Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Por Zendesk

Última atualização em 10 Abril 2024

No cenário empresarial contemporâneo, líderes estão sempre em busca de insights de inovação para atendimento – visando se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

De fato, a inovação em atendimento ao cliente é um aspecto fundamental para empresas que querem se manter relevantes e sustentáveis a longo prazo. No entanto, fica o questionamento: como inovar no atendimento ao cliente?

Neste artigo, vamos explorar as últimas tendências em CX (Customer Experience) e oferecer insights valiosos que você pode implementar na sua empresa.

Além disso, destacaremos o papel da Zendesk como líder em soluções de experiência do cliente e como ela está impulsionando a inovação ao incorporar as tendências mais recentes em CX em suas ofertas.

Ao longo das próximas linhas, você aprenderá:

  • Qual a importância da inovação em atendimento ao cliente?
  • Insights de inovação para atendimento: últimas tendências em CX
  • Como inovar no atendimento ao cliente?
  • IA e experiências inteligentes com Zendesk

Qual a importância da inovação em atendimento ao cliente?

A importância da inovação em atendimento ao cliente pode ser observada nos seguintes aspectos.

  • Satisfação do cliente: saber como inovar no atendimento ao cliente permite que as companhias proporcionem experiências personalizadas e convenientes, atendendo às expectativas dos consumidores e elevando os níveis de satisfação.
  • Diferenciação competitiva: em mercados saturados, ter acesso a insights de inovação para atendimento e colocá-los em prática pode ser um diferencial da concorrência.
  • Retenção de clientes: um excelente atendimento, pautado na inovação, é um dos principais elementos que afetam o processo decisório dos clientes de permanecerem fieis a uma marca.
  • Aumento da receita: clientes contentes têm uma maior tendência a efetuar compras adicionais e a fazer recomendações da empresa para outras pessoas, o que pode representar um aumento na geração de receita.
  • Melhoria da imagem da marca: empresas que investem em inovadoras soluções de experiência do cliente estão mais propensas a cultivar uma reputação mais positiva e fortalecida, melhorando a percepção do público sobre a marca.

Insights de inovação para atendimento: últimas tendências em CX

Conforme as expectativas dos consumidores evoluem em resposta aos progressos tecnológicos e às transformações nas preferências de interação, é imperativo que as organizações se mantenham à frente das últimas tendências em CX.

Com isso em mente, separamos 5 insights de inovação para atendimento presentes no relatório CX Trends, elaborado anualmente pela Zendesk.

1 – IA generativa

Os líderes de CX reconhecem o potencial da IA generativa para otimizar interações e personalizar contatos de forma mais humana e escalável.

Com o objetivo de integrar essa tecnologia em múltiplos pontos de contato, especialmente no suporte ao cliente via chat e interações de voz, 70% desses líderes planejam implementá-la nos próximos dois anos.

2 – Chatbots

Isso também impulsiona os chatbots, transformando-os em agentes digitais mais humanizados, com 64% dos líderes buscando acelerar essa evolução com investimentos em IA.

3 – Privacidade de dados

Entretanto, à medida que o uso de IA para análise, personalização de dados e experiências confiáveis aumenta, 75% dos líderes de CX enfrentam desafios na garantia da privacidade dos dados dos clientes, contando com apoio de parceiros externos.

4 – Canais de voz

Apesar do crescimento do atendimento digital, os investimentos no canal telefônico devem aumentar em 41% das organizações, com a necessidade de resolver problemas no primeiro contato.

5 – Ferramentas preditivas

Além disso, ferramentas preditivas de gerenciamento de agentes estão ganhando destaque, com 79% dos líderes planejando aumentar o investimento para garantir uma gestão mais eficaz da equipe de atendimento.

Quer ficar por dentro das principais tendências em Experiência do Cliente para este ano? Então confira gratuitamente a mais recente edição do relatório CX Trends:

Como inovar no atendimento ao cliente?

As principais ideias de como inovar no atendimento ao cliente são as seguintes.

  • Invista em tecnologias avançadas: inteligência artificial (IA), chatbots, análise de dados e automação podem melhorar expressivamente a eficiência do atendimento.
  • Adote a estratégia omnichannel: permita que os clientes entrem em contato com a empresa por meio do canal que melhor se adapta às suas necessidades, oferecendo conveniência e flexibilidade.
  • Personalize a experiência: utilize dados e análises para personalizar as interações com os clientes, oferecendo recomendações e soluções adaptadas às suas preferências e histórico de compras.
  • Invista no treinamento da equipe: uma equipe bem treinada e capacitada é fundamental para oferecer uma experiência excepcional e alinhada aos insights de inovação para atendimento.
  • Promova a colaboração interna: fomente uma cultura de colaboração entre os departamentos da companhia para garantir uma experiência integrada e consistente em todos os pontos de contato.
  • Solicite feedback: peça feedback aos clientes regularmente e esteja aberto a críticas construtivas para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças que aprimorem a experiência de atendimento.

Veja também: Feedback do cliente: como e porque sua empresa deve coletar

IA e experiências inteligentes com Zendesk

A Zendesk dá acesso a diversas ferramentas e recursos desenvolvidos para auxiliar as empresas a oferecer um atendimento excepcional, tirando o melhor proveito das oportunidades disponibilizadas pela transformação digital.

Nosso software de atendimento equipado com Inteligência Artificial, por exemplo, permite disponibilizar suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços, assegurando uma experiência consistente e satisfatória nos diferentes pontos de contato com a marca.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é Data Mining ou mineração de dados?

Entender o que é Data Mining, ou mineração de dados, permite que sua empresa otimize a estratégia. Aprenda o porquê e como fazer!

Artigo
8 min read

Veja os custos e onde contratar outsourcing de desenvolvedores

O mercado de terceirização de Tecnologia da Informação (TI) deve ultrapassar US$ 806 bilhões até 2029,…

Artigo
7 min read

SAC 3.0: o que é e quais os impactos na relação com os clientes?

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!