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Martech: o que é e quais os impactos no mercado?
Por Zendesk
Última atualização em 15 março 2023
Você sabe o que é martech? Entende o potencial de utilizar o combo tecnologia e marketing na sua estratégia de negócio?
De acordo com esta pesquisa, da Martech Alliance, 61% dos entrevistados em uma pesquisa corporativa acreditam que a tecnologia de marketing — essencialmente promovida pelas martechs — está no centro da estratégia de vendas e promoção de um produto ou serviço. Além disso, acreditam que bons produtos tecnológicos associados ao marketing são um ponto crítico para a promoção da satisfação e do encantamento do cliente.
Possivelmente, você e sua empresa já utilizam serviços oferecidos por martechs na rotina. Mas, para te ajudar a entender melhor o conceito e a aproveitar, de forma ainda mais efetiva, as soluções deste segmento de fornecedores que só cresce, preparamos este artigo.
Continue a leitura e descubra tudo sobre:
O que é martech?
Em que contexto surgiram as martechs?
Nos dias atuais: informações impactantes sobre o mercado de martechs
Gestão de processos com as martechs: o que elas podem fazer por você?
Vantagens de apostar em martechs
Mais perto do que você imagina: incorpore soluções martech agora mesmo!
Boa leitura!
O que é martech?
Martech é o nome dado a organizações, soluções, softwares e ferramentas que funcionam a partir da junção entre tecnologia e marketing. O nome martech, inclusive, é originado da união destas duas palavras em inglês: “marketing” + “technology”.
As martechs têm, como principal finalidade, simplificar e enriquecer o trabalho dos profissionais de marketing utilizando recursos tecnológicos. Assim, ajudam a:
ampliar o volume da coleta de dados para o marketing;
automatizar atividades de rotina;
possibilitar a exploração de campanhas por diferentes ângulos, tornando posicionamentos estratégicos mais eficazes e tomadas de decisão mais efetivas e seguras.
O universo de possibilidades de atuação de um serviço martech é bastante vasto. A empresa pode, por exemplo, incorporar soluções no planejamento de ações, na execução de tarefas, no monitoramento de resultados e no gerenciamento de dados para a otimização de processos internos.
Como consequência, além de atingirem seus objetivos táticos e operacionais, as empresas encurtam o caminho até a fidelização dos clientes e a oferta de uma experiência de compra impecável.
Além do conceito de martech: entenda as diferenças com as adtechs
É bastante comum encontrarmos confusões entre os termos martech e adtech. Isso porque os dois segmentos atuam no mercado do marketing, porém, com alcances diferentes.
Enquanto uma martech pensa soluções que otimizem processos de marketing como um todo, as adtechs têm, como foco, potencializar a performance das campanhas realizadas dentro do marketing.
Veja, no infográfico abaixo, algumas dicas para diferenciar martechs e adtechs e entender quando incorporar cada uma delas na rotina.
Em que contexto surgiram as martechs? Um pouco de história
Quando falamos sobre martechs e a forte relação entre marketing e tecnologia, não podemos deixar de mencionar o contexto do marketing 4.0.
O conceito, desenvolvido por Philip Kotler — pesquisador e professor, considerado o Pai do Marketing — foi inicialmente abordado no livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital.
Para Kotler, a ideia de Marketing 4.0 é a materialização de uma “revolução digital” nas corporações. Este conceito é impulsionado pelo surgimento de novas tecnologias e pelo comportamento do Consumidor 4.0 — que, mais adaptado ao ritmo das ferramentas e ambientes virtuais, demanda agilidade, personalização e continuidade no processo de atendimento.
A palavra-chave do marketing 4.0 é conectividade. Com múltiplas plataformas e um acesso omnichannel às empresas e produtos, a exclusividade dá lugar à inclusão e à quebra de barreiras geográficas.
Mas, atenção: determinar o fim da exclusividade no acesso à informação não significa abrir mão da personalização do atendimento digital. Pelo contrário!
