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Artigo 9 min read

Marketing experiencial: 6 cases de sucesso para se inspirar

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

E se você pudesse promover sua marca e seus produtos oferecendo para clientes e prospects aquelas experiências sensoriais marcantes? Essa é a proposta do marketing experiencial.

Já faz um bom tempo que o termo “experiência” permeia os departamentos de marketing de diferentes empresas.

“Nós não vendemos o produto; vendemos a experiência que esse produto oferece”. Essa máxima tem se tornado cada vez mais comum nas organizações – e elas não estão erradas por adotar esse posicionamento.

Para gerar conexões mais profundas, é preciso mais do que produtos e serviços de qualidade. É essencial oferecer vivências memoráveis, que mexam com os sentidos e as emoções do público-alvo.

Nesse sentido, as estratégias de marketing experiencial vêm ganhando cada vez mais adeptos. E é sobre isso que vamos tratar neste artigo. Siga conosco e confira um guia completo do que é e como funciona o marketing experiencial e sensorial.

Além disso, vamos mostrar exemplos de campanhas bem-sucedidas para se inspirar, assim como dicas para implementar o marketing de experiências na empresa:

  1. estimule a participação ativa do público;
  2. promova os valores da marca;
  3. seja criativo ao desenvolver suas campanhas;
  4. conte com a colaboração de outras áreas do negócio;
  5. busque explorar novos territórios fora da empresa;
  6. mensure o desempenho da campanha.

O que é marketing experiencial?

O marketing experiencial é uma estratégia que visa oferecer experiências marcantes para o público, por meio de campanhas com apelo sensorial e emocional.

O objetivo é promover a marca, bem como seus produtos e serviços, mas sem colocá-los em primeiro plano. Em outras palavras, o foco está em:

  • conectar o público com os valores e posicionamentos da marca;
  • gerar engajamento e sentimentos positivos a partir das experiências imersivas;
  • provocar sensações, despertar emoções e, ainda, estabelecer vínculos afetivos.

Saiba mais: como Criar uma estratégia para transformar a experiência do seu cliente

Como funciona o marketing experiencial e sensorial?

O marketing experiencial promove intervenções da marca para criar vivências de imersão, que envolvam e mobilizem o público-alvo. Aliás, as iniciativas vão além da publicidade que estamos acostumados a ver em mídias online e offline.

Tais experiências podem ocorrer, por exemplo, em instalações externas, eventos promocionais, interações virtuais etc. Deve-se despertar o interesse pela marca e fomentar a conexão com a mensagem, os valores e os posicionamentos.

Veja também: fluxo de atendimento – como estruturar o seu e oferecer as melhores experiências ao seu cliente

Quais as vantagens de adotar as estratégias de marketing experiencial?

Investir no marketing experiencial traz uma série de vantagens para a empresa. A principal delas talvez seja o maior engajamento do público com a marca, gerando conexões que favorecem a criação de relacionamentos mais duradouros.

Além disso, essa estratégia tende a ampliar o alcance orgânico a fim de conquistar novos clientes em potencial. Isso acontece pelo “boca a boca” e, também, via mídia espontânea.

Confira abaixo outras vantagens de aderir às estratégias de marketing experiencial:

1 – Maior identificação do público com a marca

Empresas que investem no marketing de experiência fazem com que o público se identifique mais com a marca e sua mensagem-chave. Como o foco está nos valores cultivados, isso favorece a criação de diálogos mais fluidos e sem ruídos.

2 – Aumento nas vendas

É óbvio que o marketing experiencial também é benéfico para o desempenho das vendas. Afinal, o público tende a lembrar mais dessa empresa devido à experiência marcante que ela proporciona em sua campanha experiencial e sensorial.

Veja mais: a expansão com a experiência do cliente é mais importante do que nunca. Veja como aproveitar isso

3 – Atração de novos clientes

As ações de marketing experiencial têm o poder de fazer com que a marca chegue a um público que possivelmente nunca ouviu falar da empresa e suas soluções.

A divulgação boca a boca é estimulada pelo marketing experiencial, o que leva mais pessoas a tomar conhecimento da marca e considerar a aquisição de produtos ou serviços.

Confira em nosso blog: estamos apostando no futuro da experiência do cliente

6 dicas de como promover estratégias de marketing experiencial e sensorial

Depois de entender o que é e como funciona o marketing experiencial, além de descobrir suas vantagens, que tal conferir seis dicas para implementar essa estratégia?

1 – Estimule a participação ativa do público

Em uma campanha de marketing experiencial, o público precisa participar ativamente. As estratégias devem ser pensadas de modo a envolver as pessoas em vez de colocá-las em uma posição passiva, de meros espectadores.

Quanto mais imersiva e envolvente for a experiência, mais eficaz sua campanha tende a ser.

2 – Promova os valores da marca

Quais os valores que orientam a atuação da sua empresa e dos quais ela não abre mão? 

É muito importante que a campanha de marketing experiencial seja encarada como uma oportunidade para promover os valores e oferecer experiências que conectem o público a eles.

3 – Seja criativo ao desenvolver suas campanhas

Conforme você verá mais à frente quando citarmos os exemplos de marketing de experiência, um dos fatores-chave das campanhas bem-sucedidas é a criatividade.

Seja criativo ao explorar os recursos que você tem disponíveis para estruturar sua campanha e pensar em algo memorável, “fora da caixa”, diferente, especial.

4 – Conte com a colaboração de outras áreas do negócio

Para oferecer uma experiência positivamente marcante, o time de marketing pode contar com a ajuda de outros setores. Envolva profissionais de áreas correlatas para que eles possam colaborar com suas ideias, tendo perspectivas diferentes.

