Artigo • 11 min read
11 Skills de uma liderança de alta performance!
Por Zendesk
Última atualização em 10 Abril 2023
A liderança de alta performance é extremamente importante para que uma empresa atinja seus objetivos e cresça em um mercado cada vez mais competitivo.
Afinal, um líder de alta performance motiva todo o seu time, faz as pessoas terem aquele brilho no olhar, e aquela vontade de vencer junto com a empresa.
Ele mostra que a vitória não é dele, e que nada alcançamos sozinhos. Um líder com sua habilidade desenvolvida transforma a competição em cooperação dentro da empresa e cria um ambiente de trabalho ainda melhor.
Ainda que muita gente veja a liderança como uma habilidade nata, a verdade é que ela pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. E nesse post vamos falar sobre as 11 skills que um líder de sucesso precisa desenvolver. Boa leitura!
O que é liderança de alta performance?
A liderança de alta performance é um conjunto de características que um líder desenvolve para aumentar o engajamento e a motivação de todo o seu time, trazendo melhores resultados para a empresa e um ambiente de trabalho ainda mais harmônico.
Vale dizer que esse profissional é altamente cobrado, uma vez que desempenha um cargo que possui uma grande exigência. Entretanto, lidar com a pressão é uma das habilidades que ele precisa desenvolver.
O líder de alta performance não contribui somente para que uma empresa tenha resultados melhores. Mas ele também tem um grande papel na vida dos colaboradores, pois torna-se uma verdadeira referência para eles.
O que define um líder de alta performance?
Um líder de alta performance é aquela pessoa que desenvolveu diversas habilidades ao longo da sua trajetória profissional. Desde técnicas de negociação, até resolução de problemas, muitas são as skills desenvolvidas.
Não é à toa que a gestão de alta performance é uma busca constante entre as grandes e pequenas empresas que estão no mercado.
Inclusive, profissionais que se dedicam em melhorar os seus pontos fracos e aperfeiçoar os seus pontos fortes são sérios candidatos a se tornarem líderes de alta performance.
Quais são as skills de uma liderança de alta performance?
Agora que falamos sobre o que é um líder de alta performance e como ele colabora com o crescimento da empresa, vamos mostrar quais são as habilidades que ele precisa desenvolver para se destacar no mercado.
1 – Ensinar as pessoas a saírem da zona de conforto
Um bom líder é aquela pessoa que todo mundo quer seguir. E mais do que um exemplo, ele é um professor para o seu time. Por isso, ele ensina as pessoas a deixarem sua zona de conforto.
Cabe ao líder extrair o que cada colaborador tem de melhor. Ele identifica os pontos fortes e fracos da sua equipe e mostra como cada um pode explorá-los para ir ainda mais além.
Portanto, uma habilidade que precisa ser desenvolvida é a análise comportamental, e a capacidade de motivar todos para deixarem a sua zona de conforto, buscando ser melhor a cada dia, para entregar os melhores resultados.
2 – Orientação para resultados
Outra habilidade a ser desenvolvida é a orientação para resultados. Os líderes precisam ter metas de objetivos de vendas muito bem definidas. E então traçar estratégias para o time alcançá-las.
Para isso é necessário ter muito foco e atenção, e saber como lidar com cada um dos colaboradores, fazendo-os entender onde precisam chegar em um determinado período.
O líder tem que ser capaz de bloquear os distraídores de tempo, restringir as notícias negativas e fazer o possível para que todos mantenham o foco naquilo que realmente é importante.
3 – Lidar com a pressão diária
Algumas pessoas possuem uma grande dificuldade em lidar com a pressão. Isso não pode acontecer em hipótese alguma com quem deseja ser um líder de alta performance.
O líder precisa lidar muito bem com a pressão diária. Afinal, ele é altamente cobrado pelo resultado do seu time. E não pode simplesmente chegar e dar duro em quem não alcançou as metas.
Afinal, isso trará resultados ainda piores. Ele precisa absorver a pressão, e ainda por cima saber como cobrar os seus funcionários, entendendo quais são as dificuldades que estão enfrentando no dia a dia.
