
- candidatos que tiveram uma experiência abaixo da expectativa ao longo do processo de seleção e admissão têm mais chances de turnover.
Podemos concluir, portanto, que a proposta da metodologia de inbound é formar promotores de sua empresa empregadora.
O segredo é focar na experiência de seus candidatos ao longo da jornada que acabamos de desenhar.
Como fazer?
Simples: treine líderes e outros envolvidos no processo seletivo para que possam proporcionar a melhor experiência para todas as pessoas e ótimas práticas de seleção.
Ademais, monitore a satisfação dos candidatos ao longo da jornada ou cheque o Net Promoter Score (NPS) de aprovados e reprovados.
Adicionalmente, garanta que todos os inscritos recebam feedbacks de seu processo, independente da etapa em que chegaram.
Num primeiro momento, essa atitude pode parecer simples, mas cria uma ideia de humanidade, preocupação e respeito com os interessados em sua marca.
Como otimizar a atração de talentos na empresa?
Agora, é com você!
Nos próximos tópicos, separamos três ações que te ajudam a implementar todas as estratégias que mencionamos nas etapas de atração, conversão, fechamento e encantamento. Isso envolve:
- Construção da persona;
- Mapeamento dos touchpoints da jornada;
- Construção do plano de comunicação baseado na sua persona.
Vamos a elas?
1- Construção da persona
A base de qualquer estratégia de Inbound Recruiting é descobrir a quem você está se dirigindo por meio dos seus conteúdos, isto é, a construção de uma persona.
Da mesma maneira como ocorre no marketing, a persona do Inbound Recruiting é um modelo fictício do seu candidato ou sua candidata perfeita para o seu negócio.
Em suma, quanto mais assertivo e personalizado for o seu conteúdo, maiores são as chances de engajamento dos participantes.
Como fazer?
Converse com as pessoas que já trabalham na sua companhia e analise todos os candidatos que se aplicam em suas vagas, convidando-os a participar de uma pesquisa estruturada.
Ai vai uma lista de algumas perguntas que você pode coletar para a construção da persona ideal:
- Idade;
- Cargo;
- Formação;
- Experiência;
- Hobbies;
- Objetivos de vida;
- Como eles procuram emprego;
- Onde buscam por informações a respeito de vagas e empresas;
- Quais tecnologias utilizam ao procurar emprego;
- O que os motiva a mudar de emprego;
- Que aspectos da cultura organizacional os motiva;
- Quais seus maiores desafios ao buscar por emprego;
- Critérios que utiliza ao decidir mudar de emprego.
Achou complicado? Relaxa! A seguir, separamos nossos melhores conteúdos que te ajudam a construir uma persona sem burocracia:
2- Mapeamento dos touchpoints da jornada
Em síntese, o mapeamento da jornada do candidato deve ser feito por meio da identificação de padrões de comportamento sobre como eles chegaram até seu negócio e qual é o entendimento deles sobre o mesmo.
Este panorama oferece um guia a respeito de qual é o melhor plano de comunicação no momento de atrair novos talentos para a companhia.
LinkedIn, materiais de blog, youtube e outros canais de comunicação podem ser o primeiro contato de um candidato com a sua marca.
Diante de tantas possibilidades, como descobrir as informações sobre os touchpoints dos candidatos com a empresa?
A nossa dica é incluir nas entrevistas perguntas como ““Já conhecia a nossa empresa antes de se aplicar? Se sim, como conheceu e o que sabe de nós?”.
Esse questionamento também será vital para avaliar se não há convergência por parte do RH sobre o segmento da empresa que traz mais pontos positivos para o seu negócio.
4- Construção do plano de comunicação baseado na sua persona
Agora que você já conhece quem é a sua persona e já identificou quais touchpoints você tem com ela durante a jornada, chegou a hora de “colocar a mão na massa”, ou seja, criar um plano de comunicação.
Com essa ferramenta, você cria uma conexão com ela de forma muito mais assertiva e gera interesse para que possa ter um caminho dinâmico pelo seu funil.
“Me dá um exemplo?” Claro!
Suponha que, ao mapear os principais touchpoints dos candidatos, você descobriu que sua persona tende a usar o LinkedIn com mais frequência do que o Instagram.
Logo, considere concentrar a sua energia em suas publicações nessa rede social corporativa.
A propósito, dê o play e assista a este vídeo que te ensina como usar o LinkedIn para encontrar talentos para a sua empresa:
Inspire-se: 3 Teds para otimizar o seu processo de recrutamento e seleção!
Esperamos que até aqui você tenha entendido tudo sobre Inbound Recruiting. Contudo, o processo de recrutamento e seleção envolve diversos fatores que seriam impossível mencionar neste artigo.
Por isso, escolhemos três Teds que são preferidos da nossa equipe para te inspirar durante atração de talentos, confira:
Como dominar o recrutamento
O bilionário John Caldwell disse uma vez: “Se eu tiver sorte, errarei no recrutamento apenas 70% das vezes”.
Mas como é que aceitamos estar errados tanto tempo?
Baseado em ciência e pesquisa Mads Faurholt compartilha, neste vídeo, estruturas, processos e ferramentas de como você pode se tornar um recrutador de classe mundial, assista:
Talent 5.0 – Levando as Práticas de Recrutamento a um Novo Nível
Stefanie Stanislawski é a CEO da Predictive People, um software que usa um algoritmo de inteligência artificial para identificar padrões de desengajamento dos funcionários.
Nesta palestra, ela aborda algumas de suas pesquisas mais recentes sobre como o local de trabalho está mudando, tornando-se algo fora do comum, e como será o processo de recrutamento nos próximos anos, confira:
São as pessoas que fazem a empresa
Partindo de um pequeno escritório, em 2012, com apenas duas mesas e cinco pessoas determinadas, hoje a Zendesk Brasil é uma das principais operações da empresa no mundo.
E foram as pessoas certas, na hora certa, que fizeram a empresa trilhar um caminho do qual nos orgulhamos.
A cultura focada em pessoas sempre foi o principal pilar da Zendesk e por isso convidamos algumas delas que fizeram parte dessa trajetória para contar um pouco mais.
Otimize a experiência do candidato com a Zendesk
Como vimos ao longo deste artigo, algumas ações são primordiais para conquistar candidatos engajados e com o fit cultural da sua empresa.
Aliás, equipar o seu time com ótimas tecnologias é uma das estratégias mais eficientes para motivar os colaboradores e transmitir uma imagem de profissionalismo durante o processo seletivo.
Este relatório da Zendesk comprova que empresas que estão à frente da curva de atendimento ao cliente estão acompanhando de perto as últimas tendências e tecnologias.
Para seus consumidores, isso significa mais opções de canais, menos dor de cabeça e melhores experiências no geral, inclusive, para os colaboradores que têm ótimas tecnologias a disposição.
Nesse contexto, quem é líder de um time de atendimento pode investir em softwares como o Service.
Trata-se de uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.
De maneira resumida, ele fornece suporte conversacional de maneira prática para seus clientes, para que seja simples obter as respostas de que ele precisa.
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Assista a vídeos de demonstração e faça o tour pelo espaço de trabalho do agente.
Esta é sua porta de entrada para a Zendesk, que ajuda você a melhorar o relacionamento com seus clientes.
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