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O que é transformação digital nas empresas?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 24 fevereiro 2021
Muito se ouve falar, mas, afinal, o que é transformação digital nas empresas?
Transformação digital é um processo no qual a estrutura de um negócio é modificada, dando espaço para que a tecnologia ajude a aprimorar o desempenho da empresa para que, com isso, atinja melhores e maiores resultados em diferentes quesitos.
Mais do que uma simples tendência, saber o que é transformação digital nas empresas e como promover essa mudança se tornou um importante diferencial competitivo entre os negócios.
O que é transformação digital nas empresas?
Saber o que é transformação digital nas empresas consiste em entender que se trata do uso da tecnologia como principal base da gestão de um negócio.
Em outras palavras, é mais que, simplesmente, lançar mão de sistemas e programas de computador para otimizar processos.
A transformação digital nas empresas requer mudança em sua estrutura e cultura, de modo que o uso de soluções tecnológicas sejam as principais ferramentas para melhorar o seu desempenho em diferentes frentes.
O que não é transformação digital nas empresas?
Uma forma de compreender de maneira clara o que é transformação digital nas empresas é saber o que não faz parte desse conceito.
Assim, não é transformação digital:
Apenas melhorar os sistemas informatizados utilizados pelo negócio
Somente adquirir novos softwares e equipamentos tecnológicos
Pensar apenas na experiência do cliente
Considerar que isso é uma necessidade só de empresas de tecnologia
Acreditar que apenas o setor de TI deve ser melhorado
Considerar que o seu ramo de atuação não precisa de transformação digital
Quais os melhores exemplos de transformação digital?
Muitos negócios já entenderam o que é transformação digital nas empresas e tornaram esse processo realidade.
Entre os melhores exemplos, no Brasil e no mundo, estão:
Netflix
Spotify
Amazon
Disney
McDonald’s
Magazine Luiza
Netflix
A empresa modificou o modelo de entrega de filmes aos clientes ao aprimorar o serviço do, até então, gigante Blockbuster.
A Netflix começou com o envio de DVDs para as casas dos consumidores, mas se tornou digital ao perceber que essa forma de atuação já não atendia mais as necessidades e expectativas do público.
Spotify
O Spotify usa a tecnologia não apenas para entregar música e podcasts, mas também para analisar as preferências dos seus clientes de modo realmente profundo.
Isso permite apresentar seleções que vão ao encontro dos seus gostos, melhorando consideravelmente a sua experiência.
Amazon
A Amazon teve a iniciativa (arriscada, porém vantajosa) de lançar uma solução tecnológica que acabava com um dos seus principais produtos.
O Kindle, leitor de e-book, fez as vendas de livros físicos despencarem. Porém, trouxe considerável faturamento na venda de e-books, indo ao encontro do novo comportamento do consumidor.
Disney
Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, a Disney realizou a sua transformação digital ao lançar o MyMagic+.
Trata-se de um pacote de produtos que engloba aplicativo móvel, site e pulseira. Por ele, o cliente pode planejar as suas visitas e fazer reservas com antecedência.
McDonald’s
O McDonald’s inovou com o lançamento de uma loja digital em São Paulo. Utilizando totens de autoatendimento e tablets, os clientes podem fazer os seus pedidos, inclusive, personalizando os lanches.
Magazine Luiza
A transformação digital do Magazine Luiza visava melhorar os seus processos e o relacionamento com os clientes, mas sem perder o tradicional contato humano.
Para alcançar esse objetivo, a empresa reforçou o seu time comercial e investiu fortemente na sua estratégia de marketing digital.
Por que investir em transformação digital?
Para entender de maneira completa o que é transformação digital nas empresas, é fundamental compreender porque ela é tão necessária.
A transformação digital ajuda, entre outros pontos, a:
Solucionar problemas antigos
Aumentar a produtividade
Tornar os processos mais ágeis
Aumentar a eficácia dos serviços prestados
Melhorar a qualidade dos produtos comercializados
Aprimorar a experiência do cliente
Tornar o negócio mais competitivo
Gerar uma boa fonte de dados
Não deixe de ler “O que é análise e interpretação de dados + a importância nos negócios!”
Como fazer a transformação digital nas empresas?
Para fazer a transformação digital nas empresas é preciso começar reestruturando os seus processos para que a cultura digital possa ser absorvida adequadamente pelo negócio.
Somado a isso é preciso:
Fazer um bom planejamento estratégico
Pensar na infraestrutura
Promover uma mudança interna de comportamento
Deixar claro os objetivos do processo de transformação digital
Fazer um bom planejamento estratégico
Antes de escolher as soluções tecnológicas que serão utilizadas, é preciso fazer um bom planejamento estratégico.
Esse plano consiste em identificar os processos que serão aprimorados com a transformação digital e qual o objetivo por trás dessa ação, por exemplo, aumentar a produtividade dos times, melhorar a experiência de atendimento ao cliente, entre outros.
Pensar na infraestrutura
Quando se entende o que é transformação digital nas empresas fica claro quanto o uso de boas soluções tecnológicas é fundamental.
Tendo em mente o que se pretende alcançar, o passo seguinte é considerar a infraestrutura necessária para isso, ou seja, softwares, equipamentos, armazenamento etc.
Gestores que não têm conhecimento nessa área podem buscar serviços de consultoria para identificar as melhores soluções para o negócio.
Dica de leitura: “Tecnologia da informação nas empresas: o que é, qual a importância e 4 tendência que merecem sua atenção”
Promover uma mudança interna de comportamento
A transformação digital de uma empresa é um processo que também requer a mudança de comportamento dos gestores.
Para isso, é fundamental deixar de lado velhos hábitos e costumes e, principalmente, entender que essas modificações têm como propósito otimizar gestões e não substituir pessoas por máquinas.
Aproveite e leia também “Gestão de conflitos em projetos: o que é, qual a importância e 3 dicas fundamentais de como fazer”
Deixar claro os objetivos do processo de transformação digital
Uma maneira de conseguir mudar o mindset do seu negócio é explicar claramente quais são os objetivos da transformação digital.
Com isso bem definido fica mais fácil não apenas identificar as ferramentas necessárias para tornar o processo real, mas também promover um maior engajamento dos colaboradores.
Por falar em engajamento, não deixe de ler o artigo: “Como engajar equipe de vendas com 5 dicas práticas e efetivas”