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O que é receita líquida de vendas? Como calcular? Saiba TUDO!
Por Zendesk
Última atualização em 10 fevereiro 2024
Descobrir o que é receita líquida de vendas é muito importante para qualquer negócio. Isso ajuda a compreender o quanto de dinheiro a companhia está ganhando, além de mostrar o que realmente permanece no caixa.
Neste artigo, apresentaremos um guia completo sobre a receita líquida de vendas, incluindo: o que é, como analisar, qual é a diferença para receita bruta e assim por diante.
Boa leitura!
A receita líquida de vendas representa o capital conquistado pela companhia ao comercializar produtos ou prestar serviços, exceto as devoluções de vendas. A fórmula é: “receita líquida = receita bruta – deduções”.
O resultado final da receita líquida de vendas depende de vários elementos, como: a eficiência na gestão, o setor em que a empresa atua e, ainda, a posição da companhia no mercado (market share).
Para melhorar os resultados, é vital contar com ferramentas que ajudem a maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita das equipes de vendas, com inteligência artificial para antecipar tendências.
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Neste artigo, você aprenderá
- O que é receita líquida de vendas?
- Por que analisar dados?
- Como analisar a receita líquida?
- Qual é a diferença entre receita líquida e receita bruta?
- Como calcular a receita líquida de vendas?
- Como aumentar a receita líquida de vendas?
O que é receita líquida de vendas?
Trata-se do capital conquistado pela sua companhia ao efetuar atividades, como comercialização de produtos ou prestação de serviços. Você pode encontrar esse indicador logo abaixo da receita bruta. É fundamental deixar claro que não são adicionadas as devoluções de vendas no cálculo.
Para descobrir a receita líquida de vendas, o contador deve acrescentar todas as vendas concluídas em crédito ou à vista. Depois, elas devem ser contabilizá-las como receita, especialmente aquelas que foram encaminhadas aos consumidores.
A receita líquida de vendas de uma companhia pode ser separada de duas formas: operacional e não recorrente.
Operacional
Esse indicador financeiro é proveniente da comercialização de vendas de produtos e serviços de uma empresa. Na prática, o mais indicado é que essa linha evolua e permaneça constante ao longo do período, mostrando que o cenário atual da organização está controlado.
Não recorrente
Já a receita não recorrente é aquela oriunda de eventos particulares.
Por exemplo: a comercialização de um ativo essencial da companhia, que acaba gerando uma receita que não estava planejada e que não se repetirá pelos próximos dias.
Nesse contexto, o investidor deve observar não somente o DRE de uma organização, mas também outros elementos, como: balanço patrimonial e no demonstrativo de fluxo de caixa do exercício. Isso porque eles ajudam a fazer uma análise mais completa sobre o cenário.
Leia mais em: O que é valuation e qual a importância de calculá-lo?
Não sacrifique a qualidade pelo preço. Melhore a experiência que você oferece aos seus clientes com Zendesk.
Por que analisar dados?
Em um artigo publicado na Forbes, o CEO of Regalix Inc explica a importância da análise de dados focada em vendas.
“Em um momento em que as expectativas dos clientes estão aumentando continuamente, a incorporação de dados e análises no processo de vendas pode eliminar as suposições das vendas.
No entanto, alavancar efetivamente a análise requer a reestruturação dos processos de vendas para torná-los mais responsivos aos padrões descobertos pelos dados. A criação de um processo formal para que os gerentes de vendas revisem regularmente os dados dos clientes com as equipes de vendas pode ajudar a institucionalizar a abordagem de vendas orientada por dados”, destaca.
Por isso, não basta descobrir o que é receita líquida de vendas. É necessário aprender como analisar e calcular esse indicador para tomar decisões mais assertivas. E é isso que discutiremos nos próximos tópicos.
Como analisar a receita líquida?
Agora que você já sabe o que é receita líquida de vendas, vamos descobrir melhor como analisar esse indicador financeiro? O primeiro passo é verificar a performance das vendas a crédito da sua empresa.
Como ação eficiente na análise do recebimento do que é devido a uma empresa, recomenda-se analisar o demonstrativo de fluxo de caixa. Ele nada mais é que um balanço que mostra a entrada de caixa em uma companhia.
