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O que é atendimento eletrônico e como ele vai te ajudar no relacionamento com o cliente?
Por Zendesk
Última atualização em 14 março 2023
Muito mais que bons produtos, formas de pagamento variada e prazos de entrega rápidos, os clientes prezam muito por um bom atendimento que seja ágil e eficiente. Neste artigo, mostraremos o que é atendimento eletrônico e como ele pode te ajudar a melhorar o seu relacionamento com seus clientes.
Uma pesquisa recente da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios apontou que cerca de 61% das pessoas dizem que um bom atendimento é o elemento mais importante em uma negociação, mais do que preço ou a qualidade do produto. Isso só mostra o quanto o atendimento precisa ser prioridade na sua empresa.
O que é atendimento eletrônico?
O atendimento eletrônico é todo tipo de relação entre a sua empresa e seu cliente, feita a partir de sistemas de comunicação que usam algum grau de tecnologia. Quando um cliente solicita suporte a partir de canais como redes sociais, damos a isso o nome de atendimento eletrônico.
Como você deve imaginar, com a transformação digital, o atendimento eletrônico se tornou o foco das ações e estratégias das empresas para melhorar a experiência do cliente.
Quais as vantagens de investir no atendimento eletrônico?
Agora que você já entendeu o que é atendimento eletrônico, vamos às principais vantagens que ele pode trazer ao seu negócio para que você possa entender o porquê de várias empresas estarem investindo, cada vez mais, nesse tipo de ferramenta.
Experiência do cliente aprimorada
Como destacamos na introdução deste artigo, a maioria dos clientes (mais de 60%) enxergam o atendimento como o ponto mais importante de uma negociação.
Além disso, segundo o Relatório de Tendências da Zendesk, ter suporte em seu canal preferido, está entre os elementos relevantes para a compreensão de uma boa experiência por parte do consumidor.
Ao aliar essas duas informações, é mais fácil entender que ao oferecer opções de atendimento eletrônico aos clientes, você contribui para gerar uma melhor experiência e, em consequência, tem muito mais chances de ter um cliente fidelizado.
Redução de gastos
Se você entendeu o que é atendimento eletrônico deve ter pensado que ele tem um custo certo? Você não está errado, a implementação de um software de atendimento ao cliente, requer um investimento, mas a médio e longo prazo os custos serão bem menores do que se você abrir mão dessa tecnologia.
Os clientes estão mais exigentes do que nunca, a concorrência está avançando em busca de soluções, logo, não investir em atendimento eletrônico pode levar sua empresa a perder competitividade de mercado.
Além disso, a economia de recursos virá com a escalabilidade do setor de atendimento, sem a necessidade de uma proporcional contratação de funcionários, afinal, o atendimento eletrônico contribui para maior agilidade do atendimento, redução do tempo de espera e do tempo médio de atendimento, tudo isso, com o mesmo número de profissionais. Apenas com a implementação de um sistema automatizado de atendimento.
Também vale destacar que a automação de atendimento pode reduzir o número de erros por falhas humanas, evitando retrabalho e aumentando a produtividade.
Oferecer atendimento 24h
Entre os tipos de atendimento eletrônico disponíveis, sua empresa pode passar a contar com ferramentas que permitem oferecer mensagens para atendimento eletronico 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, disponibilizando suporte em tempo integral ao seu cliente.
Quais os tipos de atendimento eletrônico?
Para entender de fato o que é atendimento eletrônico é preciso ver as opções disponíveis, certo? Separamos as três principais que estão sendo muito comentadas, atualmente.
Chatbots
Chatbots são sistemas de bate-papo inteligentes que conseguem responder a alguns tipos de perguntas de acordo com que são programados. Os processos de linguagem e inteligência avançados fazem com que as mensagens para atendimento eletrônico se torne cada vez mais natural e completa.
Os bots mais comuns são aqueles programados com menus onde cada opção tem um número limitado de respostas e caminhos possíveis onde o seu cliente pode ir. No entanto, também é possível encontrar opções mais sofisticadas que aprendem de acordo com a interação com os próprios clientes.
Leia mais sobre o assunto no artigo, “Como treinar chatbots inteligentes para oferecer atendimento humanizado?”.
URA
Afinal, o que é URA na telefonia? Antes de explicar, vamos a um exemplo: você já deve ter se deparado com a situação de ligar para alguma operadora de telefonia, internet ou TV a Cabo e a primeira voz que você escuta é de uma gravação que irá tentar resolver seu problema por meio de opções pré-programadas que vão te direcionar para um setor dentro da empresa. Isso é a URA.
Além de resolver alguns problemas mais simples, a URA também serve para filtrar o atendimento e direcionar o seu cliente diretamente para o setor que irá atendê-lo. Isso ajuda a registrar automaticamente os problemas mais recorrentes e resolvê-los de forma otimizada.
Soluções de autoatendimento
Ofereça autonomia aos consumidores para que eles possam se informar. A situação de ficar buscando alguém para ter uma dúvida simples solucionada é algo que todos preferem evitar.
Para atender a essa demanda, a sua empresa pode aproveitar soluções de autoatendimento.
E agora? Já sabe o que é atendimento eletrônico? Que tal uma ferramenta que te ajude com tudo isso e muito mais?
Com os recursos do software de suporte ao cliente da Zendesk você poderá oferecer aos clientes da sua empresa e à sua equipe:
chatbots para automatizar certos tipos de interação,
soluções de autoatendimento,
gestão de canais de atendimento dentro das redes sociais e emails,
- uso automação no atendimento e bots com IA, para tornar mais ágil o atendimento sem perder em qualidade,
- integração dos canais de atendimento para oferecer uma experiência omnichannel e mais.
Para começar a implementar na sua empresa, acesse nossa página, inicie uma avaliação gratuita e conheça mais sobre nossos recursos. Descubra como podemos contribuir para a implementação do atendimento eletrônico na sua empresa.