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O que é mapa estratégico e como fazer o da sua empresa?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 22 julho 2022
Se você está em busca de uma solução que ajude a organizar e a colocar em prática as estratégias da sua empresa, precisa conhecer o que é mapa estratégico.
Mapa estratégico é uma ferramenta visual de gestão cujo propósito é estruturar de maneira simplificada e clara os planos de ação de um negócio.
Ele ajuda os gestores a visualizarem, em um único diagrama, todos os objetivos e estratégias previamente definidos, e tem a grande vantagem de poder ser facilmente compartilhado entre os setores, condição que contribui muito para o direcionamento e atuação de cada área.
Sobre isso, é bem importante destacar que esse mapa ilustra qual a responsabilidade dos departamentos no que diz respeito à sua participação no alcance dos objetivos da empresa. Assim, cada integrante dos times tem uma visão mais precisa do seu papel e importância no crescimento da companhia.
E como criar essa ferramenta de acordo com o seu modelo de negócio? Neste artigo, você vai conferir o que é mapa estratégico, para que ele serve, quais as vantagens da sua utilização e como elaborar o seu.
Por isso, continue a leitura e entenda TUDO sobre o assunto!
O que é mapa estratégico?
Afinal, o que é mapa estratégico? Mapa estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial que representa visualmente os objetivos-chave de uma empresa.
Esse diagrama relaciona esses propósitos aos setores da companhia e destaca a responsabilidade e a participação de cada um para atingi-los, bem como quais caminhos devem ser seguidos para esse fim.
Essa forma de ilustrar o planejamento estratégico de um negócio tem como base a metodologia Balanced Scorecard (BSC), que foi desenvolvida pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, em 1988.
A principal proposta da BSC era ajudar empresas a colocarem as suas estratégias em prática utilizando, para isso, um mapa que estrutura todo o seu plano de ação, baseado na missão, visão, valores e objetivos estratégicos do negócio.
Dessa forma, os gestores conseguem “colocar no papel” o planejamento da marca e apresentar aos colaboradores de maneira simplificada, destacando o impacto do trabalho de cada um deles para o sucesso da companhia.
Entende mais detalhes sobre o que é mapa estratégico assistindo a este vídeo do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas:
Para que serve o mapa estratégico?
Agora que a definição sobre o que é mapa estratégico ficou mais clara, você deve estar se perguntando para que ele serve, isso de forma prática, certo?
Vamos partir do princípio que um mapa é um desenho representativo. Ele dá direcionamento e aponta o caminho — ou os caminhos — que deve ser seguido para se chegar a um determinado destino.
O mapa estratégico tem a mesma finalidade: indicar aos gestores qual trajeto devem seguir para que o planejamento da empresa se torne uma realidade, e como apresentar isso da forma mais simplificada e compreensível que for possível aos departamentos envolvidos.
Assim, podemos dizer que essa ferramenta serve para:
evidenciar a participação e a importância da atuação de cada setor e de cada colaborador na conquista dos objetivos gerais da companhia, direcionamento mais claramente os seus esforços;
explicar a todos os envolvidos, de forma acessível e descomplicada, o planejamento estratégico da empresa;
sincronizar os departamentos e o trabalho das equipes com as estratégias anteriormente definidas;
apresentar as principais medidas que devem ser adotadas para o aprimoramento dos processos, a fim de que as metas e objetivos sejam alcançados.
Como se divide essa ferramenta de gestão?
Mas apenas saber o que é mapa estratégico não basta, concorda? É bem importante que você também entenda como criar um de acordo com o seu modelo de negócio, e o primeiro ponto para isso é conhecendo como ele se divide.
Basicamente, um mapa estratégico organizacional é dividido em quatro perspectivas, que são: financeira, do cliente, dos processos internos e do crescimento da marca.
Perspectiva financeira
Define quais caminhos devem ser seguidos para que seja possível alcançar, e manter, a saúde financeira do negócio.
Sugestão de leitura: “Como melhorar o atendimento pode aumentar receitas ou reduzir custos para sua empresa?”
