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Artigo 7 min read

10 livros de vendas mais vendidos e o que você tem a aprender com eles

Por Zendesk

Última atualização em 25 novembro 2024

O setor de vendas não para de crescer e adotar novas técnicas e metodologias. Tudo isso está relacionado à mudança do comportamento do consumidor, muito afetada pela tecnologia e amplo acesso à informação.

É por isso que aprofundar seu conhecimento e ter contato com novos modelos comerciais é vital para que você e sua empresa se mantenham competitivos. Nesse cenário, conhecer os livros de vendas mais vendidos é uma forma simples de se capacitar. 

A seguir, organizamos uma lista com 10 best sellers de vendas que vão oferecer amplo conhecimento sobre vários assuntos importantes dentro do setor comercial. 

Assim você poderá escolher o que melhor se adequa a sua necessidade. Comece hoje mesmo a melhorar seus resultados rumo à alta performance. 

Neste artigo, você aprenderá:

  • Quais os melhores livros de vendas?
  • TOP 10 livros de vendas mais vendidos
  • A Inteligência Artificial como aliada na capacitação em vendas
  • IA da Zendesk: atendimento e vendas de alto nível

Quais os melhores livros de vendas?

Confira nossa seleção dos 10 melhores livros de vendas:

  1. Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling, Neil Hackman
  2. Receita previsível, Aaron Ross & Marylou Tyler
  3. A venda desafiadora, Matthew Dixon e Brent Adamson
  4. Armas da Persuasão, Robert Cialdini
  5. Objeções, Jeb Blount
  6. Como Chegar ao Sim, de Roger Fischer e William L. Ury
  7. A bíblia das vendas, de Jeffrey Gitomer
  8. Vendas não ocorrem por acaso, de Thiago Concer
  9. Prospecção fanática, de Jeb Blount 
  10. Inteligência emocional para o sucesso de vendas, de Colleen Stanley

TOP 10 livros de vendas mais vendidos

Conheça, a seguir,a lista de TOP livros de vendas mais vendidos no Brasil e no mundo.

#1 Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling, de Neil Hackman

No livro “Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling”, o autor Neil Rackham, criador da metodologia SPIN de vendas, apresenta os tipos de perguntas e as maneiras como elas devem ser feitas para atrair a atenção de clientes em potencial e aumentar as chances de conversão.

O modelo tem como objetivo ampliar os resultados alcançados em processos comerciais complexos, aqueles com alto ticket médio, múltiplos tomadores de decisão e um custo de aquisição de clientes (CAC) elevado.

Não sabe o que é esse modelo comercial? Então indicamos que comece lendo nosso artigo O que é SPIN Selling? Conheça a metodologia efetiva para vendas complexas” e depois adquira o livro. 

#2 Receita previsível, Aaron Ross & Marylou Tyler

Ter a capacidade de fazer uma projeção de vendas eficiente gera muita inteligência estratégica para as empresas, porque permite que elas tomem decisões mais assertivas sobre estoque, produtos e serviços, investimentos e muito mais. 

Se você precisa ampliar sua capacidade de prever seus resultados, este é o livro que está faltando na sua estante. 

Os autores de “Receita previsível” abordam o tema compartilhando estratégias que vão ajudar seu negócio a atingir a receita previsível, entre elas, a geração de leads.

Aprenda também a escalar seu negócio, gerando mais vendas sem que isso acarrete o aumento proporcional de custos, como a necessidade de contratação de mais vendedores. 

#3 A venda desafiadora, de Matthew Dixon e Brent Adamson

O que é ser um bom vendedor? Os autores do livro “A venda desafiadora” descartam a ideia de que um profissional de qualidade é aquele quem tem uma boa lábia. 

A obra considera que, dentro do modelo atual, com conceitos como jornada do cliente e venda consultiva, o papel do vendedor é mostrar quais são os reais benefícios da compra de determinado produto ou serviço para o cliente.

O que esse comprador tem a ganhar? Quais problemas serão solucionados? Quais resultados serão otimizados?

