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Nível de satisfação do colaborador: como avaliar e melhorar?
Por Zendesk
Última atualização em 18 fevereiro 2024
Avaliar o nível de satisfação do colaborador é um aspecto crucial para as empresas, visto que impacta diretamente a produtividade, a retenção de talentos e até mesmo a experiência dos clientes.
De acordo com a pesquisa Zendesk CX Trends, 42% dos entrevistados afirmaram que a insatisfação dos colaboradores piora o atendimento e, consequentemente, a experiência do consumidor.
Além disso, a pesquisa mostrou que 66% dos colaboradores dizem que o reconhecimento é o fator mais importante para sua satisfação no trabalho.
Portanto, medir o nível de satisfação com frequência é uma forma de identificar áreas de melhoria e implementar ações que ampliem a satisfação e o engajamento dos colaboradores.
Neste artigo, vamos mostrar como você pode avaliar a satisfação dos colaboradores na sua empresa, bem como os principais tipos de pesquisa a serem usados. Boa leitura!
Resumo
Para avaliar o nível de satisfação do colaborador, pode-se realizar pesquisas, pedir feedbacks e acompanhar métricas de desempenho. Por exemplo, as pesquisas envolvem: ambiente de trabalho, reconhecimento e benefícios.
A pesquisa de satisfação possibilita identificar áreas de melhoria, aumentar o engajamento e a produtividade, reduzir o turnover e viabilizar ações para melhorar a experiência do funcionário e qualidade do atendimento ao cliente.
Os métodos para mensurar o nível de satisfação dos colaboradores incluem o Índice de Satisfação dos Funcionários (ESI) e o Employee Net Promoter Score (eNPS). Basta escolher o método e acompanhar os resultados de perto.
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Neste artigo, você aprenderá
- Como fazer a avaliação de satisfação dos colaboradores?
- Quais os benefícios de uma pesquisa de satisfação?
- Como elaborar um questionário de satisfação no trabalho?
- Pesquisa de satisfação interna: 2 exemplos de medição
Como fazer a avaliação de satisfação dos colaboradores?
Para avaliar a satisfação dos colaboradores, a empresa pode realizar pesquisas internas, feedbacks constantes e acompanhar métricas de desempenho. As pesquisas podem ser realizadas por meio de questionários, abordando aspectos como ambiente de trabalho, reconhecimento e benefícios. É fundamental que as perguntas sejam claras e objetivas para obter respostas precisas.
Vale destacar que existem diversos métodos que podem ser usados para se avaliar o grau de satisfação dos colaboradores, como Índice de Satisfação dos Funcionários (ESI) e o Employee Net Promoter Score (eNPS), dentre outros.
Quanto mais frequente for a pesquisa de avaliação, mais fácil é para os gestores corrigir a rota e melhorarem os processos internos dentro da organização.
Quais os benefícios de uma pesquisa de satisfação?
Dentre os principais benefícios que a pesquisa de satisfação proporciona estão a identificação de áreas de melhoria, aumento do engajamento e produtividade, redução do turnover, além de possibilitar a implementação de ações que visem melhorar a satisfação dos colaboradores e a qualidade do atendimento ao cliente.
Identificação de áreas de melhoria
A pesquisa de satisfação permite que a empresa identifique quais aspectos precisam ser melhorados, desde questões relacionadas ao ambiente de trabalho até a qualidade dos benefícios oferecidos.
Com essa identificação, pode-se implementar ações para solucionar os problemas apontados pelos colaboradores, e garantir assim um ambiente melhor para todos.
Engajamento e produtividade
Colaboradores satisfeitos tendem a ser mais engajados e produtivos no trabalho, o que impacta positivamente a qualidade do serviço prestado e a imagem da empresa.
E para ter esse maior engajamento é preciso medir o nível de satisfação frequentemente, caso contrário, fica difícil saber como está o sentimento do funcionário em relação a empresa.
Redução do turnover
O turnover é um dos principais custos para as organizações, e a pesquisa de satisfação auxilia na identificação das causas do problema e na implementação de ações para reduzir a rotatividade dos colaboradores.
