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O que é Business Intelligence, para que serve + exemplos
Por Zendesk
Última atualização em 25 março 2024
Se a sua empresa ainda toma decisões com base apenas em “achismos” ou na experiência dos seus líderes, está mais do que na hora de saber o que é Business Intelligence e para que serve esse conceito.
Business Intelligence — em português, Inteligência de Negócios — consiste na captação de dados e na transformação desses em informações para serem utilizadas como base na tomada de decisões.
Diariamente, empresas ao redor de todo o mundo inteiro geram um número quase infinito de dados, e, com a sua, isso não é diferente! Por isso, saber usá-los a favor do seu negócio pode se tornar um importante diferencial competitivo.
Uma pesquisa sobre Big Data, atualizada recentemente, mostrou que foram gerados mais dados nos últimos dois anos do que em toda a história da humanidade antes desse período.
Ainda assim, 99,5% dos dados coletados nunca são usados ou não são adequadamente analisados.
Dos dados coletados da IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), por exemplo, menos de 50% são usados como base em tomada de decisões.
Ou seja, é uma gama de informações que poderiam ser geradas que estão, literalmente, sendo desperdiçadas.
Quer saber como utilizar esse conceito para alavancar o seu negócio? Então, confira agora o que é Business Intelligence e para que serve.
Business Intelligence (BI) é o processo de capturar, examinar e transformar dados em insights valiosos, direcionando estratégias e operações com foco nas melhores oportunidades de mercado.
Por meio de ações estratégicas, analíticas e operacionais — que envolvem coleta e análise de dados e monitoramento do desempenho —, o BI ajuda a definir modelos de atuação eficientes.
Os clientes têm se mostrado mais propensos a compartilhar dados relevantes com as empresas para obter uma experiência mais personalizada e melhores recomendações.
A inteligência artificial vem sendo aplicada a softwares de CRM para coleta, tratamento e gestão de dados, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e dos colaboradores das empresas.
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O que é Business Intelligence e para que serve?
Business Intelligence é um processo de coleta, análise e conversão de dados em informações de alto valor, o que serve para que o planejamento de estratégias e operação da sua empresa sejam conduzidos com base nas melhores oportunidades disponíveis no mercado.
É importante destacar que o BI não fornece soluções específicas para os desafios da sua empresa. Ele não pode dar respostas diretas, como “sim” ou um “não”, para suas perguntas.
O propósito do Business Intelligence é que você tenha informações valiosas sobre o ecossistema empresarial onde sua empresa vive, para que possa criar insights mais assertivos, capazes de aumentar as chances de alcançar os seus objetivos e otimizar a atividade da sua organização.
Quando surgiu o Business Intelligence?
Também conhecido como inteligência de negócios ou inteligência empresarial, o processo teve seu primeiro destaque em 1958, com a publicação de um artigo do cientista da computação da IBM, Hans Peter Luhn.
Denominado “A Business Intelligence System“, a publicação fazia menção sobre um sistema automático que estava sendo desenvolvido com o objetivo de distribuir informações para diferentes seções das empresas, sejam elas científicas, industriais ou mesmo governamentais.
A ideia descrita no artigo ressaltava que o sistema de inteligência utilizaria máquinas para processar dos dados levantados, a fim de criar “perfis de interesse para cada um dos ‘pontos de ação’ em uma organização”
De acordo com o autor, todo o processo de retirada e análise de dados seria realizado automaticamente. Isso permitiria entregar a quem tivesse interesse informações importantes para promover a eficiência da empresa.
Basicamente, isso é Business Intelligence e para que ele serve, ou seja, é um processo que visa coletar dados gerados por um negócio, organizá-los e fazer uma profunda análise, para gerar informações reais e concretas, que servirão de base para as tomadas de decisão.
