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Descubra o que é análise e interpretação de dados e sua importância
Por Zendesk
Última atualização em 10 Abril 2024
Este artigo é direcionado para quem ainda tem alguma dúvida sobre o que é análise e interpretação de dados, e especialmente para quem ainda não compreendeu a verdadeira importância deste tipo de ação para os seus negócios.
Do menor ao maior negócio, e em todos os setores, há dados disponíveis para serem analisados e interpretados, a fim de auxiliarem na tomada de decisões.
Empresas devem tomar decisões estratégicas com base em dados concretos e não em “achismos”. Essa é uma grande vantagem que tiramos com o advento da era digital.
Afinal, hoje, não basta coletar dados, é preciso analisá-los e interpretá-los para, então, tomar decisões confiáveis com base em previsões concretas. Isso diz respeito ao data-driven: do inglês, deixar-se guiar por dados.
O monitoramento de dados ajuda a:
- reconhecer o mercado em que a empresa está inserido;
- conhecer os clientes;
- estabelecer metas de vendas;
- diferenciar a empresa no mercado;
- trazer agilidade para as decisões;
- melhorar o atendimento aos clientes;
- otimizar os resultados e a lucratividade dos negócios.
O relatório da Forrester afirma que empresas data-driven, que empregam inteligência de negócios para fazer monitoramento de dados, apresentam um crescimento superior a 30% ao ano.
Logo, chegou a hora de se aprofundar melhor no assunto e descobrir o que é análise e interpretação de dados, sua importância para uma empresa e quais são seus tipos.
Se quer saber isso e muito mais, continue a leitura!
Análise de dados é o conjunto de estratégias voltadas para a coleta, armazenamento, organização e interpretação de informações relevantes para uma empresa.
Existem diferentes metodologias para fazer a análise e interpretação de dados, cada uma com sua aplicação ideal de acordo com as intenções de uma empresa, entre elas, descritiva, preditiva, prescritiva e diagnóstica.
Com ferramentas de suporte, é possível alimentar automaticamente as métricas necessárias para a análise de dados e dar início ao ciclo de interpretação e implementação de melhorias mais facilmente.
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O que é análise de dados?
Análise de dados é o conjunto de estratégias voltadas para a coleta, armazenamento, organização e interpretação de informações relevantes para uma empresa. Ela conta com plataformas de gestão, tecnologias de automação, técnicas de Big Data e outras abordagens similares.
Diariamente, uma empresa pode processar um enorme volume de dados brutos. Em meio a toda essa quantidade de informações, o trabalho de análise serve para organizar esse material de uma forma mais funcional.
Dessa forma, podemos dizer que a análise de dados serve para interpretar e dar mais sentido ao que se sabe sobre o cliente e o mercado, para que seja possível identificar as melhores chances para interagir com o público e conquistar os objetivos definidos para o negócio.
A importância da análise de dados: dados são o novo petróleo
O matemático inglês Clive Humby cunhou em 2006 a frase que se tornou célebre: “Data is the new oil.” Em português, “dados são o novo petróleo”. A frase é simples e curta, porém cheia de significado.
Ao comparar dados com, nada mais, nada menos que petróleo, Humby traz à tona que da mesma forma que o petróleo vem movendo o mundo há mais de um século, sendo responsável pelas maiores riquezas, — assim como grandes disputas — hoje, as empresas que compreendem bem o que é análise e interpretação de dados são as que movem a economia.
Humby prevê que dados terão a mesma importância que o petróleo para as nações.
Um pouco dramático, uma vez que o petróleo ainda não perdeu sua importância. Porém, de fato, as grandes empresas que retêm os dados digitais da humanidade se encaminham para encabeçar a economia mundial, como Google, Amazon, Facebook, Microsoft e IBM.
Entretanto, há diferenças grandes entre o petróleo e os dados. Uma delas é que o petróleo é finito, já os dados não. Outra está justamente no fato de que fazer análise de dados é mais acessível e democrático do que explorar petróleo. Todas as empresas do planeta podem fazer isso.
Tipos de análise de dados
Existem diferentes metodologias para fazer a análise e interpretação de dados, cada uma com sua aplicação ideal de acordo com as intenções de uma empresa. Elas podem ser definidas da seguinte forma:
Descritiva
A análise descritiva é mais dinâmica e focada no momento atual de uma organização. Ela atende principalmente a necessidade dos gestores de acompanharem a performance e os números que indicam os resultados imediatos da sua operação.
