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Inteligência artificial para vendas: estratégias e vantagens

Por Zendesk

Última atualização em 9 fevereiro 2024

Inteligência artificial para vendas

O mundo tem se apoiado em inovações tecnológicas e, no setor comercial, isso não seria diferente. A implementação da inteligência artificial para vendas tem impactado positivamente os números do setor e, por sinal, esse auxílio tecnológico foi o que manteve muitas empresas vivas durante a pandemia do coronavírus.

Antes mesmo da emergência sanitária, que fez com que muitos negócios se reinventassem com o apoio da tecnologia, a Oxford Insights já levantava dados pertinentes a respeito das vantagens da inteligência artificial.

Com o relatório Al Readiness Index, a Oxford Insights constatou que a implementação dessa tecnologia movimentará US$ 15 trilhões no mundo todo até 2030, além de mostrar o aumento de um ponto percentual do PIB do Brasil até 2035, graças à utilização da inteligência artificial, o que representa um grande impulso econômico.

O consumidor moderno tem mais pressa e é exigente, o que aumenta a importância e o desafio de cada negociação. Para corresponder a esse aumento na demanda, a inteligência de vendas precisa incorporar tecnologias capazes de automatizar tarefas e manter o foco no que realmente importa.

Utilizar técnicas de inteligência artificial para vendas pode diminuir o tempo de realização de muitas tarefas, deixando sua equipe mais disponível para focar na experiência do cliente. Aliás, esse é só um dos motivos do sucesso dessa tecnologia aplicada ao setor comercial.

Confira, agora, a importância e as demais vantagens da inteligência artificial nas vendas. E, se você ainda não utiliza essa tecnologia, provavelmente se convencerá agora que deve começar a usá-la.

Resumo
  • A IA traz ferramentas para gestão de estoque, marketing, atendimento e vendas, além de propiciar o autoatendimento, a integração de canais e o preenchimento automático de dados, melhorando a experiência de compra.

  • Nas vendas, os recursos de inteligência artificial podem ser usados para otimizar: coleta e análise de dados, análise do comportamento de consumo, interação com o cliente, segurança de dados e sistemas e daí em diante.

  • Os benefícios da IA para vendas envolvem: uso eficaz dos dados, automação de processos, maiores taxas de conversão, redução de custos e falhas, atendimento mais eficaz, personalização da experiência oferecida e mais.

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Neste artigo, você aprenderá

Entendendo o que é inteligência artificial

Uma máquina de aprendizagem, com aprendizagem profunda, além de processamento de linguagem natural, é aquela que consegue imitar características humanas: todos esses termos representam o que é a inteligência artificial (IA).

O conceito de IA foi criado pelo professor e matemático John McCarthy, em 1956. Nas décadas seguintes, os computadores e processadores foram evoluindo, armazenando cada vez mais dados. E foi essa crescente que motivou a evolução da inteligência artificial, até chegar nos padrões que conhecemos hoje.

Atualmente, o conceito de inteligência artificial é definido como o ramo da ciência da computação que é responsável por pesquisar, compreender e viabilizar o desenvolvimento de softwares capazes de emular o raciocínio humano, com base em uma lógica específica para cada ação.

São diversos os níveis de complexidade da inteligência artificial, que atua de acordo com a necessidade das empresas e seus objetivos. Um bom exemplo de inteligência artificial nas vendas é a Lu, do Magalu, um modelo de IA que interage bem com o público, tira dúvidas e contribui para as vendas da empresa.

Cada aplicação dessa tecnologia mostra os impactos da inteligência artificial na vida das pessoas, sendo pensada para uma interação mais ágil, eficiente, inteligente e engajada, seja por meio do mapa de navegação, do assistente artificial e tantas funções que ela pode exercer, a fim de facilitar a vida das pessoas e das empresas.

Impactos da inteligência artificial no setor empresarial

Como mencionado, a inteligência artificial representa uma área tecnológica que já possui uma história longa e repleta de pontos importantes. No entanto, seu papel na transformação digital de empresas merece bastante destaque, tamanho o impacto da IA nesse setor.

Assistentes virtuais com personalidade, reconhecimento facial e comandos por voz tiveram início nesse período e, hoje, é impossível ignorar a Siri, do iPhone, a Alexa, da Amazon ou o sistema de buscas do Google, todos gerenciados por uma tecnologia capaz de entender e processar informações por conta própria.

