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O que é CES e como calcular a métrica de esforço do cliente?
Por Zendesk
Última atualização em 12 março 2024
Muitos indicadores estão relacionados a satisfação do cliente com a experiência que vive com a sua empresa. Entre esses KPIs é fundamental que você compreenda o que é CES e como medi-lo.
CES é um indicador criado a partir de uma pesquisa de 2010 da Harvard Business Review chamada “Stop Trying to Delight Your Costumers”. Como veremos ao longo deste artigo, o resultado da pesquisa apontou que quanto mais esforço um cliente precisa fazer para se relacionar com a sua empresa, menor a chance dele ser fiel a ela.
Por que a fidelidade dos clientes é tão importante? Existem muitas respostas para essa pergunta. Uma delas é que é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual.
Ficou curioso para entender o que é CES e como aplicá-lo para otimizar os resultados estratégicos da sua empresa? Então continue acompanhando nosso artigo.
O que é CES?
CES é a sigla para “Customer Effort Score”, ou Índice de Esforço do Cliente.
O Customer Effort Score CES é um indicador que avalia quanto esforço um cliente deve fazer para realizar uma ação com a sua empresa, seja para:
- Fazer uma compra,
- Solicitar um suporte,
- Fazer uma devolução a mais.
Esse indicador surgiu a partir de uma pesquisa da Harvard Business Review que descobriu que 96% dos clientes consideram trocar de empresa se percebem que o processo de relacionamento com a marca é complicado, ou seja, se o relacionamento exige muito esforço por parte deles.
O mesmo estudo observou que apenas 9% dos clientes seriam infiéis se tiverem uma experiência que exige apenas um baixo esforço para o relacionamento.
Diante desse cenário, medir o esforço que seu cliente precisa fazer para manter um relacionamento com a sua marca se tornou uma necessidade. E, claro, diminuir esse esforço também.
Nesse sentido, entender o que é CES passa pela compreensão de que estamos falando de uma métrica que mede quanto esforço um cliente precisa fazer para conseguir se relacionar com a sua empresa.
É bastante comum a medida desse indicador para entender quanto esforço um cliente deve executar para realizar uma compra. Entretanto, como disse acima, também é possível avaliar outras áreas estratégicas da empresa, por exemplo, quanto esforço ele teve que investir para conseguir ter seu problema solucionado.
Como medir o CES?
Compreendido o que é CES, vamos entender como medi-lo.
Essa é uma avaliação qualitativa e seus dados são coletados a partir de pesquisas realizadas com os próprios clientes, a partir de perguntas que estimulem que eles compartilhem a sua própria percepção de esforço.
Uma única pergunta é capaz de ajudar na mensuração do CES: quão fácil foi se relacionar com a empresa?
Entretanto, para ter um dado capaz de ser trabalhado é interessante que sua empresa trabalhe com escalas de esforço. Existem três muito usadas atualmente:
- Escala numérica,
- Escala Likert,
- Escala de emoticons.
Vamos entender mais sobre cada uma delas, a seguir.
Escala numérica
Essa escala propõe que o cliente dê uma nota de 1 a 7 para a facilidade sentida ao relacionar-se com a sua empresa. Nessa escala 1 é “muito difícil” e 7 é “muito fácil”.
Para identificar o CES da empresa todas as notas devem ser somadas e divididas pelo número de pessoas que responderam à pergunta.
Uma nota maior do que 5 significa um CES bom. Uma nota menor que 5 indica problemas. É importante notar, entretanto, que é sempre possível otimizar o relacionamento com o cliente, tornando-o mais fácil.
A escala numérica não é a única forma de medir o que é CES, por isso, continue acompanhando nosso artigo.
Escala Likert
É uma classificação mais qualitativa do CES, que também busca respostas direto na fonte, ou seja, no cliente. A partir da pergunta “Foi fácil foi se relacionar com a empresa?”, você oferece ao cliente 7 opções de resposta:
- Discordo Totalmente,
- Discordo,
- Discordo Parcialmente,
- Não Sei Opinar,
- Concordo um Pouco,
- Concordo,
- Concordo Totalmente.
A Escala Likert pode variar na quantidade de respostas disponíveis, mas em geral, segue esse modelo.
E claro que sua busca deve ser por um maior número de respostas “Concordo” ou “Concordo Totalmente”.
Escala de emoticons
Quando falamos sobre métricas e dados de atendimento ao cliente nos concentramos em números, perguntas profissionais e pesquisas sérias, mas nada como misturar tudo isso com uma forma lúdica e divertida de coletar as impressões de seus clientes.
