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Artigo 11 min read

Ser um líder de sucesso: 11 comportamentos que você precisa desenvolver

Por Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2023

líder de sucesso

O que significa ser um líder de sucesso para você? Apenas delegar tarefas e gerenciar projetos? Pois saiba que hoje em dia pode ser que essas habilidades não sejam o suficiente para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Pois é, existem certas atitudes e comportamentos de um líder que você precisa ter para ser capaz de influenciar sua equipe positivamente e inspirá-los a dar o seu melhor e não apenas seguir ordens cegamente. 

Afinal, como diria Walt Disney, “A melhor maneira de começar algo é parar de falar e começar a fazer”. Então, nada melhor do que liderar pelo exemplo. Para ajudar, preparamos um artigo completo que explica o que um líder de sucesso deve ter. Vamos lá? 

Como ser um líder de sucesso?

O líder é uma figura notória que faz com que uma empresa cresça e seus profissionais prosperem juntos. Trata-se de uma pessoa reconhecida pela sua capacidade de orientar, e não somente pelo seu cargo.

Portanto, o segredo de um líder de um verdadeiro líder está muito mais ligado às atitudes do que somente assumir responsabilidades. Por isso, grandes exemplos de líderes de sucesso são reconhecidos por motivar suas equipes a engajá-las com os objetivos da empresa.

Para Ronald Heifetz, famoso fundador do Center for Public Leadership, não basta “se tornar um líder”. É necessário ver a liderança como uma prática contínua. 

Ou seja, ter em mente que esse papel precisa estar sempre em desenvolvimento. É importante não ter vergonha de aprender, pois é um trabalho que exige tentativa e erro.

Logo, um dos primeiros comportamentos do líder é deixar de lado a ideia de ser uma pessoa rígida, que sabe de tudo e não comete erros. Não há mais espaço para esse perfil na cultura e clima organizacional das empresas.

É preciso ter humildade para admitir que não sabe de tudo e que, às vezes, precisa de ajuda para levar sua equipe ao sucesso.

A prática da liderança faz com que você cresça e se torne um líder de sucesso

Além disso, como Heifetz adiciona, é necessário ter coragem, pois erros são cometidos e você deve aceitá-los, aprender com eles e encorajar o seu time a fazer o mesmo.

É possível ver isso em exemplos de líderes de sucesso, como Bill Gates, cofundador da empresa Microsoft: “Não há problema em celebrar o sucesso, mas é mais importante dar atenção às lições do fracasso”.

A propósito, ele tinha o costume de ensinar sua equipe a aprender com as próprias falhas. Esse é um diferencial importante para quem quer alcançar resultados cada vez melhores.

>>>> Leia também: conheça dicas para alcançar o sucesso na gestão empresarial

Com isso em mente, conheça 11 atitudes e comportamentos de um líder de sucesso que você deve desenvolver para alcançar os melhores resultados e ser reconhecido como um exemplo pela sua equipe!

Qual o perfil de um líder de sucesso? 11 comportamentos e atitudes

O perfil de um líder de sucesso inclui:

  • ser responsável;
  • saber escutar;
  • ter boas habilidades de comunicação;
  • ser confiante; 
  • buscar inovar sempre;
  • ser capaz de ensinar;
  • estar aberto a aprender;
  • respeitar todas as pessoas; 
  • ser empático; 
  • cuidar da saúde mental dos colaboradores; 
  • saber motivar sua equipe.

Todas essas são características conhecidas como “soft skills”, que são desenvolvidas e exercidas no dia a dia. Logo, elas não aparecem do dia para noite. Na verdade, é preciso praticá-las constantemente. 

Para aprender mais, continue a leitura e confira como ser um líder de sucesso e desenvolver essas atitudes em mais detalhes!

1. Ser responsável

O que precisa para ser um bom líder é responsabilidade. Quem ocupa um cargo de liderança deve gostar de ter responsabilidades para ser capaz de lidar com a grande demanda de decisões com mais tranquilidade. 

Até porque, o líder é o responsável pela sua equipe. Logo, ele deve ser capaz de fazer escolhas — especialmente sob pressão — e assumir a responsabilidade por elas. 