Aprenda também dicas de como ser um vendedor de sucesso e como conhecer o cliente da sua empresa, para então ampliar seus resultados comerciais.

#4 Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

Em “Armas da persuasão”, Robert Cialdini compartilha sete gatilhos mentais que vão ajudar você a levar um prospect à decisão de compra, são eles: 

  • reciprocidade,
  • compromisso,
  • coerência, 
  • aprovação social, 
  • afeição, 
  • autoridade,
  • escassez.

Resumidamente, os gatilhos mentais são elementos externos que agem no subconsciente humano despertando emoções que levam a ação.

#5 Objeções, de Jeb Blount

Por falar em gatilhos mentais, em “Objeções”, Jeb Blount afirma que a venda não é uma profissão natural porque a natureza humana age instintivamente para evitar a rejeição, logo é preciso vencer esse medo para se tornar um bom vendedor. 

Além de ajudar os representantes comerciais a se desafiarem nesse sentido, a obra também apresenta estratégias de como superar a objeção de clientes e melhorar os resultados das negociações.

#6 Como Chegar ao Sim: A negociação de acordos sem concessões, de Roger Fischer e William L. Ury

Ainda sobre o tópico acima, em “Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões” você terá acesso a um método claro e prático de negociação que vai te ajudar a concretizar vendas que oferecem benefícios e garantem um bom acordo para todos os envolvidos.

Entre os assuntos abordados, você terá acesso a conteúdos práticos sobre como alcançar seus objetivos sem prejudicar o relacionamento com o cliente e negociar com pessoas difíceis ou mais poderosas.

Logo, se você ou a sua empresa, estão com baixo índice de sucesso nas negociações, esse livro vai te mostrar o caminho para mudar essa realidade.

#7 A bíblia das vendas, de Jeffrey Gitomer

O livro “A bíblia das vendas” reúne técnicas de vendas de sucesso, aplicadas pelo autor Jeffrey Gitomer, que também é um renomado diretor de vendas e consultor americano. 

Ao compartilhar sua experiência, Gitomer toma o cuidado de traduzir seu método em uma linguagem simples, com uma lista de “10 mandamentos” sobre hábitos e comportamentos que levam um vendedor ao sucesso. 

O autor deixa bem claro quais condutas do representante comercial fazem a diferença na hora de concluir um negócio e o que deve ser feito para que haja um aumento na taxa de respostas positivas.

#8 Vendas não ocorrem por acaso: O guia de vendas da equipe comercial, de Thiago Concer

Thiago Concer é o maior palestrante de vendas do Brasil e se tornou um dos nomes mais relevantes sobre o assunto no cenário nacional.

Em “Vendas não ocorrem por acaso”, ele compartilha entrevistas exclusivas com convidados, ensina como construir um processo de vendas passos a passo, e ainda oferece:

  • dicas de vendas, 
  • metodologias de negociação,
  • exemplos práticos de situações comuns e como agir em cada uma delas, e mais. 

#9 Prospecção fanática, de Jeb Blount 

A prospecção é uma das etapas mais importantes de todo o processo comercial, contudo, nem sempre é realizada da forma correta. 

Diante desse problema, a obra “Prospecção Fanática” oferece um guia prático sobre como realizar a prospecção para que haja sucesso em todas as etapas do funil de vendas, até a conversão. 

Entenda a importância de manter uma prospecção consistente dentro do negócio e conheça técnicas que vão te ajudar a colocar isso em prática, para alcançar o alto desempenho em vendas.

Leia também: Prospecção ativa: o que é e como atrair mais clientes?

#10 Inteligência emocional para o sucesso de vendas, de Colleen Stanley

Por último, mas não mesmo importante, em “Inteligência emocional para o sucesso de vendas” você vai entender como trabalhar inteligência emocional do vendedor, porque isso é importante e como afeta nos resultados alcançados. 

