Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Qual é o impacto da inteligência artificial no futuro do trabalho?

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

O que esperar da inteligência artificial no futuro do trabalho? Essa é uma pergunta feita por muitos gestores, afinal, a IA está mudando a maneira como trabalhamos.

De acordo com a pesquisa CX Trends da Zendesk, 75% das empresas planejam aumentar os investimentos em IA e automação nos próximos anos.

Além disso, 50% das equipes de atendimento ao cliente já utilizam IA e automação. Isso levanta questões importantes sobre como a inteligência artificial irá remodelar o futuro do trabalho.

Nesse artigo, vamos destacar quais são os principais impactos que a IA pode trazer para o mercado, bem como os principais desafios no que tange à aplicação prática. Boa leitura!

Resumo
    • Com a evolução da tecnologia, a inteligência artificial está revolucionando o mercado de trabalho, com automação de processos, mais produtividade, melhoria na tomada de decisões e redução de custos, por exemplo.

    • É crescente a demanda por especialistas em IA, engenheiros de aprendizado de máquina e analistas de dados. Já os agentes de atendimento resolvem problemas complexos, enquanto os chatbots lidam com questões simples.

    • Os desafios na implementação de recursos de inteligência artificial envolvem: privacidade e segurança, vieses nos algoritmos, necessidade de regulamentação, competências e treinamento do time, adoção e confiança.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Como a inteligência artificial impacta o mercado de trabalho?

Com o crescimento cada vez mais rápido da tecnologia, a IA passou a ter um enorme potencial para revolucionar o mercado de trabalho, trazendo mais automação de processos, maior produtividade, melhoria na tomada de decisões e redução de custos. Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses impactos.

Mais automação de processos

A automação é uma das maneiras mais imediatas que a IA está transformando o trabalho. As tarefas rotineiras e repetitivas podem ser realizadas de forma mais eficiente, permitindo que os trabalhadores humanos se concentrem em tarefas mais complexas e criativas.

Segundo o estudo CX Trends, 30% dos gestores de empresas afirmaram que estão usando chatbots e automação para melhorar o atendimento ao cliente.

Vale destacar que a IA está capacitando esses chatbots para lidar com uma gama cada vez maior de interações, desde responder a perguntas básicas até ajudar os clientes a navegar por produtos e serviços complexos.

Além disso, a inteligência artificial está automatizando a análise de dados, o gerenciamento de inventário e outras tarefas que normalmente exigiriam intervenção humana.

Impacto da IA na produtividade

Uma das consequências da automatização de processos é o aumento drástico da produtividade. Afinal, por meio da inteligência artificial é possível analisar os fluxos de trabalho, identificar gargalos e sugerir melhorias.

Os algoritmos de IA também facilitam a priorização de tarefas, analisando a carga de trabalho e atribuindo funções com base em critérios como a urgência do trabalho, a disponibilidade do funcionário e as habilidades necessárias.

Melhoria na tomada de decisão

A IA também tem o potencial de melhorar a tomada de decisão, visto que os algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar grandes conjuntos de dados e identificar padrões e tendências.

Por exemplo, a IA pode prever tendências de vendas, identificar oportunidades de mercado ou avaliar o risco de investimentos de forma muito precisa.

Inclusive, a pesquisa da Zendesk revelou que 40% das empresas estão usando IA e análise de dados para tomar decisões melhores sobre o atendimento ao cliente.

Redução de custos com a IA

Se por um lado a inteligência artificial colabora para uma melhor tomada de decisões, por outro ela também contribui para a redução de custos. Dessa forma, ao automatizar tarefas há uma economia com mão de obra, levando a uma maior eficiência.

A pesquisa Zendesk CX Trends revelou que 60% das empresas que adotaram IA viram uma redução nos custos operacionais, evidenciando o potencial da tecnologia para proporcionar uma economia significativa.

Leia também:

Relação entre IA e transformação das profissões

Há uma grande preocupação sobre o impacto que a IA pode ter sobre algumas profissões. No entanto, apesar de substituir aquelas mais rotineiras e repetitivas, a tecnologia também está criando novos papéis e oportunidades no mercado.

