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Artigo 7 min read

Novas tecnologias no trabalho: 5 exemplos e seus impactos

Por Zendesk

Última atualização em 2 fevereiro 2024

As novas tecnologias no trabalho estão transformando a forma como as pessoas desempenham suas funções em seus empregos, e como as empresas lidam com processos organizacionais e inteligência de dados. 

Desde o uso de avançadas ferramentas de recrutamento até a automação industrial, as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes e, aparentemente, não há como escapar.

Como efeito, enquanto alguns profissionais celebram melhorias notáveis em suas atividades, outros enfrentam a apreensão constante de serem substituídos por máquinas.

Diante disso, a necessidade primordial e mais urgente para que os funcionários se mantenham relevantes no mercado de trabalho é dominar as novas tecnologias, incorporando-as às suas rotinas para promover eficiência e desenvolvimento profissional. 

Neste conteúdo, exploraremos a evolução acelerada das novas tecnologias no trabalho, examinando seus impactos positivos e negativos no mercado de trabalho, nos profissionais e nas empresas.

Continue a leitura para conferir!

Quais são as novas tecnologias no trabalho?

Dentre as tecnologias emergentes no emprego e nas empresas, 5 delas já são uma realidade.

A seguir, vamos discutir sobre:

  • Sistemas de recrutamento e seleção baseados em IA;
  • Local de trabalho digital;
  • Automação;
  • Modelos de processamento de linguagem natural;
  • Segurança e privacidade de dados.

Sistemas de recrutamento e seleção baseados em IA

Os processos de recrutamento e seleção têm sido um dos grandes impactados pela inteligência artificial no trabalho.

Atualmente, existem sistemas impulsionados por IA que prometem acelerar e aprimorar o trabalho dos recrutadores, aumentando a eficiência na avaliação de currículos, realização de testes e revisão de cartas de apresentação.

Contudo, a questão crítica que surge é a possível introdução de preconceitos nos processos de contratação, uma vez que essas ferramentas são treinadas com base em dados que podem refletir vieses existentes.

Além disso, há preocupações legítimas sobre como essas ferramentas podem influenciar a experiência dos candidatos, podendo gerar aborrecimentos devido a decisões automatizadas e opacas. 

Nesse contexto, são inegáveis os benefícios práticos desses sistemas, mas é preciso refletir sobre os desafios éticos e sociais associados à sua implementação.

Local de trabalho digital

Dentre as novas tecnologias no trabalho, é importante destacar o conceito de local de trabalho digital.

Local de trabalho digital nada mais é do que um conjunto integrado de ferramentas e tecnologias destinadas a conectar colaboradores, seja em ambientes remotos ou no escritório, promovendo um ambiente colaborativo essencial nas condições atuais. 

Este conceito é válido até mesmo para as empresas que mantêm suas operações predominantemente no escritório, visto que a transformação digital no ambiente de trabalho fomenta a adoção robusta de ferramentas digitais para a gestão dos mais diversos setores.

Essa tecnologia é indispensável para os negócios e para a força de trabalho, gerando benefícios como:

  • quebra silos de dados;
  • facilita a comunicação interna;
  • fortalece a cultura organizacional;
  • aumenta a eficiência operacional;
  • ajuda a tomar decisões estratégicas mais assertivas.

Automação

Mesmo que você busque informações sobre quais são as novas tecnologias no trabalho, já deve ter em mente que a automação é uma delas. 

Embora a automação esteja revolucionando a produtividade dos colaboradores e a eficiência operacional, muitos profissionais ainda temem pelos seus empregos.

Segundo pesquisas, 50% das atividades de trabalho atuais são tecnicamente automatizáveis, utilizando tecnologias já demonstradas. 

Para mais, em cerca de 6 em cada 10 ocupações, mais de 30% das atividades também são passíveis de automação

A inteligência artificial também vigora nas empresas, e isso impulsiona ainda mais a necessidade por mão de obra qualificada, com competências que se alinham às habilidades do futuro no mercado de trabalho. 

O estudo da Zendesk sobre as tendências e desafios de TI destaca a prioridade crescente (85% dos líderes de TI) na adoção e otimização da IA nas empresas

Em contrapartida, gerenciar e treinar novas tecnologias, especialmente aquelas em constante atualização, torna-se um desafio, pressionando o conhecimento técnico e a automação de processos de TI.