Pilares do Business Intelligence nas empresas
Ao entender o que é business intelligence e para que serve, podemos explorar os pilares do BI, que são: estratégia, análise e operação. Na prática, eles representam os métodos de aplicação da inteligência empresarial na sua organização, para assegurar os melhores resultados possíveis.
1. Pilar estratégico de Business Intelligence
O potencial estratégico do BI serve para otimização da performance do seu negócio, focado em analisar os fatores mais relevantes para o processo de tomada de decisão e tudo que gera satisfação para os clientes.
Essa área constantemente analisa o desempenho e o faturamento da sua marca para identificar pontos positivos e negativos, forças e fraquezas, além de monitorar as metas estabelecidas no curto, médio e longo prazos.
2. Pilar analítico de Business Intelligence
No contexto analítico, temos um pilar voltado para compreender profundamente o que os dados coletados indicam que são os principais problemas enfrentados por sua organização, levantando as falhas do processo para que seja possível elaborar ajustes cada vez mais assertivos.
3. Pilar operacional de Business Intelligence
O último pilar do BI, que é a ponta final do processo de inteligência de negócios, é o apoio operacional, que tem a função de aplicar as ações planejadas no cenário analítico, gerando soluções e valor para a atividade da sua empresa.
A função desse pilar é criar um modelo de atuação que aumenta as chances de conquistar cada objetivo estabelecido.
Como funciona o Business Intelligence?
Com base em tudo que apresentamos até aqui, já é possível formar uma noção mais clara sobre o que é o Business Intelligence e para que ele serve. Dessa forma, podemos explorar como funciona o Business Intelligence nas empresas, explicando seus processos de ponta a ponta.
Para obter essas respostas é preciso entender que o BI é um conjunto de processos com foco em encontrar a informação certa e utilizar esse conhecimento para gerar estratégias mais sólidas para a rotina empresarial.
Para alcançar esse objetivo, sua aplicação é dividida em quatro etapas principais , que são:
- coleta de dados da sua empresa
- organização e a análise dos dados coletados
- utilização de dados para gerar insights
- acompanhamento de performance
1. Coleta de dados
Diariamente, a sua empresa gera milhares de dados. Sejam dados sensíveis, dados não sensíveis, ou de outras origens, muito pode ser extraído. Por isso, o passo inicial do Business Intelligence é coletar os dados da sua empresa.
Nesse estágio, busca-se reunir, de forma automatizada e inteligente, a maior quantidade de dados sobre o comportamento do consumidor, a performance das suas equipes, quanto falta para alcançar as metas iniciais e quais os resultados conquistados pelo mercado como um todo.
A utilização de sistemas automatizados, como softwares de CRM, é essencial para garantir agilidade, eficiência e segurança para o processo de coleta e armazenamento de dados.
Se a sua empresa utiliza um software de CRM, Customer Relationship Management, por exemplo, essa pode ser uma importante fonte para a sua coleta.
Não deixe de ler “Análise de CRM: use os dados para tomar decisões”
2. Análise de dados
Uma vez feita essa coleta é preciso organizar os dados e fazer uma análise do que foi captado. Essa etapa ajuda a “filtrar” o que não é realmente útil, separando apenas os aspectos que serão verdadeiramente interessantes para a sua empresa.
Também chamado de modelagem de dados, é uma etapa importante para identificar as informações mais relevantes e distribuí-las corretamente entre os indicadores e profissionais de BI responsáveis por analisar cada uma delas.
Certamente essa é a etapa mais importante para o sucesso do Business Intelligence nas empresas, considerando que é nela que a ferramenta irá traduzir o que foi coletado nas bases internas e externas em informações ricas e valiosas para a sua estratégia.
3. Geração de insights e estratégias
Os dados agora se transformaram em informações e será com base nelas que as decisões passarão a ser tomadas. Assim que elas se consolidam em fatores reconhecidos e confiáveis, a área de planejamento pode usar esse conhecimento para desenhar o futuro do seu negócio.
