O debate sobre a importância da inovação nas empresas ganha força a cada ano. Muitas organizações entenderam que, para sobreviver em um mercado competitivo, atender às demandas dos consumidores e ainda zelar pela sustentabilidade do negócio e do planeta, é preciso pensar fora da caixa. Nesse sentido, saber o que é design de inovação e como aplicar nas empresas é fundamental.
Apesar da popularização do termo inovação nas organizações, os últimos indicadores oficiais divulgados pelo IBGE sobre o tema apontam um cenário de queda. A Pesquisa de Inovação (PINTEC) de 2017 mostrou que a taxa de inovação do país recuou 2,4 pontos percentuais em relação ao período avaliado anteriormente.
Se você tem interesse em descobrir mais sobre inovação e design nas empresas, a relação entre as duas áreas e seu potencial de transformação e otimização de processos, está no lugar certo, pois este é o tema do artigo que você começa a ler agora.
Qual a relação entre inovação e design?
Podemos dizer que o design é o caminho pelo qual a inovação se materializa. Isso porque a inovação é um fim, e o design, um processo.
Para entender melhor essa associação, precisamos pensar nos termos de forma separada.
A ideia de inovação se conecta a tudo o que é novo, diferente, melhor do que a versão anterior.
Este artigo, da Harvard Business Review, traz o conceito de inovação como “um processo que combina a descoberta de uma oportunidade, a projeção de uma ideia que ajude a aproveitá-la e a implementação daquela ideia para alcançar resultados”.
Por outro lado, quando buscamos entender qual a finalidade do design, descobrimos que é – não por acaso – fazer entregas pautadas em melhoria contínua, aliando as ideias de criatividade e inovação.
O que é design de inovação?
Design de inovação é a combinação dos conceitos explicados no tópico anterior com o objetivo de encontrar novas soluções para desafios rotineiros.
Na prática, o design de inovação foca em atender às necessidades das empresas (ou das pessoas envolvidas em seus processos) com tecnologias e ferramentas viáveis. Seu objetivo é elaborar estratégias que ajudem a extrair valor de oportunidades de mercado.
Na prática, o design de inovação funciona como a mistura de ferramentas, estratégias e metodologias ágeis, tais como:
- Design thinking;
- Pensamento computacional;
- Cultura maker;
- Inteligência de negócios.
A partir da combinação dos elementos acima descritos, o design de inovação é estruturado em ciclos que, de forma semelhante a outras metodologias ágeis, projeta, avalia, testa, otimiza, implementa e mensura o impacto das soluções desenvolvidas.
Como aplicar o design de inovação na sua empresa?
Após entender o que é design de inovação, é hora de colocá-lo em prática. Aqui estão alguns passos fundamentais para começar o processo na sua empresa.
1- Desenvolva uma cultura de inovação
O primeiro passo para aplicar o design de inovação na empresa é preparar o terreno. Isso significa desenvolver uma cultura de inovação, na qual todos os elementos componentes da estrutura corporativa se sintam familiarizados com a ideia.
Lembre-se de que todo elemento cultural pressupõe uma mudança profunda nos paradigmas da empresa. Por isso, não espere implementar a cultura de inovação da noite para o dia.
Comece estimulando a criação de processos fluidos, colaborativos e contributivos.
2- Paute o trabalho da equipe na ideia de melhoria contínua
Estimule rotinas de testagem, avaliação e otimização em toda a empresa.
É muito comum pensarmos que os conceitos de inovação e design estão ligados, sobretudo, às áreas de produção e tecnologia. Porém, na verdade, ambas as ideias podem e devem ser aplicadas em todos os setores empresariais, inclusive aqueles de contato direto com o consumidor, como a força de vendas.
3- Ofereça ferramentas que viabilizem a inovação
Se partirmos do princípio de que o design de inovação se aplica a todas as áreas da empresa, podemos dizer que as ferramentas de apoio à estratégia variam de acordo com o setor em questão.
Softwares de aplicação de metodologias ágeis são especialmente úteis para estimular a inovação das áreas de Qualidade e Gestão.
Por outro lado, um atendimento ao cliente inovador, capaz de gerar satisfação e encantamento, demanda um bom sistema de atendimento e de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM).
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Além de entender o que é design de inovação, é fundamental saber quais ferramentas ajudam a implementá-lo. Se você trabalha com atendimento ao cliente, aqui vai a nossa sugestão.
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