Além disso, temos ferramentas automatizadas para coleta e análise de dados, permitindo a visualização ampla das informações dos clientes, sem precisar de qualquer intervenção manual.

Essas novidades moldaram a gestão empresarial por dentro e por fora. Internamente, elas afetaram as habilidades exigidas aos colaboradores, transformaram o organograma das equipes e servem como ferramentas para gestão de estoque, marketing, atendimento e, é claro, vendas.

Para os consumidores, temos o desenvolvimento de algoritmos para gerar engajamento, recursos de autoatendimento, assistentes virtuais, integração de canais e preenchimento automático de dados, gerando experiências de compra cada vez mais complexas e surpreendentes.

Por fim, vale mencionar que o impacto da inteligência artificial pode ser ainda maior quando combinada ao machine learning. Com isso, além de simular o raciocínio, a ferramenta também pode aprender com as interações e melhorar seu desempenho sem intervenção direta.

Exemplos práticos do uso da inteligência artificial para vendas

Para o setor empresarial, a integração dessas ferramentas faz parte das estratégias de inteligência em vendas, um conceito que gerencia a aplicação de tecnologias inteligentes e inovadoras para planejar as interações com os consumidores.

Desse modo, temos uma grande variedade de possíveis aplicações práticas da inteligência artificial para vendas, entre as quais podemos citar:

Coleta e análise de dados

De modo geral, a coleta e análise manual de dados é um processo praticamente impossível de ser mantido. É recorrente, estressante e altamente sujeito a erros, além de tirar o foco dos colaboradores das tarefas mais valiosas.

Ao fazer a integração de um software CRM com a inteligência artificial, é possível automatizar o processo de aquisição de dados por meio das interações com os clientes. 

Essa aplicação permite reunir e processar um grande volume de informações, obtendo resultados altamente confiáveis, em tempo recorde.

Análise de comportamento de consumo

De certa forma, pode ser atrelada a aplicação anterior, mas é relevante citar a importância da inteligência artificial para entender melhor o comportamento do consumidor. Além de enviar pesquisas de satisfação de forma automática, a IA pode coletar dados para comprovar informações fornecidas.

Ela também serve para analisar esses dados gerais, cruzar informações e indicar oportunidades que podem ser exploradas por uma empresa para otimizar a customer experience, efetivamente impulsionando suas vendas e a reputação da marca.

Interação com o cliente

A aplicação da inteligência artificial para vendas é vista em cada chatbot, assistente virtual ou ferramenta de autoatendimento disponibilizada ao consumidor moderno. Esses recursos são essenciais para criar interações e engajar o cliente, mesmo sem dispor de um agente humano para tais operações.

Segurança de dados e sistemas

Atualmente, é possível observar o uso da inteligência artificial para proteger dados e garantir a segurança de sistemas digitais. Esse tipo de ferramenta pode dar mais credibilidade e proteção às informações de contato e pagamento utilizadas em transações virtuais.

Elas são capazes de escanear rapidamente os bancos de dados, verificando ameaças, vazamentos e falhas, ao passo que agilizam a detecção desses problemas e a implementação de soluções imediatas.

Mesmo ficando ocultas para a maioria dos consumidores, os recursos de IA são essenciais para a realização de vendas online, viabilizando diversos mercados no cenário atual.

Utilize a tecnologia a favor da sua estratégia, invista no CRM da Zendesk e impulsione o faturamento e a qualidade dos acordos fechados pela sua empresa. 

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Vantagens da inteligência artificial para vendas

Aplicar uma estratégia de inteligência de vendas é fundamental para qualquer empresa que vive disso. Em especial, vale lembrar que, nos dias atuais, acreditar que todos os processos podem ser feitos manualmente, foge da realidade.

Ter noção da importância da inteligência artificial para vendas é vital para que as empresas não percam boas possibilidades de negócios, podendo investir em ferramentas que usam desse artifício tecnológico para facilitar o acesso aos benefícios da transformação digital no setor.

Dentre esses benefícios da inteligência artificial para vendas, destacamos:

  • uso mais eficaz dos dados;
  • facilitação da automação de processos;
  • maiores taxas de conversão em sites;
  • redução de custos;
  • diminuição na ocorrência de falhas;
  • atendimento mais eficaz;
  • maior foco para as equipes de vendas;
  • maior agilidade para criar soluções;
  • personalização da experiência oferecida;
  • experiência do cliente mais positiva.