Para isso, é recomendado compartilhar o aprendizado com as equipes internas e somar esforços na criação de soluções, comparando essas oportunidades com o que se espera obter de resultado.
Por exemplo, você pode obter insights que, uma vez trabalhados, podem reduzir o seu custo com aquisição de clientes, otimizar as conversões, melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as taxas de fidelização e muito mais.
Dica de leitura: “A excelência no atendimento gera fidelização? Entenda o contexto e conheça estratégias!”
4. Acompanhamento de performance
Até aqui você já entendeu melhor o que é Business Intelligence e para que serve, correto?
A definição dada anteriormente deixou claro que o objetivo desse processo é gerar informações reais, baseadas na captação e na análise de dados, que têm como foco ajudar nas tomadas de decisões.
Por isso, uma vez que os responsáveis por essas deliberações definam as suas estratégias, é bem importante que seja feita a mensuração dos resultados alcançados com elas.
Ou seja, o Business Intelligence não se limita ao uso e armazenamento dos dados, ele também analisa se as ações criadas baseadas nesse conceito realmente ajudaram a sua empresa a atingir o objetivo esperado, tais como melhorar os seus serviços, produtos, processos etc.
Como o processo é cíclico e contínuo, esse monitoramento de performance serve para promover ajustes na estratégia adotada, buscando a otimização dos resultados e alinhamento de ações.
Benefícios do Business Intelligence para a sua empresa
Os principais benefícios do Business Intelligence são:
- melhora da capacidade de entender o seu negócio;
- aumenta a confiabilidade dos fatores que embasam as suas decisões estratégicas;
- promove um processo de constante monitoramento, inovação e crescimento para sua empresa.
Para destacar como esses pontos representam novas forças para uma organização, vamos explicar cada um deles detalhadamente. Confira:
Melhora o entendimento sobre seu negócio
Um ponto crucial a favor do Business Intelligence está em como ele pode aumentar o conhecimento que você possui sobre a sua própria operação e como ela se reflete no mercado onde atua. As informações levantadas podem indicar dados extremamente relevantes, como:
- serviços e produtos mais atraentes para o público;
- qualidade do atendimento ao cliente na jornada de compras;
- nível de satisfação dos consumidores;
- pontos onde sua empresa vence ou perde para a concorrência.
A melhor parte é que todo esse aprendizado é obtido e consolidado com cada vez mais agilidade e eficiência.
Maior confiabilidade e embasamento para decisões estratégicas
Uma vez que você melhora seu conhecimento sobre as áreas internas e externas de maior importância para o seu negócio, é possível utilizar esses dados para embasar decisões estratégicas capazes de assegurar o sucesso da sua operação.
Isso é relevante, pois as informações são extremamente confiáveis, sem correr o risco de dados importantes passarem despercebidos ou ter resultados adulterados por manuseio incorreto dos databases.
Constante monitoramento e melhoria operacional
A jornada das ferramentas de business intelligence é reiniciada diariamente, para monitorar corretamente o fluxo operacional e avaliar o impacto de cada melhoria implementada. Em resumo, o processo do BI é totalmente cíclico.
Dessa forma, o acompanhamento de performance é constante, assim como a geração de insights para melhorar sua atividade e alcançar os melhores resultados.
Outros benefícios do Business Intelligence
Trabalhar tendo como base informações reais tende a colaborar em diversos setores do seu negócio.
Quer um exemplo? Estudar o comportamento do seu cliente pode levar à entrega de soluções e de serviços mais condizentes com a sua necessidade e realidade.
O Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente mostrou que fazer o gerenciamento e a interpretação dos dados obtidos é crucial para entender os clientes e identificar proativamente oportunidades para melhor atendê-los.
Quer saber como usar os dados dos clientes para oferecer experiências personalizadas? Baixe agora o Relatório CX Trends da Zendesk.
