Ir para o conteúdo principal

Artigo 16 min read

O que é cultura da inovação e como praticá-la na sua empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 15 outubro 2024

o que é cultura de inovação

É fundamental entender o que é cultura de inovação nas empresas para otimizar processos, estimular a criatividade dos colaboradores e alcançar melhores resultados em uma companhia. 

Isso porque, com a competição cada vez mais acirrada nos mais diversos mercados, as empresas que investem na inovação em vendas, atendimento e desenvolvimento de soluções tendem a sair na frente dos concorrentes.

Afinal, você, como gestor de uma empresa, prefere fazer negócio com um fornecedor de insumos que sempre investe em novas tecnologias, produtos e serviços e formas de atendimento, ou com um que permanece do mesmo jeito — muitas vezes ineficiente — por anos?

Logo, podemos dizer que a inovação é a chave para suprir a demanda de clientes cada vez mais exigentes e garantir a longevidade de qualquer modelo de negócio.

E fique tranquilo, pois você não precisa “inventar a roda” para ser inovador. Na verdade, existem maneiras menos disruptivas de usar a criatividade para inovar em processos internos, produtos e serviços.

Para te ajudar a entender todos os detalhes sobre o assunto, elaboramos este conteúdo, que explica:

  • o que é inovação;
  • o que é cultura de inovação;
  • o que é cultura de inovação em uma empresa;
  • qual a importância da criatividade e inovação nas empresas;
  • quais os benefícios que uma cultura de inovação pode gerar para uma empresa;
  • como desenvolver e manter a cultura de inovação;
  • se é possível ter inovação no atendimento ao cliente. 

Está preparado? Então, boa leitura!

O que é inovação?

Inovação é tudo aquilo que é feito de uma forma que nunca tinha sido pensada antes. Este é um conceito que não está relacionado apenas a serviços e produtos, mas também à criação de novos modelos de negócios visando à otimização de resultados, principalmente por meio da consolidação de uma cultura de inovação.  

Por isso, é imprescindível considerar a inovação como prioridade para não ser deixado para trás pelos concorrentes e perder clientes e espaço no mercado para negócios que investem pesado em inovação. 

O que é cultura de inovação?

Já a cultura de inovação são as ações que promovem a criatividade em uma empresa, visando estimular que os colaboradores das mais diversas áreas tenham ideias que fujam do tradicional para, assim, criar uma nova forma de se trabalhar. É a criação de uma mentalidade voltada para a busca de novas ideias, bem como a adoção de hábitos que colaborem com a busca pelo novo.

Simplificando, é mais do que ter uma ideia nova de tempos em tempos e colocá-la em prática. É fazer com que os colaboradores se sintam estimulados e livres para expressar suas opiniões e dar sugestões criativas de melhorias para o negócio.

Ou seja, é encorajar que os funcionários usem a criatividade para resolver problemas, que “pensem fora da caixa” e busquem soluções que destaquem a sua empresa. 

Sendo assim, por meio da cultura de inovação, é possível mudar a maneira como se faz negócios e, por consequência, otimizar os resultados alcançados pela empresa. 

O que é cultura de inovação em uma empresa? 

A cultura de inovação em uma empresa é a adoção de estratégias e recursos que dão espaço para a criatividade e para o surgimento de novas ideias. Quando isso é implementado em uma organização, os valores, hábitos e comportamentos dos colaboradores mudam, de modo que todos passam a trabalhar tendo a inovação como referência.

Assim, são as inovações que permitem que uma empresa desenvolva melhorias e se adapte às transformações que acontecem constantemente. Dessa forma, é possível acompanhar os movimentos do mercado e atender às novas demandas que surgem dos consumidores.

Por exemplo, um ambiente de compra que liga o físico ao virtual. Aqui, o cliente escolhe seus produtos pelo site e retira na loja, em pouco tempo, o que otimiza sua experiência.

Porém, lembre-se de que a mudança acontece de forma gradativa, nas pequenas ações do dia a dia. Ou seja, para que a inovação se estabeleça como cultura organizacional, é preciso esforço e recorrência.

Qual a importância da criatividade e inovação nas empresas?

Por meio da criatividade e inovação, os colaboradores passam a ter mais oportunidades para compartilhar suas ideias e mudar processos que já não funcionam mais. Logo, há uma melhora considerável do clima organizacional, já que os membros da equipe se sentem mais valorizados, por terem suas ideias ouvidas e consideradas.

Porém, para que esse efeito seja possível é importante fazer uma adequada gestão de inovação e criatividade em toda empresa, de modo que todos estejam alinhados sobre qual é o propósito das mudanças em curso por meio de uma comunicação objetiva e aberta.