A receita líquida de vendas então é popularmente denominada como a linha acima de uma DRE. Nos demonstrativos de resultados, os gastos são então deduzidos da receita para que o negócio descubra o lucro líquido, isto é: resultado final de uma operação.
Diante desse cenário, pode-se afirmar que o lucro líquido de uma empresa é calculado como a receita menos todos os custos e despesas, acrescentando os impostos.
Portanto, o empreendedor que pretende potencializar o lucro da sua empresa terá que trabalhar com esses dois elementos principais: receita e custos.
Leia mais em:
- Time to First Value: o que é e qual sua importância?
- Ticket médio: o que é, como calcular e dicas para aumentar
- Balanced Scorecard: o que é e como funciona essa estratégia? [GUIA COMPLETO]
Qual é a diferença entre receita líquida e receita bruta?
Ao pesquisar sobre o que é receita líquida de vendas, é normal ficar confuso entre esse termo e o conceito de receita bruta. No entanto, cada um tem as suas particularidades.
- Receita líquida de vendas: quantidade de capital que uma organização recebe durante um determinado período, adicionando as deduções dos descontos dos produtos envolvidos. Esse indicador financeiro é uma linha que contém o demonstrativo de resultados de uma empresa. Ele mostra a eficiência de uma organização ao efetuar as vendas e na administração dos custos do negócio;
- Receita bruta: valor total da comercialização de produtos, serviços e mercadorias de uma companhia. Isto é: aquilo que corresponde ao faturamento. O indicador também pode ser observado na DRE, uma vez que é essencial no desenvolvimento de uma companhia. Ele ajuda a compreender a estratégia comercial de qualquer organização.
Como calcular a receita líquida de vendas?
Pronto, agora que você já sabe o que é receita líquida de vendas e a diferença para receita bruta, vamos aprender como calcular esse indicador financeiro em seu negócio! A boa notícia é que o processo é bem simples. Você deve aplicar a relação entre a receita bruta e as seguintes deduções abaixo:
- impostos;
- taxas;
- despesas de vendas;
- cancelamentos.
Ao coletar todos os dados, basta fazer o seguinte cálculo.
Receita líquida = receita bruta – deduções
Imagine que a companhia do João contém uma receita bruta de R$100 mil. Já as deduções da empresa, atingiram a quantia de R$30 mil em um determinado período. Nesse exemplo fictício, a receita líquida de vendas do João seria de R$70 mil reais.
Nunca é demais deixar claro que o resultado final depende de vários elementos:
- eficiência na gestão;
- setor em que a empresa atua;
- posição da companhia no mercado;
- entre outros.
Leia mais em: 10 dicas de como aumentar suas vendas e gerar mais receita
Como aumentar a receita líquida de vendas?
O sonho de todo empreendedor é ter uma receita líquida de vendas saudável, não é mesmo? Para ajudá-lo nesse desafio, recomenda-se contar com o apoio de ferramentas que ajudem a maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita das equipes de vendas.
Por sinal, as soluções da Zendesk fornecem ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado, com inteligência artificial para entender o comportamento de compra e antecipar tendências. Isso os mantém no loop e permite que os agentes aproveitem as oportunidades.
Funciona assim: quando um ticket de suporte se transforma em perguntas sobre novos produtos, o lead pode ser transmitido para a equipe de vendas. Manter o controle é fácil porque a captura de dados é automatizada, de modo que representantes e agentes podem ficar alinhados.
Outro ponto positivo é que a ferramenta facilita o trabalho da sua equipe para manter o foco nos leads e ofertas de maior valor sem se preocupar com as assustadoras tarefas administrativas. Você pode criar e gerenciar um pipeline que esteja alinhado aos negócios, para que seus representantes possam priorizar os clientes atuais e em potencial.
A ferramenta também oferece uma visibilidade total do pipeline para que você possa planejar, monitorar, gerenciar e analisar o processo de vendas. É possível detalhar seus dados de vendas com painéis pré-criados ou criar seus próprios relatórios, personalizando facilmente com uma interface de apontar e clicar.
Após descobrir o que é receita líquida de vendas, chegou a hora de potencializar os resultados do seu negócio. E nada melhor que ter o auxílio de uma ferramenta poderosa que mostra quais são as melhores estratégias para a sua empresa.
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