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6 melhores livros sobre marketing para turbinar suas estratégias
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 21 setembro 2021
Os melhores livros sobre marketing são aqueles que apresentam os fundamentos necessários para dominar diferentes disciplinas dessa área, como conteúdo, copywriting, persuasão e muito mais.
Dito isso, essas obras podem ser consideradas o alicerce dos conhecimentos de muitos profissionais de marketing e empreendedores que criam estratégias eficientes.
A questão é: quais publicações se enquadram neste grupo? Inúmeras! Contudo, para lhe ajudar a direcionar seu foco, listamos aqueles que consideramos os 6 melhores livros sobre marketing:
Marketing de Conteúdo, Rafael Rez;
Isso é Marketing, Seth Godin;
Hacking Growth, Sean Ellis e Morgan Brown;
As Armas da Persuasão, Robert B. Cialdini;
Rápido e Devagar, Daniel Kahneman;
Sobre a Escrita, Stephen King.
6 melhores livros sobre marketing
Fique agora com uma apresentação mais detalhada da nossa lista de melhores livros sobre marketing:
1. Marketing de Conteúdo, Rafael Rez
Com mais de 20 anos de carreira e de mil clientes atendidos, Rafael Rez é a maior referência em marketing de conteúdo do Brasil. Neste livro, ele compartilha os aprendizados mais importantes que adquiriu durante sua jornada.
A obra reúne todos os fundamentos necessários para a elaboração de estratégias eficientes de marketing de conteúdo. O livro esclarece diversos conceitos de maneira didática, como planejamento de conteúdo, funil de vendas, geração de leads, entre outros.
No entanto, Rez declara que o livro possui um começo, mas não tem fim. Isso porque os princípios de marketing vitais para a construção de planejamentos estão descritos na obra, contudo, é preciso ir além para se tornar um especialista.
Afinal, o marketing está em constante transformação. Logo, os estudos precisam ser continuados para acompanhar essas mudanças.
2. Isso é Marketing, Seth Godin
Seth Godin é um renomado autor e empreendedor que possui uma série de livros sobre marketing e empreendedorismo. Para esta lista, trouxemos o “Isso é Marketing”.
Nesta obra, o seu principal objetivo é apresentar o “novo marketing”, que Godin define como “um ato generoso de ajudar as pessoas a resolverem seus problemas”.
De maneira resumida e simplificada, a publicação apresenta como desenvolver estratégias baseadas na empatia, que verdadeiramente levam em consideração as pessoas.
A partir disso, Godin esclarece por que essas técnicas são efetivas e como elas são capazes de construir um relacionamento de confiança com seus clientes.
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3. Hacking Growth, Sean Ellis e Morgan Brown
Sean Ellis foi quem cunhou o termo “growth hacking” em 2010, ao conquistar resultados impressionantes com o método na startup Dropbox. Neste livro, ele se junta com Morgan Brown, gerente de produto no Facebook — na época da publicação —, para criar a obra definitiva da metodologia.
A publicação tem o intuito de ser um guia que apresenta os principais conceitos de growth hacking. Afinal, mesmo hoje em dia — três anos após a publicação —, o conceito continua sendo recente e com muito a se explorar, principalmente no Brasil.
Sendo assim, o livro esclarece os princípios de marketing que podem ajudar um negócio a crescer de maneira extremamente ágil.
Em particular, as startups podem se beneficiar dessas estratégias. Contudo, nada impede a aplicação em negócios tradicionais.
Leia também: Product-led growth (PLG): como gerar crescimento com seu produto
4. As Armas da Persuasão, Robert B. Cialdini
“As Armas da Persuasão” é um clássico da psicologia comportamental para marketing. Nele, o doutor em psicologia social Robert Cialdini apresenta os “6 princípios da persuasão” — anos após a publicação, ele adicionou um sétimo princípio em outro livro.
Basicamente, esses princípios são vieses cognitivos, que podem ser definidos como padrões de comportamento e julgamento, comprovados cientificamente, que os humanos repetem diante certas situações. Também são conhecidos popularmente como gatilhos mentais.
A seguir, confira uma breve explicação de cada princípio:
- Reciprocidade: quando pessoas recebem algo de graça, elas sentem que precisam retribuir de alguma forma;
- Comprometimento e consistência: a realização de ações simples de forma consistente estimula o comprometimento;
- Prova social: quando alguém assegura a qualidade de algo — por exemplo, por meio de depoimentos —, transmite-se mais confiança;
- Autoridade: caso uma ação seja apresentada por alguém com autoridade, as pessoas são mais propensas a realizá-la;
- Afinidade: as pessoas tendem a ser mais influenciadas por pessoas com quem possuem afinidade;
- Escassez: os indivíduos se sentem “atraídos” por algo que está perto de acabar.
5. Rápido e Devagar, Daniel Kahneman
Este é mais um livro de psicologia comportamental indispensável para profissionais de marketing. O doutor em psicologia Daniel Kahneman expõe de forma clara e didática como os vieses cognitivos impactam nossas ações e percepções.
Logo, oferece conhecimentos importantes para entender o comportamento humano e conseguir criar estratégias capazes de incentivar uma determinada tomada de decisão.
O livro também é muito interessante porque possui interações com o leitor por meio de exemplos. Elas mostram que o comportamento e julgamento de todos podem ser moldados diante certas situações. Por isso, é algo para se utilizar com cuidado e ética.
6. Sobre a Escrita, Stephen King
Muito provavelmente você não encontrará esta obra em outras listas de melhores livros sobre marketing. Afinal, qual a relação de Stephen King com essa área, certo?
À primeira vista, pode parecer uma publicação que não faz sentido estar aqui. Contudo, não podemos nos esquecer que o storytelling é parte essencial do marketing.
Então, nada melhor do que aprender essas técnicas com um autor extremamente reconhecido pela sua capacidade de construir narrativas envolventes, não é mesmo?
Ou seja, você entenderá como contar histórias cativantes com um profissional que vive disso e é uma referência mundial. Neste livro, King dá uma aula sobre seu processo de escrita utilizando memórias pessoais.