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O que é elevator pitch? Veja como fazer um com 5 dicas
Por Zendesk
Última atualização em 21 fevereiro 2024
Já pensou estar em um grande evento internacional de negócios e encontrar com Warren Buffett, um dos maiores e mais conhecidos investidores do mundo? Nessa situação, como você apresentaria o seu negócio a ele?
É por isso que você precisa saber o que é elevator pitch e como fazer um para conquistar novos investidores e clientes.
Com esse discurso, você deve explicar o que é o seu negócio com rapidez e precisão, ao mesmo tempo em que transparece segurança e confiança sobre o que está falando.
Quer saber o que é elevator pitch, qual seu objetivo e como fazer um? Continue lendo!
No “discurso de elevador”, apresente sua ideia de forma sucinta, objetiva e resumida, em até 1 minuto. Essa é uma estratégia para apresentar empresas, produtos ou serviços, com eficiência, para potenciais investidores e clientes.
Para fazer seu elevator pitch, considere os seguintes pontos: o problema que seu negócio resolve, o produto/serviço que a empresa oferece, seu modelo de negócio, o público-alvo e os diferenciais em relação aos concorrentes.
As dicas para fazer um bom elevator pitch incluem: seja claro e objetivo, adapte o discurso de acordo com a audiência, treine a abordagem, não desista após receber negativas e divulgue para colaboradores e potenciais clientes.
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Neste artigo, você aprenderá
- O que é elevator pitch?
- Qual é o objetivo do elevator pitch?
- Elevator pitch: como fazer?
- 5 dicas sobre como fazer elevator pitch
O que é elevator pitch?
Elevator pitch é um termo inglês que significa “discurso de elevador”. A ideia é: se você encontrasse um potencial cliente no elevador e tivesse apenas o tempo da viagem para apresentar o seu negócio, como você faria? Isso é o que significa elevator pitch.
O termo foi criado como estratégia para apresentar empresas, ideias, produtos ou serviços com eficiência para potenciais investidores e clientes. Com isso, o termo conquistou o mundo dos negócios. Este é um método em que alguém apresenta sua ideia de forma sucinta, objetiva e resumida em até 1 minuto.
Tal estratégia é fundamental para entender quais são os pontos mais importantes do negócio e também para identificar se você está preparado para vender sua ideia com assertividade. Isso porque, não poderá contar com o apoio de recursos como apresentações ou documentos.
É claro que esse discurso de elevador não é tão literal e você não irá utilizá-lo apenas quando estiver nesse ambiente.
O elevator pitch também é importante caso você seja abordado em alguma feira ou evento, por exemplo, e alguém te pergunte: “O que você faz?” ou “O que a sua empresa faz?”. Ele também pode ser utilizado em reuniões, telefonemas, e-mails, enfim, qualquer oportunidade relevante para apresentar a si mesmo ou seu negócio.
Qual é o objetivo do elevator pitch?
O objetivo do elevator pitch é deixar a pessoa curiosa e interessada em retomar o contato com você. A ideia é que você desperte nela a vontade de querer saber mais a respeito do que você apresentou, até mesmo pedir seu cartão ou te convidar para continuar a conversa naquele mesmo momento.
Ou seja, não necessariamente o elevator pitch vai levar a uma venda, mas ele abre as portas para reuniões em que você terá a oportunidade de apresentar seu negócio com mais tempo e de maneira mais detalhada.
Inclusive, existe uma linha tênue entre o elevator pitch e o “discurso de vendedor”. Então, cuidado, pois, normalmente, as pessoas fogem quando percebem que foram abordadas por alguém que só quer empurrar um produto ou serviço para elas.
Leia também: O que é pitch de vendas e como fazer? Passo a passo prático para acertar a abordagem
Agora que você já sabe o que é elevator pitch e entendeu a sua importância, deve estar se perguntando: Mas, como fazer um elevator pitch que me ajude a alcançar esses objetivos? Veja abaixo algumas dicas que separamos.
Elevator pitch: como fazer?