Nesse cenário, apesar das promessas da IA generativa transformar a experiência do cliente, casos de sucesso na implementação ainda são difíceis de encontrar, o que dificulta a atuação dos profissionais de TI nas empresas. 

Modelos de processamento de linguagem natural

Os modelos de processamento de linguagem natural também são fortes tendências de tecnologias no trabalho, que tem se mostrado cada vez mais presentes nos processos organizacionais, principalmente no que se refere ao atendimento ao cliente.

Esses mecanismos de IA possibilitam o envio de respostas automáticas e precisas para solicitações e chamados comuns dos clientes por meio de chatbots, que a partir dessa tecnologia, podem fornecer uma interação natural e fluida para os consumidores em tempo real.

Dessa forma, o processo de atendimento é acelerado, otimizando também o esforço dos agentes, que podem se dedicar a tarefas e interações mais complexas e estratégicas.

Porém, enquanto alguns aspectos do atendimento ao cliente são automatizados, surgem desafios relacionados à manutenção e aprimoramento contínuo desses sistemas, como destacamos no tópico anterior.

Profissionais especializados em PLN, desenvolvimento e monitoramento dessas tecnologias tornam-se cruciais, mas ainda são escassos no mercado de trabalho.

Como solução, as empresas estão apostando em ferramentas especializadas. Um exemplo é o Zendesk, uma plataforma de atendimento impulsionada por IA que permite automatizar bots e obter o contexto dos clientes, bem como a análise de sentimento deles, o que gera maior velocidade no atendimento e personalização.

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Segurança e privacidade de dados

Por fim, citamos em nossa lista a segurança e privacidade de dados como uma necessidade vital nas empresas, que frequentemente sofrem ameaças cibernéticas.

Como resposta, 87% dos líderes de TI identificaram a privacidade e a segurança de dados como suas principais preocupações, mantendo-se como prioridade nos últimos três anos, segundo o mesmo relatório da Zendesk que citamos anteriormente.

A questão maior é que o mercado está lutando para suprir essa necessidade, uma vez que o surgimento desses sistemas cria uma demanda crescente por profissionais especializados em segurança cibernética, privacidade de dados e conformidade regulatória. 

E como já destacamos, trata-se de uma competência que, por enquanto, encontra-se limitada no mercado de trabalho.

Habilidades do futuro no mercado de trabalho

Um artigo da Forbes destaca as 10 habilidades do futuro no mercado de trabalho para os próximos 10 anos. São elas:

  • Alfabetização digital;
  • Alfabetização em dados;
  • Pensamento crítico;
  • Inteligência emocional;
  • Criatividade;
  • Colaboração;
  • Flexibilidade;
  • Habilidades de liderança;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Curiosidade e aprendizagem contínua.

4 tendências de tecnologias no trabalho

Para além da produtividade e da eficiência operacional, as tendências de tecnologias no trabalho estão impactando a forma como as empresas abordam o espaço físico e a colaboração remota.

A tecnologia de gerenciamento de espaço, impulsionada por aplicações de IA, redefine a saúde ocupacional com sensores de qualidade do ar que regulam a concentração de CO2, mantendo ambientes saudáveis e cumprindo normas ambientais.

Além disso, mesas e cadeiras inteligentes, equipadas com sensores, proporcionam feedback em tempo real para garantir uma ergonomia adequada.

A tendência é que o teletrabalho e a inovação tecnológica continuem caminhando juntos, o que força as equipes de TI a priorizarem soluções SaaS para flexibilidade e colaboração remota, impulsionando a eficiência e o conforto do funcionário.

Para mais, a integração de inteligência artificial e emprego é um ponto muito interessante sobre a Realidade Aumentada. 

Óculos especiais e projeções criam ambientes virtuais para colaboradores interagirem mesmo à distância, permitindo experiências imersivas em reuniões e apresentações, fomentando a colaboração e melhorando a comunicação remota. 

Quer saber mais sobre como as novas tecnologias no trabalho estão influenciando os profissionais de TI?

Então, baixe nosso Relatório Zendesk Insights completo e confira todas as percepções dos experts da área!

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