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O que é e-commerce B2B e quais as diferenças para o B2C?
Por Zendesk
Última atualização em 22 março 2023
Você já se perguntou o que é e-commerce B2B? Afinal, com o mundo se virando cada vez mais para o digital, é de se esperar que as empresas que adquirem produtos de outros negócios também estejam presentes nesse meio, não é?
Até porque a pandemia fez com que os hábitos de consumo de todos mudassem. Inclusive nas vendas B2B. Com isso, houve um aumento da demanda de distribuidoras e outros centros comerciais focados nesse tipo de transação.
Para você ter uma noção, a pesquisa feita pela McKinsey & Company mostrou que entre 68% e 84% dos compradores brasileiros preferem negociar por meios digitais.
E, para entender melhor essa dinâmica, vamos explicar quais as diferenças entre o e-commerce B2B e o B2C, além das dicas de como melhorar seu atendimento. Confira!
O que é e-commerce B2B?
Um e-commerce B2B é, basicamente, uma loja virtual que comercializa produtos ou serviços para outra empresa. Em outras palavras, é a venda direta entre dois CNPJs.
Por sinal, o termo B2B é uma sigla em inglês para business-to-business. Em português, e tradução literal é negócios para negócios.
No geral, esse tipo de e-commerce costuma incluir distribuidoras de produtos, indústrias que vendem em atacado e outros representantes comerciais dos mais variados segmentos.
Exemplos de e-commerce B2B
Para ficar ainda mais claro o que é o e-commerce B2B, veremos três exemplos bem populares, não apenas no Brasil, mas em diversas outras partes do mundo:
- YatsPet: revendedora de produtos para pet-shop;
- Alibaba: plataforma onde as pessoas e empresas fornecedoras podem vender seus produtos;
- Moda na Web: empresa que comercializa roupas para revenda.
É claro que existem inúmeros outros exemplos de e-commerce B2B. Por isso, é interessante ficar sempre de olho para ver se aquele produto que você deseja não é comercializado em algum site.
O que é e-commerce B2C e quais as diferenças para o B2B?
Se um e-commerce B2B é entre empresas, então, o que é um e-commerce B2C? Essa questão costuma ser bem comum e a resposta é simples: é o nome dado às empresas que vendem direto para os consumidores finais. Daí o nome business-to-consumer, em inglês.
Dito isso, uma das principais diferenças entre os dois tipos de lojas virtuais é o cliente B2B e B2C.
No primeiro caso, ele é geralmente um representante de um negócio. Portanto, a abordagem, a apresentação e a forma de pagamento das mercadorias precisam ser diferentes.
Já no segundo, o cliente é o consumidor final. Para ficar mais claro, é aquele que vai usar o que foi adquirido.
Como fazer atendimento ao cliente B2B? 4 dicas para começar
Deu para entender o que é e-commerce B2B e quais as diferenças dele para o B2C? Então, aproveite e confira quatro dicas de como atender e como fidelizar clientes B2B.
1. Conheça o perfil dos seus clientes
O primeiro passo para fazer um bom atendimento ao cliente B2B é definir qual é sua buyer persona. Isto é, montar um perfil com todas as principais características que o seu cliente ideal deve ter.
Essa etapa é fundamental, pois, a partir disso, você entenderá o que seus consumidores desejam obter ao fechar um negócio. Além disso, a buyer persona direciona as estratégias de marketing e a linguagem usada no atendimento.
>>>> Aproveite e leia: entenda a importância da criação de persona para um bom atendimento
2. Crie uma política de atendimento
De nada adianta conhecer quem é seu público e o que ele quer, se não seguir um padrão para o contato. Por esse motivo, monte uma política de atendimento ao cliente e não se esqueça de treinar a equipe.
O documento deve descrever, com o máximo de detalhes:
- como seus colaboradores devem se portar durante uma venda;
- quem é responsável por cada etapa da jornada;
- o que fazer caso surja algum problema.
3. Ofereça diversas formas de atendimento
Como foi dito, o contato B2B costuma ser de um representante da empresa compradora. Porém, em alguns casos, pode ser o próprio dono, especialmente em negócios de pequeno porte.
Sendo assim, esteja presente em mais de um canal de atendimento. Por exemplo: telefone, e-mail e chat pelo próprio site da marca. Isso também ajuda a entregar uma experiência personalizada e voltada para os gostos de cada cliente.
>>>> Leia mais: gestão de pequenas e médias empresas – como melhorar o atendimento ao cliente?
4. Invista no pós-venda
Finalizou uma venda B2B? Nesse ponto, prepare-se para aderir a uma estratégia de pós-venda, garantindo a satisfação dos seus clientes e aumentando as chances de voltarem a comprar com sua empresa.
Aqui, sua marca deve continuar entregando conteúdos relevantes para seu público. Isso pode incluir:
- e-mails com novos produtos;
- promoções especiais;
- pesquisas para saber o que eles acharam da aquisição e no que mais você pode ajudá-los.
>>>> Veja mais: sua empresa já faz pós-venda? Conheça todos os detalhes sobre essa estratégia
Como a tecnologia pode ajudar no atendimento ao cliente B2B?
Agora que você aprendeu o que é e-commerce B2B e viu algumas dicas de como melhorar seu atendimento, que tal investir em tecnologia para alavancar suas vendas?
Um bom exemplo é o CRM de vendas, como o Zendesk Sell. Com ele, você pode:
- aumentar a produtividade do seu negócio;
- melhorar a experiência dos clientes;
- acompanhar leads promissores;
- engajar as vendas;
- visualizar seu consumidor.
Tudo isso em um só lugar e, ainda, com a possibilidade de usar um aplicativo. Ou seja, você estará conectado de onde estiver e quando quiser. Aproveite para fazer um teste gratuito e veja na prática o que a Zendesk pode fazer pelo seu negócio!