Pois é, esses comportamentos fazem parte das características que um líder deve ter, sobretudo em situações de incerteza. 

Segundo Peter Drucker, pai da administração, que influenciou empresários como Bill Gates e Jack Welch:

“Cada decisão é arriscada: ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido.”

Muitas decisões precisam ser tomadas em momentos difíceis, nos quais o diálogo é imprescindível para resolver problemas e evitar atritos na equipe. Ao mesmo tempo, é essencial antecipar erros e acontecimentos para estar pronto para resolvê-los.

2. Saber escutar

A capacidade de escutar a sua equipe faz uma grande diferença no perfil de um líder de sucesso. Pois é, não adianta ter talento se você não conseguir manter a mente aberta para novas ideias e pensamentos.

A escuta ativa faz parte de qualquer tipo de relacionamento, inclusive dentro do negócio. Quando o líder é um bom ouvinte, ele gera confiança, pois as pessoas sabem que quando precisarem dele, ele está disposto a escutar.

Esse comportamento é útil em diversas situações, desde quando colaboradores encontram problemas que precisam ser resolvidos, por exemplo, até quando eles têm dificuldade em produzir alguma coisa. 

Se o líder não é acessível, os colaboradores não se sentem confiantes em mostrar seus resultados ou expressar suas dúvidas. 

E, caso perceba que as pessoas não estão compartilhando seus pensamentos livremente e sem medo, é importante ser proativo para escutar as perguntas e ideias da equipe.

Aliás, segundo dados do Mda Training, 79% das pessoas que deixaram um trabalho disseram que foi por “falta de apreciação”. Portanto, ouça — e considere — as ideias do seu time. 

>>>> Leia também: 8 dicas práticas de liderança remota para gerir com sucesso o novo modelo de trabalho

3. Ter boas habilidades de comunicação

Além de saber ouvir, saber se expressar bem é algo que um líder deve ter para uma boa comunicação com sua equipe de profissionais. 

Já que você vai delegar tarefas, é importante descrevê-las de maneira clara para não causar nenhuma confusão e possíveis dificuldades por consequência. 

Aliás, a falta de comunicação interna pode causar diversos problemas, como menos engajamento e baixas perspectivas de crescimento.

A propósito, uma pesquisa divulgada pelo Mda Training mostrou que equipes que possuem um líder que preza pelo engajamento têm 39% mais chances de serem mais engajadas no trabalho. 

E se o líder se dispõe a conversar com os colaboradores, eles também se sentem mais confortáveis em buscá-lo para trocar ideias. Resumindo, uma excelente comunicação é um dos pilares da liderança carismática.

4. Ser confiante 

Todo líder de sucesso demonstra confiança, ainda mais em tempos em que as empresas enfrentam dificuldades e cabe a essa figura transmitir tranquilidade à equipe. 

Quando os colaboradores sentem confiança no seu líder, a tendência deles é segui-los e se deixar influenciar por eles.

De acordo com a mesma pesquisa divulgada pelo Mda Training, 82% dos colaboradores não confiam em seus chefes para dizer a verdade. 

Já outra pesquisa, da Carreira dos Sonhos, feita pela Cia de Talentos, apenas uma média de 44% dos funcionários confiam em seus superiores de alta liderança. 

Já a falta de confiança no CEO e gestor aumenta um pouco, sendo 55% e 64% respectivamente. São dados preocupantes, pois profissionais que não se sentem apoiados tendem a ter um bloqueio na motivação no trabalho.

5. Buscar inovar sempre

Como Peter Drucker já disse, “mais arriscado que mudar, é continuar fazendo a mesma coisa”. 

Atualmente, tudo muda e acontece de forma rápida. Líderes de sucesso devem enfrentar este cenário com muita criatividade, aceitando as inovações e incentivando suas equipes a pensar “fora da caixa” também. 

Inclusive, a inovação é uma das habilidades essenciais para se adaptar à liderança do futuro.

Esse tipo de prática envolve tanto novas ideias de projetos, quanto a adoção de tecnologias que agreguem valor à empresa. 

Neste caso, é importante fazer uma boa gestão de mudanças com o objetivo de evitar a queda de produtividade, além de promover um clima organizacional positivo.