Ao aproximar pessoas e marcas, a internet e as ferramentas digitais estimulam a criação de relações próximas e horizontalizadas entre produtos e consumidores. E um caminho efetivo para a diferenciação da concorrência neste contexto é e sempre será a humanização dos processos e o cuidado do vendedor 4.0 com o cliente.
As 5 principais tecnologias emergentes e seu impacto na experiência do cliente de acordo com o Gartner
Marketing 4.0, martechs e algumas perspectivas para o futuro
Ao entender melhor a essência do marketing 4.0, fica fácil relacionar este momento histórico com a popularização das martechs, certo?
Em um universo comercial marcado pela alta conectividade, eliminação de barreiras físicas, alta concorrência e necessidades do novo consumidor (por agilidade e personalização), a tecnologia surge como uma grande aliada para atender às demandas do marketing.
Esta aliança, aliás, tende a perdurar. Isso porque estamos caminhando rumo a uma nova era do marketing, já batizada como Marketing 5.0.
Se no 4.0, a palavra-chave era conectividade, na versão 5.0, a bola da vez é a tecnologia. Em essência, o novo marketing se pauta na combinação entre tecnologia e humanização para solidificar as relações com o cliente.
Veja um resumo do livro Marketing 5.0, lançado por Philip Kotler em 2021:
Nos dias atuais: informações impactantes sobre o mercado de martechs
Agora você já sabe o que é martech, como funciona a relação entre marketing e tecnologia e quais as perspectivas futuras para esta potente aliança.
Para te ajudar a entender melhor o mercado de martechs e as possibilidades oferecidas por ele a negócios como o seu, reunimos algumas informações interessantes e impactantes sobre o segmento.
- estudo da Marketing Mobile Association (MMA) divulgado pela Folha apontou a existência de 1789 Martechs no Brasil em 2021;
o estudo aponta, ainda, 5 diferentes sistemas de atuação: propaganda e promoção (onde estão 55% das empresas identificadas); conteúdo e experiência (31%); dados e gerenciamento (18%); social e relacionamentos (17%) e vendas (13%);
- de acordo com o Martech Report 2021/2022, 84% dos profissionais de marketing já priorizam a tecnologia de marketing ou planejam fazê-lo nos próximos anos;
- Segundo o Gartner, 63% dos 350 líderes de marketing digital questionados admitiram que “aproveitar os dados integrados do cliente para impulsionar a execução do marketing digital” é um desafio moderado ou significativo.
Gestão de processos com as martechs: entenda o que elas podem fazer por você
Como você viu nos tópicos anteriores, a atuação das martechs é ampla, e pode ajudar a solucionar demandas de marketing em diferentes segmentos do negócio.
Engana-se quem pensa que o trabalho das martechs está restrito à gestão de canais digitais. Na verdade, sua atuação tende a ser sistêmica, assemelhando-se ao trabalho que toda uma agência de marketing presta.
Quer entender como isso é possível na prática? Confira alguns dos setores de atuação das martechs dentro das empresas.
Gestão de fluxos internos
Nada de trabalhar na base da intuição! Uma boa gestão de processos é feita, sobretudo, por meio da cultura de dados. Nesse sentido, as martechs prestam um serviço estratégico, pois possibilitam o gerenciamento de informações estratégicas obtidas por meio das ferramentas oferecidas.
Além de possibilitar a aplicação prática de uma cultura data-driven dentro das empresas, soluções oferecidas por martechs também impactam diretamente na autonomia dos consumidores. Afinal, ter uma base de conhecimento atualizada, integrada e de fácil acesso é um dos motores para um autoatendimento satisfatório.
Fortalecimento da presença online
É impossível falar sobre Marketing 4.0 ou 5.0 sem destacar a importância da presença digital para empresas que desejam se destacar no novo mercado.
Afinal, a conectividade e a quebra de barreiras geográficas foi possível, em essência, graças à explosão de popularidade de canais digitais, como as redes sociais e os sites.
