Artigo • 15 min read
Lifelong Learning: o que é, quais os pilares e a importância?
Por Zendesk
Última atualização em 12 Abril 2024
Saber o que é lifelong learning pode mudar a vida profissional, e até mesmo a pessoal, de indivíduos de diversos cargos e funções. Trata-se de um conceito que preconiza a aprendizagem continuada, e isso contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades que ajudam a enriquecer a carreira.
Para você ter uma ideia da importância da educação ao longo da vida, esse conceito está na lista das 16 tendências do mercado de trabalho para 2024, apresentada pela Forbes.
Uma das razões é que a lifelong learning nas empresas tem relação direta com a chegada de novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial, levando os profissionais à necessidade de se atualizarem e se adequarem às novidades para continuarem no mercado de trabalho.
É preciso desenvolver também as chamadas tech skills, que são os conhecimentos e as habilidades necessárias para realizar atividades relacionadas à tecnologia, incluindo ferramentas e processos.
Em outras palavras, se antes bastava concluir uma ou duas graduações para se tornar um talento interessante para as companhias, cada dia mais é fundamental manter o constante aprendizado para acompanhar as mudanças que não param de surgir.
É justamente por isso que você precisa entender mais sobre lifelong learning, o que é, seus pilares, importância, benefícios e outros pontos que ajudarão a promover a sua aprendizagem continuada e de seus colaboradores.
Lifelong learning: o que é?
Lifelong learning, ou educação ao longo da vida, é um conceito que busca desmistificar a ideia de educação baseada no modelo tradicional de aprendizagem, na qual o ensino seria realizado apenas durante o período entre o ensino básico e a pós-graduação.
A estratégia de aprendizagem continuada propõe que o conhecimento e o desenvolvimento de skills aconteça ao longo de toda a vida de uma pessoa, e não apenas durante uma faixa de tempo com começo, meio e fim.
Em outras palavras, o conceito por trás de lifelong learning entende a educação como um processo contínuo, por isso, empresas que o aplicam no dia a dia das suas equipes tendem a somar muitos benefícios ao desenvolvimento coletivo do negócio.
O que é aprendizagem ao longo da vida?
A aprendizagem ao longo da vida é outra maneira de se referir ao lifelong learning. Consiste em buscar sempre a expansão do conhecimento, das habilidades e das competências, não se limitando à finalização de cursos de graduação.
O objetivo é seguir com outras formas de aprendizado, continuamente, seja por meio de cursos ou mesmo a partir da convivência e divisão de ideias e informações com outras pessoas.
O conceito de lifelong learning no mundo
A partir dessa explicação inicial sobre o que é lifelong learning, é importante você saber também como essa prática funciona, sobre o que está embasada, e como ela funciona em outros lugares.
Para isso, precisamos falar da Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), instituição que representa o conceito de lifelong learning no mundo todo. O objetivo dessa entidade é disseminar a ideia e a aplicação prática dessa nova forma de enxergar a educação.
A principal luta da LLCQ é tornar o processo de aprendizagem:
- democrático,
- estimulante,
- permanente,
- voluntário,
- produtivo.
Diante disso, entendemos que a aprendizagem continuada é muito mais que um processo limitado, que termina na formatura.
Esse conceito preza pela continuidade do desenvolvimento das pessoas e faz escolas e empresas repensarem suas estruturas de ensino.
Exemplos de aprendizagem ao longo da vida
A amplitude do que é lifelong learning pode ser notada quando conhecemos as diferentes formas de expandir nossos conhecimentos por meio desse método de aprendizagem.
Alguns bons exemplos de aprendizagem continuada são:
- aprendizado por meio de jogos e esportes;
- aprendendo um novo idioma;
- cursos vocacionais;
- estudos sobre novos assuntos;
- estudos direcionados, como técnicas de marketing ou aplicação de tecnologias;
- absorção de conhecimento no próprio ambiente de trabalho;
- entre diversas outras formas.
4 pilares do lifelong learning: quais são e como aplicá-los?
A Lifelong Learning Council Queensland, criadora do conceito de educação ao longo da vida, indica que essa nova forma de pensar e agir sobre o processo de aprendizagem se baseia em quatro pilares fundamentais.
- aprender a conhecer;
- aprender a fazer;
- aprender a conviver;
- aprender a ser.
A seguir, apresentamos uma visão sobre cada uma dessas vertentes.
1. Aprender a conhecer
Sua principal missão é adquirir conhecimento de maneira questionadora. Mais do que reproduzir um método, é proposto pensar sobre ele.
