MRR em vendas é uma sigla proveniente do inglês e significa Monthly Recurring Revenue. Em português, a tradução é Receita Recorrente Mensal. Trata-se de um cálculo que identifica o seu faturamento por mês, descobre possíveis gargalos e pontos de otimização na companhia.
A métrica utiliza a base de consumidores que pagam as organizações todos os meses pelas assinaturas de serviços.
Neste artigo, você aprenderá o que é MRR em vendas e como calcular essa métrica em diferentes cenários. Leia até o final e tire todas as suas dúvidas.
O que é MRR em vendas?
Monthly Recurring Revenue (MRR), em tradução para português, significa Receita Recorrente Mensal. Essa métrica calcula o dinheiro que entra todos os meses e ainda prevê os ganhos futuros. É aplicada com mais frequência por empresas que trabalham com assinaturas, como as SaaS.
MRR em vendas é uma das métricas mais importantes para uma companhia, pois ela agrupa os setores financeiros e estratégicos em prol do mesmo objetivo: o crescimento da empresa.
Imagine que uma companhia de São Paula oferece três opções de pacotes para os clientes em potencial: básico, profissional e VIP. Cada um tem um valor diferente. Os custos também sofrem alterações de acordo com a forma de pagamento, seja mensal, semestral ou anual.
Diante desse cenário, como a empresa calcula o valor mensal das assinaturas?
Acompanhe no tópico a seguir.
Como calcular o MRR em vendas?
Mesmo quem não tem habilidades com números, não precisa se desesperar com o cálculo do MRR em vendas. Isso porque, a fórmula é bem simples.
Você deve somar a quantia paga todos os meses por cada um dos consumidores.
Funciona assim: se você tem somente um serviço, cujo preço é de R$500 e tem 10 clientes, logo, o seu MRR é de R$ 500.
50 x 10 = 500
Porém, nem sempre o cenário é tão perfeito. Imagine que a mesma empresa tem o seguinte portfólio de clientes.
10 clientes no plano básico: R$ 50;
30 clientes no pacote profissional: R$ 100;
Dois clientes VIP: R$ 250.
Então, o MRR da companhia será de R$ 4.000,00. Para chegar a esse valor, você deve fazer o seguinte cálculo.
10 x 50 + 30 x 100 + 2 x 250 = 4.000
E se a empresa paulista tem valores promocionais para aqueles clientes que assinam os planos anuais?
Nessa lógica, o consumidor VIP ganha 20% de desconto no pacote anual, o que corresponde a R$ 250 por mês.
Assim, ao invés dele investir R$ 3.000,00 por ano, ele precisa reservar no orçamento do mês somente R$ 2.400,00.
No cálculo mensal, você deve adicionar os 20% de descontos antes de dividir a quantia por mês, isto é, por 12. Então, o pagamento mensal será de R$ 200, e não de R$ 250.
Um negócio SaaS precisa ter atenção ainda com outras métricas de negócio. Veja abaixo.
Por que é importante calcular o MRR em vendas?
Essa métrica pode ser aplicada em qualquer modelo de negócio. Porém, companhias que atuam no mundo SaaS sofrem mais com uma taxa abaixo do planejado.
Como essas empresas trabalham com contratos de assinatura, a Receita Recorrente Mensal é o único método de analisar o desenvolvimento da organização e fazer a previsão para o próximo período.
Você deve avaliar o MRR dos clientes ativos. Para fazer o cálculo, adicione todas as formas de pagamento, os descontos para cartão de crédito, os preços de cada pacote, entre outros elementos.
Como aumentar o MRR em vendas?
O sonho de toda empresa é ter um MRR em alto. Apesar de ser um grande desafio, existem algumas estratégias que ajudam a alcançar esse objetivo, como aumentar os valores dos planos e ampliar a variedade de ofertas que são oferecidas para os clientes.
Se um consumidor não está interessado em contratar um plano completo e está insatisfeito com o pacote básico, você pode oferecer uma opção intermediária.
Investir no relacionamento com o cliente é outra estratégia que não pode ser ignorada por sua empresa. Afinal, a regra é clara: quanto melhor for a experiência, mais o cliente gastará com o seu negócio.
De acordo com o relatório CX TRENDS 2022, 97% dos clientes pretendem gastar mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente que oferecem.
Adrian Mcdermott, diretor de tecnologia da Zendesk, explica como uma empresa pode surpreender os consumidores com uma boa experiência.
“Quando se trata de interações humanas, a qualidade, não a quantidade, é o que mais importa. As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico.”, destaca.
Outra dica interessante é fazer vendas mais inteligentes com menos trabalho. Com um modelo de CRM, você pode maximizar a produtividade, manter a visibilidade do pipeline e aumentar a receita.
O Zendesk Sell, por exemplo, é uma ótima opção para o seu negócio. Ele permite montar equipes focadas em dados para que sejam produtivas e acompanhar as expectativas do cliente.
Com a ferramenta, você pode visualizar as principais informações do cliente em vendas e serviços, tudo em uma plataforma.
Evite ainda ser surpreendido no fim do semestre fazendo previsões corretas e gerenciando seu pipeline em tempo real.
A Zendesk proporciona visibilidade total para que você possa planejar, monitorar e analisar seu processo de vendas sem muito esforço.
Veja abaixo quais são os principais benefícios da ferramenta.
- Plataforma unificada: tudo o que você precisa, em um único lugar — incluindo prospecção, engajamento, geração de leads e recursos de comunicação;
- Custo total de propriedade mais baixo: ninguém gosta de taxas ocultas. O Sell oferece custo total de propriedade baixo desde a instalação até a manutenção em andamento.
- Configuração simples: o Sell possui uma interface intuitiva e interativa que foi criada com base em atividades de vendas diárias, o que o torna mais fácil de usar.
Mantenha o foco na linha de chegada. Para ter MRR em vendas acima da média, dê um próximo passo para o sucesso da sua companhia. Conheça o Sell e surpreenda-se com todos os detalhes.