Artigo • 10 min read
O que é a mentalidade fixa? Como ela limita o seu crescimento?
Por Zendesk
Última atualização em 18 fevereiro 2025
A cada ano que passa a compreensão de que a mente humana é poderosa fica mais evidente. Além de doenças físicas que podem se agravar por conta de problemas emocionais ou psíquicos, a psique humana influencia também em outros campos.
O termo Mindset, ou mentalidade, vem ganhando cada vez mais destaque no que diz respeito ao comportamento humano. Existem alguns tipos de mindset, alguns exemplos são a mentalidade fixa e a de crescimento.
Contudo, apesar de esses termos passarem uma ideia do que eles significam, isso não é o bastante para sabermos como lidar com essa questão. Certo?
Afinal, o que é a mentalidade fixa e como ela impacta a relação humana com o mundo? O que podemos fazer para nos desenvolver pessoal e profissionalmente?
Para te ajudar nesta jornada de descoberta, preparamos um conteúdo completo com tudo o que precisa saber sobre o assunto. Neste post, explicamos o que é a mentalidade fixa e a de crescimento, como transitar de uma para a outra e incentivar essa mudança em nossa equipe e colegas de trabalho.
O conceito de mentalidade ou mindset é usado para se referir ao padrão de comportamento predominante de uma pessoa. Os dois principais tipos são a mentalidade fixa e a de crescimento.
A pessoa que tem um mindset fixo costuma pensar que não conseguirá desenvolver novas habilidades além dos talentos que já possui. Já quem tem mentalidade de crescimento acredita que sempre é possível evoluir.
Para desenvolver a mentalidade de crescimento o indicado é desafiar-se a sair da zona de conforto, agir com curiosidade, buscar ser mais flexível e aprender com os próprios erros e com feedbacks de terceiros.
Conteúdos relacionados
- Ser um líder de sucesso: 11 comportamentos que você precisa desenvolver
- Growth Mindset o que é e como ele ajuda nos negócios?
- Como estimular o desenvolvimento dos colaboradores? Veja 50 temas!
Neste artigo você aprenderá
- Quais são os tipos de mentalidade?
- O que é a mentalidade fixa?
- O que é mentalidade de crescimento?
- Como desenvolver uma mentalidade de crescimento no trabalho? 5 dicas
- Quais são os benefícios da mentalidade de crescimento no atendimento ao cliente?
- Como incentivar o mindset de crescimento na sua empresa? 4 dicas práticas
Quais são os tipos de mentalidade?
Mentalidade, ou mindset, é um termo usado para identificar qual é o padrão de comportamento predominante de uma pessoa ao longo de sua vida. Esse “modus operandi” é moldado por nossas experiências e influencia a forma como percebemos o mundo e reagimos ao que ocorre ao nosso redor. Podemos dividi-lo em dois tipos:
- mentalidade fixa;
- mentalidade de crescimento.
Esses conceitos passaram a ser amplamente divulgados após os estudos da psicóloga Carol Dweck virarem um livro.
Em “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, a diferença das duas mentalidades está diretamente ligada à maneira como encaramos a vida e seus obstáculos.
Você pode conferir um resumo no livro no vídeo abaixo:
Para se aprofundar ainda mais no tema, é só continuar a leitura. No decorrer deste conteúdo, você entenderá o que é a mentalidade fixa e de crescimento, com exemplos das duas e de como elas impactam a vida humana, além de muitas dicas práticas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O que é a mentalidade fixa?
Para entender o que é a mentalidade fixa é bem simples. Vamos começar pelos significados da palavra “fixo” no dicionário.
- preso, pregado a corpo imóvel; firme.
- que permanece sempre no mesmo lugar; imóvel.
Logo, é correto afirmar que a mentalidade fixa é aquela que não se move, certo?
Sendo assim, pessoas que possuem uma maneira de pensar mais alinhada ao mindset fixo, tendem a acreditar que só é possível ter sucesso em algo se tiver nascido com a habilidade em questão. Ou seja, nesta visão, não há como se desenvolver se não houver um talento prévio para o que se está disposto a realizar.