Inclusive, um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, apontou que líderes promovem inovação radical e melhoram o desempenho de seus colaboradores. 

Já uma pesquisa da Zendesk em parceria com a ESG Research revelou como os líderes que inovam na experiência do cliente impulsionam os negócios e se tornam “campeões”.

6. Ser capaz de ensinar 

Ensinar é um dos comportamentos e atitudes de um líder que às vezes cai no esquecimento. Um líder de sucesso ensina sua equipe com frequência, compartilhando seus conhecimentos e experiências como exemplos.

Quando as pessoas aprendem com você, elas crescem junto e formam uma equipe mais consistente com sua forma de trabalhar. 

Atividades de team building são excelentes opções para ensinar e fortalecer as relações entre colaboradores e o engajamento deles com a empresa.

Não deixe de ler: o que é team building e como aplicar com sua equipe?

7. Estar aberto a aprender

Além de ensinar, o comportamento do líder deve ser humilde e estar sempre disposto a aprender. E ter uma equipe diversificada permite que os colaboradores aprendam uns com os outros e com você.

Lembre-se que ninguém é igual. Então, cada indivíduo tem um ponto de vista próprio. Posto isso, é importante considerar pontos de vista divergentes, pois visões diferentes permitem que tenha novas ideias e ainda mais sucesso na liderança.

Também se certifique de demonstrar que está disposto a ouvir e a aprender com os colaboradores. Essa atitude nos leva a outro ponto importante: o respeito.

8. Respeitar todas as pessoas 

Um bom líder precisa saber lidar com as pessoas e reconhecer que os colaboradores têm perfis comportamentais variados, com talentos, pensamentos e maneiras de agir distintas.

Quando há pontos que precisam ser melhorados, o líder deve saber gerir e dar feedbacks de acordo com cada perfil comportamental.

Uma pesquisa da Gartner revelou que, quando uma figura de liderança apoia e se preocupa com as experiências da vida pessoal do funcionário, a saúde mental e a qualidade de vida do trabalhador melhora em até 23%, enquanto a saúde física melhora 17%. 

Lembre-se que um profissional saudável também é um profissional mais eficiente e produtivo no trabalho!

9. Ser empático

Ainda falando sobre o que precisa para ser um bom líder, nós temos a empatia. Ou seja, ser capaz de se colocar no lugar do outro para entender sua situação. 

Quando falamos em liderança de sucesso, pode ser compreender os motivos pelos quais um colaborador que sempre entrega bons resultados, do nada, mostra uma queda na sua produtividade, por exemplo. 

Nessa situação, é papel do líder não apenas cobrar, mas buscar entender os motivos para essa baixa e, se possível, fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar. 

>>>> Aprenda mais: comunicação empática — o que é e como colocar em prática na rotina de atendimento ao cliente?

10. Cuidar da saúde mental dos colaboradores

A saúde mental é um tema bastante importante e que pode afetar muito a produtividade no trabalho. E sim, é papel do líder se preocupar com esse ponto. Nesse caso, a figura de liderança deve se esforçar para criar um bom ambiente de trabalho. 

Isso implica em manter uma boa comunicação interna, cuidar do clima organizacional e, se possível, criar ações para os colaboradores poderem cuidar da sua saúde mental, como incentivos. 

11. Saber motivar sua equipe 

A última dica de como ser um bom líder de sucesso é saber motivar a equipe. De nada adianta se comunicar bem, ouvir os colaboradores e demonstrar empatia, se você não souber como levantar os ânimos. 

Aqui, é preciso ter em mente que cada pessoa é diferente. Ou seja, uma pode se sentir mais motivada por desafios, enquanto outra lida melhor com palavras de afirmação sobre o seu desempenho até então.

Portanto, preste atenção ao seu time e faça testes para ver o que funciona. No mais, lembramos que o comportamento do líder é um processo constante. Por isso, nunca deixe de praticar. 

Ei, antes de ir embora, que tal baixar a pesquisa que a Zendesk fez em parceria com a ESG? Nela, você descobre como os líderes que investem mais na experiência do cliente impulsionam seus negócios!

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