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Saiba o que é a gestão do conhecimento e os 6 passos necessários para implementar na sua empresa
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 11 junho 2021
Um dos pilares do sucesso de qualquer empresa é a maneira como ela armazena, organiza e utiliza os seus conhecimentos agregados para transformá-los em ações estratégicas e práticas que culminem no seu desenvolvimento e crescimento contínuo.
Para atingir esse objetivo é fundamental saber o que é a gestão do conhecimento e como colocá-la em prática. Isso irá servir para a organização tomar decisões mais precisas e inovar cada vez mais dentro da área em que atua.
Atualmente, lidamos com uma carga muito alta de dados, informações e conhecimento. Para se ter ideia da dimensão disso, uma pesquisa de 2011 indicava que já naquela época estávamos expostos a um volume de informações equivalentes a 174 jornais por dia. Isso tudo foi ainda mais intensificado com a transformação digital que vem ocorrendo nos últimos anos.
A sua empresa com certeza não fica fora dessa estatística e provavelmente já produziu uma quantidade de dados e conhecimentos ao longo do anos de existência do negócio que foram fundamentais para manter-se relevante no mercado.
Mas a sua organização está tirando o melhor proveito possível desse conhecimento acumulado? Ele está de fato organizado, acessível e tem sido usado estrategicamente? Pensando em como fazer isso, vamos te mostrar neste texto tudo sobre o que é a gestão do conhecimento, quais suas funções, importância, benefícios e como colocá-la em prática.
O que é a gestão do conhecimento nas empresas?
A gestão do conhecimento é responsável por analisar, identificar, avaliar, agregar, criar, gerenciar e distribuir os conhecimentos disponíveis na empresa, além de buscar outros saberes indispensáveis para o seu crescimento.
Basicamente, são todos os conhecimentos necessários que a sua empresa utiliza para manter o funcionamento no dia a dia, ou seja, é a gestão do capital intelectual do seu negócio.
Esse capital intelectual está presente em dados, informações e conhecimento. Entenda a diferença entre cada um:
- dados: um fato, conceito ou estatística que pode ser analisada e produzir uma informação posteriormente;
- informações: são dados aprimorados com contexto, categoria, correção e cruzamento, tornando-se mensagens com uma finalidade definida e que podem produzir significado para a organização. Por exemplo, pode ser uma série de estatísticas organizadas para a avaliação de um planejamento;
- conhecimento: é a união de diferentes dados e informações que tem como resultado um conjunto de conclusões significativas. O conhecimento tem relação direta com ações e estratégias da empresa.
Além de entender a diferença entre dados, informações e conhecimento, é importante saber que existem dois tipos de conhecimento circulando dentro das organizações:
- tácito: esse tipo de conhecimento é o que aprendemos na prática e que não está formalizado e sistematizado em documentos, mas está presente no dia a dia dos colaboradores e da empresa;
- explícito: é o conhecimento formalizado de maneira online ou offline, por meio de normas, manuais e outros documentos que são acessíveis aos colaboradores.
Esses conhecimentos podem ser transformados em novas ações, processos, atividades, produtos, além de servir para aprimorar setores como o da comunicação, do atendimento ao cliente, das vendas, entre outros.
Para isso, a gestão do conhecimento deve ser feita por meio de uma abordagem multidisciplinar, sempre com o objetivo de auxiliar a empresa a atingir seus principais objetivos. Isso é feito usando as melhores práticas estabelecidas por meio do conhecimento já agregado ao longo do histórico da organização e análises de concorrência e do mercado em que atua.
Por meio dessa gestão, a sua empresa garante a atualização dos colaboradores e a descentralização do conhecimento, reduzindo os riscos de concentração de saberes cruciais para a organização em apenas algumas pessoas.
Para que a gestão do conhecimento funcione, é preciso compartilhar todos os conhecimentos da empresa com os colaboradores. Ela irá servir tanto para o crescimento da empresa quanto dos funcionários.
Qual é a função da gestão do conhecimento?
Além de entender o que é a gestão do conhecimento é preciso compreender quais são as suas funções. A principal é conectar todas as fontes que geram conhecimento dentro da empresa, entender onde eles precisam ser aplicados e colocar isso em prática.
Todo esse processo tem como objetivo facilitar a transferência de conhecimento dos geradores desse conteúdo para aqueles que necessitam na execução de processos, ações e estratégias da organização.