Quais são os principais tipos de inovação?

Basicamente, existem dois principais tipos de inovação: a radical e a incremental. Entenda abaixo como cada tipo funciona a seguir. 

1. Inovação radical

A inovação do tipo radical tem como principal característica o rompimento com um modelo já estabelecido. Ou seja, modifica drasticamente a maneira com que, por exemplo, um processo é conduzido ou um produto ou serviço é consumido.

A inovação radical estabelece um novo padrão, ditando novas regras. Um bom exemplo disso é a Netflix. 

Se antes o consumo de filmes em casa só era possível por meio de fitas VHS e DVD, agora as pessoas podem ter acesso (pelo celular, tablet, computador e smart TV) a um vasto catálogo de conteúdos em audiovisual a partir de uma assinatura mensal.

Ou seja, a empresa promoveu uma inovação radical no mercado, modificando a forma de consumir filmes e séries, fazendo com que hoje existam diversos outros serviços semelhantes. Porém, todos começaram lá com a Netflix. 

2. Inovação incremental

Já a inovação incremental não tem a intenção de promover grandes mudanças  em um processo, produto, serviço ou mercado.

Aqui, o foco é implementar melhorias pontuais em algo que já estabelecido. Com a inovação incremental, busca-se aumentar a percepção de valor sem realizar modificações profundas.

O iPhone, da Apple, é um bom exemplo de inovação incremental. Todo ano a empresa lança uma nova versão do seu carro-chefe implementando pequenas melhorias, seja na câmera, no design, na capacidade de memória ou no sistema operacional.

De qualquer forma, essas inovações são bem-vindas pelo público que as consome, fazendo com que a marca sempre se mantenha relevante e até mesmo inspire os concorrentes. 

>>>> Fora estes, existem outros tipos de inovação mais específicos, confira nosso artigo que explica os detalhes sobre cada um deles!

Quais os benefícios que uma cultura de inovação pode gerar para uma empresa?

O principal benefício da cultura de inovação é tornar as empresas adaptáveis aos cenários de constante transformação. Dessa forma, os negócios se tornam mais duradouros, pois passam a ser resilientes e estão sempre preparados para inovar diante das mudanças. 

Não para por aí. A seguir, trouxemos mais benefícios que destacam a importância da criatividade e inovação nas empresas. Continue lendo e confira!

1. Aumento da competitividade

As empresas que se dedicam em estabelecer uma cultura de inovação no atendimento ao cliente, nas vendas, no marketing, em seus produtos e serviços e em nos diversos processos internos tendem a ganhar força competitiva.

Não é novidade para ninguém que os clientes estão mudando. Inclusive, dados do relatório CX Trends da Zendesk mostram que mais de 60% dos consumidores têm padrões mais altos. Ou seja, exigem mais das empresas antes de decidir por uma compra. 

E para entregar essa experiência de nível elevado, é vital investir em inovação. Em outras palavras, sem inovação e criatividade, o seu modelo de negócio pode se tornar obsoleto mais rapidamente e ser “engolido” pelos concorrentes.

Por exemplo, digamos que você não invista em inovação no atendimento ao cliente com o uso de chatbots inteligentes, mas seu concorrente sim. Neste caso, é bem provável que vá perder clientes para ele, já que a concorrência oferece um atendimento mais ágil. Ficou claro?

2. Maior valorização da marca

A inovação é um elemento fundamental para agregar valor aos seus produtos e serviços e, consequentemente, à sua marca.

Ao fomentar a criatividade e ingressar na busca constante por possibilidades de inovar, aumenta-se a percepção de valor que o público tem sobre a sua empresa – e inclui não apenas potenciais clientes, mas também possíveis investidores, parceiros comerciais e fornecedores.

Isso significa que o valor do seu negócio aumenta. As pessoas não veem apenas os preços dos produtos, mas tudo o que vem atrelado a ele, como um bom atendimento, uma nova tecnologia etc. 

>>>> Veja também: reputação empresarial: como construir e manter a sua empresa?

3. Facilidade para lidar com imprevistos e crises

Toda empresa está sujeita a passar por crises, seja ela financeira, administrativa ou de imagem. Além disso, imprevistos causados por fatores internos ou externos também podem impactar a rotina e o desempenho do negócio.

Porém, a partir da boa gestão de inovação e criatividade, a empresa se torna mais bem preparada para lidar com crises e imprevistos, pois já está aberta para aceitar mudanças.

Os impactos negativos de situações dessa natureza podem ser minimizados mais facilmente quando a equipe está preparada para usar a criatividade para inovar e sair por cima em meio a uma crise. 

