A sua empresa tem aproveitado o melhor dos novos tipos de tecnologias para aprimorar o seu negócio? A tecnologia nos ajudou a revolucionar serviços, produtos e em como oferecê-los para os clientes e agora estamos presenciando uma fase de transição ainda mais acelerada para tecnologias digitais.
Neste cenário, a necessidade de inovar para continuar relevante no mundo dos negócios se torna ainda mais relevante. De acordo com o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2021 da Zendesk, 75% dos líderes das empresas concordam que a pandemia global comprimiu o cronograma de aquisição de novas tecnologias, já que agora as empresas buscam novas maneiras de alcançar os clientes e conectar equipes distribuídas.
Além disso, mais da metade das empresas afirmam querer investir mais em tecnologias que possam ajudá-las a gerenciar melhor sua força de trabalho distribuída, se adaptar para acompanhar as exigências dos clientes e adicionar novas maneiras de oferecer suporte.
A tendência no mercado é incorporar ainda mais novos tipos de tecnologia. Mas para isso, é preciso conhecê-las bem para entender como utilizá-las da melhor maneira no seu negócio.
Benefícios do uso de diferentes tipos de novas tecnologias para pequenas empresas
Os diferentes tipos de novas tecnologias existentes não são apenas para grandes empresas com grandes orçamentos. As pequenas empresas podem e devem investir em soluções inovadoras para atender cada vez melhor o seu público e aprimorar o seu negócio.
As novas tecnologias são importantes para se comunicar de maneira mais eficaz com seus clientes, potenciais clientes e outros negócios. Ela é fundamental para o crescimento das empresas, independentemente do tamanho.
Pense na própria internet. É muito difícil imaginar algum tipo de negócio que não esteja, de alguma forma, presente ou utilizando a internet para a sua empresa atualmente. Ferramentas de marketing, mídias sociais, blogs, e-mail, loja online e atendimento virtual são exemplos do uso de tecnologias online por pequenas e grandes empresas.
A grande vantagem do uso de tecnologias é inovar para continuar relevante e competitivo no mundo dos negócios. Muitas tecnologias, como as listadas a seguir, podem ajudar a diminuir custos, aumentar a produtividade, automatizar processos e auxiliar a diminuir erros e retrabalho.
A Forbes listou três principais motivos para investir em tecnologia:
Investimentos em tecnologia ajudam a criar uma melhor interação com os consumidores;
O desenvolvimento de novos softwares podem melhorar negócios, especialmente os pequenos;
Os investimentos valem a pena pois não precisam ser caros e aumentam o alcance da sua empresa para uma maior audiência.
Quais são os tipos de novas tecnologias mais usadas?
Entre os principais tipos de novas tecnologias usadas por negócios para continuar inovando e relevantes no mercado estão: cloud computing, big data, realidade virtual e tecnologia de autoatendimento.
Cloud computing
O Cloud computing nada mais é do que o armazenamento e a utilização de dados, documentos e softwares que estão na nuvem, com acesso online e por vezes offline. Arquivar dados em serviços como o Google ou o Dropbox tem se tornado realidade tanto para pessoas quanto para empresas.
Os dados podem ser acessados a qualquer hora e não é necessário possuir uma mídia física como HD e pendrive para fazer o backup de documentos importantes. Além disso, essas plataformas facilitam o acesso por vários usuários aos documentos e permitem o download, a edição e o compartilhamento.
Uma pesquisa demonstrou que quase 40% dos entrevistados avaliavam uma maior agilidade dos negócios depois que adotaram uma solução de cloud computing. Além disso, 28% economizaram dinheiro e 41% melhoraram a disponibilidade e resiliência do negócio.
Big data
Com uma maior quantidade de informações circulando, o uso de uma tecnologia que agrega bancos de dados e auxilia a analisá-los para melhorar os negócios se tornou uma necessidade. Para isso, surgiu a tecnologia de Big Data.
Por meio do Big Data, grandes bancos de dados são agrupados em um mesmo lugar e podem ser utilizados para estratégias de marketing e vendas, no CRM e na fidelização dos clientes. Isso porque o Big Data permite a análise de dados, online e offline, que geram informações precisas e detalhadas aos negócios.
O Big Data permite coletar, armazenar, analisar e transformar dados em fatos para a sua empresa melhorar as vendas e avaliar os negócios.
Realidade virtual
Outra grande tendência nos últimos anos tem sido o uso da tecnologia de realidade virtual, ou realidade aumentada. Essa tecnologia une o ambiente físico e um ambiente online/virtual e traz inúmeras possibilidades para os negócios.
Por exemplo, é possível que o consumidor veja em detalhes um produto mesmo que ele não esteja disponível fisicamente na loja. Ele também pode mostrar a aplicação real de um produto, como ficaria um tapete em uma casa ou um vestido combinado com um acessório. Outro exemplo é o uso da realidade virtual na arquitetura, que permite a visualização de ambientes prontos, antes de os projetos saírem do papel, por exemplo.
Isso ajuda na visualização do consumidor e auxilia na sua decisão de compra, otimizando os resultados de vendas e permitindo uma inovação no atendimento ao cliente.
Tecnologia de autoatendimento
As tecnologias de autoatendimento auxiliam no suporte ao cliente usando canais digitais para que os consumidores tirem dúvidas, façam pedidos e solicitações sem precisar de um atendente naquele exato momento.
Ela dá autonomia ao seu negócio, aumenta a rapidez e a eficiência das respostas. Pode ser usada por meio de chatbot, base de conhecimento e FAQ (perguntas frequentes).
Essa é uma grande tendência no mercado e uma estratégia para pequenas, médias e grandes empresas melhorarem as operações com os clientes, trazendo uma experiência positiva, além de aumentar a produtividade das equipes.
Aproximadamente 65% dos entrevistados para o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2021 da Zendesk estão investindo alto em tecnologias de autoatendimento.
Pesquisas mostram que 60% dos millenials já usaram chatbots e 70% dos que utilizaram relataram ter tido uma experiência positiva. Além disso, mais da metade dos entrevistados que não utilizaram disseram ter interesse em usá-las.
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