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LDR, SDR e BDR: qual é o papel de cada um na pré-venda? Guia
Por Zendesk
Última atualização em 10 Abril 2023
Empresas que buscam por maiores taxas de conversão precisam otimizar o tempo dos vendedores, evitando que eles lidem com contato que não estão prontos para fazer uma compra. Mas, como selecionar os melhores leads para enviar seus representantes comerciais? A seguir, vamos apresentar três figuras centrais nesse processo: LDR, SDR e BDR.
Essas siglas são denominações de profissionais envolvidos no processo de pré-venda, que trabalham com os prospects antes deles chegarem até o vendedor.
Caberá a eles cuidar do processo de prospecção, avaliação, pesquisa e qualificação de leads.
Ao se ocuparem dessas etapas iniciais do processo comercial, eles permitem que os leads que chegam até os vendedores sejam contatos mais quentes e alinhados ao perfil de cliente ideal.
Logo, as chances do representante comercial fazer uma venda é muito maior do que quando ele precisa lidar com prospects sem qualificação.
A importância da pré-venda
Antes de apresentarmos detalhadamente o que são as siglas LDR SDR BDR, vamos nos debruçar sobre o que é pré-venda.
Como o nome sugere, é a etapa que antecede o contato comercial da organização com um prospect, com a intenção de venda.
No processo atual, é um estágio essencial para qualificar os leads e otimizar o trabalho dos vendedores, permitindo que aproveitem melhor o tempo deles na conversão de prospects que possuem interesse em fazer uma compra.
Imagina enviar para o setor de vendas apenas leads que querem e podem contratar a sua solução?
É sonho? Não. É planejamento e uma boa equipe que considere todas as etapas da jornada de compra e da qualificação de contatos.
Na prática, o setor de vendas atua nesse trabalho de identificação e confirmação sobre as melhores oportunidades que estão batendo na porta do departamento e trabalha bem esses contatos para pavimentar o caminho do time de vendas.
Esse processo é ainda mais necessário quando se trata de empresas que vendem produtos ou prestam serviços de alta complexidade, neste caso os profissionais de LDR, SDR e BDR terão papel ainda mais fundamental.
Leia também: Pré-venda: o que é, como funciona e que vantagens ele apresenta?
O que são os profissionais de LDR, SDR e BDR?
O processo de qualificação de leads pode ser feito de várias maneiras de acordo com a estratégia escolhida pela empresa.
No entanto, quanto maior a complexidade da venda, maior serão as frentes de trabalho para que o processo funcione, por isso o trabalho do LDR, SDR e BDR se fazem necessários.
A seguir, entenda o que significa e o que faz cada um desses profissionais.
Sales Development Representative (SDR)
O profissional chamado de SDR é aquele responsável por prospectar e qualificar os leads.
Basicamente, ele recebe uma relação de leads que pode ter vindo do marketing, por exemplo, e tem a tarefa de fazer o primeiro contato com eles.
A ideia é começar a perceber qual dos integrantes dessa lista estão mais próximos do perfil de cliente ideal e, por isso, estariam mais próximos de adquirir uma das soluções oferecidas pela empresa.
O contato do SDR não é uma abordagem de vendas. A ideia nessa etapa é fazer um trabalho de detetive, de modo a consultar o lead, desenvolver uma conversa mais abrangente e entender as dores e necessidades.
É função do SDR coletar dados e informações pertinentes que ainda não foram reveladas, mas que são compartilhadas durante a abordagem.
Todas essas informações, além de contribuir para a qualificação do contato, pode e deve ser usado pelo time de vendas para personalizar os discursos e torná-los mais eficientes.
Entre as informações que precisam ser investidas pelos SDRs estão:
- quem são os tomadores de decisão;
- se a empresa já utiliza alguma solução semelhante (concorrência);
- quanto estão dispostos a pagar por uma solução como a sua.
Todas essas informações serão de grande ajuda para o time de vendas quando for o momento de uma abordagem comercial.
Conheça mais sobre o trabalho e importância desse profissional no artigo, “O que é SDR? Como esse profissional ajuda a vender mais?”.
Business Development Representative (BDR)
O BDR é o profissional responsável pela prospecção outbound, ou seja, é ele quem irá trabalhar os contatos frios, sobre os quais não se tem muitos dados e quase nenhuma interação.
Assim como os outros cargos de pré-venda, o objetivo principal do BDR será qualificar leads e encontrar as melhores oportunidades de negócios para passar para o time de vendas. No entanto, sua grande diferença é que o BDR faz a prospecção ativa.
Ou seja, ao invés de contatar a lista de leads que o setor de marketing enviou. O profissional de BDR deve montar a própria lista.
Além disso, deve estabelecer o primeiro contato com esses leads que são “frios”, afinal, nunca demonstraram interesse na empresa ou em qualquer coisa que ele faz. Em muitos casos, o lead nem conhece a marca.
Para fazer o contato com esses leads o Business Development Representative deve utilizar diferentes canais e ferramentas tais como:
- Cold email: envio de e-mail comercial sem interação anterior do lead
- Cold calling: realização de ligação telefônica a possíveis clientes, mas também sem interação anterior desses
- Social selling: contato por meio de redes sociais
Além disso, ele precisa ter conhecimento estratégico para pensar formas de qualificar esse tipo de lead, trabalhar com as listas frias e conseguir virar alguns negócios ao invés de gerar descadastros.
Leia também: O que significa SDR? Qual a diferença para BDR?
