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Interação com o cliente: qual a importância e como melhorar?
Por Zendesk
Última atualização em 9 junho 2023
Não é novidade para ninguém que o relacionamento com o consumidor é um ponto estratégico para o sucesso de qualquer empresa. Isso significa que cada interação com o cliente é uma oportunidade para conquistar sua confiança e satisfação.
Porém, quando essa experiência não é boa, podemos ter o efeito oposto. De acordo com o relatório Zendesk CX Trends 2023, 66% dos consumidores relatam que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia.
Para não cometer este erro, é preciso pensar a interação com o cliente de forma estratégica, oferecendo experiências de atendimento memoráveis e satisfatórias.
Quer saber como conseguir melhores resultados? Vem com a gente!
Neste post, explicamos o que é interação com o cliente, qual sua importância, como melhorar, e ainda, apresentamos dicas para uma comunicação mais assertiva e eficiente. Boa leitura!
O que é interação com o cliente?
Uma interação com o cliente é qualquer tipo de comunicação que ocorre entre empresa e consumidor. Isso inclui absolutamente toda forma de contato, seja por telefone, redes sociais, central de suporte, chat ao vivo ou qualquer outro canal.
Entre os principais exemplos de interação com o cliente, temos:
- marketing;
- vendas;
- relacionamento em mídias sociais;
- SAC;
- suporte técnico.
Ou seja, é a base sobre a qual construímos o relacionamento com o público.
Qual a importância da interação com o cliente?
A interação com o consumidor é o ponto mais básico para construção de um relacionamento que, aliado a outros fatores, irá culminar na fidelização de clientes.
Além de permitir conhecer seu público, e assim, compreender suas necessidades, é por meio deste contato que uma empresa estabelece vínculo, divulga seu trabalho, atrai mais consumidores e realiza vendas.
Diante disso, fica evidente que a interação com o cliente é vital para um bom relacionamento e, consequentemente, para o sucesso de qualquer negócio.
Sem ela não há divulgação da marca nem de seus produtos/serviços e muito menos vendas, já que todos esses pontos são considerados formas de interação.
Neste momento você deve estar se perguntando: “afinal, como melhorar a interação com o cliente?” É o que veremos a seguir!
Como melhorar a interação com o cliente?
A forma como uma empresa se comunica com o público interfere diretamente na maneira como as pessoas enxergam sua marca. Logo, é importante saber como se colocar em uma interação, o que dizer e, principalmente, como dizer.
Com base nisso, entendemos que o primeiro passo para um bom relacionamento é conhecer o público com o qual se está lidando. Quem são seus clientes? Quais são suas dores? O que buscam? A qual faixa etária pertencem?
Conhecer esses e outros aspectos vai te ajudar a direcionar seu discurso e moldar seu tom de voz. Afinal, de nada adianta utilizar termos técnicos para se dirigir a adolescentes ou gírias para falar com idosos, concorda?
O importante é gerar identificação e conexão, para que essas pessoas sintam que podem confiar naquilo que sua marca apresenta. E, mais uma vez, tudo isso depende da forma como a empresa se comunica com seu público.
A seguir, apresentamos dicas para melhorar a comunicação com o cliente, para que você possa colocar em prática e melhorar sua forma de interagir com o público.
5 dicas para melhorar a comunicação com o cliente e otimizar a interação
Como vimos, a comunicação é a base de qualquer interação com o consumidor, logo, é determinante para um bom relacionamento. Isso, definitivamente, merece sua atenção!
Confira nossas dicas de como melhorar a comunicação com o cliente:
1. Esteja onde seus clientes estão
Um ponto fundamental para uma comunicação sem ruídos é transmitir a mensagem diretamente ao destinatário. Logo, é preciso frequentar os espaços onde os clientes estão.
Como hoje em dia são raras as pessoas que não utilizam as redes sociais, é lá que você precisa estar para estabelecer uma comunicação eficiente e produtiva.
2. Comunique-se de forma objetiva
A linguagem frequentemente nos prega peças. Falamos “A” e a pessoa entende “B”. A melhor estratégia para evitar tais mal entendidos — além de conhecer o assunto que se está abordando — é por meio de uma comunicação clara e objetiva.
Isso significa ir direto ao ponto, evitando rodeios que podem tirar a atenção do interlocutor, confundindo-o e comprometendo seu entendimento da mensagem.
3. Fale na língua do seu público
Aqui vale recapitular um ponto que mencionamos anteriormente, no que diz respeito à forma como você se dirige a seus clientes. A comunicação só flui quando ambas as partes falam a mesma língua, do contrário, ninguém se entende.
Daí a importância de adequar o tom de voz e padrão de linguagem, a fim de gerar conexão e, ao mesmo tempo, se fazer compreender.
4. Ouça com atenção
A comunicação é uma via de mão dupla. Logo, em uma interação com o cliente, tão importante quanto saber se expressar é saber ouvir. Só assim é possível entender suas demandas e necessidades, para então, pensar em formas de atendê-las.
Neste sentido, a pesquisa de satisfação é uma ótima estratégia para entender como as pessoas avaliam seus serviços. Além disso, é uma boa maneira de demonstrar para o consumidor que se importa com o que ele pensa e buscar seu bem-estar.
5. Invista em um software CRM
A tecnologia é uma ótima aliada para empresas que buscam melhorar sua interação com o cliente. Isso porque além de permitir conhecê-los mais de perto e entender suas necessidades, ajudam a oferecer um atendimento de qualidade superior.
Com um software de CRM, sua empresa terá maior controle sobre a gestão do relacionamento com o cliente, tendo-o como foco de sua estratégia. Ademais, terá acesso a uma série de dados importantes para direcionar sua tomada de decisão.
Eleve sua interação com o cliente a um novo patamar
Como vimos, um bom relacionamento com o consumidor é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Neste sentido, é preciso estar preparado, pois cada interação faz diferença na forma como os clientes enxergam a atuação da sua empresa.
Ao dispor de bons recursos, será possível proporcionar uma experiência de atendimento muito mais satisfatória para os consumidores.
É hora de dar um passo decisivo para o crescimento da sua companhia. Conheça o software de atendimento ao cliente Zendesk, uma ferramenta essencial para empresas que desejam oferecer o que há de melhor para seus clientes.
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