Ações para melhoria do atendimento ao cliente
Colaboradores satisfeitos tendem a prestar um atendimento mais satisfatório aos clientes, o que contribui para a fidelização dos mesmos e a melhoria da imagem e reputação da empresa.
Ofereça o melhor suporte, não importa o canal de atendimento
Cultura organizacional saudável
A pesquisa de satisfação pode demonstrar aos colaboradores que a empresa se preocupa com o bem-estar e a opinião deles, acarretando em uma cultura organizacional saudável e positiva.
Leia também:
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- O que é Teoria dos Dois Fatores? Como aplicar em uma empresa?
Como elaborar um questionário de satisfação no trabalho?
Desenvolver perguntas para pesquisa interna pode se mostrar como um verdadeiro desafio para os gestores. Afinal, é preciso pensar nas possíveis respostas que os colaboradores podem dar e então avaliar o que pode ser feito.
De modo geral, para elaborar um questionário de satisfação no trabalho é preciso:
definir os objetivos da pesquisa: o que a empresa deseja saber com o questionário;
selecionar os tópicos a serem avaliados: como ambiente de trabalho, relacionamento com colegas, comunicação, benefícios, etc;
elaborar perguntas claras e objetivas: utilizar escalas de avaliação, como “concordo totalmente”, “concordo parcialmente”, “discordo parcialmente” e “discordo totalmente”;
verificar o tamanho do questionário: o tamanho do questionário deve ser adequado para não cansar o colaborador;
realizar testes e validações: realize testes e validações para garantir que as perguntas estejam adequadas e claras para os colaboradores;
analisar e interpretar os resultados: por fim, é crucial analisar e interpretar os resultados obtidos para identificar áreas de melhoria e implementar ações necessárias.
Pesquisa de satisfação interna: 2 exemplos de medição
Agora que já mostramos como elaborar o questionário, e falamos sobre os tipos de satisfação no trabalho, vamos dar alguns exemplos de como aplicar pesquisas de satisfação interna e fazer a sua medição.
Índice de Satisfação dos Funcionários (ESI)
O ESI é uma das formas bem simples de se avaliar a satisfação dos colaboradores. Ele se resume em uma pesquisa de opinião e usa uma escala de 0 a 10 para as respostas.
Por exemplo, pode-se fazer as seguintes perguntas: você está satisfeito em seu local de trabalho? O quanto o local de trabalho atende suas expectativas? Quanto o local do trabalho está próximo do ideal?
A resposta varia de 0 a 10, sendo que 0 seria totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito. Então, o ESI é calculado a partir do resultado médio dos colabores, somando-se as três perguntas, e aplicada a seguinte fórmula:
ESI = (resposta média das perguntas – 1) / 9
Considere que na média, a primeira questão ficou com a nota 8, a segunda 9 e a terceira 7. Então, o cálculo será:
Média das perguntas = (8+9+7) / 3 = 8
ESI = (8-1) / 9
ESI = 0,7777 = 77,77%
Nesse contexto, o índice de satisfação está em 77,77%, ou seja, é bom, mas pode melhorar ainda mais por meio de novas ações.
Employee Net Promoter Score (eNPS)
Esse é um outro método que também visa compreender a satisfação dos colaboradores. Nesse caso são feitas duas questões, uma que usará escala e outra justificando a escolha, como por exemplo:
Em uma escala de 0 a 10, você recomenda a empresa como um bom lugar para trabalhar?
O que motivou a sua nota?
As respostas também são encontradas por meio de uma média e depois agrupadas em três categorias, sendo elas:
detratores – 0 a 6;
neutros – 7 e 8;
promotores – 9 e 10.
Basta então subtrair o percentual de promotores pelo de detratores e encontrar o resultado. Geralmente, se ele estiver acima de 70% é considerado bom.
Agora que você já sabe como medir o nível de satisfação do colaborador, é só começar a aplicar na sua empresa. E, se precisar de uma plataforma CRM para te ajudar, conheça o Zendesk Service.
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