Tire por referência um treinador de futebol. Ele sofre pressão constante: da diretoria do time, dos torcedores e da imprensa. E quando o time joga mal, ele assume o fracasso em público para não desmotivar os jogadores. É assim que deve se portar um grande líder.
4 – Comandar o time como um capitão
Outra característica nata desenvolvida por um líder é o comando. Grandes lideranças possuem autoridade sobre seus liderados sem a necessidade de ser autocráticos.
Muito pelo contrário, o líder cria um ambiente propício no qual os membros provam a si mesmos que podem superar suas limitações. Por isso, os líderes que mais geram resultados usam uma abordagem psicológica.
Eles são verdadeiros comandantes. É aquele que mostra o caminho e todos se esforçam para chegar ao destino final. Ele não precisa pressionar ninguém, pois tem o dom nato de fazer as pessoas segui-lo sem essa necessidade.
Desenvolver a habilidade de comando parece difícil no começo, mas com o tempo e bastante treino, um líder se torna um comandante nato do seu time, e as metas são alcançadas com mais facilidade.
Leia também:
- Conheça os 7 estilos de liderança e identifique o seu;
- Como desenvolver equipes de alta performance e incrementar a sua receita?
5 – Ter empatia para com todos
A empatia é uma palavra que ganhou bastante notoriedade ultimamente. Mas poucas são as pessoas que realmente a entendem. Afinal, empatia é se colocar no lugar do próximo e ver a vida do mesmo ângulo.
Um bom líder precisa ser empático. Em nenhum momento ele pode repreender os seus colaboradores. Quando alguém falha, ele se coloca no lugar dessa pessoa para entender qual foi o problema que gerou a falha.
Ao fazer isso, ele pensa em soluções mais efetivas, e consegue ensinar todos os seus liderados de forma simples e direta.
Portanto, não há como ser um líder nato sem ser empático. Ao desenvolver a empatia, as pessoas te veem como alguém que elas gostam e confiam, afinal, elas se identificam com você.
6 – Capacidade de identificar talentos
Uma das coisas mais difíceis que um líder enfrenta é a capacidade de encontrar talentos e extrair o que ele tem de melhor.
Novamente fazendo uma analogia com um time de futebol, você já reparou que existem jogadores que somem em campo com um técnico e com outro brilham nos gramados?
Isso acontece porque aquele determinado treinador teve mais capacidade para identificar o talento do jogador, e colocá-lo para jogar na posição certa. Além, é claro de saber como conversar e cobrar os resultados.
Portanto, mais do que lidar com sua equipe, um bom líder precisa saber construir uma boa equipe, trazendo pessoas para o time com habilidades diferentes, mas com foco nos objetivos da empresa.
Um líder que sabe identificar talentos e extrair o melhor que cada um possui, cria equipes de alta performance que trazem resultados ainda maiores para a organização.
7 – Visão tática do time
A visão tática, também conhecida como “habilidade de coaching”, é a maneira como um líder consegue dar conselhos técnicos para o seu time.
O comando e a motivação são muito importantes, sem dúvida alguma. Entretanto, o líder precisa entender do trabalho dos seus liderados. E mais do que isso, tem que saber como ensiná-los a executar uma tarefa técnica.
Líderes com mais facilidade em transmitir ensinamentos táticos, agregam mais valor para os seus liderados. Ele deixa de ser visto como apenas um superior e se torna um verdadeiro professor na vida deles.
Portanto, cabe ao líder estudar todos os processos e operações do seu departamento. Entender a fundo como cada um executa uma tarefa, pois somente assim, ele conseguirá dar os melhores conselhos para o seu time.
8 – Foco nos objetivos
O foco é uma palavra tão forte que é muito usada por autores que se aperfeiçoaram nos estudos sobre a força do pensamento. Quando temos um foco muito forte em algo e desejamos aquilo profundamente, uma hora ou outra conseguimos.
