Artigo • 6 min read
Inteligência artificial e engajamento do cliente: como unir ambos?
Por Zendesk
Última atualização em 12 fevereiro 2024
A convergência entre inteligência artificial e engajamento do cliente é um bom caminho na hora de fidelizar os consumidores. Ao utilizar a tecnologia para personalizar a experiência, as empresas podem oferecer interações mais relevantes e eficientes.
Isso é muito importante, já que a qualidade do atendimento tem um impacto significativo nas decisões de compra. De acordo com a pesquisa CX Trends, da Zendesk, 60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber.
Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental na experiência do cliente na era da inteligência artificial. Ela fornece recursos para atender mais pessoas simultaneamente, mantendo a qualidade do serviço e a personalização da experiência.
É por isso que, neste artigo, vamos falar mais sobre a relação entre inteligência artificial e engajamento do cliente, quais os benefícios de unir ambos e como você pode aderir a essa tendência na sua empresa.
Quer descobrir isso e muito mais? Então, tenha uma ótima leitura.
Os recursos de inteligência artificial, que simulam a capacidade humana de raciocínio, favorecem a experiência do cliente. Isso porque a IA possibilita entender o comportamento do consumidor e entregar respostas assertivas.
Os benefícios da IA no atendimento ao cliente envolvem: personalização das interações, disponibilidade 24 horas, rapidez nas respostas, aprendizado contínuo com machine learning e redução de custos operacionais.
Com o apoio da IA, a automação de processos ajuda a melhorar a experiência do cliente, com: análise de dados, segmentação de contatos, comunicação personalizada, acompanhamento proativo e feedbacks contínuos.
Conteúdos relacionados
- Inteligência artificial e personalização: como trabalhar essa união?
- Transformação digital: revolucione a rotina com a IA da Zendesk!
- Chatbot humanizado: 5 dicas para implementar no seu negócio!
Neste artigo, você aprenderá
- Qual a relação entre inteligência artificial e engajamento do cliente?
- Quais os benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente?
- Como fazer a automação de processos com inteligência artificial? 5 exemplos
- Como fazer a personalização da experiência do cliente?
Qual a relação entre inteligência artificial e engajamento do cliente?
A inteligência artificial envolve o desenvolvimento de sistemas automatizados que simulam e reproduzem aspectos da inteligência humana, como a capacidade de aprender, raciocinar e interagir com o ambiente. Já o engajamento do cliente diz respeito à comunicação entre consumidor e marca em uma interação.
Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade
Ao compreender esses dois conceitos, fica mais fácil perceber a relação entre inteligência artificial e engajamento do cliente, não acha?
Enquanto os responsáveis pela experiência do cliente precisam desenvolver técnicas e práticas capazes de fornecer uma jornada positiva para o público, a inteligência artificial simula essa interação de forma rápida e bem estabelecida.
Cada vez mais, a transformação digital está presente no relacionamento com o cliente, com o desenvolvimento de chatbots e assistentes virtuais, o processamento ágil de dados e a capacidade de personalização da comunicação, de acordo com cada perfil de consumidor.
Quer compreender melhor os benefícios de utilizar a inteligência artificial no atendimento ao cliente? Então, confira o próximo tópico!
Quais os benefícios da inteligência artificial no atendimento ao cliente?
Os principais benefícios em relacionar a inteligência artificial e o engajamento do cliente são: a personalização, a disponibilidade de atendimento, a rapidez nas interações, o aprendizado contínuo e a redução de custos.
- Personalização: a inteligência artificial filtra e analisa rapidamente as informações de cada consumidor, como históricos de compras e navegação, preferências e comportamento. Com isso, as interações e recomendações tornam-se mais personalizadas para cada indivíduo.
- Disponibilidade de atendimento: com a tecnologia, é possível oferecer atendimento em tempo integral, sem restrições de horário. Isso também proporciona maior conveniência para o cliente, melhorando a experiência e o engajamento.
