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O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 10 março 2021
O conhecimento sobre o que é Comunicação Não Violenta é uma maneira de aprimorar os seus relacionamentos pessoais e profissionais.
Isso porque, Comunicação Não Violenta, ou simplesmente CNV, é uma forma de agir que tem como objetivo trabalhar conflitos interpessoais da melhor maneira possível.
No meio corporativo, essa é uma estratégia que ajuda a aprimorar a liderança, bem como promove a boa convivência entre os membros das equipes.
O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?
Saber o que é Comunicação Não Violenta consiste em entender se tratar de uma abordagem que tem como principal função tornar os relacionamentos interpessoais mais saudáveis.
A ideia é desenvolver capacidades como empatia, comunicação, saber ouvir e compreender o momento e as necessidades da outra pessoa.
Como surgiu a CNV?
Para entender melhor o que é Comunicação Não Violenta é bem importante também saber como ela surgiu.
A Comunicação Não Violenta foi desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall B. Rosenberg em 1960.
Rosenberg parte do princípio que a crescente violência entre pessoas é decorrente de uma postura em desacordo com os seus verdadeiros valores.
Devido às diferentes culturas, valores e opiniões, a comunicação pode dar espaço a relações conflituosas, levando a um ciclo de emoções dolorosas que se repete.
Qual a importância da Comunicação Não Violenta (CNV)?
A Comunicação Não Violenta é uma estratégia que ajuda no aprimoramento dos relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais.
A utilização da CNV nas suas relações contribui para evitar conflitos decorrentes de uma comunicação não ideal.
Vale considerar que esses conflitos, muitas vezes, podem se intensificar e se tornar a origem de diversos outros problemas.
Quais são os dois eixos principais da CNV?
Os dois eixos principais da Comunicação Não Violenta são empatia e autenticidade.
- Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender verdadeiramente a situação pela qual ele está passando
- Autenticidade: capacidade de se expressar de maneira sincera e respeitosa, compreendendo os limites do outro sem deixar de se pronunciar.
Dica de leitura: “O que é mapa de empatia e como ele pode ajudar em sua estratégia?”
Quais são os 4 componentes da CNV?
Mas para deixar o entendimento sobre o que é Comunicação Não Violenta realmente completo, é fundamental conhecer também os seus 4 componentes.
Assim, os quatro componentes da Comunicação Não Violenta são:
Observação
Sentimento
Necessidade
Pedido
Observação
A observação é o primeiro passo da Comunicação Não Violenta, e consiste em olhar para a situação ou para uma conversa da maneira como elas realmente são. Ou seja, sem aplicar as suas opiniões e percepções antes de analisar todo o contexto.
O propósito desse componente da CNV é não criar valor quanto ao que está sendo transmitido, apenas identificar aquilo que gostou ou não dentro do diálogo ou momento.
Sentimento
O segundo componente da Comunicação Não Violenta contempla nomear o sentimento gerado por aquela interação.
Isso quer dizer que você deve avaliar de maneira sincera e real qual sensação aquela conversa ou situação lhe provocou. Por exemplo, pode ser raiva, medo, frustração, mágoa, felicidade, entre outros.
Expressar os sentimentos da maneira certa durante um diálogo ajuda a mostrar à outra pessoa o impacto que aquele momento tem sobre você, contribuindo para resolver a situação apresentada.
Necessidade
Uma vez identificado os sentimentos que aquele momento lhe causa, o passo seguinte da Comunicação Não Violenta é reconhecer quais necessidades eles geram.
Ao saber quais são as suas necessidades e expressá-las de forma clara, sem perder o foco na empatia e na autenticidade, fica mais fácil conseguir com que elas sejam atendidas.
Pedido
Com todos os componentes definidos, a Comunicação Não Violenta é finalizada com a formulação do pedido. Ou seja, com a verbalização daquilo que se pretende alcançar.
Esse pedido, por sua vez, deve ser feito com expressões e linguagens positivas e afirmativas. Se manifestar dessa forma ajuda para que a outra pessoa entenda o seu posicionamento sem se sentir ofendida ou mesmo agredida verbalmente.
Exemplo da aplicação do 4 componentes da CNV
Para deixar o entendimento sobre o que é Comunicação Não Violenta mais claro, vamos utilizar um exemplo.
Imagine um Gerente de Atendimento ao Cliente que solicitou a um dos seus colaboradores um relatório sobre o número de chamados que atendeu em determinado período.
Ainda que a solicitação tenha sido clara, o membro da equipe deixa de atender ao pedido do seu líder.
Aplicando o conceito de Comunicação Não Violenta, ao invés de o Gerente de Atendimento ao Cliente utilizar expressões como “Eu já não pedi para fazer o relatório?” ou ainda “O que falta para você fazer o que eu pedi?”, o ideal seria:
- Percebi que você ainda não gerou o relatório que lhe pedi [observação]. Isso dificulta a análise das metas e me deixa um pouco preocupado [sentimento], já que precisamos desses dados para passar nossa produtividade para a diretoria [necessidade]. Que tal dar um tempinho no seu atendimento e providenciar o relatório quanto antes? [pedido]
A utilização da Comunicação Não Violenta não apenas contribui para o atendimento da solicitação, mas também evita conflitos desnecessários que podem tomar proporções maiores e até atingir outros membros da equipe.
Aproveite e leia também “A importância do feedback na gestão de pessoas: porque implementar essa cultura?”
Como usar a Comunicação Não Violenta (CNV)?
Por fim, para saber mais sobre o que é Comunicação Não Violenta, é interessante entender como aplicá-la na sua vida pessoal e profissional.
Pessoalmente, é indicado que você:
Saiba ouvir;
Pratique a empatia;
Avalie a situação como um todo antes de dar a sua opinião;
Quando apresentar o seu ponto de vista, faça isso de maneira positiva e respeitosa.
Sugestão de leitura “O que é autogestão: definição, importância e 5 dicas de como implementar esse modelo de gestão”
Como líder, é importante que você:
- Oriente os colaboradores sobre a importância de saber conversar, bem como de saber ouvir. Esse princípio é válido tanto para colegas de trabalho quanto para o relacionamento com clientes
Incentive a colaboração entre equipes e membros de um mesmo time
Esteja disponível para ouvir os apontamentos dos seus funcionários
Apresente soluções para os problemas de modo que seja benéfico a todos
Respeito os limites e espaço de cada profissional.
Amplie o seu conhecimento e melhore a sua gestão lendo o artigo “Inteligência emocional no atendimento ao cliente: entenda o que é, a importância e como desenvolver”