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Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!
Por Zendesk
Última atualização em 10 Abril 2024
No cenário empresarial contemporâneo, líderes estão sempre em busca de insights de inovação para atendimento – visando se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
De fato, a inovação em atendimento ao cliente é um aspecto fundamental para empresas que querem se manter relevantes e sustentáveis a longo prazo. No entanto, fica o questionamento: como inovar no atendimento ao cliente?
Neste artigo, vamos explorar as últimas tendências em CX (Customer Experience) e oferecer insights valiosos que você pode implementar na sua empresa.
Além disso, destacaremos o papel da Zendesk como líder em soluções de experiência do cliente e como ela está impulsionando a inovação ao incorporar as tendências mais recentes em CX em suas ofertas.
Ao longo das próximas linhas, você aprenderá:
- Qual a importância da inovação em atendimento ao cliente?
- Insights de inovação para atendimento: últimas tendências em CX
- Como inovar no atendimento ao cliente?
- IA e experiências inteligentes com Zendesk
Qual a importância da inovação em atendimento ao cliente?
A importância da inovação em atendimento ao cliente pode ser observada nos seguintes aspectos.
- Satisfação do cliente: saber como inovar no atendimento ao cliente permite que as companhias proporcionem experiências personalizadas e convenientes, atendendo às expectativas dos consumidores e elevando os níveis de satisfação.
- Diferenciação competitiva: em mercados saturados, ter acesso a insights de inovação para atendimento e colocá-los em prática pode ser um diferencial da concorrência.
- Retenção de clientes: um excelente atendimento, pautado na inovação, é um dos principais elementos que afetam o processo decisório dos clientes de permanecerem fieis a uma marca.
- Aumento da receita: clientes contentes têm uma maior tendência a efetuar compras adicionais e a fazer recomendações da empresa para outras pessoas, o que pode representar um aumento na geração de receita.
- Melhoria da imagem da marca: empresas que investem em inovadoras soluções de experiência do cliente estão mais propensas a cultivar uma reputação mais positiva e fortalecida, melhorando a percepção do público sobre a marca.
Não sacrifique a qualidade pelo preço. Melhore a experiência que você oferece aos seus clientes com Zendesk.
Insights de inovação para atendimento: últimas tendências em CX
Conforme as expectativas dos consumidores evoluem em resposta aos progressos tecnológicos e às transformações nas preferências de interação, é imperativo que as organizações se mantenham à frente das últimas tendências em CX.
Com isso em mente, separamos 5 insights de inovação para atendimento presentes no relatório CX Trends, elaborado anualmente pela Zendesk.
1 – IA generativa
Os líderes de CX reconhecem o potencial da IA generativa para otimizar interações e personalizar contatos de forma mais humana e escalável.
Com o objetivo de integrar essa tecnologia em múltiplos pontos de contato, especialmente no suporte ao cliente via chat e interações de voz, 70% desses líderes planejam implementá-la nos próximos dois anos.
2 – Chatbots
Isso também impulsiona os chatbots, transformando-os em agentes digitais mais humanizados, com 64% dos líderes buscando acelerar essa evolução com investimentos em IA.
3 – Privacidade de dados
Entretanto, à medida que o uso de IA para análise, personalização de dados e experiências confiáveis aumenta, 75% dos líderes de CX enfrentam desafios na garantia da privacidade dos dados dos clientes, contando com apoio de parceiros externos.
4 – Canais de voz
Apesar do crescimento do atendimento digital, os investimentos no canal telefônico devem aumentar em 41% das organizações, com a necessidade de resolver problemas no primeiro contato.
5 – Ferramentas preditivas
Além disso, ferramentas preditivas de gerenciamento de agentes estão ganhando destaque, com 79% dos líderes planejando aumentar o investimento para garantir uma gestão mais eficaz da equipe de atendimento.
Quer ficar por dentro das principais tendências em Experiência do Cliente para este ano? Então confira gratuitamente a mais recente edição do relatório CX Trends:
Relatório da Zendesk – CX Trends
Como inovar no atendimento ao cliente?
As principais ideias de como inovar no atendimento ao cliente são as seguintes.
- Invista em tecnologias avançadas: inteligência artificial (IA), chatbots, análise de dados e automação podem melhorar expressivamente a eficiência do atendimento.
- Adote a estratégia omnichannel: permita que os clientes entrem em contato com a empresa por meio do canal que melhor se adapta às suas necessidades, oferecendo conveniência e flexibilidade.
- Personalize a experiência: utilize dados e análises para personalizar as interações com os clientes, oferecendo recomendações e soluções adaptadas às suas preferências e histórico de compras.
- Invista no treinamento da equipe: uma equipe bem treinada e capacitada é fundamental para oferecer uma experiência excepcional e alinhada aos insights de inovação para atendimento.
- Promova a colaboração interna: fomente uma cultura de colaboração entre os departamentos da companhia para garantir uma experiência integrada e consistente em todos os pontos de contato.
- Solicite feedback: peça feedback aos clientes regularmente e esteja aberto a críticas construtivas para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças que aprimorem a experiência de atendimento.
Veja também: Feedback do cliente: como e porque sua empresa deve coletar
IA e experiências inteligentes com Zendesk
A Zendesk dá acesso a diversas ferramentas e recursos desenvolvidos para auxiliar as empresas a oferecer um atendimento excepcional, tirando o melhor proveito das oportunidades disponibilizadas pela transformação digital.
Nosso software de atendimento equipado com Inteligência Artificial, por exemplo, permite disponibilizar suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.
Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços, assegurando uma experiência consistente e satisfatória nos diferentes pontos de contato com a marca.
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