Vamos pegar o exemplo da pandemia de Covid-19. Com as restrições, muitos negócios precisaram fechar as portas fisicamente, mas continuaram on-line. 

4. Empresa fica a par das principais tendências do mercado

Manter-se atualizado sobre as principais tendências e movimentações do mercado é indispensável para a manutenção da competitividade da empresa.

Nesse sentido, implementar a cultura de inovação contribui para que você esteja sempre a par de tudo o que acontece no mercado e se antecipe ao que está por vir. Assim, consegue suprir as exigências dos clientes.

5. Equipes mais motivadas e engajadas

Empresas que sabem o que é cultura de inovação e conseguem implementá-la com sucesso  podem contar com equipes de trabalho mais motivadas e engajadas.

Isso porque os profissionais se sentem mais livres para contribuir com ideias criativas. 

Assim, aumenta-se a motivação para desempenhar suas tarefas diárias, bem como o engajamento desses profissionais em agregar com suas diferentes perspectivas e repertórios para solucionar problemas.

6. Maior eficiência nos processos

A cultura de inovação favorece também a otimização e a eficiência dos processos. Por meio do pensamento criativo e inovador, é possível encontrar formas de utilizar melhor os recursos disponíveis e fazer com que a operação se torne mais eficiente.

Por exemplo, você pode aumentar a eficiência do processo de gestão do funil de vendas ao investir em um software inovador de CRM

Muitas tarefas que antes eram feitas manualmente e estavam mais suscetíveis a falhas e refações, agora são conduzidas de maneira automática pelo sistema de CRM.

>>>> Leia também: software de CRM — o que é + como usar no funil de vendas

7. Aumento da lucratividade

Com processos otimizados e mais eficientes, você consegue diminuir os custos operacionais e aumentar a lucratividade do seu modelo de negócio. O motivo é que se produz mais, com menos recursos.

Além disso, a cultura de inovação fortalece a imagem da sua empresa no mercado, o que atrai mais oportunidades de negócio. Em outros termos, você conquista mais clientes.

Como desenvolver e manter a cultura de inovação na sua empresa?

Para desenvolver e manter a cultura da inovação é preciso lançar mão de recursos que estimulem e facilitem esse processo, como ferramentas, tecnologias, rodadas de brainstorming e adoção de metodologias que proporcionem o uso da criatividade.

Além disso, para que a inovação de fato passe a fazer parte da cultura da empresa, todos devem trabalhar para que isso aconteça. Esse resultado pode ser alcançado por meio de treinamentos ou programas de recompensas.

Lembre-se: atitudes inovadoras devem guiar cada uma das decisões tomadas diariamente para que a inovação em si realmente se torne uma peça fundamental da organização. 

Em suma, invista em ações para incentivar a inovação e estimular a criatividade, de modo que todos sejam envolvidos no processo.

Ações para incentivar a inovação na empresa: 7 dicas essenciais

Esclarecido o que é cultura de inovação e suas vantagens, que tal conferir 7 dicas de ações para incentivar a inovação na empresa: São elas:

  • incentive a criatividade coletiva;
  • crie um ambiente favorável à inovação;
  • monte um banco de ideias;
  • reuniões periódicas de brainstorming;
  • capacite seus colaboradores; 
  • estimule a comunicação; 
  • invista em tecnologia. 

Veja a seguir como colocar cada uma dessas ações em prática e fomentar a cultura de inovação na sua empresa!

1. Incentive a criatividade coletiva

Não há como promover a cultura da inovação sem o pensamento coletivo. Portanto, todos precisam estar empenhados em contribuir com sua criatividade para encontrar soluções inovadoras.

Logo, é necessário que a gestão incentive a criação coletiva e o trabalho colaborativo. Afinal, qualquer colaborador pode ter uma ideia inovadora e revolucionar os processos internos, mas você só vai saber se o estimular a falar.

Para tanto, crie um ambiente aberto ao diálogo e promova conversas e até premiações para os funcionários que tiverem suas ideias aceitas.

2. Crie um ambiente favorável à inovação

Para que a criatividade e a inovação façam parte da cultura organizacional, é indispensável oferecer para os colaboradores um ambiente de trabalho que favoreça o pensamento criativo e inovador.

Para isso, crie espaços agradáveis, de bem-estar coletivo. Disponibilize também as ferramentas (plataformas colaborativas ou alimentadas com inteligência artificial são um bom exemplo) necessárias para o exercício da criatividade.

