Ir para o conteúdo principal

Artigo 14 min read

10 melhores ferramentas de BI + benefícios da análise de dados

Por Zendesk

Última atualização em 24 janeiro 2025

A análise de dados é fundamental para o crescimento dos negócios, pois garante que mudanças pontuais sejam realizadas, e uma das formas mais utilizadas para a realização dessas análises, é utilizando plataformas BI. Mas, com tantas opções no mercado, a pergunta que fica é: quais são as melhores ferramentas de BI?

Explicando de maneira geral, o BI, ou Business Intelligence é uma prática que consiste no monitoramento e análise dos dados de uma empresa.

Esse tipo de acompanhamento geralmente exige uma ferramenta específica, que auxilia na gestão das informações, e gera insights importantes para os negócios.

Acompanhar dados é fundamental para que os negócios se desenvolvam bem, e isso ficou comprovado na pesquisa divulgada no nosso artigo “Big Data como fonte de receita: libere o potencial dos seus dados”, que mostrou que 44% das empresas B2C usam Big Data e analisam as informações para melhorar seus atendimentos.

A grande vantagem de monitorar dados é que os resultados das análises podem ser utilizados em diversos setores dos empreendimentos, como vendas, atendimento e até mesmo para melhorar o comportamento interno dos colaboradores.

Sendo assim, entender quais são as melhores ferramentas de BI hoje é uma forma de se atentar às estratégias que mais podem somar benefícios para os empreendimentos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as 10 melhores plataformas de BI atualmente. Para conferir, continue a leitura até o fim! 

Resumo
  • Business Intelligence, ou BI, é o processo de coleta e análise avançada de dados relacionados à empresa, ao mercado e/ou aos consumidores

  • As ferramentas de BI são conjuntos de processos e plataformas que permitem a coleta, organização, segmentação e análise de dados

  • Você pode usar uma ferramenta de BI para identificar forças e fraquezas do negócio, conhecer melhor os clientes e parceiros da empresa, gerar insights estratégicos e melhorar a customer experience

Conteúdos relacionados:

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é Business Intelligence?
  • Quais são os pilares do Business Intelligence?
  • Qual a relação entre Inteligência Artificial e Business Intelligence?
  • O que são ferramentas de BI?
  • Como usar as ferramentas de Business Intelligence?
  • Quais os principais benefícios do BI?
  • 10 melhores ferramentas de BI para investir na sua empresa

O que é Business Intelligence?

Antes de conhecermos as 10 melhores ferramentas de BI, é fundamental entendermos bem o conceito de Business Intelligence, e para que ele serve.

Business Intelligence, conhecido por seu acrônimo BI, é um processo de coleta inteligente dos dados de um negócio, usado a fim de analisar todas as informações que podem auxiliar nas tomadas de decisão de uma empresa.

O principal propósito dessa metodologia, é oferecer uma base sólida de insights para o negócio, que, ao utilizar os dados colhidos pelas ferramentas de BI, pode aprimorar suas estratégias em vários setores do empreendimento.

Sendo assim, BI é uma tecnologia que agrupa dados, para que assim os negócios consigam determinar quais os seus principais problemas, riscos e principalmente oportunidades no mercado.

Para complementar seu conhecimento a respeito de Business Intelligence e importância da ciência de dados para o futuro das empresas, vale a pena assistir o vídeo “The Future of Data”, por Tiago Santos. Confira:

Quais são os pilares do Business Intelligence?

Para usar o BI nos negócios, você precisa considerar os três pilares do Business Intelligence:

  1. estratégia;
  2. análise;
  3. operação.

Entenda melhor a seguir.

1. Estratégia

Para a estratégia corporativa, as práticas e ferramentas de BI possibilitam a otimização de desempenho e faturamento da organização. Isso porque faz um levantamento contextualizado de dados importantes para auxiliar na tomada de decisões, como campanhas de marketing e elaboração de propostas que afetam o nível de satisfação dos clientes.

Nessa perspectiva, a tecnologia ajuda a identificar forças e fraquezas, criar metas equilibradas e monitorar a jornada até a conquista dos seus objetivos.

2. Análise

No cenário analítico, uma plataforma BI permite analisar dados e gerar relatórios em tempo real. Assim, é possível monitorar riscos e encontrar problemas que limitam os seus resultados.

