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O que é Golden Circle: entenda o conceito de Simon Sinek
Por Zendesk
Última atualização em 23 Agosto 2024
Você já ouviu falar ou sabe o que é Golden Circle no mundo corporativo? É um método de liderança que inspira as pessoas a pensar, agir e se comunicar, a fim de criar um impacto no mundo.
O conceito é uma criação do especialista em liderança Simon Sinek, pensado para causar impacto positivo e gerar uma imagem de confiança e sucesso nas empresas.
Tudo tem a ver com inspiração e o modo como alguns líderes lidam com as situações. O Golden Circle seria o tipo de direcionamento que as lideranças de sucesso seguem, e tem o formato de um círculo com três perguntas centrais: por quê, como e o quê.
A ideia é que, antes de realizar uma ação, primeiro, se pense em qual o propósito principal da empresa. Afinal, as pessoas não compram apenas itens, elas compram propósitos. Por isso, o Golden Circle é um método de destaque nas pequenas, médias e, principalmente, grandes empresas.
Para entender melhor sobre o que é Golden Circle e como atrelar o sucesso ao propósito, preparamos este conteúdo que reúne todas as informações necessárias para que você comece pelo porquê e colha bons frutos.
Chegou a hora de buscar conhecimento com a gente. Boa leitura!
Entenda o conceito: o que é Golden Circle?
Golden Circle, ou em português, Círculo de Ouro, é uma metodologia, criada pelo inglês Simon Sinek, que ajuda empresas e líderes a gerarem impacto por meio do seu propósito.
O conceito se apoia na ideia de que as empresas e os líderes devem pensar, agir e comunicar de dentro para fora, do centro do círculo em direção às extremidades. Para isso, devem seguir 3 camadas, também conhecidas como esferas de trabalho, que ajudam a empresa a extrair seu potencial e se destacar.
Entender o que é Golden Circle auxilia para que empresas fujam do padrão de desenvolvimento de potencial de fora para dentro, e que deixem de ter como única motivação o dinheiro.
Ao longo de seus estudos, Sinek constatou que muitos líderes de sucesso pensam e agem da mesma forma e são movidos por propósitos em busca de realizar aquilo que acreditam.
As 3 camadas do Golden Circle
Seguindo a nossa explicação sobre o que é Golden Circle, pense em um círculo em formato de alvo, indicando, do centro para fora, as três seguintes camadas: por quê, como e o quê.
A teoria do Círculo de Ouro enfatiza que muitas pessoas e empresas sabem o que fazem, algumas sabem como fazem, mas poucas tem ideia do porquê fazem algo.
O estudioso, então, convida que os líderes e empresas passem a começar pelo centro do círculo, ou seja, pelo porquê. Daí o nome de seu livro “Start with why: How Great Leaders Inspire Everyone to Fale Action“, traduzindo literalmente, Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir.
Por quê?
Na camada central do Círculo de Ouro, Simon Sinek deixou o por quê, que nada mais é do que o propósito do seu negócio, da sua iniciativa ou empreendimento. Trata-se da razão de existir de algo, aquilo que move todas as ações.
Quando uma empresa sabe o seu porquê, tudo flui de maneira mais assertiva pelo caminho certo. Esse é o ponto de partida da metodologia.
Como?
Na camada intermediária do Círculo de Ouro, determina-se as estratégias para chegar ao sucesso por meio do propósito já exemplificado no porquê.
Para o mundo dos negócios, dizemos que aqui é onde se cria o plano de ação de uma empresa, com base nas crenças e valores que serviram para nortear o caminho para o sucesso.
O quê?
A camada externa do Golden Circle é onde se define o que se faz ou vende. É nesse ponto da jornada que uma empresa pode expandir seus serviços.
É a etapa mais simples de todo o processo, afinal, o mais importante na metodologia não é o quê, mas sim o porquê.
Círculo de ouro de Simon Sinek: o estudioso por trás do método
Escritor, palestrante motivacional e especialista em liderança, o inglês Simon Sinek é reconhecido mundialmente na área corporativa por ajudar a inspirar pessoas por meio do Círculo de Ouro.