Sem dúvidas, uma das grandes vantagens da inteligência artificial para vendas está na possibilidade de automatizar etapas cruciais para o movimento do consumidor pela jornada de compras, sem exigir uma intervenção direta da equipe.

Assim, é possível concentrar a força de vendas para ações que impactam diretamente o sucesso das negociações, como promover treinamentos, atualização e aprendizado, planejamento de estratégias e melhoria do relacionamento com o cliente.

Vantagens para os vendedores

Além dos impactos da inteligência artificial, é importante deixar bem claro os benefícios diretos que uma equipe de vendas pode ter com essa tecnologia. 

Por um lado, pode parecer que essas ferramentas excluem esse personagem da história, mas a verdade é que elas permitem que o vendedor tenha maior foco e capacidade de gerar experiências positivas para o consumidor, elevando a satisfação e o sucesso das propostas comerciais.

Em destaque, essas são as três principais vantagens de inteligência artificial para os vendedores:

  • dados capturados automaticamente, auxiliando que os vendedores foquem em etapas mais ligadas a experiência do consumidor;
  • assistência digital como apoio para o relacionamento com os clientes, tornando as interações mais rápidas;
  • velocidade e inteligência em todas as experiências de vendas oferecidas aos clientes.

Estratégias de inteligência artificial para vendas

Se a inteligência artificial está atrelada à inteligência de vendas, quais são as melhores estratégias que podem ser adotadas para que uma empresa potencialize seus resultados e, assim, venda muito mais?

A primeira resposta óbvia que surge é: CRM e inteligência artificial! Não há dúvidas que unir uma tecnologia de aprendizado de máquinas, conhecida como machine learning, com um software que automatiza as tarefas, pode ajudar equipes de vendas a melhorar seus resultados.

A seguir, listamos mais algumas estratégias que podem ser adotadas para que a inteligência de vendas da sua empresa se fortifique. Confira!

Utilizando Analytics na recomendação de follow-up

Não existe nada pior que perder tempo tentando conquistar um cliente que não tem interesse no seu produto. E muitas empresas já perceberam isso. 

Para aumentar os leads e melhorar o engajamento e as vendas, as empresas têm apostado na utilização da tecnologia de perfilamento e pontuação, a fim de identificar e gerar follow-up de forma mais rápida e eficaz.

Essa tecnologia de perfilamento é um formato de inteligência artificial para vendas que tem contribuído para o engajamento das empresas com os clientes certos, mostrando a importância da inteligência artificial na prospecção de clientes.

Convertendo através de chatbot

O principal objetivo de uma empresa, ao utilizar CRM e inteligência artificial, é levar os leads para uma jornada de compra. E não existe melhor forma de fazer isso acontecer do que um bate-papo.

Um chatbot programado estrategicamente, com inteligência de vendas, estará conectado com todos os outros sistemas da empresa e oferecerá uma experiência verdadeiramente positiva aos potenciais clientes.

Usando a inteligência artificial para expandir o negócio

A inteligência artificial permite que uma empresa realize diversos testes, pois os dados estão sempre disponíveis para utilização, com vistas a propiciar o crescimento organizacional. 

A importância da inteligência artificial para vendas é muito representativa, pois, com todos os dados obtidos pelas interações que essa tecnologia traz, tornam-se possíveis diversos insights. Isso mostra o quão impactante essa tecnologia pode ser para empresas que souberem utilizá-la.

Agora que você já conhece as vantagens da IA, não deixe de conhecer o Answer Bot, a inteligência artificial que a Zendesk criou pensando em quem busca auxílio desse recurso tecnológico sem complicação. É perfeito para potencializar o atendimento ao cliente e as vendas da sua empresa.

Para obter resultados ainda melhores, essa ferramenta pode ser integrada ao CRM da Zendesk, oferecendo recursos otimizados para atender clientes, gerar mais oportunidades de negócio e aumentar a taxa de conversão.

Por falar nisso, a Zendesk IA foi especialmente construída com base em bilhões de interações reais de atendimento. A proposta é corresponder plenamente à experiência do cliente, aproveitando o potencial do suporte personalizado, sem trabalho extra.

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