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Integração de equipes: como construir uma equipe de alta performance
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 27 julho 2022
A integração de equipes traz diversos benefícios para uma empresa, como: aumento na produtividade, auxilia na adaptação de novos colaboradores, melhora o clima organizacional e reduz os conflitos.
Profissionais de várias áreas já mostraram o quanto a integração de equipes pode impactar diretamente nos resultados da empresa.
Roberto Shinyashiki é médico-psiquiatra, conferencista, empresário e escritor brasileiro. Ele destaca que: “na longa história da humanidade, aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar mais efetivamente têm prevalecido”.
Já Henry Ford (1863-1947), empresário norte-americano e fundador da Ford Motor Company, explica que: “qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas que não conseguirá nada sozinha”.
O ex-treinador do time de vôlei da seleção brasileira, Bernardinho Rezende, observa que: “coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”.
Steve Jobs fundador da Apple também explica que: “o único ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber como se dar bem com as pessoas”.
Mas, como trabalhar esse processo na gestão de equipe de vendas e na equipe de suporte?
Como ter times de alta performance com trabalho em equipe?
É isso que discutiremos a partir de agora. Acompanhe!
Leia também: 5 maneiras de melhorar o processo de Integração na empresa.
Quais são os benefícios das equipes colaborativas?
Líderes de grandes empresas da América Latina valorizam e muito o trabalho em equipe. Isso ficou comprovado por um levantamento realizado pela Page Group. Ele revela que 47,5% das companhias dão preferência para essas habilidades por serem importantes para a evolução dos negócios.
Quando grupos de pessoas conseguem desempenhar tarefas com competência, oferecendo soluções que se complementam e chegam a resultados positivos, o trabalho em equipe é fortalecido e gera diversos benefícios tanto para as empresas como para as equipes.
Obtenção de bons resultados;
Troca de conhecimentos;
Maior agilidade;
Maior dinamismo;
Melhora da proatividade;
Dentre outros benefícios.
Para conquistar todos esses benefícios, é fundamental integrar bem suas equipes para que o ambiente de trabalho seja sempre colaborativo e fluido.
Quando ocorre a integração de equipes na empresa?
A colaboração no trabalho ocorre quando um grupo de duas ou mais pessoas trabalham para atingirem juntas um resultado comum que impacta positivamente no trabalho de todas as pessoas.
Equipes colaborativas podem contribuir para o aumento não só de resultados, mas também para potencializar o brainstorming, melhorar o convívio entre pessoas e ajudar na retenção de talentos.
Uma cultura organizacional que favoreça a integração entre funcionário auxilia no sucesso tanto da empresa quanto de seus colaboradores.
Um bom exemplo de integração é a união entre a equipe de marketing e vendas, que traz diversos benefícios para uma empresa, como: melhoria na comunicação, sincronização das ações, aumento nas chances de vendas, criação de métricas e desenvolvimento da cooperação.
Quando essas duas equipes unem suas forças, a equipe de marketing não foca somente em divulgar produtos e identificar oportunidades de mercado, mas também em dar suporte a equipe de vendas.
Às equipes se tornam mais eficientes, uma vez que os funcionários se tornam mais engajados, produtivos e criativos, desenvolvendo estratégias inclusivas.
A união entre marketing e venda melhora a comunicação entre os setores e estimula processos integrados, que facilitam as vendas por meio de ações de marketing que geram leads qualificados para o setor comercial.
Como fazer integração de equipes de alta performance?
A partir de agora, abordaremos diversas dicas para que você aprenda como promover integração de equipes de forma prática e eficiente.
Identifique ambientes de trabalhos tóxicos
Não adianta nada promover a integração da equipe se o ambiente de trabalho é tóxico.
É fundamental deixar claro que o objetivo dessa identificação não é apontar culpados e implementar uma demissão em massa. Pelo contrário, a ideia é entender o cenário e propor ações para transformar a empresa.
Um ambiente de trabalho tóxico é aquele em que as atitudes dos colaboradores prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais e influenciam diretamente na performance e nos relacionamentos.
Essa realidade compromete a relação entre empregador e empregador, a imagem da empresa, a qualidade dos produtos e serviços, qualidade do atendimento e aumenta as chances de responder a processos trabalhistas.
Geralmente, existem alguns sinais que ajudam a identificar que um ambiente é tóxico.