Relatório da Zendesk – CX Trends
Além disso, outra pesquisa da Zendesk apontou que compartilhar dados não é um problema para a maioria dos clientes.
Entre os entrevistados, 78% afirmam que compartilhariam todos os dados relevantes e/ou obrigatórios se isso fosse, de algum modo, benéfico para eles.
Por exemplo, se os seus dados pessoais compartilhados contribuíssem para as empresas fornecerem uma experiência melhor, conversas mais pessoais e recomendações mais aprimoradas.
Mas os benefícios do Business Intelligence para a sua empresa e para o seu público não param por aí. Podemos destacar também:
- Descoberta de novas oportunidades de negócios
- Geração de insights para aprimoramento de processos
- Ajuda na identificação de pontos que estão gerando gastos excessivos
- Contribuição para a sua empresa se adequar mais rapidamente às mudanças do mercado
- Melhora da percepção que se tem dos clientes e até de fornecedores, contribuindo para aprimorar esses relacionamentos.
Exemplos de Business Intelligence
Uma maneira ainda melhor de entender o que é Business Intelligence e para que serve é conhecendo alguns exemplos desse conceito.
Empresa como Fiat e TNT são algumas que tiveram excelentes resultados com análise de dados. Mas há outros segmentos que também utilizaram o BI para aprimorar as suas atuações.
Fiat
Em 2011, a empresa encarou um grande desafio: lançar o novo modelo de um dos seus principais carros, o Uno, mas deixando o veículo o mais perto possível das características dos seus consumidores.
Para isso, a Fiat utilizou o conceito Business Intelligence para analisar dados coletados em pesquisas de mercado e para coletar dados dos seus clientes nas redes sociais.
A estratégia ajudou a marca a criar um produto realmente baseado nas expectativas e necessidades do seu público.
Como resultado, o Uno 2011 ganhou como carro do ano de acordo com a revista Auto Esporte.
TNT
Atuando em mais de 60 países, a TNT é uma das maiores empresas de transporte de cargas expressa de todo o mundo.
Também devido ao seu porte, a empresa tem um desafio bastante grande de garantir a excelência no atendimento.
A fim de alcançar e se manter nesse patamar, a TNT passou a usar um avançado sistema de análise de dados.
Dessa forma, conseguiu de forma mais assertiva identificar falhas nos seus processos que estavam impactando na entrega das mercadorias aos clientes e, assim, aprimorar as suas estratégias.
BI no esporte
Mas sabia que o uso do Business Intelligence não se resume a empresas? Pois aqui vai uma informação bastante interessante: a Alemanha utilizou o conceito para vencer a Copa do Mundo de 2014!
Sim! O Business Intelligence foi um dos responsáveis pela vitória da equipe de futebol alemã.
A análise de dados permitiu levantar informações importantes sobre a performance dos jogadores, tais como número de passes, finalizações, defesas, entre muitos outros.
Após os dados serem coletados e analisados, os relatórios eram entregues à comissão técnica que tomava as suas decisões com base nessas informações. No mínimo, impressionante, não acha?
6 melhores ferramentas de Business Intelligence
A gente entende que não basta saber o que é Business Intelligence e para que serve. É preciso,também, saber como tomá-lo uma realidade na sua empresa, certo?
Pois bem, o Business Intelligence depende de softwares robustos para que os dados sejam adequadamente coletados e analisados. Também por esse motivo o BI, por si só, não é considerado uma ferramenta.
Confira agora as melhores ferramentas de BI, que podem lhe ajudar nesse processo:
- Google Data Studio
- Adobe Analytics
- IBM Watson Analytics
- Microsoft Power BI
- Oracle Analytics Cloud
- Zendesk Service
1. Google Data Studio
Uma das grandes vantagens do Google Data Studio é que essa é uma ferramenta de Business Intelligence gratuita. Para utilizá-la, basta ter uma conta do Gmail.
