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O que é funil de vendas? Quais são suas etapas e importância?
Por Douglas da Silva , Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 2 Agosto 2023
O que é funil de marketing? Funil de marketing é uma estratégia que traz etapas e gatilhos sobre o comportamento do cliente durante a jornada de compra. Ele configura um método essencial para quem trabalha com inbound marketing e quer melhorar suas ações, assim como também contribui para potencializar os resultados das marketing.
Para entender melhor o que é funil de marketing, conhecer sua importância dentro de uma estratégia de negócios, basta ler este post, que abordará:
O que é funil de marketing?
Qual a importância do funil de marketing?
Quais são as etapas do funil de marketing?
Como elaborar um funil de marketing?
Como melhorar o funil de marketing?
O que é funil de marketing?
O funil de marketing é a representação da jornada do cliente. Ele exibe todo o caminho percorrido por ele no processo de compra, desde a conscientização e descoberta sobre o produto/serviço da empresa, passando pelo reconhecimento da marca e, chegando, à compra propriamente dita.
Qual a importância do funil de marketing?
Um ponto para complementar a explicação sobre o que é funil de marketing, é compreender a sua importância. Em linhas gerais, pelo fato de mapear toda jornada, ele oferece insights e gatilhos para conduzir o cliente para a próxima fase, alinhando e potencializando as ações de conversão em toda a jornada.
Sendo assim, o funil de marketing é importante não só para alavancar as marketing, como também é fundamental para melhorar estratégias de marketing. Além disso, ele contribui para elevar a experiência do cliente. Logo, não tem como foco somente a venda, mas tornar o consumidor fiel à marca.
Ao conhecer e entender cada fase, as equipes de marketing e de marketing digital conseguem aplicar as ações condizentes com cada uma delas, compreendendo o momento, a abordagem e a mensagem para atrair, converter, vender e fidelizar.
Quais são as etapas do funil de marketing?
As etapas do funil de marketing são: topo, meio e fundo, que também são chamadas de ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).
Topo de funil (ToFu) – etapa da descoberta e da tomada de consciência
Nessa fase, o visitante não sabe nada sobre sua empresa, logo, ainda não tem interesse nenhum em comprar seu produto. Na verdade, ele nem sabe que tem um problema a ser resolvido.
Para criar consciência nele e despertar o gatilho para que ele compreenda uma necessidade, a sua função é educá-lo e atuar como um especialista para que, assim, ele o veja como uma autoridade em seu setor e caminhe para a próxima fase do funil.
Nessa etapa, é preciso oferecer conteúdo relevante e rico, como e-books, infográficos e posts épicos que agreguem valor.
Ao perceber todo o conhecimento que sua empresa tem em sua área, o visitante passa a enxergá-lo como autoridade. Desse modo, o sentimento de confiança é despertado e ele se sente seguro para fornecer seus dados básicos e, assim, deixa de ser um visitante e se torna um lead.
Meio de funil (MoFu) – etapa do reconhecimento do problema e busca de uma solução
O lead já reconhece que tem uma demanda, mas não sabe como resolvê-la. Cabe aqui oferecer material mais técnico e profundo, que o ajude a solucionar o seu problema e perceber a sua empresa como a ideal para resolvê-lo.
A abordagem nessa fase não deve ser agressiva, uma vez que essa etapa é essencial para aprofundar o sentimento de confiança. Isto é, não tente fechar uma venda a todo custo, mas sim mostrar ao cliente em potencial que a empresa tem todos os recursos para ajudá-lo.
Também é importante criar um senso de urgência para o lead. Ou seja, mostrar para ele que é fundamental não demorar para resolver seu problema. Essa etapa é delicada e bastante estratégica, pois deve ser natural, mas ao mesmo tempo ágil e dinâmica para conduzir o lead para a próxima fase.
Em relação aos materiais fornecidos, cabe enviar conteúdo mais específico não só para educá-lo, mas também para quebrar objeções, como webinars, whitepapers e tutoriais.
Fundo de funil (BoFu) – etapa da decisão de compra
Nessa fase, o lead já está qualificado para a compra e bastante inclinado para adquirir a solução de sua empresa.
Aqui, é importante oferecer conteúdo que apresente os benefícios de seus produtos/serviços, depoimentos de clientes satisfeitos e também trials e avaliações gratuitas.
Como elaborar um funil de marketing?
Para elaborar funil de marketing, é preciso:
Oferecer conteúdo relevante;
- Criar uma landing page com técnicas de copywriting persuasivas, com design atraente e CTAs eficazes para que o visitante ceda seus dados;
Enviar material específico e técnico;
Aplicar ações de inbound marketing e estratégias de marketing em conjunto de acordo com cada fase.
Oferecer ações além da compra para fidelizar o cliente conquistado.
Como melhorar o funil de marketing?
Para melhorar o funil de marketing, é preciso analisar todo o processo para compreender que ações devem ser reformuladas. Algumas sugestões de análise são verificar se:
sua landing page está persuasiva e se traz CTAs claros;
- a nutrição de e-mails está sendo feito da maneira adequada;
se os leads estão sendo qualificados da melhor forma;
se a abordagem de marketing está sendo sutil ou agressiva demais.