Baixa produtividade dos colaboradores;
Problemas de relacionamentos graves;
Desentendimentos frequentes;
Número alto de turnover;
Aumento do absenteísmo.
Para mudar a realidade da sua empresa, você pode aprimorar e incentivar a comunicação interna, trabalhar estratégias que melhoram o bem-estar dos colaboradores, aplicar a cultura do feedback, reconhecer os talentos e fazer as pesquisas de clima organizacional.
Com um ambiente agradável, é mais fácil promover a integração de equipes, seja na gestão de equipes de vendas ou na equipe de suporte.
Ofereça um propósito as equipes
Viver sem propósito é não ter metas. Toda empresa deve ter sua missão, visão e seus valores bem definidos, pois são eles que guiam as equipes.
Uma time de alta performance é comprometido com seu propósito no qual cada componente age em função daquele objetivo comum. Não oferecer um propósito para suas equipes pode impactar nos resultados, motivação e até mesmo no comprometimento.
Tenha lideranças engajadas
A liderança representa muitas coisas, principalmente a inspiração para alcançar resultados.
Quando a liderança de um grupo é ineficiente, a probabilidade de erros é potencializada, influenciando nos resultados, comportamentos e satisfação dos colaboradores.
Para que uma equipe desenvolva a melhor performance possível, é fundamental ter um líder preparado, uma vez que ele pode estimular os colaboradores a implementar grandes projetos com mais qualidade e trabalho em equipe
De acordo com Adrian McDermott, diretor de tecnologia da Zendesk, uma saída interessante para ter lideranças engajadas é vincular o atendimento ao cliente ao crescimento dos negócios.
“É muito valioso e muitas vezes é necessário para obter o envolvimento da liderança e o investimento em atendimento ao cliente que não se tem atualmente”, afirma McDermott.
Existem algumas medidas que impactam diretamente nos resultados dos negócios e na qualidade do atendimento das empresas. O relatório CX TRENDS 2022 lista alguns pontos importantes.
- Automatizar tarefas repetitivas: descobrir e automatizar tarefas repetidas para que o agente tenha mais tempo para executar atividades estratégicas e melhorar a performance;
- Educação e treinamento: comece um treinamento que trabalhe as habilidades técnicas básicas. É importante abordar temas profundos sobre o produto ou serviço da empresa;
- Personalização: informar os agentes sobre o contexto do cliente. Procure sempre fornecer informações completas que possam ajudá-lo a solucionar um problema;
- Customização: peça feedbacks regulares de agentes e gerentes sobre a qualidade das ferramentas utilizadas e o processo geral para potencializar a experiência do atendimento ao cliente;
- Avaliação dos canais existentes: verifique se você tem as métricas de satisfação relacionadas a todos os canais. Monitore e compare o benchmark do desempenho em diversos canais para manter a melhoria contínua.
A preocupação com lideranças engajadas deve estar presente, inclusive, na integração de equipe online.
Com o trabalho à distância, a comunicação é mais desafiadora e o acompanhamento mais próximo pode influenciar positivamente nos resultados.
Saiba lidar com conflitos
Conflitos existem em todas as relações humanas e em equipes de trabalho isso não seria diferente.
Nem sempre conflitos são ruins, uma vez que alguns debates podem trazer aprendizados e estimular o diálogo entre as pessoas.
Entender as motivações de um conflito e saber lidar com eles é fundamental para que uma equipe de alta performance tenha personalidade ao lidar com problemas.
Invista em treinamentos para os novos colaboradores
De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, apenas 1 a cada 5 agentes expressam um alto nível de satisfação com a qualidade de treinamento disponível nas empresas.
Para 62% dos entrevistados, treinamentos baseados em habilidades melhoram o desempenho durante a rotina.
Então, antes de iniciar os treinamentos em sua equipe, recomendamos conhecer quais são as necessidades dos colaboradores. Dessa forma, você desenvolverá um programa que esteja mais alinhado aos objetivos de cada um.
Ofereça e receba feedbacks
O feedback é fundamental para mensurar os pontos positivos e negativos de uma equipe. Por meio dele, um líder consegue estimular seus funcionários, melhorando o clima organizacional.
Um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego revelou que a falta de feedback ocupa a terceira posição entre os motivos pelos quais os colaboradores pedem demissão de uma empresa.
