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Artigo 16 min read

O que é conta comercial no WhatsApp? Por que considerar na empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 12 fevereiro 2024

O que é conta comercial no WhatsApp

Saber o que é conta comercial no WhatsApp pode ser um bom recurso para aprimorar o atendimento prestado por sua empresa.

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito de mensagens desenvolvido especialmente para empresas.

Nele, é possível criar respostas automáticas, catálogos de produtos, mensagens de ausência ou saudação, analisar estatísticas de mensagens, entre outras funcionalidades.

Com mais de 100 milhões de downloads realizados só no Google Play, em uma análise que vai até 5 estrelas, o aplicativo está avaliado em 4,3 pelos usuários do Android. Na App Store a pontuação é um pouco maior: 4,8 estrelas em mais de 97 mil avaliações.

Médias e grandes empresas têm ainda a opção da API do WhatsApp Business, com as mesmas vantagens da versão utilizada pelos pequenos negócios, porém com soluções mais robustas.

Mas por que sua empresa deveria considerar o uso de uma conta comercial no WhatsApp para se relacionar com os clientes?

Segundo o levantamento realizado pela Zendesk em 2020, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo. Além disso, 87% dos usuários de smartphones usam mensagens instantâneas para se comunicar.

Outro fator é que empresas que utilizam ferramentas de mensagem reduzem o tempo de atendimento e estreitam o relacionamento com o cliente de uma maneira eficiente, personalizada e segura.

Interessante, não acha? Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre isso e também:

Resumo
  • Uma conta comercial no WhatsApp é uma solução criada especialmente para perfis empresariais, com o objetivo de otimizar o atendimento ao cliente.

  • Para transmitir credibilidade à empresa que usa o recurso, a conta comercial oficial do WhatsApp Business é checada pelo próprio WhatsApp, assegurando que aquele número realmente pertence à empresa.

  • Dentre as principais funcionalidades do recurso, destacamos as funções de resposta automática, respostas rápidas, etiquetas, estatísticas, integração com anúncios, catálogo de produtos e links curtos.

  • Empresas que usam o recurso prestam atendimento mais ágil, veem suas vendas otimizadas, oferecem mais comodidade para o cliente e têm mais chances de propagação da marca.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é conta comercial no WhatsApp?

Muitas pessoas se perguntam: “o que é conta comercial no WhatsApp?”. Especialmente quando vão enviar uma mensagem pelo aplicativo e se deparam com a seguinte frase: “Você está conversando com uma conta comercial”.

Conta comercial no WhatsApp é uma solução criada especialmente para perfis empresariais. A ideia é aprimorar o atendimento ao cliente utilizando uma ferramenta bastante conhecida do público.

De acordo com a Statista, o WhatsApp é o aplicativo móvel de mensagens mais popular do mundo, com mais de 2 milhões de usuários ativos:

Com funções que o diferem do WhatsApp tradicional – esse que usamos diariamente para conversar com familiares e amigos -, a versão comercial conta com funcionalidades específicas para prestar um bom atendimento ao cliente.

Além disso, a solução é dividida em duas modalidades:

  • WhatsApp Business: solução criada para pequenas empresas;
  • API do WhatsApp Business: voltada para empresas de médio e grande porte.

Como funciona o WhatsApp Business?

Saber o que é conta comercial no WhatsApp inclui entender a fundo o seu funcionamento. Por isso, para você entender de fato como funciona o WhatsApp Business, vamos começar explicando que existem 2 tipos de contas comerciais no aplicativo:

  • Conta comercial regular;
  • Conta comercial oficial, ou confirmada.

Conta comercial regular

A conta comercial regular oferece um perfil com todas as informações da empresa. Nessa versão é possível utilizar todos os recursos e funcionalidades do WhatsApp Business.

No entanto, o aplicativo não garante ao cliente que aquela conta realmente pertence àquela marca.

Conta comercial oficial, ou confirmada

A conta comercial oficial do WhatsApp Business, ou conta confirmada, é verificada pelo próprio WhatsApp, atestando que aquele número realmente pertence àquela empresa.

A principal característica desse perfil é a presença de um ícone verde ao lado do nome da marca.

Além disso, mesmo que o cliente não tenha o contato salvo no seu celular, o nome da empresa aparece no cabeçalho das conversas.

Obviamente, esse tipo de conta comercial confere ainda mais credibilidade ao negócio. No entanto, ela tende a não ser tão fácil de ser adquirida.

Para se ter uma ideia, o WhatsApp não divulga quais critérios são considerados para verificação de contas. Sabe-se apenas que é concedida a empresas que possuem conhecimento público bem abrangente, ou seja, às grandes marcas.

Além disso, ter a conta verificada no Facebook ou Instagram  não facilita o processo de verificação no WhatsApp Business.