3. Operação

Por fim, o pilar operacional compreende a inteligência do negócio. Ou seja, possibilita usar os dados obtidos nos âmbitos anteriores para criar um modelo de atuação mais eficaz, além de gerar soluções mais assertivas para ajustar o posicionamento da empresa.

Qual a relação entre Inteligência Artificial e Business Intelligence?

A Inteligência Artificial ganha espaço na gestão empresarial, pois serve como uma excelente ferramenta de suporte para automação de tarefas, atendimento de clientes, personalização de campanhas e análise de dados em grandes volumes. Assim, IAs também auxiliam o seu negócio a investir em Business Intelligence, ao integrar novos recursos com as suas plataformas de gestão.

Entre os principais benefícios de IA para o BI, podemos destacar:

  • tecnologia de Processamento de Linguagem Natural em IA pode auxiliar a plataforma BI a coletar e interpretar a linguagem humana para obter dados relevantes;
  • análise automatizada de dados em grande escala, capaz de processar informações complexas, contextos, sutilezas e outras variáveis;
  • coleta e avaliação automática de informações sobre o comportamento dos consumidores e flutuações mercadológicas, para fornecer projeções e insights sobre tendências futuras;
  • geração automática de relatórios de monitoramento para suporte de decisões estratégicas;
  • ferramenta adaptável e apta a expandir o conhecimento armazenado, capaz de otimizar o próprio desempenho à medida que coleta e analisa dados durante suas operações de rotina.

O que são ferramentas de BI?

De forma prática, as ferramentas de Business Intelligence são um conjunto de processos, com o principal intuito de identificar informações importantes em meio aos dados das empresas.

Geralmente, as plataformas de BI são do modelo SaaS (software as a service). Nesses casos, o recurso pode ser adquirido por meio de pacotes ou assinaturas mensais. A vantagem dessas opções é o armazenamento em nuvem, que tende a ser mais seguro e acessível.

As melhores ferramentas de BI conseguem coletar, organizar, segmentar e analisar informações em formatos variados e em grandes volumes. Essas funcionalidades são úteis para planejar estratégias mais assertivas, conhecer melhor os clientes ou o mercado em que atua, descobrir oportunidades para aumentar o faturamento e monitorar o desempenho do seu negócio.

Em sua maioria, as empresas que disponibilizam essas plataformas oferecem uma versão gratuita da ferramenta de BI. Esses pacotes de serviços são limitados e podem não atender as demandas da sua empresa. Mesmo assim, vale a pena usar o período de teste para se familiarizar com as interfaces e funcionalidades oferecidas.

Como usar as ferramentas de Business Intelligence?

O ideal é que o negócio saiba escolher as melhores ferramentas de BI, e então aplicá-las seguindo quatro estratégias, sendo elas:

  • a coleta de dados: normalmente as empresas geram milhares de dados sensíveis, não sensíveis e de outras origens. Esses dados costumam ser colhidos por meio de softwares de CRM, por exemplo, e podem ser utilizados para estratégias de negócio direcionadas;
  • organização e análise dos dados: a organização dos dados é importante, pois auxilia que as empresas consigam filtrar as informações, conforme as prioridades de atendimento e vendas dos empreendimentos;
  • conversão dos dados em informações: após a coleta e filtro dos dados, é chegado o momento de transformá-los em insights relevantes para o negócio, sendo esse um passo fundamental da aplicação de novas estratégias nas empresas;
  • mensuração dos resultados: por fim, depois da captação de informações por ferramentas de BI, e da implementação de mudanças nos negócios; é interessante que seja realizada uma mensuração de resultados, para que as empresas compreendam se essas ferramentas são positivas.

Quais os principais benefícios do BI?

Após entender o que é Business Intelligence e como o processo de implementação e uso da ferramenta funciona, fica mais fácil entender como essa estratégia pode elevar os resultados do negócio, graças ao entendimento dos resultados de diversos setores da empresa.

Além disso, o compartilhamento de dados pode se transformar em insights importantes para áreas de relacionamento com os clientes, e, por esse motivo, 78% das empresas costumam compartilhar informações relevantes e obrigatórios de seus negócios, como apontado pelo relatório CX Trends Report, da Zendesk.

