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O que é o lead de vendas 4.0? Como fazer sua gestão?
Por Zendesk
Última atualização em 13 março 2024
A definição sobre o que é lead de vendas 4.0 está diretamente relacionada à “Quarta Revolução Industrial” — caracterizada pela rápida aplicação de tecnologias e métodos digitais na indústria.
Pautada por novas tecnologias, recursos móveis, aumento do acesso a internet e sua participação na rotina das pessoas, ela impactou também na relação entre empresas e seus clientes.
Nesse contexto, surgiu a gestão de leads de vendas e a necessidade de adaptar o funil para a versão 4.0; ou seja, desenvolver e implementar estratégias digitais para gerar oportunidades de negócios.
Quer saber o que é lead de vendas 4.0, sua relevância e como a automação de processos melhora a gestão de leads?
Então continue a leitura que a gente te explica tudo!
Definição de leads de vendas e marketing
Primeiro de tudo, é bom definirmos o conceito de lead. Um lead é um comprador potencial para seus produtos ou serviços, são indivíduos que demonstraram interesse sobre o tipo de item que você comercializa ou sobre sua marca.
Por conta desse interesse ou mediante alguma recompensa, como um cupom de desconto ou envio de um e-book, ele compartilhou dados de contato e informações sobre seu perfil, que poderão ser utilizados para identificar oportunidades de negócio a serem exploradas pelos seus vendedores.
De acordo com o tipo de estratégia em que esse perfil se encaixa, o lead pode ser separado em dois grupos: leads de vendas e leads de marketing.
O que são leads de vendas?
São clientes que compartilharam informações e estão com interesse ativo sobre seus produtos e serviços, ou seja, devem ser trabalhados para a apresentação de uma proposta comercial clara, idealmente entrando no radar da equipe de vendas.
O que são leads de marketing?
Leads de marketing são perfis interessados na comunicação da sua marca. Eles podem não ser clientes ativos, mas ajudam a compor os seguidores nas redes sociais e outros consumidores que engajam e dão mais visibilidade para suas iniciativas de marketing digital.
O que é lead de vendas 4.0?
Vendas 4.0, assim como o conceito de indústria 4.0, são aquelas embasadas e viabilizadas pelo digital, com forte participação de tecnologias e interações virtuais com o cliente em potencial.
Dessa forma, podemos entender o que é o lead de vendas 4.0 como aquele perfil adquirido por meio de ferramentas digitais, como landing pages, fluxos automatizados, redes sociais e campanhas de marketing.
Posteriormente, esses indivíduos entram no fluxo da gestão de leads para serem transformados em clientes ativos, efetuando compras e participando do faturamento da sua empresa.
Importância dos leads de vendas 4.0 para sua empresa
Sabendo o que é lead de vendas 4.0, podemos estabelecer os principais motivos para valorizar esses possíveis clientes digitais para qualquer empresa, seja ela um e-commerce ou loja física. Para aproveitar as vantagens desse tipo de consumidor, basta estabelecer sua presença em ambientes virtuais.
De início, temos um grande volume de pessoas que podem ser alcançadas por meio de estratégias digitais. Mesmo para marcas que trabalham em regiões limitadas, como uma cidade ou bairro, ela expande seu alcance e a capacidade de gerar interesse quando utiliza esses meios.
Além disso, temos que reconhecer que os leads de vendas 4.0 são mais engajados e chegam mais rápido ao estágio final da jornada, que é a compra. Dessa forma, é mais assertivo trabalhar o seu interesse e gerar negócios dessa forma.
Por fim, vale mencionar que atualmente temos diversas ferramentas que facilitam a gestão de leads 4.0, sendo que a maioria oferece recursos personalizados e um custo mais acessível, tornando o investimento nesse tipo de plataforma em algo mais relevante e recompensador.
Como fazer a gestão de leads de vendas 4.0?
Pronto, definimos o que é lead de vendas 4.0 e a importância de investir em estratégias para aquisição de clientes em plataformas digitais. O que nos resta agora é mostrar como isso é feito no fluxo operacional de uma marca.