As funcionalidades do WhatsApp Business

Agora que você sabe um pouco mais o que é conta comercial no WhatsApp e os dois tipos de conta que essa solução oferece para a sua empresa, é hora de conhecer todas as suas funcionalidades, que são:

  • Perfil empresarial;
  • Resposta automática;
  • Respostas rápidas;
  • Etiquetas;
  • Estatísticas;
  • Integração com anúncios;
  • Catálogo de produtos;
  • Links curtos.

Perfil empresarial

A parte do perfil empresarial permite inserir todas as informações sobre a sua empresa que facilitam o contato do cliente, tais como ramo de atuação, endereço (caso tenha loja física), horário de funcionamento, além de link para o seu site e endereço de e-mail.

Resposta automática

A resposta automática é bastante útil para responder aos clientes fora do horário de atendimento. Ou seja, esse recurso garante que o consumidor não fique sem um retorno quando não for possível respondê-lo imediatamente.

Essa função também pode ser utilizada para criar uma mensagem de boas-vindas, ou para uma apresentação inicial da sua empresa, antecedendo o atendimento propriamente dito.

Respostas rápidas

O recurso das respostas rápidas permite salvar mensagens que são constantemente utilizadas, por exemplo, prazo de entrega, formas de pagamento, entre outras.

Assim, sempre que chegar um questionamento recorrente não é preciso digitar toda a resposta novamente, basta utilizar o atalho e acessar as mensagens salvas, otimizando o seu tempo e do seu cliente.

Etiquetas

As etiquetas permitem que você organize suas conversas como considerar melhor, atribuindo uma tag com cor diferente para cada situação.

Por exemplo, você pode criar etiquetas para “enviar orçamento”, “aguardando pagamento”, “pago”, etc.

Estatísticas

Uma das maneiras de manter a excelência no atendimento é mensurando a qualidade dos serviços prestados. Por isso, as métricas de atendimento são tão importantes.

Quem busca saber o que é conta comercial no WhatsApp descobre que o aplicativo permite mensurar as mensagens trocadas com os clientes.

O WhatsApp Business mostra a quantidade de mensagens enviadas, lidas, respondidas etc. Esses dados podem contribuir bastante para identificar os pontos positivos e negativos do seu processo e, com isso, aperfeiçoar o atendimento prestado.

Integração com anúncios

Um pouco mais voltado para empresas de médio e grande porte, o WhatsApp Business permite integração com os anúncios criados no Facebook.

Por meio de um botão de mensagem no rodapé do anúncio, o cliente é direcionado ao aplicativo de mensagens da empresa para esclarecer alguma dúvida, fazer solicitações etc.

A vantagem desse recurso é a abertura de um canal de comunicação de forma muito mais rápida.

Além disso, as empresas que utilizam essa função têm acesso a estatísticas adicionais, as quais ajudam a verificar o engajamento alcançado com essa função.

Catálogo de produtos

Uma das mais recentes funcionalidades disponibilizada pelo WhatsApp comercial é a criação de um catálogo de produtos.

Antes dessa liberação a empresa precisava mandar fotos de seus produtos para os clientes no corpo das mensagens. Além de trabalhoso, dificultava o processo de compra.

O catálogo de produtos do WhatsApp Business funciona como uma vitrine virtual, na qual a empresa compartilha seus produtos e serviços, incluindo descrição e todas as informações que considerar necessárias.

Esse recurso otimiza o tempo de atendimento e aumenta o engajamento dos clientes, que não precisam sair do aplicativo para, por exemplo, acessar o site para escolher o que querem comprar.

Links curtos

Essa funcionalidade do WhatsApp Business auxilia novos clientes a entrarem em contato com você de maneira mais fácil.

O link curto é gerado automaticamente pela ferramenta e, ao ser compartilhado com novos clientes, eles podem iniciar, de maneira direta e automática, uma conversa com você no aplicativo.

Saiba mais detalhes sobre como utilizar o link curto no Android ou iPhone.

Vantagens do WhatsApp Business

Não tem como saber o que é conta comercial do WhatsApp de maneira completa sem falar de seus benefícios.

Aliás, pelas funcionalidades que acabamos de citar, dá para ter uma ideia de que são vários, concorda?

Entre as vantagens do WhatsApp Business, estão:

  • Atendimento mais ágil;
  • Vendas otimizadas;
  • Mais comodidade para o cliente;
  • Maiores chances de propagação da marca.

Atendimento mais ágil

Aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, têm a vantagem de tornar os atendimentos mais ágeis.

De acordo com o relatório da Zendesk, soluções assim resultam em um tempo de resolução menor, interações mais pessoais, entre outros benefícios.

Vendas otimizadas

Mas além de melhorar o atendimento ao cliente, os aplicativos de mensagem se tornaram um importante canal de vendas.

O m-commerce, ou comércio móvel, teve um crescimento de 55% no faturamento em 2019, segundo dados da  41ª edição da pesquisa Webshoppers, o que representa R$25,9 bilhões em vendas.

Mais comodidade para o cliente

Promover excelência no atendimento gera fidelização. Uma das maneiras de conseguir isso é por meio da otimização da experiência do cliente.