Sinek estudou Direito na Universidade de Londres e se licenciou em antropologia cultural na Universidade de Brandeis.
Além de já ter palestrado muito a respeito do que é Golden Circle, Sinek também escreveu dois livros muito conhecidos sobre o tema: Por quê? Como grandes líderes inspiram ação, lançado em 2017, pela editora Saraiva, e Comece pelo porquê, lançado em 2018, pela Sextante.
Vídeo de Simon Sinek sobre o Golden Circle no TED Talks
Em 2009, Simon Sinek falou sobre o que é Golden Circle no TED. Sua palestra foi intitulada “como grandes líderes inspiram ação” e já foi vista mais de 53 milhões de vezes.
Durante a apresentação de Sinek, ele introduz o conceito de Golden Circle, e ressalta a percepção de que grandes líderes e organizações como Apple, irmãos Wright e Martin Luther King agiam, pensavam e comunicavam de dentro para fora, a partir dos seus princípios, o que os tornava diferentes dos outros.
Contudo, não era isso que levava o sucesso para os líderes e empresas, mas sim a parte do cérebro que controla o comportamento e recebe aquele tipo de propósito. Então, racionaliza com as ideias tangíveis que tais lideranças e empresas dizem e fazem.
Durante a palestra sobre o Círculo de Ouro, Simon Sinek enfatiza diversas vezes: “as pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz”.
Para entender melhor, não deixe de assistir à palestra sobre o que é Golden Circle no TED.
Golden Circle, Apple e um propósito
Uma das empresas citada por Simon Sinek por utilizar o Golden Circle é a Apple. O que será que a empresa fez de diferente das demais?
O foco principal da Apple são os seus celulares de avançada tecnologia, correto? Errado. A empresa é dona do ITunes, maior loja de música do mundo, faz relógios desenvolvidos pelos melhores designers, todos os anos inova alguma funcionalidade em seus aparelhos, mas não tem grandes trabalhos na área de tecnologia e TI.
Então, o que a Apple faz que as outras empresas não fazem? Basta ver um vídeo com Steve Jobs para entender. Jobs falava com vontade daquilo que gostava de fazer e aquele era o seu propósito de vida.
Ele não queria uma empresa que fizesse apenas novas tecnologias, queria desenvolver produtos ligados à música, arte e feitos incríveis. É isso o que as pessoas amam.
Exemplificando o Golden Circle da Apple:
- Por quê: tudo o que fazemos é desafiar o que está no mercado — e fazemos pensando de forma diferente.
- Como: desenvolvendo produtos lindos e fáceis de usar.
- O quê: computadores, celulares, relógios.
A Apple é um excelente exemplo de empresa que aposta no seu desenvolvimento de dentro para fora, a partir do seu propósito, realizando feitos porque acreditam neles. Esse é o sentido do Círculo de Ouro de Simon Sinek.
Outras empresas que utilizam a metodologia do Círculo de Ouro
Agora que você já sabe o que é Golden Circle, se o exemplo da Apple te inspirou, trouxemos mais 4 grandes empresas que também adotam a metodologia como forma de alcançar o sucesso e inovar em seus respectivos mercados.
Natura
- Por quê: acreditamos no potencial das relações e no poder da cosmética como ampliadora de consciência.
- Como: a forma como expressamos nossa paixão é promovendo o bem-estar das pessoas consigo e com os outros.
- O quê: por meio de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.
Nike
- Por quê: para que você apenas faça.
- Como: inovamos em equipamentos esportivos para que você seja o melhor.
- O quê: por meio de tênis, roupas e acessórios esportivos de qualidade.
- Por quê: para organizar os mundos e torná-los universalmente acessíveis.
- Como: criando algoritmos.
- O quê: serviços da web, aplicativos, sistema operacional para computadores e smartphones.
Coca-cola
- Por quê: para compartilhar um sabor refrescante que combina com comida e experiências.
