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O que é um MQL?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 setembro 2022
MQL é a sigla para Marketing Qualified Leads, em português, Leads Qualificados de Marketing.
Tratam-se de potenciais compradores para os produtos e/ou serviços que são comercializados por sua empresa, que ainda não tomaram a sua decisão de compra, mas estão engajados quanto a isso.
Ou seja, o MQL é um possível cliente que já entende que tem um problema e que a sua empresa é uma das qualificadas para resolvê-lo. No entanto, ainda é preciso um pouco mais de trabalho do marketing antes de encaminhá-lo para a equipe de vendas.
O que é um MQL?
MQL é a abreviação de Marketing Qualified Leads, que são leads que estão em processo avançado de qualificação pelo time de marketing.
Leads são potenciais clientes dos seus produtos ou serviços. Pessoas e/ou empresas que, em determinado momento das suas jornadas de compra demonstraram interesse na sua oferta.
O que qualifica um futuro comprador um MQL é que esse já teve contato e interações com a sua empresa.
No caso, esse potencial cliente já consumiu os seus conteúdos, tais como postagens em blog e redes sociais, e pode até já ter utilizado alguma ferramenta que você disponibilizou, por exemplo, uma planilha gratuita.
Porém, ainda não tomou a sua decisão de compra, o que leva à necessidade de trabalhá-lo um pouco mais a fim de ajudá-lo nesse processo.
Qual a diferença entre MQL e SQL?
SQL significa Sales Qualified Leads, em português, Leads Qualificados de Vendas. São os leads que estão mais perto de efetivarem a compra.
A principal diferença entre o MQL e o SQL, é que o segundo tipo de lead já foi bem nutrido.
Isso quer dizer que ele passou por todas as etapas do funil de vendas, ou seja, pela fase de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema e consideração da solução, e está, praticamente, no fechamento do negócio.
Quando chega esse momento, o SQL deve ser imediatamente direcionado do marketing para vendas, a fim de que não se perca a oportunidade de fechar mais um negócio.
Dica de leitura: “O que é nutrição de leads: tudo sobre como fazer e benefícios”
O que é MQL em vendas?
MQL em vendas são potenciais clientes que já tiveram acesso a diferentes fontes de informações sobre o produto e/ou serviço que a sua empresa vende.
Por conta disso, eles já consideram a sua marca como aquela que pode resolver o problema que têm. Porém, por algum motivo, ainda é preciso um pouco mais de trabalho para levar esse futuro cliente à sua decisão de compra.
O que é um MQL Outbound?
MQL Outbound é aquele possível comprador que já teve alguma interação com a sua empresa, no entanto, ainda não realizou a compra.
Na estratégia de Outbound é a sua equipe quem busca os potenciais clientes. Essa abordagem ativa pode ser aplicada tanto para marketing quanto para vendas.
Considerando essa definição, é possível entender também que MQL Outbound é uma pessoa ou empresa que já foi abordada por sua equipe, recebeu algum tipo de material explicativo sobre a sua oferta, demonstrou real interesse, mas ainda não concluiu o processo de compra.
Aproveite e leia também: “Inbound Sales: o que é, como fazer e quais as diferenças para Outbound Sales?”
Como classificar MQL?
A etapa de qualificação de um lead é indispensável para o sucesso do processo de vendas. Para classificar um lead como pertencente ao grupo MQL e, dessa forma, trabalhá-lo da maneira adequada, você deve utilizar a técnica Lead Scoring e entender a jornada desse lead no funil de vendas.
Lead Scoring
Essa técnica consiste em criar critérios e atribuir pontuações a cada lead. Os critérios devem envolver características pessoais e os interesses do potencial cliente. Isto é, a empresa pode dar estabelecer a quantidade de pontos de cada critério e, ao somá-los, o lead pode fazer parte do grupo A, B, C ou D, por exemplo.
Ou seja, a qualificação de leads utiliza um método que combina perfil e os interesses da pessoa. Caso o perfil seja adequado (de acordo com a sua persona) e tiver um alto interesse, esse lead precisa ser encaminhado para a equipe comercial pois tem grandes chances de virar cliente.
Para definir os critérios é necessária a participação das equipes de vendas e de marketing. Afinal, cada uma tem pontos de vista que se complementam e tornam a geração de leads qualificados ainda mais assertiva.