5 – Busque explorar novos territórios fora da empresa

Se o orçamento permitir, busque realizar campanhas de marketing experiencial em novos territórios, mais distantes da sede da companhia.

Ao conduzir as ações de marketing de experiência em locais diferentes, é possível fazer com que um novo público tome conhecimento da marca. Isso ajuda a atrair novos clientes em potencial, favorecendo também as vendas.

6 – Mensure o desempenho da campanha

É vital mensurar o desempenho da campanha de marketing experiencial. Para isso, pode-se considerar a quantidade de participantes, as menções nas redes sociais e as pesquisas de satisfação, por exemplo.

A partir dessas informações, será possível identificar as melhorias necessárias para as próximas campanhas.

Leia mais: melhore as experiências do cliente com IA e serviço conversacional

Cases de marketing experiencial: exemplos para se inspirar

Se você chegou até aqui e quer criar uma campanha de marketing experiencial para sua empresa, saiba que separamos uma lista com 6 cases de sucesso para servir de inspiração.

Confira agora exemplos de intervenções de marketing de experiência que deram muito certo:

1 – Sprite

Um exemplo de campanha emblemática de marketing experiencial foi a promovida pela Sprite em 2012.

Três chuveiros foram instalados em uma praia no Rio de Janeiro para que os banhistas pudessem se refrescar e tirar a água salgada do  corpo.

O legal é que esses chuveiros tinham o formato das máquinas de refrigerante da Sprite, conforme você pode conferir no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ArLrUXxrc90&ab_channel=OgilvyBrazil 

2 – The North Face

A The North Face é uma marca de roupas sul-coreana que promoveu uma ação de marketing de experiência um pouco radical, porém divertida.

Na ação, as pessoas eram desafiadas a escalar uma parede em até 30 segundos. A recompensa para aqueles que conseguissem cumprir esse desafio era ganhar uma jaqueta da The North Face.

Veja mais detalhes:

https://www.youtube.com/watch?v=eOiTjtjELgw&ab_channel=GatewayKorea 

3 – Aeroporto de Copenhagen

O Aeroporto de Copenhagen realizou uma ação de marketing experiencial para presentear os passageiros que tinham acabado de chegar de um voo. Isso aconteceu enquanto estavam aguardando suas malas na esteira de bagagem. 

Era época de Natal. A sala de espera das bagagens foi enfeitada com luzes e decorações típicas dessa festividade, além das músicas natalinas tocando.

O ponto alto da ação foi o momento em que, junto com as malas, caixas de presentes eram colocadas na esteira para que os passageiros pudessem pegar.

Confira a ação:

https://www.youtube.com/watch?v=NnxfJ2YImRk&ab_channel=CopenhagenAirport 

4 – Dove

Nesta campanha de marketing experiencial da Dove, a proposta era mostrar que as mulheres são muito mais bonitas do que elas acreditam ser.

A mensagem que a marca quis passar era sobre a importância de se cultivar a autoestima e reconhecer a própria beleza.

Na ação, diferentes mulheres eram convidadas a se descrever para um desenhista, que faria um retrato com base na descrição que elas iam fazendo de si mesmas.

Depois, as participantes se conheciam pessoalmente e eram solicitadas a descrever umas às outras. E o resultado foi que, quando elas descreviam o próprio rosto, eram mais “duras” do que ao descrever o das colegas.

Não deixe de assistir a um dos mais premiados cases de marketing de experiência já criados:

https://www.youtube.com/watch?v=Il0nz0LHbcM&ab_channel=DoveBrasil 

5 – 20th Century Fox

Durante a turnê promocional do filme Bohemian Rhapsody, que conta a trajetória de Freddy Mercury e do Queen, a 20th Century Fox fez uma campanha experiencial e sensorial que mobilizou os fãs.

O Treasure Truck rodou por Londres, Birmingham e Manchester, levando música, diversão e brindes relacionados ao filme.

https://www.youtube.com/watch?v=Ompr5s376Kw&ab_channel=AmazonAds 

6 – Volkswagen

Essa é uma campanha experiencial bem-sucedida promovida pela Volkswagen e que não tem nada a ver com carros. Na verdade, ela ocorre em um transporte público.

Querendo provar a “A Teoria da Diversão”, a empresa instalou dispositivos que simulavam um piano nos degraus da estação de metrô. Então, toda vez  que um usuário pisava no degrau, uma nota musical era emitida.

A experiência divertida acabou comprovando a teoria, pois a escada com a instalação sonora foi utilizada 66% mais do que a escada rolante.

https://www.youtube.com/watch?v=GS7l4AFlplA&ab_channel=DoGoodvertising 

Como você pôde conferir neste conteúdo, o marketing experiencial e sensorial tem um grande potencial para:

  • posicionar e fortalecer sua marca;
  • promover os valores e a identidade organizacional;
  • gerar engajamento e conversas com o público;
  • impulsionar o alcance e atrair novas oportunidades de vendas.

Portanto, siga as dicas que trouxemos aqui e se inspire nos exemplos de marketing de experiência para criar suas próprias campanhas de sucesso.

Conheça também: marketing de comunidade – investir nessa estratégia vale a pena?

A propósito, proporcionar experiências agradáveis e memoráveis para seus clientes é o objetivo do Zendesk Service. A ferramenta traz contexto aos atendentes, fornece dados completos, automatiza o atendimento via chat, oferece autoatendimento e muito mais.

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