Há três formas principais de facilitar essa transferência de conhecimento:
criando repositórios para armazenar o conhecimento de forma estruturada, em manuais, documentos, apresentações e artigos, que possam ser acessados de maneira fácil, de acordo com a demanda dos funcionários;
por meio da educação corporativa, que é a maneira escolhida para estruturar e educar os colaboradores, a partir dos objetivos definidos. Ela vai além do treinamento e capacitação, e leva em consideração o potencial do colaborador para desenvolver aquele conhecimento;
criando políticas internas de incentivo ao compartilhamento do conhecimento.
Isso porque o conhecimento não deve estar apenas reunido, mas deve ser compartilhado, servir como aprendizado e ser transformado em ações concretas para a empresa.
Além disso, a gestão do conhecimento tem como uma de suas principais funções gerar valor para a empresa e aumentar a sua competitividade dentro do mercado em que atua.
Qual é a importância da gestão do conhecimento nas empresas?
O conhecimento é fundamental para tomar decisões importantes dentro da empresa, especialmente para saber separar quais informações são relevantes para a estratégia do seu negócio.
A sua empresa tem muito conhecimento agregado. Ao tentar compreender o que é a gestão do conhecimento, pense nas pesquisas e análises de mercado que já fez, as novas experimentações que tentou, tudo que deu certo e errado.
Entre os conhecimentos que a sua empresa já tem de alguma maneira, sejam estruturados ou não, estão:
análises de mercado já feitas;
análise do histórico da empresa;
os processos de produção, venda e distribuição feitos antigamente e atualmente;
os processos de comunicação externa e interna;
- as melhores práticas de atendimento ao cliente.
É aqui que entra a importância de entender o que é a gestão do conhecimento e colocá-la em prática. Ela serve para agregar todos esses saberes e distribuí-los amplamente dentro da empresa.
Isso vai ajudar os colaboradores a trabalharem em sintonia, fazendo o negócio evoluir e aumentar seu sucesso.
Ela também é importante para:
Troca de conhecimento entre os setores;
Aumentar a conectividade e colaboração entre os funcionários;
Ter novas ideias e favorecer a inovação nos produtos e serviços;
Acelerar processos internos;
Valorizar o conhecimento interno;
Aumentar a transparência interna.
Mais um dado que demonstra a sua importância é essa pesquisa da International Data Corporation, na qual se indica que as companhias que não contam com boas práticas de gestão do conhecimento apresentam prejuízos de mais de US$ 31 bilhões por ano.
Além disso, ela é importante pois está interligada com as transformações que ocorrem dentro da empresa. Com a evolução da tecnologia, muitos processos e conhecimentos podem se tornar obsoletos. Por isso, é importante se atualizar e inovar o gerenciamento do fluxo de trabalho. Mas isso só é possível com o conhecimento histórico e atual sistematizado.
6 passos para implementar a gestão do conhecimento
Agora que a sua empresa já entendeu o que é a gestão do conhecimento e porque é tão importante implementá-la é hora de saber como colocá-la em prática.
São necessários 6 passos para isso.
1 – Identificar e diagnosticar os conhecimentos na organização
O primeiro passo é identificar quais são os conhecimentos tácitos e explícitos indispensáveis para o funcionamento da empresa.
Esse mapeamento deve levar em consideração três pilares:
- Pessoas: é necessário ter os dados de todos os colaboradores, quais seus papéis estratégicos dentro da empresa, entender como se comunicam, se há o compartilhamento de informações abertamente ou em grupos fechados e, principalmente, saber quais conhecimentos possuem;
- Processos da empresa: também é preciso entender quais são os principais processos e atividades que a organização desempenha, além de mapear entre os diferentes setores e perceber as divergências que existem entre o planejamento estratégico e a sua execução;
- Conteúdo já agregado: aqui é preciso identificar se o conteúdo de conhecimentos da empresa está atualizado e quais são as principais contribuições internas e externas necessárias para atualizá-lo.
Além disso, é importante entender como é a cultura organizacional da empresa e se ela facilita o processo de valorização da gestão do conhecimento.
Também é importante entender se a estrutura de comunicação favorece uma boa gestão do conhecimento e se a empresa tem e está usando as melhores soluções tecnológicas e ferramentas para a gestão do conhecimento, com o intuito de armazenar e transmitir os saberes agregados.