- Rapidez na interação: a inteligência artificial processa rapidamente as informações, o que garante um atendimento rápido, reduzindo o tempo de espera do cliente e proporcionando agilidade na resolução de problemas.
- Aprendizado contínuo: outro benefício da tecnologia é a capacidade de aprendizado contínuo. Isso significa que ela aprende com interações passadas e melhora seu desempenho com o tempo.
- Redução de custos: a automação propicia a redução de custos operacionais, mesmo aumentando o alcance do atendimento. Com isso, a empresa pode focar em otimizar seus recursos nas áreas mais estratégicas do negócio.
Todos esses benefícios resultam em um maior engajamento do cliente e sua consequente fidelização, além do aumento do alcance da marca.
Agora, sim, chegou o momento de descobrir como fazer essa automação de processos com inteligência artificial na sua empresa.
Como fazer a automação de processos com inteligência artificial? 5 exemplos
Pode-se relacionar a transformação digital e o engajamento do cliente de diversas formas. Conheça as 5 práticas mais comuns.
Análise de dados
As tecnologias de coleta e processamento de dados são fundamentais para compreender as preferências, os comportamentos de compra e o histórico de interações dos consumidores.
Tal tarefa seria praticamente inviável se fosse realizada por uma pessoa manualmente a cada momento de interação entre empresa e cliente, não acha?
E são justamente essas informações que vão permitir a segmentação de clientes, que é o tópico seguinte.
Segmentação de clientes
Em complemento às tecnologias de coleta e processamento de dados, existem as de segmentação de clientes.
Com elas, fica fácil automatizar as recomendações e o tipo de interação que é mais recomendado para o perfil de um cliente específico, com base nas informações coletadas.
Comunicação personalizada
A coleta de dados viabiliza a relação direta entre chatbots e engajamento do usuário. Isso porque a tecnologia alimentada por inteligência artificial consegue interagir com os clientes de forma personalizada.
Acompanhamento proativo
A tecnologia possibilita que a sua empresa faça um acompanhamento proativo, que é a comunicação com os clientes que ainda não finalizaram uma compra.
O exemplo clássico é quando alguém deixa o carrinho de compras online cheio, mas não finaliza. Nesse ponto, a IA nota isso e envia um email ou outra comunicação, inclusive oferecendo um cupom de desconto.
Feedbacks contínuos
A solicitação de feedback também pode ser automatizada, com dados coletados e processados rapidamente. Aliás, o feedback é importante para analisar a opinião dos clientes sobre o atendimento.
Dessa forma, pode-se unir inteligência artificial e fidelização de clientes, oferecendo uma experiência personalizada do início ao fim. E, para isso, é essencial que você tenha o acesso às ferramentas corretas.
Como fazer a personalização da experiência do cliente?
Como você viu, a inteligência artificial e o engajamento do cliente podem andar lado a lado para promover a personalização da experiência do cliente. Isso proporciona, dentre outros benefícios, uma maior taxa de fidelização e a redução de custos.
Lembre-se que não basta entregar tudo isso para o cliente e se esquecer de algo que é de grande valor: a humanização.
Ainda segundo a pesquisa CX Trends, 64% dos consumidores querem que os bots forneçam o mesmo nível de serviço que os humanos.
Esse dado demonstra que não basta conhecer as tecnologias disponíveis e utilizá-las indiscriminadamente. É preciso estar sempre atento aos resultados e contar com ferramentas de ponta que ofereçam suporte, tanto para a empresa, quanto para os clientes.
Se é isso o que você procura, a Zendesk oferece uma solução completa para atendimento, permitindo que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.
Com o apoio dos recursos de IA, pode-se customizar a conversa de acordo com as necessidades, além de contar com recursos de mensagem, automação, central de ajuda e muito mais.
Todas as funcionalidades foram pensadas para oferecer um atendimento automatizado de qualidade, sem perder de vista a humanização.
Quer saber mais? Veja a demonstração e, ainda, faça uma avaliação grátis agora mesmo!