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Os 10 melhores livros de gestão de projetos
Por Zendesk
Última atualização em 21 fevereiro 2024
Estar em contato com os melhores livros de gestão de projetos é como ter um mapa de atalhos: você tem acesso aos erros, acertos, dicas e orientações de grandes profissionais e especialistas da área que podem ser usados como inspiração para a sua jornada.
Isso é possível porque, hoje em dia, raramente uma situação profissional é inédita. Dessa forma, ao ler um bom livro de gerenciamento de projetos, você aprende com quem já lidou com os mais variados problemas e, assim, tem a chance de evitar as mesmas falhas.
Tenha em mente também que conhecer as tendências do mercado, saber como grandes profissionais e estudiosos lideram suas equipes e conhecer os principais erros e desafios de gestão de projetos é fundamental para estruturar uma carreira de sucesso.
É justamente por esse motivo que pessoas extremamente bem-sucedidas em suas trajetórias profissionais têm em comum o hábito da leitura.
Especialmente no caso do Project Manager, como também pode ser chamado o cargo de gestor de projetos, é fundamental conseguir administrar múltiplas atribuições, que vão desde o planejamento e distribuição das atividades na equipe até a coordenação de pessoas e a execução de suas tarefas, incluindo a gestão de conflitos em projetos.
Para dar conta de todas essas atividades, conhecimento e aprendizado contínuo são essenciais. Nesse sentido, ler bons livros sobre gestão de projetos é um ótimo caminho para começar.
Para te ajudar nesta missão, neste artigo mostraremos:
- qual a relação entre leitura e carreira de sucesso;
- como conseguir ler muitos livros sobre gestão de projetos;
- lista com os 10 melhores livros de gestão de projetos;
- o que estudar para ser gestor de projetos;
- como os livros certos ajudam nessa formação.
Veja tudo agora mesmo!
Qual a relação entre a leitura e uma carreira de sucesso?
Ao descobrir quais são os melhores livros de gestão de projetos, você estará vários passos à frente de outros profissionais que atuam (ou pretendem atuar) na área. Inclusive, estará em vantagem em relação à maioria dos brasileiros.
A edição mais recente da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” mostrou que 44% dos brasileiros não tinham lido sequer um livro em doze meses.
Contrário a esse comportamento, o estudo “Rich Habits” revelou que 85% das pessoas que enriquecem leem 2 ou mais livros por mês.
De fato, grandes personalidades de diversas áreas são ávidos leitores. Veja exemplos:
- Mark Zuckerberg, CEO do Facebook: desde 2015, lê dois livros ao mês. Ele criou um clube de livros, que tem mais de 660 mil integrantes;
- Oprah Winfrey, uma das pessoas mais influentes dos Estados Unidos: também criou um clube do livro, para se conectar com fãs, fomentando o hábito da leitura;
- Warren Buffett, gênio investidor: afirma que o seu sucesso profissional veio de seu hábito de leitura e crê que dedica 80% de seu dia para ler;
- Bill Gates, da Microsoft: lê mais de 50 livros ao ano e afirma que “cada livro abre novas avenidas de conhecimento para explorar”.
Como ler todos os melhores livros de gestão de projetos?
A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” também mostrou que 47% dos brasileiros dizem que não leem mais por falta de tempo.
Entretanto, não há pessoas mais ocupadas do que as que citamos nos exemplos acima, concorda? Se elas têm tempo para ler tanto, as desculpas de qualquer outro acabam infundadas. E tem mais: ler é um hábito.
Para você ter uma ideia, segundo a Blueprint, 25 minutos de leitura por dia resultam em 1 livro inteiro a cada mês. Com essa rotina, você conseguirá ler a lista inteira de livros de gestão de projetos tranquilamente.
E aqui vai uma dica para você! Neste TED, Pedro Pacífico ensina como tornar a leitura um hábito diário e diz que o segredo não é ler mais, e sim, ler sempre. Assista!
Quais os benefícios da leitura?
Além dos conteúdos específicos aprendidos durante a leitura de um livro, o hábito traz à sua vida os seguintes benefícios:
- fortalecimento da memória;
- melhora do senso crítico;
- ampliação do vocabulário;
- melhora da escrita;
- aumento da sua disposição em ouvir, conhecer o universo do outro e analisá-lo com mais calma;
- expansão do seu repertório cultural;
- redução do estresse;
- aumento da concentração;
- capacidade de manter seu cérebro saudável, em atividade e realizando inúmeras conexões.