Aprender a conhecer envolve não apenas a necessidade de aprender, mas também o prazer e a curiosidade de construir e reconstruir o conhecimento.
Neste pilar, é proposto que o conhecimento autônomo seja adquirido a fim de:
- estimular e desenvolver o senso crítico;
- confrontar ideias;
- refletir sobre o conteúdo;
- gerar questionamentos;
- considerar posicionamento em diferentes situações.
2. Aprender a fazer
Nesse sentido, a educação ao longo da vida considera as habilidades comportamentais como:
- a capacidade de se adaptar ao novo;
- trabalhar em equipe;
- ter iniciativa e proatividade;
- estabelecer boa comunicação;
- ter inteligência emocional e mais.
3. Aprender a conviver
Empatia, vínculos sociais e resolução de problemas são os termos relacionados a esse pilar da educação ao longo da vida.
Nesse aspecto, uma das formas mais eficientes de aprender é convivendo com o outro, aprendendo continuamente a partir dessa convivência e da consequente troca de experiências. Essa é uma nova maneira de enxergar o networking.
Dica de leitura: “Ambiente de trabalho agradável: como criar na sua empresa?“
4. Aprender a ser
Nesse pilar, o lifelong learning foca na evolução do modo de agir, desvendando novas características como autonomia e senso crítico. Esse modo preza pela ideia do desenvolvimento de novas skills, por meio do aprendizado contínuo.
Qual a importância do lifelong learning?
O lifelong learning é importante para os profissionais se adequarem às mudanças de mercado, às novas skills que estão sendo exigidas, e às novidades que estão chegando e, com isso, se manterem devidamente atualizados.
Em um primeiro momento, pode até parecer, mas a aprendizagem ao longo da vida não é um conceito que afronta a educação tradicional. Trata-se de um modelo de ensino aliado aos estudos cotidianos, que pode ser aplicado em escolas, empresas, e no dia a dia das pessoas.
Ao entender melhor o que é lifelong learning, você perceberá que é um estímulo ao ensino extracurricular utilizado por milhares de pessoas no mundo todo atualmente.
Apesar de parecer uma novidade, esse conceito é aplicado desde 1960 pelo Conselho da Europa, que já naquela época estimulava uma educação permanente, a fim de atender às demandas da sociedade.
Ainda assim, trazendo a aprendizagem continuada para os dias de hoje, as mudanças tecnológicas aceleraram a busca por novas skills, principalmente por conta da emergência e da velocidade com que as soluções e interações chegaram.
Prova disso pode ser visto no nosso relatório CX Trends, que revelou o poder e o impacto da IA nas experiências dos clientes e interações de atendimento entre consumidores e empresas,
Essa percepção reforça a importância de entender sobre lifelong learning, o que é e como praticar.
Afinal, somente a aprendizagem contínua possibilita que as pessoas expandam seus conhecimentos e atinjam as próprias expectativas e do mercado de trabalho — e se adequar às novas tecnologias é uma das mais importantes no momento.
CX Trends 2024
Como funciona a educação ao longo da vida no ambiente corporativo?
Quando uma pessoa se candidata para uma vaga de emprego, ela apresenta em formato de currículo ou LinkedIn uma lista com os conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica e carreira.
Assim que esse profissional é contratado, ele passa por treinamentos de onboarding e, então, soma aos seus conhecimentos as experiências desse treinamento. Porém, e depois?
Vivemos em uma realidade altamente transformadora, na qual práticas, métodos e ferramentas são questionados, transformados e substituídos o tempo todo, e a educação formal, com começo, meio e fim não corresponde mais — nem atende — às demandas atuais.
Por isso, no ambiente corporativo, entender o que é lifelong learning é importante para usá-lo como uma estratégia para criar uma cultura organizacional voltada para a aprendizagem contínua, de modo a não ficar dependente e limitada às estruturas formais de conhecimento, tais como faculdades e pós-graduação.
Benefícios do lifelong learning nas empresas e como adotar
O lifelong learning não diz respeito apenas às habilidades técnicas, mas também a aspectos comportamentais. Por isso, empresas e colaboradores ganham ao conhecerem esse conceito e o adotarem como parte da cultura pessoal e profissional.
Organizações que criam projetos de treinamento corporativo contínuo para seus colaboradores, podem alcançar benefícios como:
- retenção de talentos;
- aumento da autoridade da marca;
- otimização de processos;
- melhoria constante em todas as áreas da empresa;
- domínio mais rápido de novas técnicas;
- melhores resultados para os clientes e maior satisfação;
- contribuição para imagem de marca (branding);
- entre vários outros.