Perspectiva do cliente
Essa perspectiva tem o cliente como foco. Ela é elaborada tendo como base ações e abordagens que ajudam a elevar o nível de satisfação dos consumidores da marca.
A ideia é adotar medidas que permitam a entrega de mais valor, considerando as necessidades e expectativas dos clientes e, com isso, também conseguir destacar a empresa dos concorrentes.
Quer entender o impacto de ter clientes satisfeitos? Então não deixe de ler o artigo: “Clientes satisfeitos: entenda qual a importância do cliente para empresa”
Perspectiva dos processos internos
Essa perspectiva no mapa estratégico organizacional tem como finalidade o aprimoramento dos processos internos de cada área da companhia, e devem ter como ponto de referência os objetivos-chave da empresa.
Perspectiva de crescimento
Esse último ângulo do mapa estratégico considera as mudanças, competências e recursos necessários para que a empresa, com um todo, consiga crescer e atingir os objetivos definidos no seu planejamento.
Como fazer um mapa estratégico? Os 7 passos a serem seguidos!
Até aqui você viu o que é mapa estratégico, para que ele serve e como se divide, certo? Então agora é o momento ideal de saber como criar um para a sua empresa.
O passo a passo de como fazer um mapa estratégico são:
Determine qual é o objetivo principal do negócio
Defina a sua proposta de valor
Estabeleça quais são as perspectivas financeiras
Estabeleça quais são as perspectivas do cliente
Estabeleça quais são as perspectivas dos processos internos
Estabeleça quais são as perspectivas de crescimento
Aponte as relações de causa e efeito
Determine qual é o objetivo principal do negócio
Logo no início deste artigo, quando explicamos o que é mapa estratégico, dissemos que essa ferramenta de gestão tem como base a metodologia Balanced Scorecard (BSC), e que essa se estrutura considerando a missão, visão e valores de um negócio, se lembra?
Pois bem, o primeiro passo para criar o seu mapa é justamente esse: definir o objetivo-chave da sua empresa considerando essas três diretrizes.
Essa primeira definição é fundamental para guiar as equipes sobre qual é o comportamento esperado durante a resolução de problemas, para elaboração de propostas, rotina etc, e qual deve ser o foco do empenho de cada departamento e colaborador.
Defina a sua proposta de valor
A proposta de valor é a definição oficial dos benefícios que os seus produtos e/ou serviços oferecem aos seus clientes.
Isso quer dizer que essa etapa da criação do mapa estratégico precisa deixar claro, e bem explicado, como e quanto as suas soluções suprem as necessidades e expectativas dos consumidores, resolvem as suas dores e facilitam o seu dia a dia.
A ideia é que essa parte do documento responda os motivos pelos quais um potencial comprador deve adquirir algo da sua marca e não de um concorrente.
Para chegar mais facilmente na sua definição de proposta de valor, você pode responder perguntas como:
Quanto a oferta da sua empresa se destaca do que é ofertado pelas demais do mesmo segmento, especialmente no que diz respeito aos benefícios que gera para os usuários?
Seus produtos e serviços vão além das expectativas dos seus consumidores?
Quais dores do público-alvo a sua marca consegue aliviar?
Estabeleça quais são as perspectivas financeiras
Como dissemos anteriormente durante a explicação sobre o que é mapa estratégico, as perspectivas com foco financeiro têm por objetivo garantir e manter a saúde financeira de uma empresa.
Por conta disso, nesta etapa, você deve começar definindo as metas de produtividade e, baseada nessa determinação, as metas de receita, de lucratividade, e demais indicadores financeiros relacionados.
Aqui, vale destacar que essas metas precisam estar compatíveis com a atual situação financeira da companhia e com os seus objetivos financeiros em curto, médio e longo prazo.
Este artigo vai interessar você: “8 principais indicadores de vendas: como medir e otimizar para melhores resultados”
Estabeleça quais são as perspectivas do cliente
A definição das perspectivas do cliente tem um propósito bem específico: criar estratégias que ajudem a aumentar o nível de satisfação dos seus consumidores.