Além disso, o Google Data Studio se conecta a outras fontes de coletas de dados do próprio Google, como o AdWords, o Trends e o Google Sheets.
2. Adobe Analytics
Outra ferramenta para quem precisa de análise de dados voltados para marketing é o Adobe Analytics.
A solução ajuda a identificar o público-alvo mais relevante para a sua campanha e, além disso, permite implementar em tempo real diversas análises obtidas.
3. IBM Watson Analytics
Uma das ferramentas de Business Intelligence mais conhecidas, o IBM Watson Analytics tem vários diferenciais que podem ajudar na sua análise de dados.
O primeiro é que se trata de uma solução cloud computing, ou seja, tudo fica armazenado na nuvem.
Além disso, a solução permite que o analista faça perguntas utilizando as suas próprias palavras. Isso é possível porque o IBM Watson Analytics entende questionamentos feitos em linguagem natural.
Essa característica contribui para a obtenção de respostas de forma muito mais rápida, dinâmica e precisa.
4. Microsoft Power BI
O Power BI, da Microsoft, é uma plataforma muito utilizada no mundo todo, promovendo controle de dados, capacitação para análise e uso de informações para organizações de diversos níveis estruturais.
Com ela, essas empresas têm a chance de melhorar a análise dos seus serviços, extrair dados sólidos por meio de ações automatizadas e manter um alto nível de segurança para as informações que detêm.
5. Oracle Analytics Cloud
Com o Oracle Analytics Cloud, sua empresa pode desfrutar de uma plataforma extremamente robusta e eficiente, com gerenciamento automatizado para diversas funções importantes da ferramenta, além de possibilitar que programe cada etapa do processamento de dados para melhorar o fluxo interno.
6. Zendesk Service
O Zendesk Service é um software de gestão de relacionamento com o cliente, focado no atendimento e no melhor aproveitamento das oportunidades geradas pelo seu negócio. Com ele, você pode automatizar a coleta de dados, alimentação dos indicadores de performance e geração de relatórios.
É uma plataforma que visa facilitar o trabalho das suas equipes e disponibilizar ferramentas de grande utilidade para que cada profissional de vendas e atendimento ao cliente possa alcançar o melhor resultado, ao mesmo tempo que levanta informações para ajustar a produtividade e melhorar a customer experience.
Vale destacar ainda que, tão importante quanto contar com as melhores ferramentas para sua empresa ser bem sucedida nessa empreitada, também devemos investir na contratação, treinamento e evolução dos profissionais de BI que conduzem o setor internamente.
Tendências Business Intelligence
Agora que você sabe de tudo isso, ficou claro o que é Business Intelligence e para que serve esse conceito?
Para complementar, é interessante que você saiba também quais tendências BI estão sendo aguardadas.
Na lista, podemos citar monitoramento dos concorrentes, uso para aprimoramento da gestão de pessoas e a aplicação cada vez maior do uso da Inteligência Artificial.
A IA da Zendesk conta com ferramentas avançadas que aumentam a produtividade dos funcionários e ajudam a oferecer experiências personalizadas tanto para sua equipe quanto para os clientes.
Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade
Aproveite e leia também “Inteligência artificial no atendimento ao cliente: o que é, como usar e qual impacto para a empresa?”
Além disso, é importante ressaltarmos outro ponto do Relatório CX Trends, que fala sobre a importância de gerenciar e interpretar os dados dos clientes.
Hoje, as empresas precisam de uma plataforma de CRM aberta e flexível que permita, além do gerenciamento de informações, conectar os pontos de dados em várias fontes.
A ideia é proporcionar experiências contextualmente relevantes que tenham como base as preferências do cliente e as suas interações anteriores, além de servirem como atalhos para que suas equipes possam ter resultados satisfatórios com agilidade e qualidade.
A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.
Pensando nisso, convidamos você para conhecer melhor o Zendesk Service, nossa plataforma de gestão de atendimento ao cliente.
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