De modo geral, isso faz parte da rotina da gestão de leads, que compreende todos processos implementados com o objetivo de gerar os leads 4.0, identificar as oportunidades, categorizar os interesses e aplicar ações voltadas para a conversão.
O lead é alguém que demonstrou interesse, compartilhou informações e pode ser uma oportunidade de venda. Para fechar negócio, as 6 etapas mais importantes da gestão de leads são:
- atração e conteúdo relevante: oferecer um conteúdo relevante em blogs e redes sociais para atrair e engajar os clientes é uma boa forma de despertar o interesse do público e gerar leads para vendas;
- captação de leads: é essencial criar ambientes e oportunidades adequadas para a captação de leads. A criação de conteúdo relevante, landing pages e formulários rápidos são meios interessantes para essa etapa, servindo para captar possíveis clientes em diferentes etapas do funil de vendas;
- segmentação de leads: de acordo com o nível de maturidade, tipo de interesse e etapa em que o lead se encontra no funil de vendas, deve-ser realizada a segmentação dos perfis para implementação estratégias personalizadas de nutrição e conversão;
- fluxo de nutrição: a nutrição de leads pode ser definida como a organização das próximas interações com o cliente. Seja ele captado por demonstrar interesse no seu produto ou conteúdo, o fluxo de nutrição deverá estimular esse desejo e aumentar a conexão entre a marca e o consumidor em potencial;
- qualificação de leads de vendas: a seguir temos a etapa de qualificação de leads de vendas, que irá atribuir pontos de acordo com o volume e nível de interações que cada cliente realizou na etapa de nutrição. Quanto maior o lead scoring, mais próximo da conversão ele está e maiores a chances do vendedor 4.0 fechar negócio;
- conversão: o resultado ideal da gestão de leads é realizar a conversão, por isso, essa é a etapa final do processo. Porém, é relevante entendê-lo como um ciclo, que pode ser repetido. O cliente que já comprou na sua loja é um lead bem qualificado, que pode ser nutrido para novas aquisições no futuro.
Como a automação de processos melhora a gestão de leads?
A automação de processos desempenha um papel crucial na melhoria da gestão de leads ao proporcionar eficiência, consistência e otimização do tempo – permitindo que as equipes de marketing e vendas foquem em interações mais estratégicas e valiosas.
Destacamos abaixo alguns pontos que traduzem como a automação de processos melhora a gestão de leads.
Coleta e qualificação automáticas
A automação pode coletar informações de leads automaticamente por meio de formulários on-line, dispensando a inserção manual de informações.
Ferramentas automatizadas podem aplicar critérios predefinidos para qualificar leads com base, por exemplo, em dados demográficos, comportamentais ou de interação.
Nutrição de leads
Sistemas de automação permitem o disparo automatizado de e-mails personalizados para leads, mantendo-os engajados ao longo do ciclo de vendas.
A automação ajuda a segmentar leads de acordo com seus interesses, disponibilizando conteúdo pertinente e elevando as chances de conversão.
Acompanhamento e pontuação de leads
Ferramentas automatizadas monitoram as interações dos leads, como abertura de e-mails, visitas ao site e downloads de materiais ricos, atribuindo pontuações a partir dessas ações e priorizando aqueles mais propensos a se converterem em clientes.
Saiba mais: Lead scoring: o que é, 6 benefícios e 4 dicas para as vendas
Integração com CRM
A automação se integra a sistemas de CRM de vendas (Customer Relationship Management), atualizando automaticamente informações sobre leads e suas interações ao longo da jornada de relacionamento com a marca.
Todas as atividades relevantes, como chamadas, e-mails e reuniões, podem ser registradas automaticamente no software de CRM.
Gestão de fluxo de trabalho
Processos manuais, como atribuição de leads, podem ser automatizados, garantindo uma distribuição equitativa entre a equipe de vendas.
Além disso, a automação pode gerar alertas quando leads atingem determinados estágios, facilitando a intervenção humana quando necessário.