Como superar os grandes desafios da experiência do cliente
Quais os melhores livros de gestão de projetos? 10 dicas!
A lista com os melhores livros de gestão de projetos é formada por:
- O jogo infinito – Simon Sinek;
- Rápido e Devagar – Daniel Kahneman;
- O Monge e o Executivo – James C. Hunter;
- Faça Acontecer – Sheryl Sandberg;
- Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck;
- Os 5 Desafios das Equipes – Patrick Lencioni;
- Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades – Robson Camargo e Thomas Ribas;
- Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias – Jake Knapp;
- Design Thinking – Tim Brown;
- Gerenciamento de Risco em Projetos: Ferramentas, Técnicas e Exemplos Para Gestão Integrada – Guilherme Calôba.
Conheça agora um pouco de cada um desses títulos incríveis!
1. O jogo infinito – Simon Sinek
Simon Sinek é dono de um dos TEDs mais assistidos do mundo, o “Como grandes líderes inspiram ação”.
No livro de gestão de projetos “O Jogo Infinito”, ele compara o mundo dos negócios a jogos, que podem ser do tipo finito ou infinito.
Sinek afirma que pessoas que lideram equipes com mentalidade infinita tendem a atingir um sucesso estável e duradouro, ao contrário das empresas lideradas por pessoas com mentalidades finitas.
2. Rápido e Devagar – Daniel Kahneman
Daniel Kahneman é ganhador do prêmio Nobel de Economia por suas pesquisas na área de economia comportamental. Seus estudos combinam economia e ciência cognitiva para explicar a maneira aparentemente irracional com a qual os seres humanos administram riscos.
Nesta obra, ele aborda as duas formas pelas quais nosso cérebro funciona: uma com pensamento rápido, intuitivo e emocional; e a outra lenta, deliberativa e lógica.
O livro é prático e esclarecedor sobre como os humanos costumam tomar decisões e ensina técnicas para evitar falhas mentais que podem gerar situações difíceis.
3. O Monge e o Executivo – James C. Hunter
Esta narrativa com fundo cristão traz conhecimentos importantes para líderes justos, respeitáveis e de sucesso. O poder e o autoritarismo são discutidos para propor uma liderança democrática, que ao mesmo tempo serve e é eficaz.
4. Faça Acontecer – Sheryl Sandberg
Na lista dos melhores livros de gestão de projetos, não pode faltar um que fala sobre liderança feminina.
Grande parte da força de trabalho mundial está nas mãos das mulheres. Porém, ainda são os homens que dominam os cargos de liderança.
Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, a autora Sheryl Sandberg encoraja outras mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo.
A edição brasileira inclui dados específicos da situação profissional feminina no nosso país e conta com um prefácio da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.
5. Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck
Este livro é muito importante para gestores de projeto, por isso, precisa entrar na sua lista.
O principal motivo é que a obra mostra como a atitude mental com que encaramos a vida, que é chamada de “mindset”, é crucial para atingir o sucesso na carreira que todos buscam.
6. Os 5 Desafios das Equipes – Patrick Lencioni
Esse best-seller é um livro agradável de ler e explica por quais motivos algumas equipes dão certo e outras não. Trata-se de uma fábula envolvente, realista e prática sobre liderança e gerenciamento de pessoas.
Inclusive, a obra faz um contraponto ao “O Jogo Infinito”, de Simon Sinek, que citamos logo na abertura desta lista com os melhores livros de gestão de projetos.
7. Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades – Robson Camargo e Thomas Ribas
Ser ágil não é ser apressado. A metodologia ágil na gestão de projetos se caracteriza pela entrega de todo valor desejado pelos clientes, adaptando todos os problemas que surjam para chegar a melhores resultados em um menor intervalo de tempo.
Este livro aborda as metodologias ágeis com primor e ajuda você a implementá-las na sua rotina profissional.
8. Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias – Jake Knapp
O SPRINT é o método criado por Jake Knapp quando trabalhava no Google. Serve para equipes de todos os tamanhos — inclusive para gestão de equipes à distância —, que precisam começar a trabalhar imediatamente debruçados em uma oportunidade, problema ou ideia.
É um dos melhores livros de gestão de projetos para quem deseja saber como o Google trabalha e se inspirar nesse incrível case de sucesso.
9. Design Thinking – Tim Brown
Este livro mostra que o design não se limita a criar objetos úteis e elegantes. O design thinking compatibiliza o que é exigido com a utilidade, às restrições impostas com as possibilidades, e a necessidade com a demanda.
