Como os líderes de TI podem eliminar o serviço em silos e proporcionar experiências do funcionário aprimoradas
Os especialistas alertam para a diminuição da satisfação dos funcionários. Veja como as empresas podem agir.
"A maneira como trabalhamos" é uma preocupação global. Estamos fazendo um bom trabalho? Estamos obtendo resultados? Nosso trabalho é relevante?
Boas experiências do funcionário são um luxo em tempos de dificuldades econômicas. Remuneração adequada, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e benefícios como assistência médica são mais importantes para criar experiências positivas para os funcionários do que vantagens como festas com pizza no escritório ou sextas-feiras informais.
Porém, as boas experiências do funcionário resultam em melhores resultados de negócios. A maior satisfação dos funcionários gera receita. A atitude inteligente das empresas é investir na experiência do funcionário (EX). De acordo com um novo relatório da Zendesk, os líderes de TI entendem essa necessidade, mas têm ideias diferentes sobre como solucioná-la.
De acordo com uma pesquisa global que realizamos com 1.200 líderes de TI, a experiência do funcionário é essencial, e 86% dos líderes entrevistados concordam que a experiência do funcionário tem "impacto muito positivo" no ROI.
Se há algo que podemos concluir em relação à mudança para modelos de trabalho híbridos, é que a forma como trabalhamos está sempre evoluindo. As expectativas mudaram. Os sistemas legados não estão mais otimizados para as condições atuais. Para eliminar os silos e melhorar a comunicação deficiente entre as equipes, muitas empresas estão reinvestindo em ferramentas e software, o que resulta em melhores experiências do funcionário.
Conteúdo do relatório
Aqui estão cinco conclusões da nossa pesquisa. Não deixe de conferir o relatório completo:
1. Quando se trata de EX, há um problema de propriedade
Quase metade dos líderes de TI que entrevistamos admite que "ninguém é realmente o responsável" pela experiência do funcionário. Isso indica uma falta de responsabilidade clara ou de foco estratégico nessa área. A falta de visibilidade das operações pode resultar em descuidos, como sistemas diferentes que executam funções semelhantes que poderiam ser consolidadas.
2. Os silos não vão desaparecer, mas as ferramentas certas podem ajudar
Identificar a causa raiz dos silos no local de trabalho, como a competição entre as equipes e a falta de comunicação, é o primeiro passo para eliminar os obstáculos. Muitas pessoas já tiveram que lidar com portais complicados e vários e-mail para encontrar as respostas de que precisam. Para promover uma melhor comunicação, as ferramentas que conectam facilmente os funcionários aos serviços de RH e TI devem estar acessíveis e prontamente disponíveis.
3. Os líderes de TI desempenham um papel importante para garantir a adesão ao EX
Os líderes de TI entendem o papel que desempenham na melhoria da experiência do funcionário. Na verdade, os que entrevistamos veem muitas áreas para melhoria: 86% concordam que suas equipes são essenciais para desenvolver o EX em toda a organização, enquanto 85% consideram vantajosa a implementação de uma única solução que atenda às necessidades de vários departamentos. Os líderes de TI terão insights especializados sobre o complicado ecossistema de seus sistemas e integrações de negócios e o impacto da introdução de novas ferramentas ou processos.
4. É possível melhorar o EX apesar dos contratempos
Embora algumas pesquisas sugiram que a satisfação do funcionário provavelmente diminuirá em 2024, as empresas que tomarem medidas agora poderão garantir experiências positivas que resultarão em melhores resultados. Essas ações podem incluir uma investigação profunda para entender as necessidades dos funcionários, o investimento em ferramentas modernas que automatizem as tarefas de rotina e a escolha das ferramentas certas com os recursos adequados, com base em critérios específicos.
5. A IA tem o potencial de melhorar muito o EX
Os líderes de TI veem um grande potencial na IA para aprimorar o EX, e 85% concordam que a implementação ou a evolução da IA é uma alta prioridade no próximo ano. Por exemplo, a IA pode ser usada em ferramentas de EX para gerenciar grandes volumes de solicitações, especialmente quando treinada em consultas relacionadas a TI e RH, sem aumentar o número de funcionários. As ferramentas de IA podem ajudar os funcionários a resolver problemas por conta própria, eliminando as complicadas redes de intranets e portais entre eles e suas soluções.
Para obter mais detalhes sobre como os líderes de TI podem melhorar a experiência do funcionário eliminando silos, baixe gratuitamente o relatório completo abaixo. Se você tiver interesse em saber mais sobre o Zendesk AI para EX, confira as informações aqui.