Preditiva
A ideia da análise preditiva é criar e antecipar a resposta de um elemento do mercado a uma novidade implementada pela empresa. Ela visa prever como o mercado ou o cliente pode reagir ao lançamento de um novo produto ou serviço no seu catálogo.
Prescritiva
A análise prescritiva serve para criar projeções a respeito do possível sucesso de uma estratégia ou ação executada por setores internos, como marketing, vendas e suporte.
Diagnóstica
Por fim, a análise diagnóstica serve para entender os fatores que foram determinantes para um resultado ou evento.
Por exemplo, no caso de uma ação de marketing, imagine que foi feita uma projeção de sucesso e os números reais foram diferentes. Nesse caso, o diagnóstico é necessário para entender por que tivemos essa variação.
Relevância da análise e interpretação de dados
O que pode fazer com que os dados sejam tão importantes como o petróleo não são os dados em si, e sim o que se faz com eles. Em maior ou menor escala, na era digital, qualquer empresa tem acesso a como fazer análise de dados.
É claro que empresas maiores buscarão ter em sua equipe profissionais de habilidade analítica avançada para guiar as tomadas de decisão a partir de metodologia de análise de dados próprias; enquanto que, em empresas menores, as análises serão mais simples.
Temos hoje uma imensa quantidade de dados à disposição por meio dos insights que nos trazem softwares e ferramentas de análise de dados, de marketing digital, de BI (inteligência de negócios), big data…
O acesso a informações relevantes é amplo e rápido. Contudo, o que é análise e interpretação de dados, ou seja, como conseguimos olhar para os dados que temos disponíveis e entender quais desses insights nos ajudarão a tomar as melhores decisões para nossa empresa?
Sabemos que a análise de dados é uma técnica que ajuda gestores a identificar melhores oportunidades de negócios, com base na ciência de dados.
Veja esse TED para entender melhor o que é esse tipo de ciência, em que a especialista Jaya Tripathi afirma que “Sem dados, você é só uma pessoa com uma opinião”:
Por que o monitoramento de dados é importante para sua empresa?
Quando, numa empresa, olha-se para o que é análise e interpretação de dados com a devida atenção, seus gestores tomam decisões conscientes que saem do campo do “achismo” e das opiniões, entrando na área da previsão contextualizada, muito mais segura.
Decisões conscientes ajudam a, entre outras coisas:
- minimizar riscos;
- trazer mais confiança nas equipes;
- possibilitar a inovação;
- identificar tendências de mercado;
- compreender o comportamento do consumo dos clientes;
- treinar a equipe e fazer uma boa administração da força de vendas da sua empresa.
Preparamos um relatório completo de tendências do consumidor atual, com base no que é análise e interpretação de dados. Veja que incrível o resultado!
Relatório da Zendesk – CX Trends
No geral, os principais métodos para a realização de análise e interpretação de dados são do ponto de vista qualitativo e quantitativo. A análise qualitativa trabalha com dados mais técnicos e complexos, que servem para fornecer insights mais profundos.
Já a análise quantitativa segue um ritmo mais acelerado, com base em estatísticas e números, servindo principalmente para interpretar os resultados de uma estratégia.
Empresas que não se interessam por compreender o que é análise de dados e colocar isto minimamente em ação, seguem tomando decisões no escuro e, entre diversos problemas, se arriscam a:
- desenvolver produtos e soluções que não correspondem às necessidades ou não resolvem os problemas concretos dos clientes;
- deixar passar boas oportunidades de mercado, preenchendo lacunas e inovando;
- perder o timing de resposta no atendimento ao cliente;
- não entender como encantar os clientes e assim não conseguir fidelizá-los;
- não identificar parceiros;
- não criar autoridade, destacando-se em sua área;
- deixar de crescer e lucrar;
- ou até mesmo, falir seu negócio.