Claro que uma equipe também deve se sentir à vontade para dar e receber feedbacks. Só assim é construída uma comunicação mais assertiva, capaz de estimular a alta performance.
Engana-se que esse processo de compartilhamento de informações pode ser encarado como medo, especialmente para aqueles profissionais que estão iniciando na empresa.
O palestrante e autor, Joe Hirsch, defende de forma intensa o “feedforward”. Trata-se de uma nova visão do potencial humano no qual o feedback pode ser uma fonte de alergia, e não de preocupação.
Para o especialista, quando o feedback consegue aproximar os outros de seu eu futuro, eles experimentam a alegria da autodescoberta que promove mudanças positivas e duradouras.
Veja abaixo um vídeo em que o palestrante explica mais detalhes sobre essa forma de feedback!
Cuide da qualidade de vida dos colaboradores
Os agentes são o centro de qualquer equipe de atendimento ao cliente. No entanto, o burnout é um problema que não pode ser ignorado.
A pandemia causada pelo novo coronavírus aumentou em 122% as buscas pelo termo “burnout” na internet.
Em entrevista ao portal de notícias ao G1 (portal de notícias da Globo), o psiquiatra André Gordilho descreve com mais detalhes quais são as características mais comuns dos pacientes que apresentam a síndrome de burnout.
“É conhecido também como a síndrome do esgotamento profissional, né, que tem essas características da pessoa se sentir muito cansada, desanimada do trabalho, esgotada mentalmente, com dificuldade, inclusive, as vezes, de raciocinar, ficar mais irritado, mais agressivo, e vem sintomas ansiosos, depressivos. A característica do burnout é que ele está diretamente associado ao ambiente de trabalho, e esse ambiente de trabalho sendo o fator principal da causa do desenvolvimento desses sintomas. Antigamente não era considerada uma doença ocupacional, uma doença do trabalho, agora que vem sendo”, explica.
Segundo o relatório CX TRENDS 2022, desenvolvido pela Zendesk, empresas de alto desempenho compreendem o quanto os treinamentos, empatias e mais investimentos são fundamentais para diminuir a rotatividade e capacitar seus colaboradores.
Nas empresas de alta performance, os agentes têm 9,9% mais chances de estarem extremamente satisfeitos com seus fluxos de trabalho com ferramentas viabilizadas por Inteligência Artificial (IA).
Já 8,3% têm mais probabilidade de estarem extremamente satisfeitos com a frequência de treinamentos
Por isso, observe o comportamento dos seus colaboradores, mantenha diálogo constante e veja de que forma a sua empresa pode ajudá-los nesse momento. Quanto melhor for a qualidade de vida de cada um, mais fácil será promover a integração de equipes na empresa.
Use a tecnologia ao seu favor
A integração de equipes ocorre naturamente quando há ferramentas e tecnologias que ajudam a otimizar o trabalho dos colaboradores.
O Service, por exemplo, que foi desenvolvido pela Zendesk, ajuda a poupar o tempo dos agentes com ferramentas de colaboração. Elas fazem a conexão com eficiência entre parceiros internos e externos.
Com essa tecnologia, o seu time pode responder os problemas com mais agilidade. O mais interessante é que o histórico da conversa permanece registrado no sistema. Assim, o processo de integração ocorre com mais facilidade, uma vez que não é necessário explicar a situação de cada cliente para o novo colaborador.
Outro ponto positivo é que os membros do seu time podem fornecer suporte em qualquer canal por meio de um único sistema. Assim, você não precisa ocupar a agenda do funcionário com treinamentos relacionados a várias plataformas.
Conheça o Service
O Service é uma solução completa de atendimento ao cliente. Ele é descomplicado e permite monitorar o desenvolvimento da sua empresa.
No mesmo sistema, o colaborador pode fazer o rastreamento, priorização e controlar a resposta dos clientes. Os agentes podem desenvolver um suporte com mais qualidade e personalização, já que há mais de 1.000 integrações incorporadas.
A unificação do sistema e a facilidade de utilizar a ferramenta ajuda a reduzir a curva de aprendizado do novo integrante da equipe, facilitando a adaptação do trabalho.
Quer mais? Veja abaixo outros benefícios do Service para a sua empresa!
Integração com seus sistemas
Gerencie uma visão unificada dos clientes
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