2 – Planejar a gestão do conhecimento
O segundo passo é planejar como será feita a gestão do conhecimento da empresa.
Isso deve levar em consideração a visão, os valores, a cultura organizacional, os objetivos e estratégias da empresa a longo prazo.
É preciso identificar e priorizar os conhecimentos mais urgentes de serem compartilhados e aprendidos, fazer uma escala de implementação e saber como esses saberes serão ensinados.
O que vai ser feito? O método de ensino depende do perfil das pessoas treinadas. Entre as possibilidades de educação corporativa estão:
pequenas conversas;
microlearning (pílulas de conhecimento);
mentorias;
trabalho em parceria;
processos de brainstorming.
Também é necessário pensar quais setores, líderes e funcionários serão os responsáveis pelo processo e listar quais atividades precisam ser realizadas.
3 – Fazer um teste
Depois de definida como será feita a implementação, é necessário fazer um teste, por meio de uma etapa exploratória.
Neste momento, é possível colocar em prática um repositório, uma palestra, ou um sistema de gerenciamento do conhecimento adotado para entender como os colaboradores se adaptam ao processo.
A partir deste teste, é preciso entender quais são os pontos fortes e fracos da estratégia de gestão do conhecimento adotada, e se ela abrange de fato as necessidades da empresa.
4 – Implementar o compartilhamento de conhecimentos
Esta é a etapa crucial da implementação da gestão do conhecimento, o momento de colocar em prática de vez a sua estratégia.
É preciso garantir a ampliação e o aperfeiçoamento das informações agregadas, além do compartilhamento dos conhecimentos tácitos e explícitos.
Além disso, é importante avaliar como anda a comunicação interna e ter um plano para aprimorar essa área, afinal as pessoas são parte essencial da execução desta gestão do conhecimento.
Por isso, é importante sempre reconhecer o público interno pela colaboração e participação na gestão.
Por fim, é preciso definir indicadores de sucesso, monitorar e avaliar as métricas escolhidas para perceber se o plano e as ações estão em sintonia.
5 – Formalizar e armazenar os conhecimentos explícitos
Após a implementação da educação corporativa, é preciso registrar e formalizar em documentos os conhecimentos agregados.
Isso pode ser feito por meio de artigos, gráficos e normas que estarão disponíveis no repositório definido pela empresa, que deve ser de fácil acesso para todas as pessoas da organização.
Por meio dessa formalização, a sua empresa estará transformando conhecimentos tácitos em explícitos e facilitando a implementação ampla deles dentro da organização.
6 – Incorporar a gestão dos conhecimentos à rotina da empresa
Depois de entender o que é a gestão do conhecimento e implementá-la, ela deve ser incorporada à rotina da empresa e fazer parte do trabalho de todos os colaboradores.
Isso significa que toda nova ideia, novo processo, novo insight, ou seja, todo novo conhecimento adquirido deve ser sistematizado e compartilhado de alguma maneira entre todos da empresa, por meio do repositório digital ou de palestras esquematizadas.
Dessa forma, a sua empresa garante que o conhecimento sempre será ampliado e multiplicado.
Inclusive, a cultura organizacional deve se transformar com a implementação da gestão do conhecimento para estimular o interesse e a participação dos colaboradores nesse processo de aprendizagem.
O ideal é que com o tempo a sua organização contrate pessoas que também estejam alinhadas a esse propósito de compartilhar saberes e conhecimentos internamente para o crescimento de todos da empresa.
Quais são os benefícios da gestão do conhecimento nas empresas?
Os principais benefícios de entender o que é a gestão do conhecimento e colocá-la em prática na sua empresa são:
criar equipes mais colaborativas, informadas e unidas;
dar mais agilidade para as equipes;
aumentar o capital intelectual da empresa;
melhorar processos internos;
aumentar a qualidade dos produtos;
reduzir custos com planejamento e desenvolvimento;
ter ações mais bem planejadas e com mais conhecimento do que já deu certo e errado;
tomar decisões mais acertadas e alinhadas com as tendências do mercado;
se diferenciar dentro do mercado em que atua, se tornando mais competitiva;
obter resultados mais satisfatórios.
Como você pode ter visto, a tecnologia é fundamental na geração de dados, informações, conhecimento e no compartilhamento amplo de tudo isso.
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