Neste contexto, é imprescindível que as marcas existam digitalmente em paralelo com sua atuação offline.
Pense com a gente: nos dias de hoje, é mais comum encontrar empresas com atuação exclusiva no ambiente digital ou aquelas que sobrevivem sem investir em presença online?
Provavelmente, as empresas que ainda não migraram para o digital o farão em breve. E as martechs serão grandes aliadas neste processo, afinal, são nascidas e criadas no contexto da tecnologia e ajudam a fortalecer uma imagem omnichannel nas redes.
Automação de marketing
Existir no meio digital demanda esforços estratégicos por parte das empresas. No ambiente virtual, agilidade, disponibilidade e, mais uma vez, conectividade, são palavras de ordem. Por isso, é preciso investir em um atendimento omnichannel e na criação de fluxos de comunicação em diversos canais.
Sem a ajuda de uma ferramenta de automação, gerenciar todos estes processos pode ser desafiador. Imagine coordenar fluxos de e-mail marketing, ao mesmo tempo em que gerencia atendimentos via chat online, coordena jornadas de compra no site e mantém campanhas de atração e remarketing em pleno funcionamento — tudo ao mesmo tempo?
Com a ajuda das martechs, etapas dos processos (ou processos inteiros) podem ser automatizados. O suporte humano continua sendo fundamental na criação de inputs e programação das automações. Porém, caberá às ferramentas gerenciar operações causais e oferecer respostas, dando celeridade e dinamismo aos fluxos.
Mensuração de resultados
Entender o comportamento do consumidor e adaptar as estratégias às expectativas do público-alvo é o desejo de todo setor de marketing. Com a ajuda das martechs, capturar informações-chave, desmembrar os dados e mensurar resultados fica mais fácil.
É comum que as ferramentas oferecidas pelas martechs tenham integração com outras, especializadas em gestão de informação — como o Google Analytics — ou que forneçam relatórios próprios a partir de dados gerados ao longo das tarefas executadas.
Aplicação e gerenciamento do funil de vendas
A lógica do funil de vendas segue sendo uma importante aliada para a compreensão dos estágios de maturidade do cliente e as ações de marketing mais adequadas a elas.
Por serem data driven, as martechs auxiliam no desenvolvimento de uma gestão mais precisa do funil de vendas. Cada etapa do funil conta com informações valiosas sobre os hábitos e características dos consumidores, e ajuda na tomada de decisões para conduzir o lead para as fases seguintes.
Em um software de CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente), por exemplo, o acompanhamento dos estágios do funil de vendas é possibilitado por um pipeline específico e detalhado, que garante a compreensão de jornadas de forma individualizada.
Relacionamento omnichannel com o cliente
Como vimos, as martechs se caracterizam pelo uso de ferramentas que facilitam o relacionamento com o cliente, como o CRM.
Aliado à atenção especial ao cliente (possibilitado pela ferramenta graças aos dados que ela coleta e armazena), o uso de múltiplos canais de comunicação fortalece os esforços das empresas na criação de uma experiência de compra satisfatória e única.
Com o uso de ferramentas oferecidas pelas martechs, é possível multiplicar as possibilidades de abordagem ao cliente por meio da lógica omnichannel: todos os canais operam de maneira integrada e disponível conforme a necessidade do consumidor.
Vantagens de apostar em uma martech
Imaginou sua empresa ganhando tração com a atuação múltipla oferecida pelas martechs?
Então prepare-se.
A seguir, vamos mostrar como esta multiplicidade de atuações se converte em vantagens práticas para o seu negócio.
1- Gerenciamento de dados potencializado
Você já deve ter ouvido uma frase, originalmente publicada pela Forbes, que diz que “dados são o novo petróleo”, certo? Porém, se você não puder gerenciar as valiosas informações coletadas, dificilmente se beneficiará do tesouro que tem em mãos.
Com a ajuda de martechs, esses dados podem ser melhor controlados e transformados em ações que realmente representem os reais resultados do setor.