Por exemplo, à medida que as empresas adotam a inteligência artificial, cresce a necessidade de terem especialistas nessa área, engenheiros de aprendizado de máquina e analistas de dados. Por isso evidenciamos que ela está apenas transformando papéis.

Para ilustrar, os representantes de atendimento ao cliente podem se tornar mais focados em resolver problemas complexos, enquanto os chatbots lidam com perguntas mais simples.

Em outras palavras, quando o cliente cai em um atendimento humano para a resolução de um problema, esse atendente já possui um conhecimento muito maior sobre ele, evitando assim contratempos e aborrecimentos.

Desafios na implementação da IA

Embora a inteligência artificial ofereça muitas oportunidades para otimizar processos e melhorar a eficiência, ela também traz consigo uma série de desafios que podem dificultar a implementação bem-sucedida.

Privacidade e segurança de dados

Um dos principais desafios é a privacidade e segurança, pois, a IA depende do processamento de grandes quantidades de dados, que podem incluir informações sensíveis.

As empresas precisam garantir que os dados sejam coletados, armazenados e processados de acordo com as leis e regulamentos de privacidade, o que pode ser um desafio complexo dada a natureza global dos negócios e a variedade de leis ao redor do mundo.

Viés na IA

Os algoritmos de inteligência artificial são apenas tão bons quanto os dados com os quais são treinados. Se os dados de treinamento contiverem vieses, os algoritmos também podem adotá-los, acarretando em decisões injustas e discriminatórias.

Por exemplo, um algoritmo de IA usado na contratação pode inadvertidamente discriminar certos grupos se os dados de treinamento estiverem enviesados. Combater esses vieses e garantir a equidade é um desafio importante.

Necessidade de regulamentação

A rápida evolução da inteligência artificial e suas implicações em várias esferas da vida, desde o trabalho até à privacidade pessoal e segurança estão pedindo uma regulamentação mais rigorosa.

No entanto, a implementação de uma regulamentação eficaz é um desafio, pois a tecnologia está evoluindo mais rápido do que a legislação pode acompanhar, e por outro lado, tais regulamentações podem não se mostrar tão eficazes.

Competências e treinamento

A sua implementação exige um conjunto de competências que muitas empresas podem não ter atualmente, englobando não apenas questões técnicas, como a programação e manutenção de algoritmos, mas também a compreensão do impacto ético e social da IA.

Dessa forma, o treinamento de funcionários existentes e a contratação de novos talentos podem ser desafios significativos na implementação da inteligência artificial.

Adoção e confiança

Por último, mas não menos importante, a adoção bem-sucedida da IA requer que os funcionários confiem na tecnologia. Isso também é desafiador, especialmente se os trabalhadores estiverem preocupados com a perda de empregos.

Em vista disso, os gestores precisam trabalhar para construir essa confiança, comunicando-se abertamente sobre seus planos de IA e envolvendo os trabalhadores na sua implementação.

Apesar dos desafios, o avanço da inteligência artificial se torna inevitável. E, se você quiser se destacar no mercado, deve começar a pensar em implementar a IA para automatizar grande parte dos seus processos.

Neste ponto, uma das melhores soluções é a plataforma CRM Zendesk Service, que oferece um serviço de chatbot treinado por IA que otimiza seu atendimento ao cliente. Quer saber mais? Faça uma avaliação gratuita agora mesmo!

Histórias relacionadas

Artigo
8 min read

Veja os custos e onde contratar outsourcing de desenvolvedores

O mercado de terceirização de Tecnologia da Informação (TI) deve ultrapassar US$ 806 bilhões até 2029,…

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!

Artigo
9 min read

Chatbot de inteligência artificial da Zendesk: aprimore o atendimento!

Saiba para que serve o chatbot de inteligência artificial, como implementar com a Zendesk e otimize a experiência do cliente.

Artigo
12 min read

O que é ferramenta de atendimento omnichannel? Entenda porque investir

Conheça as vantagens de uma ferramenta de atendimento omnichannel e descubra como implementar essa estratégia com a Zendesk.