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Inteligência em vendas: 5 dicas + por onde começar
Por Zendesk
Última atualização em 24 março 2023
Se você deseja maximizar seus dados, leads e conversões, contar com uma ferramenta de inteligência em vendas é obrigatório para o seu negócio.
Isso porque utilizar uma ferramenta como essa permite que você encontre informações sobre clientes em potencial, incluindo nome, cargo, endereço de e-mail, número de telefone e muito mais.
As melhores plataformas também mostraram dados em tempo real que indicam que esses clientes em potencial podem estar interessados em fazer uma compra. No caso de clientes B2B, alguns desses dados incluem números financeiros e novas rodadas de financiamento.
Elas também fornecerão informações sobre as intenções de compra de seus leads. Esse tipo de dado, chamado de dados de intenção, é inestimável para vendedores que desejam saber exatamente quando um cliente em potencial está querendo comprar sua solução ou a de um concorrente.
Assim, se você quer contar com uma equipe ágil de super vendedores, impulsionada pelo uso da inteligência de vendas, continue a leitura deste artigo. Ao final, você terá aprendido sobre:
- O que é inteligência em vendas?
- Como a inteligência em vendas transforma seus representantes em super vendedores?
- Como o software de inteligência em vendas funciona?
- 5 dicas de uso do seu software em inteligência de vendas
- Inteligência em vendas: por onde começar?
Boa leitura!
O que é inteligência em vendas?
Com base no glossário de Gartner, a inteligência em vendas é o processo de obtenção de informação que será usada pela sua equipe para tomar decisões informadas sobre o ciclo de vendas. Esse processo inclui ferramentas, técnicas e práticas que facilitam a coleta, rastreamento e análise de dados.
Nesse sentido, essa inteligência fornece insights a partir de dados sobre clientes existentes e em potencial, e contribui para melhorar a geração de leads, aumentar as conversões, fechar negócios adicionais e fornecer uma visão mais ampla e clara do processo de vendas.
Os dados obtidos pelo processo de inteligência de vendas são muito mais profundos do que os dados típicos do cliente. Pois, com eles, você pode obter insights sobre dados de demanda, duração das jornadas do comprador, fonte de aquisição, perfis aprimorados de persona, dentre outros.
Esse processo geralmente é realizado por meio de um software que fornece dados para vendedores e profissionais de marketing, ajudando as equipes a descobrir, analisar, apresentar e fazer uso de dados relacionados a seus clientes.
O principal objetivo da inteligência de vendas é garantir que você e o seu time tenham uma melhor compreensão de seus clientes atuais e potenciais.
Como a inteligência em vendas transforma seus representantes em super vendedores?
A inteligência de vendas tem um efeito geral no desempenho dos vendedores, ajudando a tornar sua equipe ágil, na medida que contribui para realizar tarefas com mais eficiência. Veja alguns exemplos a seguir:
Aumentando a produtividade
Como a inteligência de vendas fornece instantaneamente aos vendedores os detalhes de contato corretos de seus clientes potenciais e existentes, eles podem realizar mais negociações ao longo do dia.
Criando melhores conexões
A inteligência de vendas ajuda os vendedores a entender quando é mais provável que um cliente em potencial esteja interessado no que eles têm a dizer – e vender, ajudando-os a se comunicar com mais assertividade.
Encurtando ciclos de vendas
A inteligência de vendas otimiza os esforços da equipe na medida que alerta, por meio dos dados, o vendedor em relação ao momento mais oportuno quando os consumidores têm a intenção de comprar. Isso faz com que o tempo entre o primeiro contato e o fechamento do negócio seja muito menor.
Como o software em inteligência de vendas funciona?
O software de inteligência de vendas funciona rastreando continuamente milhões de sites disponíveis publicamente, reunindo dados relevantes e combinando-os com perfis em seu banco de dados.
Plataformas simples de usar permitem que os vendedores pesquisem, analisem e avaliem os dados. Distintas plataformas de inteligência de vendas operam de maneiras diferentes, mas, muitas funcionarão junto com seu CRM de vendas.
5 dicas de uso do seu software em inteligência de vendas
O software de inteligência pode fazer a diferença em vários estágios do processo de vendas. Abaixo, veja algumas dicas de como essa ferramenta pode ser usada:
- Geração de leads de vendas e marketing: você pode usar dados para criar listas de indivíduos que correspondem ao seu perfil de cliente ideal (ICP). Você também pode criar listas de perfis semelhantes à sua base de clientes existente.
- Configuração de alertas de gatilho de vendas: o software fornece dados em tempo real sobre seus clientes potenciais. Se acontecer um evento sobre o qual você precisa saber, ele o notificará.
- Enriquecimento e limpeza de dados de clientes existentes: mantém seus dados e históricos de clientes atualizados e preenche as lacunas que faltam.
- Personalização de sua estratégia de vendas: quanto mais você souber sobre um cliente em potencial, mais poderá personalizar a maneira como vende para ele. As abordagens de vendas personalizadas geralmente geram leads de maior qualidade e mais conversões.
- Realização de pesquisas de mercado e obtenção de insights: quando você sabe quantos leads em potencial existem, você pode prever e alocar recursos com mais precisão. Você também pode ficar de olho nos seus concorrentes.
Inteligência de vendas: por onde começar?
Uma boa maneira de começar a implementar inteligência em vendas na sua empresa é contar com um ótimo software de CRM de vendas, que irá armazenar dados e informações, identificar oportunidades e registrar problemas em uma só plataforma.
Afinal, para que a aplicação do processo de inteligência em vendas traga resultados satisfatórios, é preciso que a sua equipe trabalhe em cima de uma boa fonte de dados, a fim de que suas análises e conclusões sejam as mais precisas possíveis.
O Zendesk para vendas é um exemplo desse tipo de ferramenta de CRM. A partir dele, seu time irá identificar oportunidades, otimizar processos, melhorar a produtividade e o desempenho do sistema de vendas e, também, solucionar problemas e demandas com mais eficiência.
Nosso CRM para equipes de vendas oferece diversos recursos que você precisa em uma simples plataforma, como gerenciamento de contato e oportunidade, monitoramento de atividade e geração de leads.
Além disso, você pode configurar disparadores e automatizar tarefas para que os seus representantes de vendas se concentrem em atingir os resultados. Faça sua avaliação grátis agora mesmo!