Análise e relatórios
Ferramentas automatizadas geram relatórios instantâneos acerca do desempenho das campanhas, taxas de conversão e eficácia das estratégias de geração de leads.
Análises automatizadas ajudam a apontar áreas de melhoria na gestão de oportunidades, viabilizando ajustes ágeis nas estratégias.
Personalização da experiência do lead
A automação possibilita a segmentação dinâmica guiada por padrões de comportamento em tempo real. Dessa maneira, personaliza-se a experiência do lead conforme ele interage com a marca.
A personalização automática de mensagens e ofertas aumenta a relevância, fortalecendo a conexão com os leads.
Pronto, agora você já sabe o que é lead de vendas 4.0 e tem um bom ponto de partida para gerenciar essas oportunidades e trabalhar a sua conversão no seu CRM.
Estratégias inovadoras de Inbound Marketing para captação de leads 4.0
O Inbound Marketing é essencial na captação e gestão de leads de vendas na Era 4.0, em que a tecnologia, a personalização e a interação ativa desempenham papéis centrais para capturar a atenção e o interesse de potenciais clientes.
Com isso em mente, destacamos algumas das principais estratégias inovadoras que se alinham à natureza dinâmica da Era 4.0.
1 – Conteúdo interativo
Ofereça conteúdo interativo, como quizzes, calculadoras online e pesquisas, que envolvem os leads de maneira mais ativa.
Essa estratégia aumenta a participação do usuário, proporcionando uma experiência personalizada e coletando dados valiosos sobre as preferências do lead.
2 – Webinars interativos
Ainda falando sobre interatividade, realize webinars interativos que permitam a participação ativa dos leads por meio de enquetes, perguntas e respostas ao vivo.
Dessa maneira, consegue-se estabelecer autoridade de marca, envolver os leads de forma mais profunda e fornecer uma oportunidade direta de interação.
3 – Conteúdo em formato de podcast
Já faz um bom tempo que todo ano é “o ano do podcast”. Essa mídia é uma oportunidade para a marca se aproximar da sua audiência, abordando temas específicos do setor em que atua.
Veja também: 8 podcasts sobre Customer Experience que você deve ouvir
4 – Chatbots e Inteligência Artificial
Implementar chatbots alimentados por Inteligência Artificial para disponibilizar respostas imediatas e personalizadas aos visitantes do site.
Tais ferramentas melhoram a experiência do usuário, oferecendo suporte 24/7, coletando informações e direcionando leads para as etapas seguintes do funil.
5 – SEO Avançado
Adote técnicas avançadas de SEO, como pesquisa semântica, para otimizar o conteúdo de forma a ser encontrado por assistentes de voz e algoritmos de busca mais inteligentes.
Isso melhora a visibilidade on-line, aumenta a qualidade do tráfego e atrai leads mais qualificados.
6 – Experiência do usuário (UX) aprimorada
Dedique esforços e investimentos no aprimoramento constante da experiência do usuário em todas as plataformas, assegurando uma navegação intuitiva e um design responsivo.
Dessa maneira, é possível reduzir a taxa de rejeição, aumentar o tempo de permanência no site e construir uma impressão positiva em torno da marca.
7 – Gamificação para engajamento
Fomente a adesão de elementos de gamificação em campanhas, como pontos, conquistas e recompensas, para incentivar o engajamento dos leads.
Essa estratégia torna o processo de captação e gestão de leads mais divertido, aumenta a retenção e motiva a participação contínua.
Aprimore o atendimento com a IA da Zendesk
Bom, ficou claro para você o que é lead de vendas 4.0?
Para obter sucesso na gestão de leads, a tecnologia pode ser a sua aliada para aprimorar a experiência, melhorar a eficiência operacional e ter acesso a insights valiosos que vão orientar tomadas de decisão que impactarão a satisfação dos clientes.
Nesse sentido, você pode contar com um conjunto de soluções desenvolvidas pela Zendesk. O software de atendimento, por exemplo, permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.
Dentre as várias funcionalidades, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.
Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.
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