Além disso, algumas formas de adotar a cultura de educação ao longo da vida, e de desenvolver skills necessárias no ambiente corporativo, são:
- usar as plataformas de cursos on-line ou presenciais já existentes;
- oferecer cursos de curta duração;
- disponibilizar acesso a cursos de extensão;
- enviar os profissionais para participarem de congressos;
- realizar eventos e cursos internos.
Para os profissionais, o ganho pessoal também é notório, pois eles desenvolvem conhecimentos capazes de os tornarem referências em diversos assuntos, além de ficarem sempre atualizados e ampliarem seus conhecimentos gerais.
Leia também: “Treinamento de atendimento ao cliente: 8 etapas para conduzir“
Quais os benefícios de adotar lifelong learning na sua carreira?
Do ponto de vista dos profissionais, a busca por conhecimento autônomo, de maneira contínua, de desenvolvimento do senso crítico, e a consideração por novas abordagens de aprendizado, é benéfico para toda a vida, e muda a sua forma de agir e de pensar.
De acordo com o estudo “Lifelong Education” na geração Millennial, a busca por essa manutenção da aprendizagem já aponta que 93% desse grupo está disposto a fazer investimentos próprios para se manter aprendendo de maneira contínua. Indo muito além da educação formal.
Entre os benefícios desse tipo de investimento e da adoção do lifelong learning como estilo de vida estão:
- melhor preparação para enfrentar, encarar e se adaptar às mudanças do mundo,
- aumento do retorno financeiro,
- crescimento da capacidade de liderança,
- elevação da satisfação pessoal.
5 dicas para utilizar o lifelong learning
Após entender exatamente o que é lifelong learning, e perceber as inúmeras vantagens de manter a aprendizagem contínua na sua vida, você deve estar pensando como transformar tudo isso em prática, certo?
Para te ajudar, trouxemos cinco dicas de como aplicar esse conceito na sua rotina. Veja!
1. Reconheça seus interesses e objetivos pessoais
O lifelong learning diz respeito a você, suas escolhas e skills. Portanto, comece reconhecendo suas necessidades e desejos.
O método de educação ao longo da vida não deve ser uma obrigação, e aprender somente por interesses profissionais não é a melhor forma de construir um conhecimento sólido e agradável.
Por isso, mais importante que aprender coisas, é querer aprendê-las e se envolver nesse aprendizado. Somente dessa forma o conhecimento realmente fará parte do seu dia a dia.
2. Aproveite as oportunidades
A educação ao longo da vida pode ser desenvolvida de diversas formas, por exemplo, por meio de uma aula particular, uma discussão entre amigos, vendo um webinar ou palestra gratuita, e muitas outras maneiras.
O aprendizado não se restringe a cursos pagos ou certificações, já que a capacidade de aprender vai muito além das formas tradicionais. Por isso, aproveite as oportunidades e crie hábitos diários de desenvolvimento.
3. Não dê desculpas
Não existem barreiras para o conhecimento, já que ele pode ser conquistado das mais variadas formas possíveis. Portanto, utilize todos os recursos que estiverem ao seu alcance para aprender.
4. Pergunte sempre que considerar necessário
Toda resposta para uma dúvida pode criar cenários e estimular insights diferentes. Mesmo quando realizamos uma atividade de forma constante, podemos errar ou, simplesmente, pensar que não estamos realizando bem aquela função.
Uma boa maneira de desenvolver a aprendizagem continuada é por meio de perguntas, visto que as respostas são pontos de vista diferentes dos nossos, e avaliá-las pode ser uma excelente maneira de aprimorar uma skill.
5. Crie uma rotina de aprendizado
Rotinas são importantes, por isso, deve-se criar um roteiro diário de aprendizado, principalmente quando é preciso cumprir um prazo ou meta para aprender algo.
Ter um compromisso com a decisão de ampliar seus conhecimentos cria um comprometimento mental com seu propósito de se manter em constante atualização.
Por meio da rotina fica mais fácil estabelecer um caminho, e isso torna o lifelong learning mais sério. Portanto, crie um hábito para o seu aprendizado, e se empenhe para realmente seguir os planos de educação ao longo da vida definidos.
6. Utiliza a tecnologia a seu favor
Atualmente, o aprendizado não está mais limitado aos livros ou cursos presenciais. Todos os assuntos podem ser aprendidos por meio da internet, seja ouvindo um podcast, baixando um e-book, ou assistindo um vídeo em alguma plataforma on-line.