Com acesso facilitado e integrado em uma só plataforma, você terá maior conhecimento das operações de sua empresa. Desde informações detalhadas relacionadas ao público-alvo até a performance de campanhas, todas as informações são visualizadas de forma prática e eficaz.
Sua equipe não precisa perder tempo em tarefas burocráticas para avaliar os resultados, o que possibilita a aposta em uma gestão mais estratégica e aprofundada das informações coletadas previamente de forma automática.
2- Tomadas de decisão mais seguras e certeiras
Sem a ajuda da tecnologia, as tomadas de decisão do setor do marketing estavam fadadas a achismos e à gestão de dados limitados, que, em muitos casos, não refletiam profundamente as características da situação analisada.
Porém, com o apoio das martechs, esta situação mudou.
Os sistemas e ferramentas possibilitam o monitoramento de informações (como dados sociodemográficos do cliente, tendências de comportamento e preferências ao longo da jornada de compra) em tempo real em vez de esperar que os resultados apareçam.
A celeridade no fornecimento de dados possibilita uma tomada de decisão mais segura e ajustes estratégicos em campanhas que ainda estão em andamento.
Por meio de uma avaliação quase instantânea, os times encontram embasamento em informações reais para tomar decisões mais ágeis e assertivas. No longo prazo, isso pode representar uma maior eficiência da equipe, principalmente na aplicação do orçamento do departamento.
3- Melhor desempenho em campanhas de marketing
Qual o impacto direto do uso de dados ricos na tomada de decisão ao longo da realização das campanhas? Entregas melhores e estratégias mais eficientes.
Recursos como testes A/B, por exemplo, ajudam a identificar gatilhos para uma melhor performance em campanhas em tempo real.
Além disso, todas as ações passam a ser baseadas em informações relevantes para o público, o que faz com que as estratégias de marketing se tornem mais eficientes.
4- Melhor custo-benefício
Além das vantagens apontadas anteriormente, usar martechs em planos estratégicos de marketing pode aumentar a relação custo-benefício.
Afinal, com a ajuda de ferramentas tecnológicas de marketing, todas as áreas da força de vendas do seu negócio serão beneficiadas, quer ver?
o trabalho dos gestores torna-se mais preciso;
juntamente com o RH, fica mais fácil encontrar profissionais adequados às principais necessidades do departamento;
há menos desperdício de recursos, uma vez que as ferramentas utilizadas realizam múltiplas funções e de forma satisfatória;
no longo prazo, indicadores relevantes como o ROI (retorno sobre o investimento) começam a apresentar números mais satisfatórios.
a confiança dos times cresce.
5- Mais satisfação para o consumidor
Para converter e fidelizar clientes por um lado, e fortalecer a autoridade da marca por outro, trabalhar a satisfação do usuário é essencial.
Afinal, se ele não gostar da experiência que sua empresa oferece — seja em termos de comunicação nas mídias sociais ou disponibilidade de e-commerce — os resultados não aparecem.
Felizmente, com a soma das vantagens apresentadas até aqui, a tendência é de que o time de vendas conheça, entenda e atenda às necessidades do consumidor previamente, o que tende a potencializar a experiência positiva.
Mais perto do que você imagina: incorpore soluções martech agora mesmo!
Agora que você já sabe o que é martech, está pronto para incorporar uma solução de marketing + tecnologia à rotina?
Estamos prontos para te ajudar nesta missão. Aqui na Zendesk, sabemos que o atendimento vai além do cliente. Ele também inclui sua empresa e as equipes que a compõem.
Por isso, não só facilitamos o atendimento ao cliente, mas também preparamos as equipes internas para o sucesso, mantendo sua empresa em sincronia.
Com o Zendesk Service, seu time está pronto para oferecer as melhores experiências ao cliente de forma integrada e simplificada, unindo o melhor da estratégia de marketing aos benefícios da tecnologia como ferramenta de gestão.
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