Na prática, essa etapa está totalmente relacionada à perspectiva financeira — afinal, clientes satisfeitos tendem a se tornarem fiéis à marca e a gastarem mais.
Essa afirmação, inclusive, foi confirmada no relatório “Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil”, da Zendesk em parceria com a Dimensional Research®.
No que se refere à satisfação com o atendimento, por exemplo, o levantamento apontou que a tendência é que os consumidores indiquem os produtos e/ou serviços para outras pessoas, e que comprem mais produtos da empresa:
Outro relatório da Zendesk que confirma quanto clientes satisfeitos e boas experiências influenciam positivamente na lucratividade de uma companhia é o “Tendências da experiência do cliente 2021”.
De acordo com o levantamento, 75% dos consumidores estão dispostos a gastar mais para comprar de marcas que proporcionam boas experiências, ou seja, que os deixa mais satisfeitos.
Tendências para a Experiência do Cliente 2021
Estabeleça quais são as perspectivas dos processos internos
Outro ponto que citamos durante a explicação inicial do que é mapa estratégico foi a necessidade de definir as perspectivas dos processos internos.
Isso quer dizer que é preciso determinar quais abordagens e formas de atuação vão ajudar a alcançar os objetivos anteriormente estabelecidos.
Nesta etapa, a ideia é ajustar os processos, revisando-os e encontrando gargalos que precisam ser melhorados para garantir fluidez e bons resultados.
Essas adequações farão toda a diferença no dia a dia dos profissionais e na execução das tarefas.
Quanto mais desburocratizados e fluidos forem os processos internos do seu negócio, maior será o nível de produtividade dos times e, consequentemente, mais será entregue aos clientes.
Não deixe de ler: “O que é automação de processos?”
Estabeleça quais são as perspectivas de crescimento
A perspectiva de crescimento visa definir quais recursos uma empresa precisa ter para atingir os resultados esperados.
Nesta etapa, também devem ser identificadas e consideradas as mudanças e as competências necessárias para chegar ao objetivo-chave.
Por conta desse propósito, é bem comum que esse passo do mapa estratégia seja dividido em três tipos de capital:
- capital intelectual: informações e conhecimentos acumulados da companhia;
- capital estrutural: sistemas, ferramentas de gestão, softwares e demais tecnologias utilizadas;
- capital humano: habilidades e experiências esperadas dos funcionários da empresa.
Aproveite e leia também: “Treinamento de vendas: Guia completo para montar o seu”
Aponte as relações de causa e efeito
Por fim, você deve relacionar as causas e efeitos entre os objetivos. Isso é importante porque, muitas vezes, é preciso finalizar uma etapa para dar início a outra.
Assim, ao destacar as consequências entre elas, a percepção de importância e engajamento tendem a aumentar, bem como o comprometimento para entrega de resultados pelos envolvidos nos processos.
Quais são as vantagens de utilizar essa ferramenta?
Ficou claro o que é mapa estratégico e como criar um para o seu negócio? Esperamos que sim! Mas para deixar mais evidente a importância e a relevância dessa ferramenta para o aprimoramento da gestão da sua empresa, vamos destacar, agora, as principais vantagens de utilizá-la.
Entre os maiores benefícios do mapa estratégico organizacional estão:
Apresentação facilitada e simplificada do planejamento a todos os departamentos
Melhora da comunicação interna
Unificação dos objetivos, contribuindo e otimizando a execução
Mais clareza na hora de apresentar a relação de causa e efeito entre os propósitos
Fomenta o engajamento, a cooperação e a participação dos colaboradores
Ajuda na promoção do aprimoramento contínuo
Contribui para tomada de decisões mais assertivas
E lembra que falamos que a satisfação do cliente é essencial para o sucesso de uma empresa, principalmente o financeiro?
O uso de boas ferramentas ajudam a entregar experiências melhores e, com isso, elevar o nível de satisfação do seu público.
O software de suporte ao cliente da Zendesk, por exemplo, facilita o trabalho dos seus agentes e a comunicação com os clientes.
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