Com todos esses apontamentos positivos sobre essa estratégia, podemos dizer que os benefícios oferecidos pelas principais ferramentas de BI são:

  • ajudar na identificação das forças e fraquezas do negócio;
  • melhorar a percepção que os consumidores e fornecedores têm das empresas;
  • gerar insights para que os processos dos empreendimentos sejam mais eficientes;
  • melhorar a experiência dos clientes;
  • fornecer eficiência aos processos;
  • reduzir custos;
  • reduzir erros.

10 melhores ferramentas de BI para investir na sua empresa

É fato que a tecnologia tem fortalecido bastante os resultados dos negócios, principalmente com o aumento de 61% do consumo online, apontado pelo estudo “Novos hábitos digitais em tempos de COVID-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Esse novo momento do mercado fortaleceu o uso de ferramentas automatizadas, como plataformas de BI, mas, com tantas opções disponíveis, é preciso que os negócios se atentem em quais são as principais ferramentas BI.

Pensando nisso, para te ajudar a definir qual é a melhor ferramenta de BI para a sua empresa, separamos abaixo uma lista, com um top 10 plataformas de BI. Confira!

1. Google Looker Studio

Nossa lista das melhores ferramentas de BI começa com uma opção disponibilizada pelo Google, e que é muito utilizada no mercado, o Looker Studio.

Trata-se de uma ferramenta de BI gratuita, que qualquer pessoa com uma conta de Gmail pode utilizar. 

A plataforma BI do Google se conecta com fontes de dados da empresa, por meio do Google Sheets e AdWords, e é uma ótima escolha para quem precisa de agilidade e praticidade no gerenciamento de dados, mas não deseja gastar muito com isso.

2. Microsoft Power BI

A segunda melhor ferramenta de BI que elencamos, foi desenvolvida pela Microsoft, uma empresa aclamada no mercado de informática, e é uma das mais utilizadas pelas empresas. Estamos falando do Power BI, uma das principais ferramentas de BI usadas no mundo.

A plataforma de BI da Microsoft, permite que as empresas controlem seus dados e capacitem todos os níveis das organizações para tomar decisões confiáveis, com base em uma análise eficiente.

Com o uso do Microsoft Power Bi os empreendimentos podem:

  • obter análises de self-service em escala corporativa;
  • usar ferramentas inteligentes para obter resultados sólidos, como planilhas de Excel, redes sociais e aplicativos em nuvem;
  • e ainda ter um ambiente de análise protegido, com recursos de segurança de dados ao nível industrial.

3. IBM Cognos Analytics

O IBM Cognos Analytics também está na lista das melhores ferramentas de BI. Isso porque, essa solução desenvolvida pela IBM auxilia na integração, descoberta e análise de dados, de maneira eficiente e inteligente.

Essa ferramenta produz insights poderosos para os negócios, e pode ser implementada onde e quando for necessário, auxiliando o suporte para ambientes de nuvem pública, nuvem privada, multicloud, on-premises e no IBM Cloud Pak for Data.

4. Oracle Analytics Cloud

O Oracle Analytics Cloud é uma das melhores ferramentas de Business Intelligence do mercado. Essa plataforma de BI é robusta e perfeita para empresas que lidam com uma grande quantidade de dados diariamente.

O Oracle Analytics Cloud se integra ao Oracle Cloud Infrastructure, permitindo que o próprio sistema da Oracle cuide do gerenciamento de serviços, aplicações de patches, backups, restaurações e outras tarefas de manutenção.

Além disso, com o Oracle Analytics Cloud é possível programar alerta de comportamento de dados; carregar um grande volume de dados, dentre outras possibilidades.

5. SAS Business Intelligence

Outra das melhores ferramentas de BI é o SAS, uma ferramenta focada em análise preditiva, que auxilia os empreendimentos na criação de gráficos e visualizações sobre seus dados de alta performance.

O SAS é uma das ferramentas de Business Intelligence com melhores resultados em análise avançada de dados, e sua tecnologia é infundida com algoritmos inovadores e de ponta, capazes de auxiliar empresas com a mineração de dados.

Com a plataforma BI do SAS, é possível simplificar a preparação dos dados, e criar modelos de análise com mais facilidade e rapidez, além disso, algumas das funcionalidades do SAS são:

  • acesso mobile e desktop;
  • capacidade de analisar textos e captar insights;
  • dashboard sempre intacto e responsivo;
  • dentre outras.

