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Como inovar nas vendas: 4 dicas práticas para montar sua estratégia

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 12 outubro 2021

Como inovar nas vendas

Como inovar nas vendas: 4 dicas práticas para montar sua estratégia

Atualmente, o consumidor é bombardeado de novidades e informações sobre produtos e serviços o tempo todo. A concorrência aumenta exponencialmente e garantir o faturamento é uma tarefa cada vez mais desafiadora, que eleva a questão “como inovar em vendas e garantir destaque para minha marca?”.

Logo de cara, é importante ter em mente o cenário que temos. A pandemia da covid-19 afetou a forma de compra preferida das pessoas e acelerou ainda mais a evolução do comércio digital. Como principal modo de comércio para muitos segmentos, o e-commerce atingiu uma expansão de 40,7% ao ano, um recorde para o setor.

Conforme apontado na mesma pesquisa, a “Perfil do E-commerce Brasileiro” feita pelo PayPal e BigData Corp, o Brasil conta com mais de 1,3 milhão de lojas online em atividade. 

Com tantos novos comércios na disputa pela atenção do consumidor, a gestão das marcas precisa pensar em como inovar em vendas para se destacar em meio à concorrência e para atender as mudanças no comportamento do consumidor na hora da compra.

O cliente está pesquisando mais antes de efetuar uma compra. Antes de ir a uma loja física para comprar um produto de seu interesse, 97% dos consumidores pesquisam preço e informações online. O caminho inverso também acontece, apontado por 84% dos entrevistados em pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil.

Dessa forma, as inovações devem fazer parte da sua estratégia de vendas, independente de contar com uma equipe na loja física, atuar somente via loja virtual ou dispor de um serviço de vendas omnichannel. 

Para ajudá-lo nesse desafio, reunimos os principais fatores que influenciam no desempenho das suas vendas, garantindo um ponto de partida para ter ideias inovadoras. Além disso, temos 4 dicas especiais para montar uma estratégia de vendas mais criativa, moderna e atrativa. 

Fatores que influenciam na hora da venda

Não se preocupe, logo vamos mostrar como inovar em vendas e realmente se destacar no mercado. Antes disso, vamos abordar os fatores que podem impactar o desempenho das vendas na sua loja.

É importante destacar que eles são aplicáveis a qualquer tipo de comércio ou mercado, seja físico ou online, B2B ou B2C, tanto faz, todos podem ser afetados por esses fatores e devem fazer o dever de casa antes de pensar em como inovar nas vendas.

Por que é importante cuidar disso antes? Ao implementar inovações, o mais indicado é usar como base os dados e amostras que você já tem, para não se aventurar em território totalmente inexplorado e com alto risco.

Veja agora os fatores básicos que influenciam suas vendas:

Motivação da equipe

Começando por uma questão de postura e analisando principalmente o fator humano, a motivação da equipe é capaz de gerar um grande impacto nas suas vendas, seja positivo ou negativo, dependendo das suas ações.

Comissões e bonificações são muito comuns para motivar bons vendedores, principalmente em modalidades mais tradicionais de comércio. Porém, nem sempre esse estímulo precisa ser financeiro. Implementar um processo que o seu vendedor acredita e vê sentido já é um ótimo começo e evita o desgaste.

Também é recomendado implementar compensações que envolvam ganhos pessoais e desenvolvam as habilidades do profissional envolvido, como a possibilidade de fazer cursos, especializações e treinamentos externos.

Vale ressaltar ainda que isso não se resume a vendedores que visitam ou recebem o cliente em um ambiente físico. Seja na prospecção de clientes ou no e-commerce, manter a motivação e moral elevada da equipe de atendimento ao cliente pode garantir muitas vendas para sua marca.

Recursos e ferramentas

Aqui destacamos que é preciso garantir ferramentas e recursos para sua equipe de vendas e atendimento entregar o resultado esperado. É preciso garantir autonomia, poder de barganha e conhecimento sobre o cliente para convencê-lo a fechar negócio.