Por isso, um bom líder precisa ter o foco nos objetivos. Acordar e dormir todos os dias sabendo quais são as metas que ele precisa atingir. Isso sem se desviar de qualquer negatividade física ou emocional.
Só para ilustrar, de acordo com uma pesquisa feita pelo PageGroup em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, 40% dos líderes disseram que em períodos turbulentos tomaram decisões acertadas.
A pesquisa reforça, portanto, a importância do foco para atingir um objetivo. Afinal, não há como esperar que tudo esteja bem para acreditar que uma meta será mais facilmente alcançada.
Grandes líderes mantém o foco em suas conquistas mesmo diante das adversidades, e buscam a todo custo alcançá-las.
9 – Acompanhamento da equipe
Uma outra característica nata de um bom líder é a capacidade de acompanhar sua equipe. Um comandante que simplesmente delega as funções e depois avalia se os resultados foram alcançados não é um líder de alta performance.
O líder, ao delegar as funções para seus liderados deve acompanhá-los de perto. Perguntar se está tudo bem, quais dificuldades estão enfrentando e se estão precisando de ajuda.
Ao acompanhar o time de perto, o líder ganha em conhecimento, uma vez que vê todo o processo do início ao fim. Inclusive, ele cria um ambiente de trabalho mais cooperativo e menos competitivo.
Nesse sentido, quem quer se tornar um líder de sucesso tem que desenvolver a habilidade de cooperação, ajudando todos que precisam dentro da sua equipe.
10 – Saber se adaptar
Quando definimos um objetivo criamos estratégias para alcançá-lo. Sendo assim, a estratégia é o meio pelo qual pretendemos chegar em um ponto dentro de um prazo pré determinado.
Entretanto, como a estratégia é um caminho, nem sempre ele é o melhor. Por isso, muitas vezes é preciso recuar e refazer a estratégia. Um bom líder sabe disso, e se adapta rapidamente em qualquer situação.
Essa rápida atuação o faz alcançar resultados ainda maiores, uma vez que ele não se prende em um único caminho acreditando ser a única maneira de alcançar um objetivo.
11 – Liderança estratégica
Por fim, o líder precisa ser um comandante no campo de batalha. É ele quem elabora as estratégias para ampliar as vendas do negócio, e assume os fracassos se ela não der o resultado esperado.
A liderança estratégica é aquela que sabe colocar as peças certas no tabuleiro e com paciência encontrar o melhor caminho.
Quando um líder desenvolve essa habilidade, ele cria equipes muito mais especializadas, tem mais entendimento sobre as características soft skill e hard skill de cada um, e atinge com mais facilidade os resultados.
Pode-se dizer que quando bem desenvolvida, a liderança estratégica faz o time ir ainda mais além, alcançando as metas antes mesmo do tempo.
Qual a melhor maneira de desenvolver essas habilidades?
Para desenvolver as técnicas de liderança, você precisa investir em treinamentos e desenvolvimento pessoal. Ou seja, tem que fazer cursos constantemente, bem como participar de workshops.
Além disso, com a chegada da tecnologia, ficou mais fácil encontrar conteúdos no mercado para desenvolver essas habilidades. Vale dizer, porém, que mais do que estudar deve-se treinar essas habilidades na prática.
O treino leva à perfeição. E quanto mais você focar em querer ser um líder de alta performance, maiores serão as chances de você se tornar esse profissional.
A tecnologia como base para uma liderança de alta performance
Para finalizar, é preciso compreender que um líder de alta performance não toma nenhuma decisão com base em achismos. Ele ampara suas decisões em dados coletados.
Nesse sentido, não há como existir uma liderança de alta performance sem um bom sistema de CRM. E uma das melhores alternativas do mercado é o Zendesk Service.
Ele permite uma visão muito mais apurada do cliente da empresa, entendendo os seus hábitos de consumo, bem como o relacionamento que já possuem com o negócio.
Através de uma plataforma totalmente intuitiva, você se torna capaz de tomar decisões acertadas e atingir os resultados desejados. Gostou? Então solicite uma demonstração grátis.