Lead Development Representative (LDR)
Por fim, o LDR é o profissional de pré-vendas que irá organizar as listas de leads para prospecção, passando os contatos para os outros dois profissionais citados anteriormente: SDR e BDR.
Ele opera como um planejador distribuindo as listas geradas pelas estratégias de marketing.
Suas principais preocupações é fazer o cruzamento e a checagem das informações fornecidas, como telefone e e-mails dos tomadores de decisão, por exemplo.
Além de agilizar o trabalho dos vendedores checando tudo, os LDR também fazem pesquisas para complementar informações que ainda faltam nos cadastros e acrescentar demais dados relevantes na hora da negociação.
Diferente dos SDR e BDR, os LDR não entram em contato com os clientes, mas são importantes para adiantar o trabalho, garantindo que as informações sobre os contatos estão corretas.
O profissional de LDR precisa ter uma certa experiência no outbound e tem que apresentar um perfil mais investigativo para encontrar informações, pesquisas e dados na internet.
Quais funções de cada um desses profissionais?
Entender o que são os profissionais de LDR, SDR e BDR é importante, mas o que cada um deles faz? Quais as reais atribuições e ações devem ser dirigidas para cada um deles?
Quais as principais atribuições LDR?
Como vimos anteriormente, o LDR é quem organiza a geração de leads, faz a checagem e auxilia na prospecção e qualificação de leads.
As atribuições desse profissional englobam alguns aspectos fundamentais para uma futura venda. As principais são:
- Gerenciamento das listas de leads: com as listas em mãos, o profissional deve organizar e classificar os contatos de acordo com nível de interesse, necessidade e outros aspectos relevantes para o próximo analista de pré-venda, que pode ser o SDR ou BDR;
- Atualização da base de contatos: um dos pontos principais é ter certeza de que os contatos que serão passados tem as informações atualizadas;
- Organização de informações pré-venda: o LDR também deve ampliar a base de informações relevantes do cliente para facilitar o trabalho do próximo analista. Os dados mais comuns são telefones e e-mail, mas atualizar percepção de dores e necessidades dos leads também é algo importante.
Veja também: O que são vendas internas? Como funcionam? Guia completo
Quais as principais atribuições SDR?
Além de entender o que é SDR é preciso ter consciência de que este profissional tem como principal objetivo trabalhar bem a lista de MQL (Marketing Qualified Leads) ou Lead Qualificado de Marketing, que são os contatos mais próximos do perfil ideal de cliente.
Neste aspecto, o SDR tem como principais atribuições as seguintes funções:
- Conhecer o lead: é necessário que o profissional estude sobre o lead que pretende entrar em contato, verificar dados do seu perfil, quais seus interesses e ainda descobrir outros informações que facilitem a interação entre os dois;
- Fazer o primeiro contato: é atribuição do SDR realizar o primeiro contato, seja por telefone, e-mail ou pelo canal que o lead informar ser o seu preferido;
- Confirmar interesse na solução: também é tarefa do SDR assegurar que o levantamento de dados está atualizado antes de apontar os pontos fortes e diferenciais da marca;
- Fazer o registro de interações: aqui o intuito será fazer o acompanhamento e dar prosseguimento para que o lead continue avançando nas próximas fases do funil, como se fosse um diário do cliente;
- Identificar o momento do cliente: por fim, ele precisa ter o “faro” comercial e se basear nas métricas para entender qual momento sua abordagem já foi o suficiente e quando deve passar aquele contato para o time de vendas.
Saiba mais: O que significa SDR? Qual a diferença para BDR?
Quais as principais atribuições BDR?
Como dissemos antes, o BDR é quem trabalha as listas frias de contato e, por isso, é o que terá de usar mais ferramentas e canais diferentes para tentar alcançar esse lead.
Ele também será alguém que deve usar a sua percepção (baseada nas respostas dos contatos que aborda) para identificar novos segmentos de clientes e oportunidades de negócio que podem ser explorados com algumas mudanças nas soluções da empresa.
Assim como o SDR, também deve fazer o primeiro contato, a grande diferença é que o BDR estará abordando um contato que não mostrou nenhum interesse na empresa.
Ele também deve registrar todas as interações e acionamentos e identificar quando é o momento certo de passar o contato para o time de vendas.
Como apresentamos acima, os canais mais usados por eles serão:
- cold email;
- cold calling;
- social selling.
E aí, entendeu o que são LDR, SDR e BDR? Pronto para profissionalizar a gestão de cliente do seu negócio? Você precisa conhecer as soluções da Zendesk.
Ferramenta para pré-vendas e vendas
Para que todos os processos de vendas e pré-vendas seja realizado com eficiência é fundamental a implementação de tecnologia no setor por meio do CRM.
Uma plataforma de Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou CRM permite:
- centralizar todos os dados e interações dos clientes;
- visualizar o pipeline de vendas de forma eficiente,
- identificar e priorizar leads com mais chances de compra, dentro do seu pipeline;
- possibilidade de fazer chamadas, enviar e-mails, agendar reuniões e acessar o histórico de vendas em um só lugar, sem precisar registrar nada manualmente;
- integrar diferentes departamentos, por exemplo, vendas, marketing e atendimento;
- acessar histórico de compras realizadas;
- automatizar o envio de e-mails para personalizar as comunicações,
- registrar instantaneamente todas as chamadas feitas ou recebidas
- identificar novas oportunidades de venda rapidamente,
- acessar relatórios prontos para o uso que analisam métricas importantes e mais.
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