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Qual o melhor aplicativo de vendas para seu negócio? 5 opções
Por Zendesk
Última atualização em 22 março 2023
Iniciar um negócio nunca foi tão fácil e uma das razões para isso é a tecnologia. Atualmente, você pode abrir uma loja usando um smartphone e, por meio dos melhores aplicativos de vendas do mercado, cadastrar seus produtos e comercializá-los.
Não é preciso alugar nem reformar uma loja, você pode fazer tudo do sofá da sua casa, com um celular.
Contudo, antes que pareça muito fácil ter sucesso nessa empreitada, é preciso dizer que nem tudo é tão simples assim.
As ações e estratégias de marketing e vendas online, o controle de estoque, o acompanhamento do fluxo de caixa e o perigo de ir à falência, ainda são grandes preocupações dos empreendedores.
Por isso, se você vai iniciar um negócio virtual, lembre-se que nem tudo são flores. Todavia, a possibilidade de fazer vendas para todo o Brasil, usando um aplicativo instalado no seu celular é de fato incrível e precisa ser aproveitada por você.
A pesquisa “Consumo online no Brasil” de 2021, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer, mostrou que 87% dos brasileiros já preferem utilizar o smartphone para fazer suas compras online.
Diante disso, os aplicativos não são apenas meios mais fáceis de iniciar um negócio, mas uma forma de atender às demandas atuais dos compradores.
Diante de tudo isso, a pergunta que fica é: quais são os melhores aplicativos de venda online?
Essa é a pergunta que queremos responder ao longo deste artigo, então continue com a gente e confira!
Melhor aplicativo de vendas online: TOP 5
A seguir, organizamos uma lista com aplicativos de vendas online grátis que cobram uma comissão a cada transação realizada. Essa característica é bastante interessante, porque evita que você precise fazer algum investimento na plataforma, antes de ter resultado.
Todos os apps estão disponíveis para Android (Google Play) e iOS (Apple Store). Para usá-los basta acessar a loja de aplicativos, instalar o app no celular, cadastrar produtos e começar a vender.
Dito isso, seguimos para a apresentação dos melhores aplicativos de vendas do Brasil:
- Mercado Livre
- Shopee
- iFood
- Instagram Shopping
- WhatsApp Business
Conheça mais sobre cada um deles, a seguir.
1. Mercado Livre
Segundo dados do próprio Mercado Livre, no final de 2021, a plataforma atingiu o número de 82,2 milhões de usuários ativos.
O volume de vendas (GMV – Gross Merchandise Volume) foi de US$ 8 bilhões em dezembro de 2021, um aumento de 21,2% em relação ao ano anterior.
Esses números mostram o tamanho desse marketplace, colocando-o na lista de apps de vendas online grátis que precisam ser considerados.
Afinal, um dos principais benefícios de vender em marketplaces é, justamente, aproveitar o potencial de atração de compradores.
Para começar a vender, você deve fazer o download do app no seu smartphone e usar o sistema para:
- cadastrar produtos;
- criar as páginas de venda;
- cadastrar frete e formas de pagamento;
- concluir pedidos.
Também é possível fazer tudo isso usando o computador, por meio do site do Mercado Livre.
Vale a pena destacar que o marketplace oferece recursos que vão permitir que você gerencie o pedido dentro do sistema, desde o pagamento, que pode ser realizado pelo Mercado Pago, até o cálculo do frete e envio da mercadoria, pelo Mercado Envios.
As tarifas cobradas variam entre 11% e 19% sobre o valor da venda, e é determinada de acordo com o tipo de produto e anúncio.
A plataforma também oferece recursos de publicidade, o Mercado Ads, que destaca a sua mercadoria dos concorrentes.
2. Shopee
Dados da Conversion apontam que a Shopee chegou à vice-liderança dos e-commerces brasileiros.
Mesmo no segundo lugar, dados do Bank of America Merrill Lynch (BofA) mostram que a Shopee é líder em satisfação do cliente, com três pontos de vantagem sobre o Mercado Livre. O que a coloca entre as marcas queridinhas do comércio eletrônico nacional.
