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Artigo 5 min read

O que é acesso remoto? Entenda o conceito e compreenda sua importância

Por Douglas da Silva , Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 17 fevereiro 2021

O que é acesso remoto

Entender o que é acesso remoto deve estar entre as prioridades de todo gestor que deseja dar mais autonomia para seus funcionários, que quer reduzir custos, que objetiva ter mais controle sobre seus processos e que também tem como meta oferecer um atendimento mais ágil. 

Para compreender o que é acesso remoto, descobrir como ele funciona e saber tudo sobre o assunto, basta ler este post até o fim, que abordará:

O que é acesso remoto?

Como funciona o acesso remoto?

Como fazer o acesso remoto?

Quais são as vantagens dos serviços de acesso remoto?

Qual o melhor acesso remoto gratuito?

Qual o melhor programa para acesso remoto?

O que é acesso remoto?

O acesso remoto é a tecnologia que permite que os funcionários de uma empresa acessem o servidor por dispositivos que não estão no mesmo ambiente.  Esse modelo não exige conexão física entre os computadores, uma vez que o processo acontece por meio de uma rede virtual. 

De maneira simplificada, o acesso remoto permite tanto que seus colaboradores acessem dados, e-mails e outros tipos de documentos por meio de qualquer dispositivo, como também possibilita que o suporte técnico de uma empresa manipule uma máquina e solucione o problema sem estar presente no mesmo local. 

Como funciona o acesso remoto?

O acesso remoto funciona a partir de uma rede virtual que permite que a comunicação e a conexão com dispositivos como notebooks, tablets e smartphones a um servidor.

A condição para que esse processo ocorra é que tanto o servidor como o aparelho eletrônico estejam habilitados para sustentar essa conexão. 

Para que essa comunicação aconteça e evitar problemas de segurança como invasões e perdas de dados, uma autenticação entre as pontas da ligação é obrigatória. 

Como fazer o acesso remoto?

O acesso remoto depende da tecnologia para funcionar. Nesse contexto, há duas formas principais para que esse processo aconteça, que podem ser via Conexão de Área de Trabalho Remota ou por VPN (Rede Privada Virtual). 

A primeira tem  como base o protocolo RDP da Microsoft, porém, ela pode rodar também em outro sistema operacional que não seja o Windows. 

Esse tipo de conexão não tem uma base criptografada. Logo, pode não ser a tecnologia ideal para empresas com múltiplos acessos, visto que não garante a segurança e a proteção de dados. 

O acesso remoto pode acontecer também via VPN (Rede Privada Virtual), que funciona como uma espécie de “túnel protegido virtual” por onde transitam dados. 

Essa rede pode ter como base dois protocolos diferentes: o SSL e o IPSec. 

O primeiro é específico para aplicativos da web e não demanda a instalação de um software de acesso remoto. Logo, é mais simples e o seu custo não é elevado. 

Ele é bastante funcional, mas é um pouco limitado. Isso porque ele não permite que seus usuários compartilhem dados ou façam backups de seus arquivos.

Já o IPSec requer que um software de acesso remoto. Ele é considerado mais seguro, uma vez que para utilizá-lo é preciso não só executá-lo como configurá-lo. Ou seja, ele apresenta duas camadas de segurança bastante eficientes que dificultam o acesso de pessoas não autorizadas. 

Quais são as vantagens dos serviços de acesso remoto?

Os serviços de acesso remoto podem trazer benefícios significativos para uma empresa. Confira os principais. 

Promove a agilidade na resolução de problemas

Em um atendimento presencial, o especialista precisa se deslocar até a casa do cliente, o que pode levar horas e frustrar a experiência do cliente

Já no remoto, o atendente pode solucionar uma demanda em questão de minutos. Sem falar que o processo é simples, exige apenas que o cliente tenha o programa instalado e autorize o técnico a acessar seu computador e a realizar os reparos necessários. 

Melhora  a produtividade dos colaboradores

Pelo fato de o acesso remoto eliminar a necessidade da presença física do colaborador, ele realiza o seu trabalho mais rapidamente e com menos esforço. 

Sendo assim, além de ele poder se dedicar a outras demandas, ele também se sente mais útil e motivado, por perceber que consegue dar conta, com facilidade, de um número maior de tarefas.  

Otimiza custos 

Talvez o melhor benefício do acesso remoto seja o de otimizar custos. Isso porque ele, como já visto, aumenta a produtividade dos funcionários, assim como também promove a economia com gastos como gasolina e transporte para deslocamento de atendentes. 

Além disso, ele promove o trabalho home office, o que também diminui gastos com conta de luz, água e, até mesmo, de papel, pois os colaboradores não utilizam a impressora da empresa para imprimir documentos e relatórios. 

Contribui para a satisfação do cliente

O acesso remoto contribui positivamente para a experiência do cliente. Afinal, por meio dele, o cliente consegue ter seu problema resolvido de forma ágil e eficaz.  Simples assim!

Qual melhor acesso remoto gratuito?

Em relação a esse item, é fundamental fazer uma alerta: tenha cuidado ao adotar um software para acesso remoto gratuito. Isso porque muitas dessas soluções não seguem as regulamentações de proteção de dados. 

Ou seja, um programa grátis desse gênero pode não proteger uma rede corporativa e expô-la a riscos irreversíveis. 

Veja bem, não estamos dizendo que você não deva utilizar um software de acesso remoto gratuito, mas é fundamental que você pesquise muito a respeito tanto sobre a solução em si como sobre a reputação da empresa que a oferece. 

Qual o melhor programa para acesso remoto?

O melhor programa para acesso remoto depende de seus objetivos e expectativas. Caso não conheça nenhum, segue uma sugestão: O Zendesk para atendimento ao cliente pode ser a solução ideal para o seu negócio. 

Com ele, suas equipes podem oferecer suporte ininterrupto ao clientes em qualquer lugar, agilizando o atendimento e promovendo uma comunicação perfeita, pessoal e eficiente. 
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