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Artigo 5 min read

O futuro da loja física: 4 práticas para se manter competitivo

Por Zendesk

Última atualização em 29 Mai 2023

Em 2023, o debate em eventos que discutem tendências do segmento do varejo se concentrou em uma questão principal: qual o futuro da loja física?

A verdade é que, embora as compras virtuais tenham ganhado muito espaço, sobretudo durante a pandemia do coronavírus, a compra em estabelecimentos físicos ainda faz parte da vida do consumidor. 

O relatório Tendências do Varejo 2023 mostra que 73% dos consumidores fizeram compras em lojas físicas e virtuais nos últimos 12 meses. Para 84% deles, inclusive, a experiência ideal está na integração dos ambientes físico e virtual.

Além disso, 39% dos consumidores dizem não fazer distinção entre compras físicas e virtuais. Isso significa que gostam de adquirir produtos e serviços nos dois canais igualmente. 

Mas, afinal, como aproveitar esses dados para construir estratégias que valorizem o futuro da loja física sem perder o boom das compras virtuais? Esta é a discussão que norteia o nosso artigo. 

Boa leitura! 

Por que o futuro da loja física está em jogo? Entenda como se formam as tendências

Quando falamos em análise de tendências, precisamos ter clareza sobre todas as variáveis levadas em consideração. Primeiramente, considera-se o comportamento do consumidor. O que ele busca? O que considera valioso em uma experiência? Quais os seus hábitos?

A notória necessidade de transformação da loja física surge a partir da consciência de novas necessidades do cliente. Impulsionados pela transformação digital, eles buscam outras formas de comprar. Da mesma maneira, esperam ser impactados pelas marcas de formas cada vez mais imersivas. 

Diante desta percepção e da avaliação dos movimentos do mercado como um todo, formam-se as tendências. Elas representam mudanças e adaptações que devem ser incorporadas pelas empresas se quiserem se manter competitivas e alinhadas às demandas do cliente. 

Para 2023, as análises apontam para algumas temáticas-chave: novos formatos de lojas físicas, uso de novas tecnologias no processo de vendas, reestruturação de processos organizacionais (como estoques e entregas) e integração de canais. 

Ao longo deste artigo, falaremos com mais detalhes sobre cada uma delas. 

O futuro da loja física: 4 dicas para se diferenciar da concorrência 

Se você se preocupa com o futuro da loja física e busca caminhos para manter seu negócio competitivo e à frente da concorrência, aqui vão algumas dicas valiosas. 

Elas vão te ajudar a abrir a mente a novas possibilidades e pensar em um modelo de negócio sintonizado com as tendências do mercado.

1. Integração entre lojas físicas e virtuais: varejo híbrido

O varejo híbrido mescla pontos de contato físicos e virtuais ao longo da jornada de compra. Isso significa que o processo comercial é composto por ações on e offline que funcionam de forma complementar e integrada. 

Quer ver um exemplo ilustrativo?

Suponhamos que o cliente faça uma compra online, mas não queira aguardar o período solicitado para o frete. No modelo híbrido, ele seleciona a opção de retirada em um ponto de venda.

Seja qual for a estratégia adotada pela sua empresa, é importante ter em mente que a integração de canais de atendimento e venda é uma tendência consolidada. 

De acordo com o relatório Zendesk de Tendências em Experiência do Cliente 2023, 62% dos consumidores já acreditam que as experiências devem fluir naturalmente entre os espaços físico e digital. 

2. Nova experiência de compra

A nova experiência de compra no varejo é conhecida como “Retailtainment” (uma mistura das palavras Retail, que significa varejo, em inglês, e entertainment, ou entretenimento).

Trata-se de uma estratégia de marketing experiencial que incrementa a jornada de compra com aspectos ligados à diversão e ao bem-estar. 

Uma empresa de artigos esportivos que pratica o retailtainment pode, por exemplo, oferecer aulas de yoga aos seus clientes no próprio salão da loja. 

Outras empresas podem optar por utilizar uma experiência imersiva que transforme a jornada, com o auxílio de luzes, sons, movimentos e objetos interativos. 

Mais do que comprar, a nova experiência de compra deve permitir viver a loja. 

3. AR/VR como complementos à jornada

O uso de Realidade Aumentada (AR) e Virtual (VR) como ferramentas de apoio à jornada do cliente também integra as tendências para o futuro da loja física. 

A proposta é que, por meio destes recursos, os clientes consigam obter respostas a perguntas-padrão, vivenciar o produto antes mesmo de adquiri-lo e obter demonstrações realistas daquilo que se interessa em comprar

Dessa maneira, o risco de devolução e arrependimento é praticamente eliminado, uma vez que a tomada de decisão ocorre com mais segurança e assertividade. 

4. Novos fluxos logísticos

Repensar os fluxos logísticos também é essencial para garantir o futuro da loja física. Nesse sentido, o uso de dispositivos sustentáveis (como bicicletas e carros elétricos) e da tecnologia (como drones) deve permear o planejamento estratégico de lojas de diferentes segmentos. 

Se você busca inspiração para colocar a ideia em prática, aqui vão alguns exemplos: 

A Amazon, empresa de ecommerce global, já realiza testes de entregas com drones, além de desenvolver um projeto próprio de entrega utilizando a tecnologia desde 2016. 

No Brasil, o iFood realizou seus primeiros testes para entregas comerciais por drone, em parceria com a empresa Speedbird Aero.

Além de trazer agilidade para as entregas, o uso de ferramentas tecnológicas como os drones também reduzem os custos logísticos, diminuem a incidência de acidentes e geram impacto positivo ao reduzir a emissão de CO2 no ambiente. 

Bônus: tecnologia para integrar processos na jornada de compra 

Viu como a tecnologia se conecta fortemente com o futuro da loja física? Aliás, já não é possível pensar em negócios bem-sucedidos sem incluir o elemento como parte da estratégia. 

Com o software de CRM — Gestão do Relacionamento com o Cliente — , por exemplo, a jornada de compra funciona de maneira fluida e integrada. 

Veja como o Zendesk Sell, o CRM da Zendesk, integra a rotina dos times de venda e automatiza processos com eficiência. Basta preencher o formulário e testar gratuitamente! 

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