6. BIRT

O BIRT é uma ferramenta de relatório de inteligência de negócios, que auxilia as empresas a criar visualizações de dados, painéis e relatórios, que juntos podem ser incorporados e a aplicativos Web e ferramentas de gerenciamento de negócios.

Essa ferramenta de Business Intelligence é open source, ou seja, seu código de programação é aberto, e pode sofrer modificações e personalizações, conforme as necessidades das empresas.

É importante dizer que o BIRT não é uma ferramenta comercial, mas é muito utilizada para essa finalidade, e, apesar de a estratégia ter um acesso livre, o sistema não conta com um serviço de suporte técnico.

Além de tudo isso, o BIRT é outra opção de ferramenta de Business Intelligence gratuita.

7. Adobe Analytics

O Adobe Analytics é uma ferramenta de BI eficiente, que muitos empreendimentos do mercado já utilizam para captar, entender e chegar a insights poderosos sobre seus produtos e serviços.

Com essa plataforma as empresas podem captar dados de qualquer lugar na jornada do cliente, produzindo relatórios versáteis, com inteligência preditiva. Uma estratégia completa, que permite aos negócios:

  • criar relatórios versáteis a fim de atender às demandas do negócio;
  • alta conexão com fontes de todos os tipos e origens;
  • detalhamento de previsões de resultados de acordo com cada decisão possível.

8. Qlik

O Qlik também figura entre as melhores ferramentas de BI, pois permite uma análise de dados eficiente, que fornece inteligência ativa, em uma plataforma analítica de dados, que integra informações e atua na nuvem, em tempo real e de ponta a ponta.

Essa estratégia possui versões de sistema pagos, mas também pode ser considerada uma ferramenta de BI gratuita, já que a empresa disponibiliza três versões do seu programa com acesso free, sendo eles o QlikView Personal, o Qlik Sense Desktop e o Qlik Sense Cloud.

Um diferencial do Qlik é a opção de compactação de dados, o que é muito raro em softwares de Business Intelligence. 

9. Tableau

O Tableau é uma plataforma de Business Intelligence desenvolvida pela empresa Tableau, lançada em 2003, que, assim como as outras melhores ferramentas de BI comentada aqui, auxilia empresas a entender seus próprios dados e gerenciar seus insights de maneira simples e direta.

Essa ferramenta oferece uma plataforma de análise que pode ser integrada a ferramentas de CRM, a fim de permitir mais governança, gerenciamento e colaboração aos negócios.

10. Zendesk para atendimento ao cliente

Por fim, a última plataforma que incluímos na lista de melhores ferramentas de BI, é o Zendesk para atendimento ao cliente

A plataforma de atendimento da Zendesk possui diversas soluções inteligentes, que auxiliam no monitoramento dos relacionamentos das empresas com seus clientes, potencializando seus resultados.

O Zendesk para atendimento ao cliente possibilita que as empresas utilizem dados e análises para mensurar resultados e aprimorar a experiência dos clientes, revelando insights poderosos, que auxiliam:

  • nos ajustes de operações de experiência do cliente;
  • na melhoria da produtividade dos agentes de relacionamento;
  • no entendimento das necessidades dos clientes

A ferramenta da Zendesk é totalmente omnichannel e proporciona análises robustas que guiam agentes de atendimento na oferta da melhor experiência do cliente. Que tal experimentar? 

Confira o funcionamento e as vantagens do Zendesk para atendimento ao cliente realizando um teste grátis!

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

Como aumentar o NPS? Mais satisfação aos clientes em 6 dicas

Entender como aumentar o NPS do seu negócio ajuda a aumentar a satisfação dos seus clientes e gerar mais vendas. Veja as melhores práticas!

Artigo
16 min read

Conheça os 12 principais indicadores de call center: como funcionam?

Acompanhar os principais indicadores de call center permite identificar os pontos de melhoria no atendimento ao cliente. Veja quais monitorar!

Artigo
17 min read

Como medir o engajamento de clientes: 4 métricas + 8 dicas!

Descubra como medir engajamento de clientes a partir de 4 indicadores-chave de desempenho e confira 8 dicas para aumentar o engajamento.

Artigo
10 min read

O que é Ticket Médio de Vendas? Como otimizar o seu?

Entenda o que é ticket médio de vendas, a importância de acompanhar esse indicador e como saber se o resultado é o ideal para sua empresa.