Na escala de emoticons você precisa calcular a porcentagem de pessoas que responderam com cada carinha, de satisfeito (sorrindo) ou insatisfeito (triste).
Quanto mais carinhas felizes, mais fácil é o relacionamento do cliente com a empresa e menor é o esforço que o consumidor sente que está investindo para ter suas demandas atendidas, sejam demandas de compras, atendimento, suporte, reclamações ou outras.
Como se calcula El Customer Effort Score?
O cálculo do Customer Effort Score pode ser feito a partir da aplicação da seguinte fórmula:
- CES = número de total de ocorrências / número total de respostas
É importante destacar que as respostas não se baseiam em quantidades, mas sim em aspectos qualitativos. Levando isso em conta, é necessário convertê-las para obter os resultados desejados.
Por exemplo, imagine que você precise conduzir uma pesquisa de satisfação com 300 clientes que foram questionados sobre:
- Qual o nível de dificuldade para solicitar a instalação do nosso software?
As respostas foram organizadas da seguinte maneira:
- Extremamente difícil (1): 20 clientes
- Muito difícil (2): 30 clientes
- Difícil (3): 42 clientes
- Aceitável (4): 53 clientes
- Médio (5): 50 clientes
- Fácil (6): 45 clientes
- Extremamente fácil (7): 60 clientes
Aplicando a fórmula Customer Effort Score (CES), temos:
- CES = (20 x 1) + (30 x 2) + (42 x 3) + (53 x 4) + (50 x 5) + (45 x 6) + (60 x 7) / 300
- CES = (20 + 60 + 126 + 212 + 250 + 270 + 420) / 300
- CES = 1.358 / 300
- CES = 4,52
Tendo como base o parâmetro da escala utilizada neste exemplo, entende-se que o CES da empresa é aceitável.
Em resumo, os clientes enfrentam certa dificuldade ao requisitar a instalação do software; eles não consideram o processo nem muito difícil nem muito fácil.
Quando enviar a pergunta para o CES?
Como dissemos ao longo deste artigo sobre o que é CES, o indicador pode medir a dificuldade que o cliente sente ao se relacionar com a sua empresa em muitos momentos, desde a compra até o pedido de suporte.
Por isso, para aplicar a pesquisa e coletar a medida desse indicador, é importante definir qual é a informação que você deseja coletar. Ou seja, qual é a etapa que você deseja avaliar.
Por exemplo, se deseja saber qual é o nível de esforço que um cliente tem que empregar para fazer uma compra, envie a pesquisa logo após a conclusão da venda.
Se deseja saber a impressão de esforço em relação a uma demanda de suporte, envie a pesquisa logo após a conclusão desse atendimento.
Em suma, o CES precisa ser coletado imediatamente após a ação que você quer medir e avaliar.
Leia também: Indicadores de atendimento ao cliente: conheça os 9 mais importantes e como mensurá-los
CES ou NPS?
Outro entre os KPIs de atendimento ao cliente mais usados para avaliar a satisfação do cliente é o NPS, ou Net Promoter Score. Ainda mais conhecido que o CES, o NPS mede a probabilidade do cliente recomendar a sua empresa a um conhecido.
A pergunta para a coleta de dados é: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa?”
O NPS busca medir a experiência do cliente como um todo, enquanto o CES mede ações específicas.
Entenda melhor o método NPS no vídeo abaixo:
É importante reforçar que um não substitui o outro. São indicadores complementares.
O cuidado com a qualidade da experiência que o cliente experimenta com a sua empresa é um fator fundamental para garantir a satisfação e a retenção de clientes, a atração de novos consumidores, uma boa imagem para a sua empresa no mercado e muito mais.
Entretanto, a gestão de atendimento ao cliente ideal exige o uso de ferramentas que tornem isso possível.
Aprimore o atendimento com a IA da Zendesk
Como você pôde conferir neste artigo sobre o que é CES – Customer Effort Score, dedicar-se a estratégias de gestão do atendimento é fundamental para aprimorar a experiência, melhorar a eficiência operacional e fornecer insights valiosos para tomar decisões mais bem informadas que impactarão a satisfação dos clientes.
Nesse sentido, você pode contar com um conjunto de soluções desenvolvidas pela Zendesk. O software de atendimento, por exemplo, permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.
Dentre as várias funcionalidades, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.
Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.
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