Sabemos que a pressão para bater a meta e conquistar o cliente, pode atrapalhar nas negociações, mas também pode funcionar como um estímulo. Por isso, a obra te ajuda a entender como usar a emoção para maximizar seus resultados e os números da sua equipe.

Agora você tem em mãos uma lista de best sellers de vendas que vão alavancar seus resultados e de todos os vendedores da sua empresa. Por isso, comece hoje mesmo, escolha uma obra e comece a se desenvolver. 

Quer ficar por dentro das principais tendências em Experiência do Cliente para este ano? Então confira a mais recente edição do relatório CX Trends:

A Inteligência Artificial como aliada na capacitação em vendas

O aprendizado nunca é demais para o time comercial. Além dos livros de vendas mais vendidos que citamos aqui, investir em ferramentas de Inteligência Artificial pode ser bastante útil na capacitação e gestão da sua força de vendas.

Para você ter uma ideia, segundo o relatório CX Trends, elaborado pela Zendesk, 79% dos líderes de CX planejam aumentar o orçamento para ferramentas mais estratégicas de gerenciamento de agentes  — incluindo soluções de IA.

Destacamos alguns pontos que demonstram como a IA pode ser usada para formar um time de alta performance.

Análise de dados e previsão de vendas

A IA tem a capacidade de examinar extensos conjuntos de dados com o objetivo de reconhecer padrões no comportamento de compra. Com base nessas análises, pode prever tendências de mercado e sugerir estratégias de vendas mais eficazes.

Segmentação de clientes

Algoritmos de IA podem ajudar a segmentar os clientes a partir de informações como comportamentos, preferências e histórico de compras. Essa segmentação viabiliza a personalização das abordagens por parte da equipe de vendas para atender às necessidades específicas de cada grupo.

Assistência virtual e chatbots

Chatbots alimentados por IA fornecem suporte em tempo real aos representantes de vendas ao responder a perguntas comuns e oferecer informações relevantes.

Essa ferramenta permite que a equipe de vendas direcione sua atenção para interações mais complexas e estratégicas.

Recomendações de produtos

Ao utilizar algoritmos de recomendação, a IA pode sugerir produtos adicionais com base no histórico de compras dos clientes. Esse recurso ajuda os representantes de vendas a oferecer soluções mais personalizadas e a aumentar o valor das transações.

Análise de sentimentos

Ferramentas de análise de sentimentos impulsionados por inteligência artificial têm a capacidade de supervisionar as interações dos clientes nas redes sociais, e-mails e outros canais.

Dessa maneira, tem-se acesso a informações valiosas sobre a satisfação do cliente, o que permite que a equipe de vendas ajuste suas abordagens conforme necessário.

Treinamento personalizado

Plataformas de IA podem proporcionar treinamento personalizado para os representantes de vendas considerando suas necessidades e desempenho.

Assim, garante-se que cada membro da equipe receba orientação relevante e aprimore suas habilidades de maneira eficaz.

Automação de tarefas rotineiras

A IA pode automatizar tarefas administrativas recorrentes, como inserção de dados e atualização de informações sobre os clientes e preparação de relatórios.

Com o uso dessa funcionalidade, os representantes de vendas são capazes de dedicar mais tempo a atividades de relacionamento com o cliente e de maior valor estratégico.

IA da Zendesk: atendimento e vendas de alto nível

Agora que você já sabe quais são os livros de vendas mais vendidos e como a Inteligência Artificial pode ser uma aliada para alcançar a alta performance das equipes, que tal contar com uma ferramenta capaz de oferecer um jornada satisfatória que resultará em mais vendas e na fidelização de clientes?

Um software de atendimento, como o Zendesk Service, permite que você atenda seus clientes onde eles estiverem, personalizando os processos e otimizando as tarefas dos seus agentes. 

Além disso, o sistema oferece recursos muito interessantes, como: 

  • integração de diversos canais de atendimento, como mensagens, chat em tempo real, email ou voz;
  • espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes;
  • central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente;
  • ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos, facilitando o trabalho dos atendentes;
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

Com nossa solução equipada com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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