Fechar vendas é uma tarefa cada vez mais complexa, fornecer os meios e recursos para que sua equipe vença esse desafio é uma questão básica que deve ser atendida antes de se pensar em como inovar em vendas.

Objetivos claros e palpáveis

Metas confusas ou inalcançáveis estão diretamente ligadas a resultados insatisfatórios. É preciso garantir que sua equipe de vendas sabe onde chegar e que esse destino seja possível, mesmo que a jornada ofereça desafios.

Estabelecer objetivos alcançáveis e compreensíveis garante que sua equipe está seguindo um direcionamento único, eliminando competições internas em benefício das vendas da empresa, além de funcionar como estímulo e motivação.

4 dicas de como inovar nas vendas

Cuidando dos fatores básicos e proporcionando uma estratégia sólida para alavancar suas vendas, chega a hora de buscar inovações para atingir as suas metas de faturamento e superá-las, visando o crescimento do negócio.

Veja a seguir 4 dicas para inovar e otimizar suas vendas:

1. Planejamento é sempre o primeiro passo

Antes de fazer, é importante planejar. Mesmo que ao pensar em como inovar em vendas você precisa romper paradigmas e correr alguns riscos experimentando configurações diferenciadas, crie um planejamento de ações, contemplando fatores como:

  • Ambiente de mercado;

  • Concorrência;

  • Tendências de consumo;

  • Objetivos do negócio;

  • Capacidade de investimento.

Essas informações dão uma boa ideia do alcance atual da sua marca e o que ela pode arriscar sem sofrer danos irreversíveis.

2. Seja criativo e flexível

Criatividade em vendas não é algo muito usual, mas não deixa de ser uma boa forma de como inovar nas vendas. Para fechar negócio, você precisa entender o problema do seu cliente e oferecer uma solução completa.

Nem sempre a resposta para esses problemas será clara e direta, ela pode ser um termo de busca não utilizado ou erros na estrutura do anúncio. Para entender o que seu consumidor precisa para se convencer, é necessário buscar referências de diversas fontes.

Não existe conhecimento inútil nesse ponto, para inovar em vendas e atuar de maneira criativa, é preciso identificar boas práticas e oportunidades dentro e fora do seu mercado.

3. Atualize-se constantemente

Não existe uma inovação em vendas com garantia vitalícia, ou seja, cedo ou tarde você precisará atualizar sua estratégia para continuar com bons resultados. Isso envolve rever as informações do seu planejamento, conjunto de ferramentas disponíveis e indicadores de performance.

É importante não se apegar a estratégias, apenas com o cuidado para não perder oportunidades por agir de maneira apressada ou precipitada.

4. Busque eficiência e propósito

Muitos gestores ao pensar em como inovar em vendas acham que será preciso aumentar o investimento em mídia, contratar mais vendedores ou aumentar os recursos disponíveis. Saiba que nem sempre essa é a melhor estratégia.

Na realidade, um bom modo de inovar em vendas é buscar ações mais eficientes e com propósito claro, garantindo maior assertividade e resultados mais satisfatórios com o que se tem à mão.

A melhor parte disso é que, eventualmente com o aumento nas vendas e mais recursos para investir, os resultados são otimizados com base em estratégias de sucesso já comprovadas.

Dica bônus: invista em tecnologia

Se a ideia é inovar em vendas e obter mais eficiência com os mesmos recursos, investir em tecnologia é a solução ideal. A nossa dica bônus é utilizar o Zendesk Sell, nova solução para sua equipe de vendas atuar de maneira inteligente e integrada!

Com essa ferramenta, sua equipe de vendas ganha um arsenal de funcionalidades para otimizar seus esforços de venda, tais como:

  • Automatização de contatos;

  • Chat em tempo real, voz e SMS;

  • Painéis personalizáveis;

  • Relatórios inteligentes;

  • Geração de listas compartilháveis;

  • Qualificação de listas de leads.

Conheça o Zendesk Sell e comece uma avaliação gratuita hoje mesmo.

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