Um clássico exemplo da mentalidade fixa é a famosa canção de Dorival Caymmi, “Modinha de Gabriela”. Em um de seus trechos observa-se a frase:
“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim.”
Percebe que há uma inflexibilidade ao se pensar na mudança de seu atual estado? É assim que funciona a mentalidade fixa.
Se você pensa assim, talvez possa se beneficiar deste conteúdo: O que é aprendizagem ao longo da vida? Qual a importância?
Quais são os problemas da mentalidade fixa?
Até aqui você já entendeu o que é a mentalidade fixa, certo? Mas, afinal, como esse tipo de mindset afeta a vida de uma pessoa no dia a dia?
Um dos principais problemas de quem possui uma mentalidade fixa é a falta de interesse em se desenvolver. Afinal, para essas pessoas não há razão para tal, pois já atingiram o nível máximo de suas habilidades.
Esse é, inclusive, um dos motivos para pessoas com a mentalidade fixa serem mais propensas a desistir facilmente. Quer um exemplo? Veja abaixo:
Marcela tirou uma nota ruim na prova de matemática e, por esse motivo, começou a falar que era péssima na matéria. Isto é, em vez de usar a nota ruim como estímulo para melhorar, se acomodou com a ideia de que “não leva jeito para matemática”.
Ou seja, mesmo diante de apenas uma situação pontual, Marcela a reconheceu como prova de que suas habilidades chegaram ao limite. Portanto, desistiu antes mesmo de se esforçar para ir além.
Talvez você também se interesse por este post: 5 dicas de gestão de equipes remotas para líderes
O que é mentalidade de crescimento?
O conceito de mentalidade de crescimento também é bastante simples de entender. Podemos dizer que ela é basicamente o oposto da mentalidade fixa.
Enquanto em uma há o pensamento de que não é possível se desenvolver, a outra acredita fielmente na evolução. Ou seja, pessoas com a mentalidade de crescimento sempre estão em busca da sua melhor versão.
Vamos resgatar o exemplo da Marcela, mas, desta vez, consideraremos que ela possui o mindset de crescimento. No momento que ela visse sua nota baixa na prova de matemática, ficaria triste — o que é absolutamente normal — mas logo pensaria em meios para melhorar nas próximas avaliações.
Percebe a diferença? Há um desejo de mudança pelo aprendizado, que reflete positivamente na vida da pessoa e impulsiona seu desenvolvimento.
O mesmo raciocínio pode ser aplicado à liderança. Enquanto um líder com mentalidade fixa pode limitar o crescimento de seu time, alguém com um mindset de crescimento é capaz de estimular seu desenvolvimento e fazê-lo ir muito mais longe.
É possível mudar de mentalidade? 3 passos
A resposta é sim! Porém, é preciso se esforçar e buscar a mudança. Neste sentido, abandonar as crenças limitantes é um importante passo para alcançar a mentalidade de crescimento.
E como fazer isso? Confira nossas dicas a seguir:
1. Reconheça que possui a mentalidade fixa
O primeiro passo para a mudança de qualquer aspecto na vida é reconhecer que algo vai mal. Neste caso, é preciso aceitar que se tem a mentalidade fixa para, então, buscar formas de superá-la.
2. Abandone as crenças limitantes
Após reconhecer que sua mentalidade é fixa, é preciso abandonar algumas crenças que limitam o seu potencial. Antes de falar que não consegue fazer algo, tente!
3. Coloque o “ainda” a seu vocabulário
O terceiro passo pode parecer simples, mas ele é bastante poderoso. Acrescente o “ainda” a seu vocabulário.
Como assim?
É bem simples! Vamos usar o exemplo da Marcela mais uma vez. Ao não conseguir a nota esperada, em vez de afirmar que nunca conseguirá um resultado positivo, ela pode dizer: “eu ainda não consegui o resultado positivo”.
Essa simples mudança de comportamento ajudará Marcela a internalizar a ideia de que há um desejo de evolução.