- Como: criando uma receita que pode ser usada em todo o mundo.
- O quê: uma bebida suave.
A lei da difusão da inovação
Algo que está diretamente ligado ao Golden Circle é a lei da difusão da inovação, uma proposta de Everett Rogers para explicar como produtos inovadores são percebidos e consumidos.
Inovadores
Aproximadamente 2,5% da população são os inovadores por excelência: aqueles que passam horas na fila de uma loja esperando o último lançamento de um produto.
Primeiros adeptos
Cerca de 12,5% da população equivale aos chamados primeiros adeptos: são aqueles que estão dispostos a adotar uma nova ideia, produto ou tecnologia rapidamente, mas são mais lentos do que os inovadores.
Maioria Inicial
Aproximadamente 34% da população geral representa a maioria inicial: aqueles consumidores um pouco mais lentos e que precisam da aprovação de outros consumidores para adotar novos produtos.
Maioria Tardia
Outros 34% da população é chamada de maioria tardia: os consumidores mais conservadores, de gerações passadas, que só se adequam a inovações quando se tornam usuais ou mais baratas.
Retardatários
Por fim, 16% são as pessoas resistentes, chamadas de retardatários: aquelas que defendem um mercado ultrapassado e que, dificilmente, se adequam às inovações.
Atrair as pessoas certas ajuda que um negócio se mantenha. Por isso, ligar o Círculo de Ouro à lei da difusão da inovação auxilia que empresas e lideranças se comuniquem melhor com o público que mais tem a ver com seus princípios e propósitos de existência.
O pensamento por trás do Golden Circle
Ao entender o que é Golden Circle, as empresas, os grandes líderes e os empreendedores mais inspiradores, agem sempre de dentro para fora, no intuito de mostrar o porquê de fazerem ou venderem alguma solução.
Essa linha de pensamento inovador mostra que o foco está sempre no propósito de realizar algo no qual se acredita. Assim, fica mais fácil ter retorno no que pode ser um propósito em comum com outras pessoas.
Afinal, segundo o relatório CX Trends 2024, da Zendesk, cerca de 75% das organizações acreditam que a falta de transparência pode gerar um aumento na rotatividade de clientes no futuro.
E essa ideia segue em todos os âmbitos da companhia. Por exemplo, quando uma empresa busca novos colaboradores, procurar por pessoas que tenham princípios alinhados com o da empresa torna a comunicação mais efetiva.
Isso melhora não só o desempenho desse profissional, como também eleva o serviço oferecido, que terá funcionários alinhados com os seus propósitos e trabalhando por um objeto comum.
Incluir o pensamento do Golden Circle em um empreendimento, empresa ou equipe potencializa a comunicação, melhora a inspiração das pessoas, motiva e torna os resultados muito mais positivos.
O Golden Circle nos negócios
Imagine uma empresa que, ao realizar uma campanha de marketing, ao invés de apresentar os resultados do seu produto ou enfatizar as qualidades da sua marca, fala sobre os motivos que a levou produzir tais soluções, sua missão, seus valores, seus propósitos e motivações. Imaginou?
Pode parecer divulgação institucional, mas não. Trata-se do jeito Golden Circle de fazer marketing. A propaganda pelo caminho inverso. Não é sobre mostrar os resultados ou as qualidades de um produto, mas sim sobre conquistar pessoas que estejam alinhadas com a missão da empresa e, por isso, consomem as soluções que ela produz.
Lembre-se sempre da citação de Sinek:
“As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz”.
Fortalecer esse relacionamento de dentro para fora ajuda as empresas a serem vistas e lembradas por seus propósitos. Dessa forma, a ligação com seus colaboradores e consumidores será muito mais forte. Essa é a vantagem de utilizar o Golden Circle nos negócios.
Agora que você já sabe o que é Golden Circle e como a metodologia pode transformar o seu negócio, sugerimos que você conheça o software de atendimento ao cliente da Zendesk para disseminar sua mensagem de propósito e conquistar muitos clientes com os valores da sua empresa.
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