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Maturação funil de vendas: saiba como fazer e conquiste mais clientes
Por Zendesk
Última atualização em 16 fevereiro 2023
Ao montar ou gerenciar uma empresa é preciso estar ciente de diversos processos e ferramentas para conquistar clientes. Seja no ambiente online ou offline é preciso entender em qual das etapas do funil de vendas seus potenciais clientes estão para elaborar uma comunicação eficiente.
Uma delas é chamada de maturação do funil de vendas, ou, como também é conhecida, amadurecimento ou aquecimento de leads. Esta etapa está geralmente “alojada” no fundo do funil.
Como assim?
Imagine um formato de um funil. No marketing quando um visitante começa a conhecer sua empresa, mas ainda não tem ideia do que precisa para solucionar sua “dor”, ele está no topo deste funil de vendas.
Conforme a comunicação vai acontecendo esse visitante se torna lead e chega ao meio do funil. Neste passo ele sabe que sua empresa pode ter o que ele precisa, mas quer pesquisar mais.
Até chegar a etapa final do fundo do funil. Para conseguir converter esse lead em cliente é preciso entender bem cada um desses estágios, inclusive o de maturação do funil de vendas.
Pensando em te ajudar no alcance desse conhecimento preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue por aqui para entender o que é e como funciona cada uma das etapas de maturação.
Boa leitura!
O que é a maturação do funil de vendas?
Entender o que é e como funciona a maturação do funil de vendas é bem simples. Para compreender o conceito de uma maneira mais prática imagine a situação abaixo.
Carla quer começar a investir parte do seu dinheiro para garantir sua aposentadoria, mas não sabe por onde começar. Em um primeiro momento ela pesquisa todas as formas de se investir. Em seguida, entende quais investimentos mais fazem sentido para a sua situação e decide onde e como aplicar parte da sua renda.
Percebe que Carla passou por um processo de amadurecimento de uma ideia inicial? Esse desenvolvimento vai fazer com que ela tenha uma escolha que mais se encaixe no seu objetivo.
E é exatamente isso que acontece com um lead em cada etapa de maturação. Se tem um problema inicial com diversas maneiras de solucioná-lo. A questão é: como fazer com que a sua empresa seja a opção escolhida?
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Amadureça um lead com 5 dicas práticas
Realizar uma maturação do funil de vendas eficiente não significa só grandes probabilidades de aumentar sua base de clientes. Este processo fará com que a relação da sua empresa com os clientes seja melhor trabalhada.
O motivo é que, como já explicamos neste conteúdo, a maturação é feita em etapas. Inseridas nelas estão diferentes tipos de leads que podem estar ou não nesta fase do funil de vendas.
Mas com as dicas certas sua empresa e equipes estarão aptas para amadurecer cada vez mais leads. As cinco principais são:
conheça o perfil do seu cliente;
entenda quais as necessidades dos leads;
esse lead tem real interesse no que sua empresa oferece?;
esclareça todas as dúvidas do lead;
marketing e venda precisam estar unidos no processo.
Confira os detalhes de cada uma a seguir.
1- Conheça o perfil do seu cliente
A primeira dica não poderia ser outra senão entender o perfil do seu cliente. Afinal como amadurecer leads sem conhecer antes quais as características dos clientes e público da sua empresa?
Portanto estude seu público para que faça ações de inbound ou outbound marketing pensando nas características dele e também nos objetivos da sua empresa.
Leia também: Conheça as estratégias de prospecção de clientes online.
2- Entenda quais as necessidades dos leads
Com o perfil do seu cliente traçado, o passo seguinte é entender quais são as necessidades do lead que procura seus produtos ou serviços. Essa etapa é essencial para o andamento do processo de maturação do funil de vendas.
O motivo é que a partir dessa identificação as equipes de marketing e vendas saberão quais as melhores estratégias para alcançá-los.
3- Esse lead tem real interesse no que sua empresa oferece?
Além disso, todo o processo só será bem sucedido se esse lead for realmente um cliente em potencial. Ou seja, o produto ou serviço da sua empresa precisam fazer sentido e ser uma maneira de solucionar as dores dessa pessoa.
4- Esclareça todas as dúvidas do lead
É preciso ter em mente que durante o processo de amadurecimento, seus leads terão dúvidas. É muito importante que suas equipes de atendimento ao cliente e vendas estejam preparadas para solucioná-las.
Esse passo dará cada vez mais confiança à sua marca. Além, claro, de estabelecer um processo mais humanizado entre empresa e cliente.
5- Marketing e venda precisam estar unidos no processo
A última dica para fazer uma maturação do funil de vendas eficiente é aliar as equipes de marketing e vendas. A comunicação entre as duas deve ser a melhor possível e os processos precisam estar bem alinhados para que não haja desencontros de informações ou qualificação de leads errada.
[BÔNUS] Cadência de prospecção
As cinco dicas te mostraram a importância de se conhecer bem o seu público e as fases do estágio de compra que cada lead se encontra. Mas, existe outro assunto que é muito importante ser citado nesse processo: a cadência de prospecção.
Este método está intimamente aliado ao processo de vendas e aquisição de leads. É com ele que ficará mais claro se este lead avançará no funil de vendas ou não.
Por exemplo: sua empresa utiliza a estratégia de e-mail marketing para um primeiro contato com um lead. Caso haja resposta avança-se para outra etapa, mas caso ela não aconteça é preciso montar um fluxo de cadência com esse lead.
Ou seja, a equipe de marketing pode enviar um outro e-mail ou então utilizar outros meios de comunicação como a ligação ou SMS. Mas é importante que esse ritmo ou cadência de prospecção seja respeitoso e nada invasivo.
CRM de vendas: otimize o trabalho da sua equipe!
Agora que sabe todas as dicas e etapas da maturação do funil de vendas, que tal oferecer uma maneira mais produtiva de gerenciar esses potenciais clientes? É o que faz um CRM de vendas.
Softwares de vendas como o CRM – Customer Relationship Management (em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) ajudam o trabalho dos profissionais de vendas e atendimento. Um dos principais do mercado é o Zendesk Seel.
A Zendesk é uma empresa bem conhecida no que se diz respeito a soluções de atendimento ao cliente. Com esse software a equipe de vendas fica mais preparada para oferecer uma melhor experiência.
Sabendo que o cliente é o foco para a estratégia de crescimento da sua empresa, ter um software de CRM de vendas é parte importante nessa evolução. Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Seel e dê mais um passo para o desenvolvimento do seu negócio.