Entre as características do perfil, é possível classificar os leads por: idade, sexo, localização, cargo profissional, tamanho da empresa, mercado de atuação, nível de escolaridade, formação, entre outros.
Já a classificação por nível de interesse nos conteúdos disponibilizados pela empresa pode incluir critérios como:
- tipos de materiais baixados e mais acessados;
- quantidade de materiais baixados sobre o mesmo assunto;
- categorias das páginas acessadas no site ou no blog;
- inscrição na newsletter ou preenchimento de formulário no site;
- entre muitos outros.
É importante entender bem quais critérios são mais relevantes para o negócio para determinar o peso adequado à cada informação.
Jornada do lead qualificado no funil de vendas
Mais uma forma de qualificação de leads é acompanhar e entender a jornada do MQL no funil de vendas da sua empresa.
Primeira etapa
Na primeira etapa, o lead acabou de conhecer a sua marca e realizou alguma interação no site ou em alguma landing page. Normalmente ele preenche um pequeno formulário para receber algum material rico em troca, como e-books e webinars. Logo, esse lead se encontra no topo do funil.
E como funciona o contato com o lead que está no topo do funil, no começo da jornada? Dias após essa primeira interação, pode-se enviar um e-mail com conteúdos relevantes sobre o mesmo assunto que despertou interesse do potencial cliente.
Assim, ele conhece melhor a empresa e passa a confiar nela, já que os materiais recebidos o ajudam a resolver problemas e evoluir profissional ou pessoalmente.
Se o lead tem o perfil da sua persona e demonstra alto nível de interesse nos materiais e nas ofertas enviadas, é hora de dar um upgrade e classificá-lo como um MQL.
Segunda etapa
Agora que o lead já está qualificado, é o momento de aprofundar um pouco mais o assunto abordado com ele e também falar sobre os benefícios diretos e indiretos e os diferenciais dos seus produtos ou serviços.
Outra dica para ajudar o MQL a se tornar um SQL, ou seja, seguir para a próxima etapa da jornada de compra, é oferecer avaliações, demonstrações e consultorias gratuitas, por exemplo.
Afinal, o MQL já demonstrou interesse nas suas soluções. Agora, ele precisa conhecê-las na prática para seguir para a última etapa, a de decisão.
Terceira etapa
Nessa última fase, o lead já é oficialmente um SQL e a equipe de vendas já pode contatá-lo para dar prosseguimento à negociação.
Para que esse processo de geração de leads qualificados seja eficiente e traga resultados significativos ao negócio, é necessário estabelecer metas para as equipes de marketing e comercial. Quantos leads devem ser passados mensalmente? Quantas vendas precisam ser fechadas?
Até porque, esse acompanhamento das metas mostra se a estratégia adotada pelas equipes está dando certo ou não.
E como monitorar os resultados regularmente? Utilizando ferramentas com inteligência artificial, que armazenam dados, mostram a situação do funil de vendas em tempo real e geram métricas relevantes para a tomada de decisões. Como o Zendesk Sell.
O Zendesk Sell é um CRM de vendas que ajuda a melhorar a produtividade do seu time, dando mais visibilidade à sua pipeline, potencializando suas ações.
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Por que gerar leads qualificados?
Gerar leads qualificados, o que inclui o MQL, é importante para a sua empresa, pois:
- Aumenta as chances de conversão
- Cria um relacionamento mais concreto e estável desde os primeiros contatos
- Traz mais resultados para o esforço da equipe, aumentando o seu engajamento
- Reduz gasto de tempo e de dinheiro com estratégias não direcionadas
Sugestão de leitura: “O que é gestão de leads: 6 etapas para começar a aplicar a estratégia”
Como gerar leads qualificados?
Para gerar leads qualificados, uma estratégia cada vez mais popular no meio digital é criar e oferecer materiais que realmente sejam interessantes e que agreguem algum valor para a jornada dos seus futuros clientes.
Em uma estratégia de marketing digital, esses materiais podem ser:
- E-books
- Planilhas exclusivas
- Acesso a conteúdos exclusivos
- Oferta de vídeos apenas para cadastrados no site
- Infográficos
Para coletar os dados que serão utilizados posteriormente para contatar este cliente, você pode usar, por exemplo, formulários e landing pages.
Se quiser saber mais como qualificar os seus leads e não perder nenhuma oportunidade de negócio, leia o artigo “Qualificação de leads: o que é e quais são seus critérios?”
Como aumentar o MQL?
