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Como fazer sua listagem no Marketplace brilhar
A otimização da listagem pode não apenas aumentar o número de instalações, mas também ajudá-lo a se apresentar aos clientes certos. Aqui estão algumas maneiras de se destacar da multidão.
Por Alyssa Vargas, Gerente de operações do Marketplace, Zendesk
Última atualização em 19 junho 2024
É justo dizer que o Marketplace da Zendesk está repleto de atividade de aplicativos. Em meus quatro anos como Gerente de operações do Marketplace, o número de aplicativos disponíveis aumentou de 927 para 1.542 – é um salto de mais de 600!
E esse número só cresce. Atualmente, adicionamos de 200 a 300 aplicativos por ano, o que levanta a pergunta: Com tantas ótimas opções disputando a atenção dos clientes, como fazer com que suas listagens de aplicativos se destaquem?
Mas vamos começar pelo começo. Vamos dar uma olhada do que se trata o Marketplace.
O Marketplace da Zendesk é uma plataforma online na qual os clientes descobrem e instalam aplicativos que atuam como soluções para estender a funcionalidade do produto e complementar a configuração existente da Zendesk. Em outras palavras, é um espaço livre e aberto que agrega mais valor aos clientes e tem o potencial de aumentar o número de instalações.
Atualmente, 1.542 aplicativos estão listados no Marketplace da Zendesk.
Mas lembre-se: não se mede o sucesso somente pelo número de clientes usando seu aplicativo. A pesquisa do usuário, o tipo de cliente que você está tentando atrair e o Score CSAT também devem ser levados em consideração. E mesmo nesta era digital, nunca subestime o poder do boca a boca: as avaliações informais podem ser tão eficientes para atrair novos clientes quanto as formais.
Como aprimorar a visibilidade do aplicativo
Para se tornar mais visível, temos algumas dicas que você pode colocar em prática. Afinal, amamos listagens bonitas aprovadas sem muito ir e vir.
Mantenha tudo atualizado
Revise suas listagens de aplicativo sempre que necessário, como quando novos recursos forem adicionados. Embora a recomendação geral seja a cada três a seis meses, você deve decidir quando as informações precisam de uma atualização.
Também é essencial manter as informações de contato atualizadas. Os clientes devem saber como entrar em contato com você quando precisarem de suporte ou tiverem comentários – que não devem ser ignorados. Valorizar o feedback dos clientes é algo que todos os nossos aplicativos mais bem avaliados têm em comum. Ouça o que as pessoas têm a dizer e, se necessário, implemente mudanças.
Como diz o CEO da SweetHawk, Tom Hissink: "Uma das jogadas mais inteligentes que fizemos logo no início? Explorar o feedback do usuário. Algumas avaliações sinceras podem fazer maravilhas."
Seja conciso
O título e a descrição breve devem chamar a atenção dos leitores com uma ideia concisa do que seu aplicativo faz. Inclua palavras-chave para facilitar a pesquisa e colocar seu produto em destaque nas buscas. Pergunte a si mesmo: O que um cliente potencial estaria procurando? Esses termos estão incluídos?
"Se você deseja ser encontrado dentro do Marketplace, é necessário criar um título chamativo que não necessariamente esteja relacionado ao nome da sua marca", explica Thomas de Becdelièvre, cofundador do SnapCall.
Capriche na criatividade
A descrição longa é a sua chance de mergulhar nos detalhes do que o seu aplicativo oferece e por que você é uma opção melhor do que a concorrência. Usar marcadores faz toda a diferença: todas as informações principais devem estar fáceis de compreender.
Jogue a cautela pela janela e não tenha medo de realmente "vender" seu aplicativo. Inclua características, funcionalidades, benefícios e informações de preços (seja claro quanto aos modelos de preços; os clientes valorizam a transparência).
Seja simples
Faça uma descrição envolvente e simpática para o usuário. As pessoas não querem se perder em um mar de jargões técnicos, por isso usar linguagem simples é a ordem do dia. Falar de uma maneira que todos possam entender não apenas informa o que seu aplicativo faz de forma mais clara, mas também ajuda você a ganhar mais visibilidade.
Por último, forneça instruções de instalação fáceis de seguir, passo a passo. Embora as pessoas geralmente estejam familiarizadas com a instalação de aplicativos, é melhor agir com cautela e escrever como se o cliente estivesse fazendo isso pela primeira vez.
Como criar listagens de aplicativos perfeitas
Adicionar imagens ou vídeos curtos e demonstrações é uma ótima maneira de ilustrar as principais funções do seu aplicativo. Todas as informações e diretrizes relevantes podem ser encontradas na documentação do desenvolvedor. Capturas de tela de alta qualidade que mostram a interface, os fluxos de trabalho e os recursos exclusivos são auxílios valiosos para as pessoas que estão navegando no Marketplace e ajudam a quebrar blocos de texto.
Hissink acrescenta: "Não é só bom ter um vídeo: é uma necessidade. É como oferecer um passe de bastidores para a experiência do seu aplicativo. Para [SweetHawk], uma miniatura clicável vinculada a um vídeo intrigante foi o grande truque."
Enquanto isso, os links de registro para recursos comerciais fazem grande parte do trabalho pesado. Como os clientes potenciais podem ter dúvidas, indicar a direção de informações detalhadas os ajuda a conhecer o que você faz.
Envolva-se também com o próprio Marketplace da Zendesk. Responda aos comentários e incentive os clientes satisfeitos a publicar avaliações – o feedback positivo pode aumentar significativamente a credibilidade e a capacidade de atração do seu aplicativo.
Mas não acredite apenas em nós. Kay Heunen, da Sparkly, tem algumas informações valiosas sobre como encontrar sucesso no Marketplace da Zendesk: "A adição de um título melhora bastante a legibilidade da sua listagem. Além disso, mencione os casos de uso mais comuns e use pelo menos 300 palavras em toda a listagem."
Brilhe
Agora está tudo pronto para o sucesso da listagem de aplicativo! Aqui estão três dicas finais para se destacar no Marketplace:
- Inclua uma descrição fácil de o usuário entender: Aumente o interesse definindo claramente como seu aplicativo pode beneficiar os clientes potenciais.
- Crie recursos visuais atraentes: O mínimo são três capturas de tela, mas você pode usar mais para separar o texto ou ilustrar os recursos do aplicativo.
- Aproveite as avaliações: Incentive os clientes a deixarem comentários e avaliações para que outros tenham confiança em seu aplicativo.
Para obter mais informações sobre como atualizar seu aplicativo ou enviar uma listagem para o Marketplace da Zendesk, clique aqui.