Como desenvolver uma mentalidade de crescimento no trabalho? 5 dicas
Desenvolver uma mentalidade de crescimento no trabalho, de modo geral, passa por uma mudança interna. Devemos nos abrir a novas possibilidades, encarar desafios e buscar o aprendizado de forma contínua. Muitas vezes, é preciso aprender a ver as situações por uma nova perspectiva, mais focada no amadurecimento profissional.
Confira nossas dicas para facilitar esta jornada:
- Aprenda com seus erros: o fracasso não deve ser visto com o fim da linha, mas como um oportunidade para aprender e evoluir;
- Peça feedbacks: a avaliação de pessoas que acompanham o seu trabalho pode gerar insights valiosos para o seu desenvolvimento profissional;
- Seja flexível: a flexibilidade no ambiente de trabalho é uma habilidade extremamente importante para o aprendizado e adaptação à mudanças;
- Desafie-se: criar metas desafiadoras é muito importante para que você saia da zona de conforto e se mantenha em constante evolução;
- Seja curioso: questione, estude, busque novas soluções para problemas rotineiros, enfim, não se acomode. Essa é a chave para o crescimento em qualquer área.
A busca por aprendizado, de modo geral, é o principal combustível para o sucesso. Por isso é tão importante se manter informado sobre as tendências do mercado.
Relatório da Zendesk – CX Trends
Quais são os benefícios da mentalidade de crescimento no atendimento ao cliente?
Um mindset de crescimento no atendimento ao cliente gera benefícios tanto para a empresa quanto para o consumidor. Isso porque essa mentalidade favorece o desenvolvimento profissional, logo, melhora a qualidade do serviço prestado, o que contribui diretamente para a satisfação do cliente.
Esses agentes tendem a ser mais resilientes frente às dificuldades e frequentemente encontram soluções mais criativas, inovadoras e eficientes para resolver problemas.
Por fim, a busca pela melhoria contínua cria um clima organizacional positivo e torna o ambiente de trabalho mais colaborativo e propenso ao aprendizado e crescimento.
Como incentivar o mindset de crescimento na sua empresa? 4 dicas práticas
Até aqui explicamos o que é a mentalidade fixa e de crescimento, exemplos dos dois tipos de mindset e os principais problemas e benefícios eles podem gerar. Agora, a pergunta que fica é: como incentivar o Mindset de crescimento na sua empresa?
Confira os três principais passos para atingir esse objetivo.
1. Adote uma postura de liderança focada no crescimento
Como querer que a sua empresa adote a mentalidade de crescimento se você mesmo não a adota? É partindo dessa premissa que se baseia o primeiro passo.
Seja você o ponto de partida para a evolução do seu negócio e equipe. Pode ter certeza que o seu crescimento refletirá nos funcionários, que se sentirão mais motivados.
2. Coloque o assunto em pauta
Outro fator importante é mostrar o assunto e os benefícios a toda a equipe. Seja um divulgador da mentalidade de crescimento. Mostre notícias, exemplos, pesquisas e conteúdos (como este, que está lendo agora, por exemplo).
3. Desenvolva a sua equipe
Ofereça suporte para que seus funcionários tenham a possibilidade de aderir a uma mentalidade de crescimento, como cursos e treinamentos focados na área em que atuam.
Isso não só contribui para aflorar talentos, como mostra aos colaboradores que a empresa se preocupa com o desenvolvimento de suas competências e habilidades.
4. Invista em tecnologia
Outra ótima estratégia é disponibilizar ferramentas adequadas para que todos consigam executar seu trabalho de forma plena, otimizando sua produtividade e elevando o seu potencial de entrega. Neste sentido, sistemas baseados em IA são hoje ferramentas-chave para estimular o desempenho e a evolução profissional.
Para te ajudar nessa última etapa de evolução da sua empresa, a Zendesk é uma boa opção. Com o seu software de atendimento ao cliente, a instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.
Não perca tempo, confira uma demonstração ou faça uma avaliação gratuita do software de atendimento da Zendesk. Sua equipe e clientes agradecem!