3. Monte um banco de ideias

Registre todas as melhores ideias dos seus colaboradores em um banco de ideias. A intenção é permitir que elas possam ser consultadas ocasionalmente para obter insights sobre o desenvolvimento de novas soluções ou implementação de melhorias inovadoras.

4. Reuniões periódicas de brainstorming

Reúna-se uma vez na semana, a cada 15 dias ou uma vez por mês com os seus colaboradores para fazer a famosa “tempestade de ideias” sobre algum tema relevante para o time ou para a organização.

Essa é uma das melhores ações para incentivar a inovação e a criatividade!

5. Capacite seus colaboradores

Capacitar os colaboradores é uma forma de garantir que eles estejam alinhados com o que tem de mais novo no mercado. Por isso, invista em cursos, palestras ou até mesmo disponibilize materiais para leitura focados em inovação. 

6. Estimule a comunicação

Não adianta estimular a criatividade, se a comunicação interna for falha. Sendo assim, é interessante criar um ambiente aberto, no qual todos os colaboradores se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e dar suas ideias. 

Sim, isso não acontece da noite para o dia. É preciso ter ferramentas (como chats on-line e em tempo real) ágeis para comunicação e criar um clima favorável para a troca de ideias, mas os benefícios valem qualquer esforço. 

7. Invista em tecnologia

A última dica é investir em tecnologia. Essa é uma maneira de garantir que sua empresa tenha acesso às melhores ferramentas (como chatbots e sistema de análise de dados) para inovar e ainda se mantenha ativa no mercado, já que hoje esse é um tema mais do que essencial, concorda?

Quais as melhores tecnologias para fomentar a inovação nas empresas?

Pegando o gancho da última dica do tópico anterior, separamos a seguir 3 tecnologias para fomentar a inovação nas empresas que você pode adotar a partir de hoje no seu negócio. Confira!

1. Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) é um conceito que está em alta no mundo inteiro e que vem sendo usado nos negócios. Em suma, são máquinas capazes de processar informações de maneira similar aos humanos. Ou seja, elas “aprendem” a identificar padrões nos dados. 

Quando falamos em inovação, a tecnologia pode ser usada para otimizar o atendimento ao cliente. Por exemplo, a IA da Zendesk permite criar bots inteligentes e humanizados. Assim, sua empresa entrega uma experiência de excelência e mais rápida.

2. Big Data 

Outro exemplo de tecnologia para inovação é o Big Data. Na prática, é a coleta, armazenamento e análise de uma quantidade imensa de informações — dados. Esse processo permite encontrar padrões e ajudar na tomada de decisões. 

Na inovação, o Big Data pode ser usado para estudar o comportamento de compra dos consumidores e, assim, encontrar novas tendências para investir. 

>>>> Aprenda mais sobre o tema: o que é big data e para que serve? Use para tomar boas decisões 

3. Automação de processos 

A automação de processos permite programar sistemas para realizar tarefas repetitivas. 

Desse modo, os agentes humanos têm mais tempo livre para pensar em novas ideias para inovar os processos da empresa, já que não ficam presos preenchendo planilhas ou atualizando sistemas. 

É possível ter inovação no atendimento ao cliente?

Tanto a inovação no atendimento ao cliente quanto a inovação em vendas são dois caminhos possíveis e necessários de serem trilhados. Aliás, é por meio de soluções inovadoras que o consumidor pode ter uma experiência verdadeiramente satisfatória com uma empresa.

Alguns exemplos de inovação para melhorar o atendimento são:

  • inteligência artificial;
  • assistentes virtuais e chatbots;
  • atendimento omnichannel;
  • aplicativos com respostas em tempo real;
  • “Internet das Coisas”;

Inclusive, essas são cinco tecnologias emergentes propostas no relatório “5 principais tecnologias emergentes e seu impacto na experiência do cliente”, do Gartner.  

Para implementar uma cultura de inovação em vendas e no atendimento ao cliente, você pode contar com as soluções da Zendesk, como o Zendesk Sell, um CRM de vendas completo, e o software de suporte ao cliente da Zendesk, com o qual os times de vendas e suporte atuam de forma integrada, mantendo sua empresa em sincronia. 

Ficou curioso? Então, faça uma avaliação gratuita agora mesmo!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é Data Mining ou mineração de dados?

Entender o que é Data Mining, ou mineração de dados, permite que sua empresa otimize a estratégia. Aprenda o porquê e como fazer!

Artigo
8 min read

Veja os custos e onde contratar outsourcing de desenvolvedores

O mercado de terceirização de Tecnologia da Informação (TI) deve ultrapassar US$ 806 bilhões até 2029,…

Artigo
7 min read

SAC 3.0: o que é e quais os impactos na relação com os clientes?

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!