A essência de um elevator pitch é apresentar a proposta de valor de um negócio. Para isso, o ideal é que o discurso passe pelos seguintes tópicos:
- o problema que o seu negócio resolve;
- o produto/serviço que sua empresa oferece para solucionar tal problema;
- seu modelo de negócio (como a empresa entrega a solução para o problema);
- o público-alvo da empresa;
- diferenciais do seu negócio em relação aos concorrentes.
Um exemplo de elevator pitch seria:
“A/O [Nome da empresa] trabalha para [problema a ser resolvido] por meio de [produto/serviço], com [modelo de negócio] para [público-alvo] sendo [diferenciais da empresa].”
Parece muito para falar em apenas 1 minuto, não é mesmo? Caso você pense que o discurso está “curto demais” e você não está conseguindo falar tudo o que gostaria, não se preocupe, pois a ideia é despertar a curiosidade e não “entregar todo o ouro” logo de cara.
Uma dica importante é: cuidado para não ser raso ou vago demais ao construir o seu discurso. Um bom elevator pitch é objetivo, preciso e tem informações suficientes para atrair a atenção do ouvinte e fazê-lo se interessar pela sua proposta. Veja um exemplo de elevator pitch criativo mostrado no Shark Tank Brasil:
Leia também: Storytelling para vendas: use histórias para vender mais
5 dicas sobre como fazer elevator pitch
“Ótimo, entendi o que é elevator pitch, mas como fazer um elevator pitch?” Iremos te ajudar nessa tarefa! Veja a seguir algumas dicas sobre como fazer um elevator pitch.
1. Seja objetivo
Parece óbvio, mas não custa reforçar: a objetividade é a palavra de ordem para fazer um elevator pitch envolvente. É preciso falar rápido, afinal, você tem apenas 1 minuto. Além disso, deve transmitir sua mensagem de forma clara e despertar a curiosidade.
Relatório da Zendesk – CX Trends
2. Adapte o elevator pitch de acordo com a sua audiência
Após encontrar o seu exemplo de elevator pitch ideal, ele não deve se tornar uma frase pronta decorada para ser usada em toda e qualquer oportunidade.
É válido criar um elevator pitch “base” que possa ser adaptado para diferentes audiências e contextos. Dessa maneira, altere uma palavra ou outra para que a comunicação seja ainda mais assertiva, dependendo do perfil de quem está escutando.
Claro que, caso você não conheça a pessoa, então o elevator pitch será o criado originalmente.
Leia também: 3 dicas para atrair mais consumidores para a sua empresa
3. Treine o seu elevator pitch
Com o elevator pitch pronto, é hora de treiná-lo. Decore o texto e treine o máximo possível. Depois, na hora de colocar a fala em prática, preste atenção em quais palavras chamam mais atenção do seu ouvinte, faça testes, veja o que funciona melhor, e vá fazendo ajustes e adaptações.
O elevator pitch não é um discurso engessado e é importante mantê-lo atualizado. Além disso, tome cuidado para a sua fala não soar como algo decorado. Por isso, o treino é fundamental para a sua abordagem ser a mais natural possível.
4. Não desista após receber negativas
Por mais bem estruturado que seja o seu elevator pitch, invariavelmente você irá receber diversos “Nãos” após seus discursos. Use as negativas como oportunidades para aprimorar seu texto, tornando-o mais atrativo e moldando-o a quem está ouvindo.
5. Divulgue o elevator pitch
Para seu elevator pitch ter ainda mais força, é importante que todos saibam qual é ele, dos colaboradores internos aos potenciais clientes. Então, divulgue o discurso internamente, faça campanhas nas redes sociais, coloque-o nas descrições dos perfis, deixe-o no seu site, enfim, mostre para o mundo qual é a essência do seu negócio.
Conseguiu entender o que é elevator pitch? Após fazer os seus discursos, você conseguirá obter novos contatos, por isso, vale ter uma ferramenta para manter o controle sobre todos eles e não deixar passar nenhuma oportunidade de negociação.
Depois de saber como fazer seu pitch elevator, comece a usar ferramentas para facilitar a rotina, como o Zendesk Service, uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar, que acompanha o crescimento da sua empresa.
E o melhor: com as soluções de inteligência artificial, você personaliza o elevator pitch para atender à demanda da sua audiência. Afinal, pode-se entender o perfil de consumo, antecipar tendências, prever demandas e muito mais.
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