Assim como no Mercado Livre, a Shopee é um app de vendas grátis no modelo marketplace.
Para começar a vender você precisa baixar o aplicativo no seu smartphone e se cadastrar como vendedor.
Depois disso, basta registrar seus produtos e começar a vendê-los, aproveitando a movimentação de visitantes que já ultrapassa os 200 milhões mensais.
A cada venda a comissão paga à plataforma é de 12% sobre o valor do produto. Uma vantagem é que essa comissão se limita a R$100. Todo o processamento de pagamento pode ser realizado dentro do sistema.
3. iFood
O ramo alimentício também vem se mostrando uma grande oportunidade para empreendedores que desejam fazer vendas online e gerenciar seu próprio negócio.
Além de ser uma opção para quem quer começar um negócio do zero, sem a necessidade de investimento em um ponto de atendimento presencial ao cliente, o iFood também se apresenta como uma oportunidade para ampliar o alcance das empresas que já estão em operação.
Essa é uma oportunidade de expansão que exige um investimento menor, e pode começar com a estrutura que você já tem hoje.
Desde a pandemia, o hábito de fazer pedidos de comida por aplicativo teve uma explosão no mercado nacional e esse comportamento parece se manter.
Atualmente, o iFood, é o líder do ecossistema foodtech (soluções de tecnologia voltadas para área de alimentação) na América Latina, com 60 milhões de pedidos mensais.
Para aproveitar todo esse movimento, faça o download do aplicativo e conclua o cadastro como parceiro.
Contudo, diferente das duas primeiras opções que apresentamos, o iFood não é gratuito. No plano básico, é cobrada uma mensalidade de R$100 para empresas que vendem acima de R$1.800 ao mês. Soma-se a isso uma comissão de 12% sobre o valor total de cada pedido. Também existem outros planos mais completos.
4. Instagram Shopping
As redes sociais são vitais para as táticas de marketing das empresas, entretanto, agora também se tornaram canais de venda direta.
Atualmente, é possível criar uma loja dentro do Instagram, apresentar e comercializar suas mercadorias.
Sem dúvida, uma ótima forma de colocar em prática as estratégias de omnichannel, que priorizam a integração de múltiplos canais da marca.
Com o Instagram Shopping os clientes poderão fazer compras sem deixar a rede social.
Para começar a vender você precisará seguir alguns passos:
- crie uma conta comercial no Instagram;
- tenha uma conta no Facebook e no Gerenciador de Negócios;
- vincule uma loja, catálogo de produtos ou domínio ao Instagram ;
- habilitar o modo “compras” no Instagram.
É importante destacar que não é preciso ter um e-commerce para associar seus produtos ao Instagram Shopping, mas caso queira fazer essa integração, também é possível.
Se preferir vender sem um e-commerce, é possível criar um catálogo de produtos no gerenciador de comércio e importá-lo para a rede social..
Confira o passo a passo de como desenvolver uma loja no Instagram, no vídeo a seguir.
5. WhatsApp Business
Mais um entre os melhores aplicativos de venda, o WhatsApp Business vai permitir criar e enviar catálogos de produtos aos compradores da sua empresa.
Com a função de pagamento pelo WhatsApp também é viável receber pagamentos.
É claro que você sabe que o WhatsApp não é marketplace, mesmo assim, o sistema acabou se tornando uma opção de plataforma de compra e venda.
A grande vantagem é que, provavelmente, seu cliente tem o app instalado no celular, então a comunicação e as vendas são ainda mais facilitadas.
O uso do WhatsApp Pay pelas empresas acarreta uma taxa de 3,99% por cada transação.
Sobre esse tópico indicamos que continue lendo o artigo, “WhatsApp para vendas: como fazer para vender mais? 11 dicas matadoras!”.
E aí, já sabe por qual ou quais dos melhores aplicativos de vendas você vai começar a vender?
Lembre-se que a integração entre os canais comerciais é uma das formas de oferecer uma melhor experiência aos compradores. Para isso, conte com o CRM da Zendesk e amplie suas taxas de conversão e retenção de compradores. Bons negócios!