A variedade de meios digitais de aprendizado impressionam, e, aprender pode ser muito mais interessante quando temos à disposição inúmeras palestras com os maiores detentores de conhecimento do mundo, muitas vezes gratuitas.
Confira um bom exemplo disso assistindo “Always a life-long learning”, um TEDxLakelandUniversity, com Maia Reed.
7 estratégias de aprendizagem ao longo da vida
Outra maneira de promover a aprendizagem contínua na sua vida é adotando estratégias específicas para a implementação desse conceito.
Entre as mais interessantes que você pode colocar em prática, estão:
- defina um objetivo e tente atingi-lo antes de partir para outro;
- crie um ambiente propício para aprendizado, com todos os recursos que precisa disponíveis e à mão, para evitar interrupções;
- mude as formas de aprendizado para “fugir da mesmice” e garantir uma rotina interessante, como diversificando os canais de estudo entre físicos e digitais;
- converse com outras pessoas sobre os assuntos do seu interesse, isso ajuda a fixar o que aprendeu e a ouvir outros pontos de vista e conhecimento sobre o tema;
- adquira o hábito da leitura, e procure ler diferentes fontes e formatos, como livros, blogs, jornais, revistas;
- não exija demais de você e respeite seu limite, pois nem sempre estamos bem para absorver novos conhecimentos;
- comemore suas conquistas, a exemplo da obtenção de uma nova certificação, pois isso estimula a seguir em frente.
Qual a relação entre tecnologia e lifelong learning?
Logo no início deste artigo, quando demos a explicação inicial sobre lifelong learning, o que é e para que serve, falamos que a aprendizagem continuada no mundo corporativo tem relação direta com a chegada de novas tecnologias, se lembra?
Sobre isso, um relatório da McKinsey & Company abordou a relação entre as mudanças que as soluções tecnológicas têm causado na natureza dos trabalhos, e a necessidade de preparar os profissionais (ou eles mesmo se prepararem) para a adequação a esse novo cenário.
Para chegar a esse resultado, é fundamental garantir um crescimento profissional inclusivo e sustentável, a formação e a educação dessas pessoas.
O levantamento da McKinsey parte dos principais estágios da educação, logo na primeira infância, chegando até a aprendizagem ao longo da vida.
Ele destaca, durante todo esse trajeto, a importância do desenvolvimento de habilidades e de como as novas tecnologias e abordagens podem ajudar as pessoas na fase de alunas (ou seja, antes mesmo de chegarem à idade de exercerem uma profissão) a posteriormente fazerem parte da força de trabalho e se tornarem trabalhadores de sucesso.
Além disso, chama a atenção para o fato que a automação provocada pela tecnologia mudará diversos cargos, e também que o desenvolvimento de competências continua no local de trabalho, comprovando que vai além da formação educacional habitual.
Não deixe de ler este artigo: “Automação de fluxo de trabalho com IA: como implementar?“
Quais são as tendências de lifelong learning?
Outro ponto que comentamos logo na primeira explicação sobre o que é lifelong learning é que esse conceito está na lista das 16 tendências do mercado de trabalho em 2024.
No caso, o lifelong learning nas empresas ganha destaque por conta da necessidade de atrair e reter profissionais cada dia mais qualificados, alinhados com as novas habilidades que estão sendo exigidas.
Essas, por sua vez, se relacionam com a inclusão de novas tecnologias nas rotinas de trabalho, principalmente a Inteligência Artificial, que devem mudar 23% das ocupações, segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023 citado na mesma matéria da Forbes.
A ideia, portanto, é as empresas investirem na capacitação dos profissionais que “já estão em casa”. Essa prática, inclusive, é uma via de mão dupla, pois traz benefícios para os funcionários, mas também para o negócio.
E por falar em investir nos colaboradores, dar a eles as ferramentas certas de trabalho é essencial para colocarem em prática todo o aprendizado que conquistaram. Como esse assunto está totalmente relacionado à tecnologia, nada melhor do que soluções baseadas em Inteligência Artificial.
A IA da Zendesk, por exemplo, otimiza o dia a dia dos agentes ao sugerir respostas e detectar a intenção do cliente, capacitando esses profissionais para oferecer um serviço de atendimento muito melhor.
Comece agora avaliação gratuita e descubra de quais outras maneiras essa solução pode ajudar seu time e sua empresa.