A obra também deixa claro por quais motivos o usuário final e o problema que ele tem devem ser o centro dos projetos.
10. Gerenciamento de Risco em Projetos: Ferramentas, Técnicas e Exemplos Para Gestão Integrada – Guilherme Calôba
Fechamos a nossa lista dos melhores livros de gestão de projetos com este, que traz temas como sistemáticas de gerenciamento de risco, estatística e distribuições de probabilidade.
A obra também fala sobre os impactos da dimensão humana na análise de risco. Os temas são abordados com profundidade, trazendo um referencial teórico com aplicação prática.
O que estudar para ser gestor de projetos?
Para ser um gestor de projetos, a pessoa interessada pode estudar Administração, Tecnologia, Marketing, Economia ou mesmo Engenharia. Cursos de especialização ou MBA em Gestão de Projetos, geralmente, são vistos como diferenciais na hora de buscar por uma vaga de emprego nessa área.
Somada a essas formações, é importante também ter certificações específicas. Veja abaixo as consideradas mais importantes.
Project Management Institute (PMI)
Atesta que o profissional tem as habilidades e competências necessárias para gerenciar projetos. Esse certificado é reconhecido internacionalmente.
Project Management Body Of Knowledge (PMBOK)
É um certificado baseado no Guia PMBOK que atesta conhecimento e práticas de gerenciamento de projetos em áreas como integração, escopo, gestão de tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, entre outras.
Project Management Professional (PMP).
Também baseada no Guia PMBOK, para obter essa certificação é preciso cumprir alguns critérios, como ter 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos, no mínimo; e 4.500 horas de experiência nesse tipo de gestão.
Certified Associate in Project Management (CAPM)
Assim como o certificado anterior, para este é preciso cumprir alguns requisitos para obtê-lo, e realizar uma prova com 200 questões sobre conhecimento do Guia PMBOK.
Certified ScrumMaster (CSM)
Essa certificação é voltada para profissionais que desejam se tornar Scrum Masters, que são os responsáveis por apoiar e facilitar equipes no uso do framework Scrum.
Professional Scrum Master (PSM I)
Este é outro tipo de certificado para gestores de projeto que querem se aprofundar na metodologia Scrum.
Aproveite e leia também este artigo: “Técnicas de gerenciamento de projetos: 9 opções e como funcionam“
Como os melhores livros de gestão de projeto ajudam a ter sucesso na carreira?
Os livros sobre gestão de projetos ajudam os profissionais da área a serem bem-sucedidos porque expandem seus conhecimentos, trazendo percepções e pontos de vista até então não explorados.
Assim como em outras carreiras, nesta também é essencial se aprimorar constantemente e buscar ferramentas para se tornar um gestor melhor todos os dias, tanto para o time quanto para a empresa.
E considerando a quantidade de responsabilidades que um Project Manager tem, quanto mais especializado for, mais segurança terá para trabalhar e mais resultados ajudará a trazer.
Cabe a esse profissional garantir que o projeto que está cuidando traga valor real para a companhia e para os clientes. É ele quem define metas, prazos, responsáveis pelas tarefas, e quem precisa acompanhar de perto cada etapa.
Em resumo, além de fazer a gestão do projeto em si, também precisa gerenciar pessoas (o time), os interesses da empresa e as necessidades dos usuários finais.
Com tanta coisa para dar conta, quanto mais conhecimento tiver, melhor, concorda? Além da formação acadêmica e das certificações, um bom livro de gerenciamento de projetos ajuda a expandir a base de informações desse profissional e a ter boas ideias e inspirações.
Como ser um gestor de projetos mais eficiente?
Conhecimento é essencial, mas a prática também é. Então, se você já atua na área — ou se pretende entrar com a preparação ideal — veja como se tornar um gestor de projetos mais eficiente no dia a dia:
- tenha objetivos e metas bem claros e definidos;
- comunique-se adequadamente com seu time, por meio de linguagem correta, respeito e transparência;
- aprenda a lidar com mudanças, especialmente as imprevistas;
- desenvolva soft skills como visão, inteligência emocional, motivação, liderança, proatividade, entre outras relacionadas à gestão;
- use ferramentas que facilitem a sua rotina e da sua equipe, principalmente as baseadas em Inteligência Artificial.
Para entender melhor o impacto da IA nas empresas, baixe agora mesmo o relatório CX Trends 2024 da Zendesk.