O WhatsApp tem como uma de suas principais características a possibilidade de ser acessado a qualquer momento. Isso dá ao cliente a chance de escolher qual hora do dia quer interagir, gerando mais comodidade.

Vale considerar que esse é um dos canais mais próximos do público, pois está, literalmente, na palma das mãos.

Além disso, a comodidade oferecida por essa forma de interação é algo que agrada bastante os clientes.

Ainda segundo a pesquisa Mensagens Instantâneas 2020 da Zendesk, esse é o canal de atendimento que proporciona o maior índice de satisfação dos clientes: 98%.

Maiores chances de propagação da marca

É justamente essa facilidade de acesso de aplicativos como o WhatsApp Business que leva a outra forma de engajamento dos clientes: o compartilhamento.

Com um simples clique, seus produtos e serviços podem ser divulgados para centenas de pessoas, ganhando ainda mais força graças ao grande número de grupos que são utilizados atualmente no WhatsApp.

Como usar o WhatsApp Business: aprenda a criar sua conta

Até agora você já descobriu o que é, quais as funcionalidades, vantagens e para que serve o whatsapp comercial, certo?

Isso tudo despertou seu interesse? Então que tal aprender como criar uma conta no WhatsApp Business? Veja o passo a passo.

1. Baixe o aplicativo

Muita gente acredita que o WhatsApp Business é pago, mas a verdade é que ele é totalmente gratuito. Além disso, o download está disponível para dispositivos Android, na loja do Google Play, e para iOS, na Apple Store.

2. Aceite as permissões

O próximo passo consiste em aceitar os termos de uso e permissões. Elas são necessárias para que o aplicativo acesse seus contatos, bem como sua galeria de fotos e arquivos, facilitando o envio.

3. Insira o número do telefone

O WhatsApp Business tem uma grande vantagem: pode ser usado com o número de um telefone fixo. Ou seja, caso queira enviar e receber mensagens pelo telefone comercial que já utiliza, é possível.

Há ainda mais duas opções nesta fase:

  • Você pode utilizar seu número de telefone pessoal, fazendo a migração da conta para a versão comercial sem perder seu histórico;
  • Usar dois números distintos no mesmo aparelho.

O WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger podem ser utilizados simultaneamente em um mesmo dispositivo, desde que tenham linhas telefônicas diferentes.

4. Libere o acesso a seus contatos e fotos

É possível adicionar contatos ao WhatsApp Business usando a lista de contatos do seu aparelho.

Mas há também a alternativa de permitir que o WhatsApp Business acesse os vídeos, os arquivos e fotos do seu aparelho.

5. Crie uma conta

Nesse momento é a hora de inserir seu nome comercial, selecionar uma categoria para sua empresa e adicionar uma foto ao seu perfil.

6. Configure seu perfil

O último passo consiste em preencher o seu perfil, inserindo todas as informações da sua empresa, tais como:

  • Logo;
  • Endereço;
  • Categoria do seu negócio;
  • Horário de funcionamento;
  • e-mail;
  • Site.

Caso queira, já pode providenciar o seu catálogo de produtos também.

O que é a API do WhatsApp Business

Até agora falamos o que é conta comercial no WhatsApp, dando mais ênfase à versão voltada para pequenas empresas, certo?

No entanto, é importante ressaltar que a API do WhatsApp Business, desenvolvida para médias e pequenas empresas, conta com as mesmas funcionalidades e vantagens.

A principal diferença é que essa versão permite a construção de chatbots. Isso permite que, com um único número de telefone, seja possível tramitar um grande volume de mensagens por diversos agentes ao mesmo tempo.

Com uma boa ferramenta de apoio, é possível otimizar a atuação dos bots com inteligência artificial generativa. A funcionalidade acelera o aprendizado de máquina e faz com que os robôs sejam capazes de gerar respostas rápidas e cada vez mais semelhantes às que um agente humano daria. 

Conheça mais sobre IA generativa e os benefícios de combinar o seu WhatsApp bot com o complemento de inteligência artificial da Zendesk!  

A importância da integração do WhatsApp com outras soluções

Sabemos que para prestar um bom atendimento ao cliente não basta uma única solução.

Integrar todas as informações em um único ambiente é essencial para otimizar o trabalho dos agentes, agilizando o atendimento e contribuindo para aumentar o nível de satisfação do público.

Para isso, pode ser utilizado um software de CRM, sigla para Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa solução permite reunir todos os dados dos clientes, tais como nome, telefone, e outros, além de todas as interações que foram feitas com a empresa ao longo da sua jornada.

Além disso, é interessante unificar em um único ambiente todos os aplicativos de troca de mensagens utilizados por sua empresa, tais como WhatsApp, Facebook Messenger, Mensagens diretas do Twitter e LINE.

O Zendesk Service ajuda a fazer essa gestão integrada, contribuindo para criar relacionamentos mais pessoais, diretos e dinâmicos com seus clientes.

Conheça melhor nossa ferramenta e turbine o seu negócio! 

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