Principais vantagens da análise e interpretação de dados nos negócios
Agora que já sabemos o que é análise e interpretação de dados, além da importância que essas práticas têm para a rotina de empresas, podemos listar as principais vantagens de adotar essas estratégias para a inteligência de negócios. Confira:
1. Compreensão do mercado
Um benefício muito interessante de realizar o monitoramento de dados pode ser notado com base na compreensão otimizada que uma organização pode desfrutar a respeito do mercado no qual ela atua.
As informações coletadas abordam toda a cadeia produtiva, dos fornecedores aos clientes e concorrentes da empresa, para mostrar como eles interagem entre si e quais as tendências geradas por conta desses relacionamentos.
2. Conhecimento das necessidades do cliente
A jornada de compras do cliente passa por diversas etapas, canais e processos. Cada um desses pontos pode gerar conflitos e limitar o alcance obtido. Para garantir as melhores chances possíveis, a análise de dados entra em campo, ajudando a entender e antecipar as necessidades e expectativas do consumidor.
Esses dados são obtidos por estratégias de captação de leads, inbound marketing e técnicas de atendimento ativo. Depois disso, eles entram num fluxo de monitoramento dos leads, que acompanha sua movimentação no funil de vendas e permitem criar propostas personalizadas com maior agilidade.
Um ponto muito importante é que a coleta e o uso dos dados deve ser conhecida pelo consumidor, para que as informações pessoais não sejam manipuladas de forma inadequada.
3. Acompanhamento de resultados mais assertivos
Na prática, a análise e interpretação de dados ocorre em ciclos, continuamente medindo a qualidade de ações, propondo melhorias, avaliando os resultados e sugerindo novos caminhos a serem explorados pelas estratégias de uma organização.
A grande vantagem é que a coleta e boa parte da análise dessas informações acontece de maneira automática, que é a única forma de processar todo o volume gerado pelas ações de captação.
4. Aproveitamento de insights e oportunidades
Com informações mais confiáveis, os insights gerados com o monitoramento de dados são mais assertivos e ajudam a melhorar o aproveitamento das oportunidades de negócio, fazendo com que as propostas enviadas aos consumidores sejam criadas de maneira personalizada.
Com isso, a taxa de sucesso nos atendimentos e negociações pode ser otimizada, antecipando tendências em tempo real.
Como fazer análise de dados na sua empresa?
Para finalizar este artigo, vamos mostrar a você como é possível fazer aquilo que define o que é análise e interpretação de dados com eficiência e assertividade. Todas as áreas podem ser beneficiadas pela análise de dados: marketing, vendas, financeiro, produtos, design etc.
Na prática, você pode fazer a análise de dados seguindo estes passos:
- definição de objetivos;
- planejamento de interpretação de dados;
- levantamento de indicadores ideais e personalizados;
- uso de ferramentas de suporte;
- ciclo de coleta, análise e implementação de melhorias.
A definição de objetivos influencia o tipo de análise de dados mais adequado, por isso é a etapa inicial. Em seguida, é importante apontar as fontes de dados, quem irá participar do projeto e como será a estrutura de produção de relatórios.
Por fim, a gestão de dados aponta quais os indicadores ideais para mensurar o sucesso da estratégia e atender os objetivos estabelecidos.
Com ferramentas de suporte, é possível alimentar automaticamente essas métricas e dar início ao ciclo de análise e implementação de melhorias.
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Aplicação prática com ferramentas de suporte
Em vendas, por exemplo, fazer uma análise do CRM e usar os dados para tomar decisões, pode aumentar efetivamente sua lucratividade.
Em marketing, é possível analisar muitos aspectos e chegar a resultados incríveis, como aumentar o engajamento nas redes sociais, ou entender a criar uma campanha de email marketing que funcione.
Também há maneiras de incrementar o atendimento ao cliente, especialmente para empresas que desejam integrar diferentes canais e soluções para melhorar a qualidade da conversa que têm com o seu público.
Agora que você já sabe o que é análise e interpretação de dados e sua importância, uma boa alternativa para melhorar as experiências de consumo e embasar a análise de dados na sua estratégia é contar com o software de atendimento ao cliente da Zendesk, que oferece uma solução completa, intuitiva e fácil de usar.
Com recursos que acompanham o desenvolvimento e a evolução da sua empresa, o Zendesk Service conta com as ferramentas mais completas para sua equipe de suporte, ao mesmo tempo que transforma seus clientes em aliados da sua marca.
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