É preciso muito planejamento e organização para qualificar os leads nas etapas do funil de vendas. Pois, além de entender o perfil e os interesses da persona do negócio, é preciso analisar cada perfil de novo contato que aparece.
Pode parecer trabalhoso, mas, com a ajuda do software certo, como um de CRM, esse processo fica mais simples e rápido.
Porém, a tecnologia não faz todo o trabalho, não é mesmo? É necessário que as equipes de vendas e marketing trabalhem juntas, em prol de um mesmo objetivo estratégico: gerar leads MQL.
Mas, como capturar leads que têm potencial em tornar-se clientes? Veja abaixo dicas valiosas para aumentar o seu Marketing Qualified Leads.
Descubra e estude a sua persona
Antes de saber como atrair leads qualificados, é preciso conhecer quem é a sua persona. Ou seja, as características, os comportamentos, os hábitos, os interesses e as necessidades do seu cliente ideal.
É a sua persona que vai guiar toda a sua estratégia de marketing e vendas. Ela será o alvo de todas as ações executadas para aumentar as vendas da empresa.
A qualificação de leads deve acompanhar o passo a passo do lead para tornar esse processo mais assertivo e eficaz, sem desperdiçar tempo e dinheiro com a atração de pessoas erradas.
Integre as ações do time de marketing e vendas
Quanto mais unidas as equipes de marketing e de vendas forem, melhor serão os resultados alcançados.
Essa integração entre os times é popularmente chamada de “vendarketing”. Ela acontece quando todos os colaboradores de ambos os setores participam do processo de atração, nutrição e fidelização de leads e clientes.
O foco aqui é a colaboração. E o sistema de CRM permite o acesso de informações por todos os envolvidos no trabalho. Dessa forma, as equipes ficam alinhadas e se comprometem a trabalhar juntas e a entregar a melhor qualificação de leads.
Estudar o ciclo de vendas da empresa
Para aumentar o seu MQL também é necessário entender como funciona o ciclo de vendas do negócio. Para ajudar nessa descoberta, analise:
- Quanto tempo um lead demora para realizar uma compra?
- Quais são as características em comum que seus clientes têm nesse processo?
- Quais pontos dificultam o fechamento de uma compra?
- Qual a motivação que os leads têm para fechar negócio com a empresa?
Com essas respostas em mãos, é possível criar estratégias para atrair MQLs.
Leia também: Ciclo de vendas: o que é e quais são as etapas?
Utilize a técnica Lead Scoring
Com todos os dados analisados, defina critérios para pontuar os leads e entender em qual etapa do funil de vendas eles se encontram.
Essa segmentação feita pelo Lead Scoring ajuda a nutrir o lead com materiais relevantes que o ajudem a entender seu problema, a sua solução e, claro, fechar negócio com a sua empresa.
Defina quais ações são consideradas topo, meio e fundo de funil. Baixar determinado e-book significa que o lead está buscando assuntos superficiais (topo de funil) ou já sabe seu problema e está buscando uma forma de resolvê-lo (meio de funil)?
Escolha os canais de geração de MQLs
Outra vantagem de conhecer profundamente a sua persona é saber quais canais são mais efetivos durante a geração de leads qualificados.
A atração de MQLs pode ser testada em diversos canais, como e-mail marketing, landing page, site, anúncios pagos, redes sociais, Youtube, WhatsApp ou Telegram, entre outros.
Lembre-se que quanto menor for o esforço e o uso de recursos, menor será o custo de aquisição de clientes. Ou seja, melhor será para a empresa.
Avalie regularmente os critérios da definição de MQLs
O comportamento do consumidor é dinâmico e ganha novos hábitos com o passar do tempo. Portanto, escolha o período de revisão dos critérios definidos para a classificação MQL. Pode ser mensal, trimestral ou semestral.
O importante é perceber o que mudou e realizar ajustes na estratégia executada. E essa revisão é necessária também quando há ações específicas, como lançamento de novo produto ou serviço.
Ou seja, para aumentar o MQL da sua empresa, basta dedicar tempo em pesquisa, análises de métricas e avaliações constantes do planejamento de vendas e de marketing. Quanto melhor você conhecer o seu público, maiores são as chances de vender mais e melhor.
Leads qualificados significam mais clientes comprando as suas soluções. Não deixe de usar a tecnologia a seu favor para otimizar o processo e facilitar a tomada de decisões.