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Inteligência estratégica: o que é, como e porque usar na gestão da sua empresa?
Por Zendesk
Última atualização em 5 janeiro 2023
A inteligência estratégica deve fazer parte do dia a dia de todas as empresas que desejam crescer, conquistar clientes, se manter competitiva no mercado, melhorar processos e reduzir custos.
Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais fácil e simples ter acesso a dados necessários para tornar sua gestão mais eficiente, seus processos mais rápidos e seus resultados mais eficientes.
Empresas de todos os portes têm em mãos a oportunidade de aproveitar todos os benefícios da inteligência estratégica. Mas, o que é isso?
O que é inteligência estratégica?
Inteligência estratégica é o nome do uso de dados para a tomada de decisões dentro das empresas. As decisões inteligentes são baseadas em análises e informações geradas a partir de dados e indicadores coletados em diversas ferramentas de gestão.
Considere a forma como sua empresa toma decisões atualmente. Quais informações você usa para isso?
Se você responder “meu feeling”, você não está no caminho certo, e é provável que esteja perdendo dinheiro e competitividade de mercado.
Vivemos em uma era na qual informação é ouro. De fato, ela sempre foi. Ter acesso à informação certa já permitiu que guerras chegassem ao fim.
Lembre-se dos filmes que você já viu sobre inteligência americana, a CIA, e sobre a inteligência militar, em guerras como a Segunda Guerra Mundial.
Mas, vamos trazer tudo isso para o seu dia a dia. Pense comigo: quando você planeja uma viagem, como você organiza a sua mala? Geralmente, o primeiro passo é entender quais serão as temperaturas do local para onde você vai. Está planejando uma viagem para o inverno europeu? Então, casacos reforçados, cachecóis e luvas devem estar na mala.
Se você não tem a informação sobre as temperaturas que irá enfrentar, pode tomar a péssima decisão de levar shorts, camisetas e chinelos de dedo para passar o Natal em Paris.
Se isso acontecer, é provável que você tenha que comprar roupas quando chegar ao seu destino. Isso irá fazer você perder dinheiro, principalmente, em tempos de alta no Euro.
Esse é um exemplo simples, mas que já te ajuda a perceber que as informações são importantes para te ajudar a tomar as melhores decisões – decisões inteligentes – e, de quebra, economizar dinheiro.
Importância da inteligência estratégica empresarial
A inteligência estratégica traz muitos benefícios para as empresas que aprendem a usar os dados como aliados.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o surgimento da Netflix. A gigante do streaming mundial surgiu como uma locadora de vídeos online, na qual o cliente acessava o site, solicitava o título e recebia em casa.
Com o avanço da internet e o consumo de entretenimento online crescendo, a empresa, em 2007, se tornou parte do que conhecemos hoje: um canal que permite que os filmes e séries sejam assistidos online, a qualquer momento e sem a necessidade de uma mídia física.
Ter acompanhado os dados sobre o mercado foi um diferencial da Netflix, que muitas videolocadoras não acompanharam.
A consequência foi que, enquanto, em 2020 a Netflix ganhou 37 milhões de assinantes e alcançou um faturamento de US$5,8 bilhões, milhões de locadoras pelo mundo decretaram falência ou fecharam as portas, inclusive empresas gigantescas como a Blockbuster.
Como você pode perceber, investir na análise de dados pode ser, literalmente, o que separa o seu negócio do sucesso e do fracasso.
Entretanto, quando falamos sobre a análise de dados e o impacto dela nas organizações, não estamos apenas nos referindo ao poder dessas informações de mudar o próprio modelo de negócios de uma empresa.
Nem sempre os dados oferecem informações que impactam uma indústria dessa forma, mas sempre, vão indicar áreas em que sua empresa pode melhorar e performar melhor.
A cultura data driven, ou cultura “direcionada por dados” ou “orientado por dados”, quando desenvolvida dentro de uma empresa permite a identificação de:
processos ineficientes,
oportunidades de crescimento,
investimentos que estão trazendo mais retorno para a organização,
etapas de trabalho que precisam ser otimizadas,
novos comportamentos dos clientes, e mais.
Além disso, facilita o acompanhamento de indicadores estratégicos para a empresa como:
taxa de conversão,
taxa de churn,
taxa de satisfação dos clientes,
LTV,
CAC, entre outros.
Com todas essas informações sua empresa pode agir com inteligência estratégia para tomar decisões e fazer mudanças eficientes dentro do negócio, para que ele ofereça melhores resultados internos e externos, para o crescimento da empresa e para seus clientes.
O objetivo do uso da inteligência de dados, então, está atrelado a benefícios como:
capacidade de antecipar mudanças no mercado,
reduzir custos e perdas com decisões sem embasamento ou com a falta de uma tomada de decisão no tempo certo,
possibilidade de tomar decisões de longo prazo benéficas ao negócio,
aumentar a lucratividade do negócio,
reduzir custos com processos ineficientes,
ampliar a agilidade na identificação de falhas e gargalos do mercado e dos processos da empresa,
ser mais assertivo na identificação de problemas e falhas,
ampliar a velocidade na melhoria de processos, e mais.
Em suma, o uso da inteligência estratégica e da cultura data driven dentro da empresa, tem resultados positivos no ambiente micro e macro da organização, contribuindo para todos os setores da empresa, e sua escalabilidade. Permitindo, entre outras coisas, que você desenvolva um time de alta performance em setores como vendas, atendimento, produção e muitos outros.
Como aplicar o que é inteligência estratégica na sua empresa?
A inteligência estratégica dentro das empresas atua de forma preditiva, ou seja, ela te ajuda a prever cenários e se preparar para enfrentá-los da melhor maneira possível.
Além disso, permite que você identifique oportunidades e se prepare para enfrentar ameaças e desafios de mercado.
Para que tudo isso seja alcançado, é fundamental que a sua empresa conte com o apoio de ferramentas que possibilitem a coleta e análise dos dados estratégicos da organização.
Como você deve imaginar, existem milhares de dados sobre tudo e todos, logo, é importante que sua empresa, ou cada setor dentro dela, tenha uma “lista” com os indicadores mais estratégicos para cada área do negócio.
O setor de vendas deve contar com um CRM de vendas que atenda as demandas da área, contribuindo para a execução de cada etapa do processo comercial, ao mesmo tempo que coleta e organiza dados relevantes e os principais indicadores de vendas para a identificação de falhas, gargalos e oportunidades do setor.
Já o setor de atendimento ao cliente, deve ter ao seu alcance um software de atendimento ao cliente, que oferece funcionalidades para análise de dados, monitoramento e definição de ações com base nas necessidades de seus clientes e na avaliação dos processos atualmente aplicados.
As ferramentas em questão não apenas coletam dados dentro de uma cultura data driven, mas também contribuem para a aplicação de melhorias de processos de cada área.
Na Zendesk você encontra ferramentas como sistema de CRM para equipe de vendas e software de atendimento ao cliente completos, que facilitam a execução dos processos de cada setor e ainda contribuem para a implementação da inteligência estratégica, dentro dessas áreas tão fundamentais para o sucesso da organização.
Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a sua gestão de KPIs e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.