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Artigo 6 min read

Nível de satisfação do colaborador: como avaliar e melhorar?

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Avaliar o nível de satisfação do colaborador é um aspecto crucial para as empresas, visto que impacta diretamente a produtividade, a retenção de talentos e até mesmo a experiência dos clientes.

De acordo com a pesquisa Zendesk CX Trends, 42% dos entrevistados afirmaram que a insatisfação dos colaboradores piora o atendimento e, consequentemente, a experiência do consumidor.

Além disso, a pesquisa mostrou que 66% dos colaboradores dizem que o reconhecimento é o fator mais importante para sua satisfação no trabalho.

Portanto, medir o nível de satisfação com frequência é uma forma de identificar áreas de melhoria e implementar ações que ampliem a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode avaliar a satisfação dos colaboradores na sua empresa, bem como os principais tipos de pesquisa a serem usados. Boa leitura!

Resumo

    • Para avaliar o nível de satisfação do colaborador, pode-se realizar pesquisas, pedir feedbacks e acompanhar métricas de desempenho. Por exemplo, as pesquisas envolvem: ambiente de trabalho, reconhecimento e benefícios.

    • A pesquisa de satisfação possibilita identificar áreas de melhoria, aumentar o engajamento e a produtividade, reduzir o turnover e viabilizar ações para melhorar a experiência do funcionário e qualidade do atendimento ao cliente.

    • Os métodos para mensurar o nível de satisfação dos colaboradores incluem o Índice de Satisfação dos Funcionários (ESI) e o Employee Net Promoter Score (eNPS). Basta escolher o método e acompanhar os resultados de perto.

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Neste artigo, você aprenderá

Como fazer a avaliação de satisfação dos colaboradores?

Para avaliar a satisfação dos colaboradores, a empresa pode realizar pesquisas internas, feedbacks constantes e acompanhar métricas de desempenho. As pesquisas podem ser realizadas por meio de questionários, abordando aspectos como ambiente de trabalho, reconhecimento e benefícios. É fundamental que as perguntas sejam claras e objetivas para obter respostas precisas.

Vale destacar que existem diversos métodos que podem ser usados para se avaliar o grau de satisfação dos colaboradores, como Índice de Satisfação dos Funcionários (ESI) e o Employee Net Promoter Score (eNPS), dentre outros.

Quanto mais frequente for a pesquisa de avaliação, mais fácil é para os gestores corrigir a rota e melhorarem os processos internos dentro da organização.

Quais os benefícios de uma pesquisa de satisfação?

Dentre os principais benefícios que a pesquisa de satisfação proporciona estão a identificação de áreas de melhoria, aumento do engajamento e produtividade, redução do turnover, além de possibilitar a implementação de ações que visem melhorar a satisfação dos colaboradores e a qualidade do atendimento ao cliente.

Identificação de áreas de melhoria

A pesquisa de satisfação permite que a empresa identifique quais aspectos precisam ser melhorados, desde questões relacionadas ao ambiente de trabalho até a qualidade dos benefícios oferecidos.

Com essa identificação, pode-se implementar ações para solucionar os problemas apontados pelos colaboradores, e garantir assim um ambiente melhor para todos.

Engajamento e produtividade

Colaboradores satisfeitos tendem a ser mais engajados e produtivos no trabalho, o que impacta positivamente a qualidade do serviço prestado e a imagem da empresa.

E para ter esse maior engajamento é preciso medir o nível de satisfação frequentemente, caso contrário, fica difícil saber como está o sentimento do funcionário em relação a empresa.

Redução do turnover

O turnover é um dos principais custos para as organizações, e a pesquisa de satisfação auxilia na identificação das causas do problema e na implementação de ações para reduzir a rotatividade dos colaboradores.

Ações para melhoria do atendimento ao cliente

Colaboradores satisfeitos tendem a prestar um atendimento mais satisfatório aos clientes, o que contribui para a fidelização dos mesmos e a melhoria da imagem e reputação da empresa.

