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Lead generation: o que é? Aprenda como gerar novos leads + exemplos
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 27 junho 2022
Fazer pessoas se interessarem por sua empresa a ponto de entrarem em contato. Parece sonho, mas é a realidade de muitas organizações.
Essa atração é feita por meio de um processo chamado lead generation. Nele são trabalhadas diversas estratégias para fazer com que essas pessoas de interesse, ou leads, se tornem parte da sua base de clientes.
Pode parecer difícil compreender o lead generation, o que é ou como ele funciona. Mas com as dicas certas vai perceber que é mais simples do que imagina.
Para te ajudar nesse aprendizado preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue por aqui e entenda sobre os tópicos abaixo.
Lead generation: o que é?;
Como gerar novos leads?;
CRM de vendas: otimize o trabalho da sua equipe!
Boa leitura!
Lead generation: o que é?
Lead generation, ou simplesmente geração de leads, é um termo que compreende todo o processo para se alcançar um lead. Ele é baseado em três etapas, são elas:
atração;
geração;
conversão.
Na etapa de atração é quando o consumidor tem o primeiro contato com a sua empresa. Essa relação pode acontecer por meio do outbound marketing ou inbound marketing.
Com o outbound essa atração é feita mais fisicamente, ou seja, fora do ambiente digital. Alguns exemplos são: outdoors, busdoors, anúncios na TV ou rádio e eventos.
Já no inbound, os meios e canais de comunicação digitais são utilizados para essa atração de visitantes. Alguns exemplos são: conteúdos relevantes, e-books, marketing de conteúdo e e-mail marketing.
A segunda etapa é a de geração. Nela os visitantes mais engajados se transformam em leads que serão trabalhados conforme os estágios do funil de vendas, visando a conversão.
Tipos de lead
Para compreender de fato o lead generation, o que é e como funciona é preciso ter em mente que existem diversos tipos de lead. Cada um deles é diferenciado com base nas etapas do funil de vendas.
Entre os exemplos de lead podemos citar três. São eles:
- Marketing Qualified Lead: consumidor que já considera o que sua empresa oferece mas ainda não está preparado ou decidido em comprar algo;
- Sales Qualified Lead: já está decidido sobre o que ele precisa e tem muitas informações sobre os produtos ou serviços da sua empresa. Conversão em vendas é mais simples, porém ainda merece muita atenção do time de vendas;
- Product Qualified Lead: quando a pessoa já experimentou seu produto ou serviço e já possui um parâmetro próprio para decidir se irá se fidelizar como cliente ou não.
Leia também: Como fazer um fluxo de nutrição de leads de sucesso? 7 passos!
Como gerar novos leads?
Agora já entendeu o conceito de lead generation, o que é que faz essa geração de leads acontecer? Como explicamos acima, gerar leads é uma tarefa que pode acontecer tanto no ambiente off (outbound) quanto no on (inbound).
Independentemente de qual seja o ambiente da sua estratégia, as equipes de marketing e vendas precisam estar alinhadas para que esses leads tenham uma boa experiência e virem clientes. Mas, como fazer isso?
Existem diversas maneiras de entender como fazer a geração de leads qualificados. No entanto, cinco se destacam. São elas:
landing pages;
marketing de conteúdo;
- SEO;
e-mail marketing;
eventos online e offline.
Um lead qualificado é aquele que já tem alto potencial de comprar seu produto ou serviço. Importante deixar claro que antes de começar a geração de leads qualificados essas estratégias também colaboram para as fases anteriores do funil de vendas.
Confira a seguir o detalhe de cada uma delas para saber qual mais se encaixa com o perfil da sua empresa e dos seus clientes.
1- Landing pages
As landing pages, ou páginas de destinos, são construídas com o único objetivo de capturar leads. Ou seja, informações sobre potenciais clientes que se interessaram pelo conteúdo rico, produto ou serviço divulgado nesta página.
É muito importante que o material disponibilizado na landing page seja de fato relevante para o seu público. O motivo é que ele terá uma boa impressão da sua marca e ficará mais disposto a avançar as etapas do funil de vendas.
2- Marketing de conteúdo
Já citamos neste artigo que existem diversos exemplos de lead. Portanto, é importante criar conteúdo pensando nas fases do lead e também nas principais características da sua persona.
A estratégia de marketing de conteúdo é uma ótima opção para atrair e gerar um lead. Ela consiste na criação de blog posts e também conteúdos nas redes sociais.
3- SEO
Aliado ao marketing de conteúdo está o Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca. As técnicas de SEO irão ajudar o seu site ou blog posts a alcançarem posições melhores nos buscadores online, como o Google, por exemplo.
Essa estratégia é essencial para que sua empresa seja vista e, consequentemente, alcance mais pessoas e leads.
4- E-mail marketing
O uso do e-mail marketing é uma opção para nutrir seus leads com mais informações sobre seus produtos ou serviços. Mas é preciso ter cautela ao usá-lo, pois se exagerado pode causar uma impressão contrária e afastar esse potencial cliente.
5- Eventos online e offline
Por último, mas não menos importante, está a geração de leads por meio de eventos online e offline. Um simples preenchimento de formulário das pessoas interessadas já é uma maneira de entrar em contato com elas depois.
Mas, é preciso atenção. Deixe claro que esse contato pode acontecer e peça a permissão delas. Sem isso essa ação pode parecer invasiva.
CRM de vendas: otimize o trabalho da sua equipe!
Agora que sabe quais o conceito de lead generation, o que ele é, como funciona e as maneiras de conseguir gerar leads qualificados, que tal oferecer uma maneira mais produtiva de gerenciar esses potenciais clientes? É o que faz um CRM de vendas.
Softwares de vendas como o CRM – Customer Relationship Management (em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) ajudam o trabalho dos profissionais de vendas e atendimento. Um dos principais do mercado é o Zendesk Seel.
A Zendesk é uma empresa bem conhecida no que se diz respeito a soluções de atendimento ao cliente. Com esse software a equipe de vendas fica mais preparada para oferecer uma melhor experiência.
Sabendo que o cliente é o foco para a estratégia de crescimento da sua empresa, ter um software de CRM de vendas é parte importante nessa evolução. Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Sell e dê mais um passo para o desenvolvimento do seu negócio.