Cultura organizacional saudável

A pesquisa de satisfação pode demonstrar aos colaboradores que a empresa se preocupa com o bem-estar e a opinião deles, acarretando em uma cultura organizacional saudável e positiva.

Leia também:

Como elaborar um questionário de satisfação no trabalho?

Desenvolver perguntas para pesquisa interna pode se mostrar como um verdadeiro desafio para os gestores. Afinal, é preciso pensar nas possíveis respostas que os colaboradores podem dar e então avaliar o que pode ser feito.

De modo geral, para elaborar um questionário de satisfação no trabalho é preciso:

  • definir os objetivos da pesquisa: o que a empresa deseja saber com o questionário;

  • selecionar os tópicos a serem avaliados: como ambiente de trabalho, relacionamento com colegas, comunicação, benefícios, etc;

  • elaborar perguntas claras e objetivas: utilizar escalas de avaliação, como “concordo totalmente”, “concordo parcialmente”, “discordo parcialmente” e “discordo totalmente”;

  • verificar o tamanho do questionário: o tamanho do questionário deve ser adequado para não cansar o colaborador;

  • realizar testes e validações: realize testes e validações para garantir que as perguntas estejam adequadas e claras para os colaboradores;

  • analisar e interpretar os resultados: por fim, é crucial analisar e interpretar os resultados obtidos para identificar áreas de melhoria e implementar ações necessárias.

Pesquisa de satisfação interna: 2 exemplos de medição

Agora que já mostramos como elaborar o questionário, e falamos sobre os tipos de satisfação no trabalho, vamos dar alguns exemplos de como aplicar pesquisas de satisfação interna e fazer a sua medição.

Índice de Satisfação dos Funcionários (ESI)

O ESI é uma das formas bem simples de se avaliar a satisfação dos colaboradores. Ele se resume em uma pesquisa de opinião e usa uma escala de 0 a 10 para as respostas.

Por exemplo, pode-se fazer as seguintes perguntas: você está satisfeito em seu local de trabalho? O quanto o local de trabalho atende suas expectativas? Quanto o local do trabalho está próximo do ideal?

A resposta varia de 0 a 10, sendo que 0 seria totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito. Então, o ESI é calculado a partir do resultado médio dos colabores, somando-se as três perguntas, e aplicada a seguinte fórmula:

  • ESI = (resposta média das perguntas – 1) / 9

Considere que na média, a primeira questão ficou com a nota 8, a segunda 9 e a terceira 7. Então, o cálculo será:

  • Média das perguntas = (8+9+7) / 3 = 8

  • ESI = (8-1) / 9

  • ESI = 0,7777 = 77,77%

Nesse contexto, o índice de satisfação está em 77,77%, ou seja, é bom, mas pode melhorar ainda mais por meio de novas ações.

Employee Net Promoter Score (eNPS)

Esse é um outro método que também visa compreender a satisfação dos colaboradores. Nesse caso são feitas duas questões, uma que usará escala e outra justificando a escolha, como por exemplo:

  • Em uma escala de 0 a 10, você recomenda a empresa como um bom lugar para trabalhar?

  • O que motivou a sua nota?

As respostas também são encontradas por meio de uma média e depois agrupadas em três categorias, sendo elas:

  • detratores – 0 a 6;

  • neutros – 7 e 8;

  • promotores – 9 e 10.

Basta então subtrair o percentual de promotores pelo de detratores e encontrar o resultado. Geralmente, se ele estiver acima de 70% é considerado bom.

Agora que você já sabe como medir o nível de satisfação do colaborador, é só começar a aplicar na sua empresa. E, se precisar de uma plataforma CRM para te ajudar, conheça o Zendesk Service.

Contando com recursos de inteligência artificial, pode-se dar uma mão extra aos agentes, facilitar a rotina de trabalho e alavancar os resultados do negócio ainda mais. Faça uma avaliação gratuita e, depois, escolha o plano que atende às demandas.

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